A Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara está localizada na Freguesia Misericórdia, na Rua de São Pedro de Alcântara, praticamente no Bairro Alto.
A melhor forma de se chegar à igreja é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 600 metros da igreja, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).
Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até a igreja. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.
A igreja fica entre o Jardim do Príncipe Real (post do Brasília na Trilha), 400 metros, e a Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha), 600 metros. O Largo do Carmo está a 500 metros. Outra referência, talvez a melhor delas, a igreja está localizada em frente ao Miradouro de São Pedro de Alcântara (post do Brasília na Trilha).
Já passamos várias vezes nesta região do Miradouro de São Pedro de Alcântara e não havíamos reparado na igreja bem a sua frente. Foi por acaso que a descobrimos, talvez por a fachada ser um pouco fora dos padrões convencionais de igreja. A entrada é pelo portão lateral do edifício.
A igreja foi fundada em 1681 e faz parte do Convento de São Pedro de Alcântara, que por sua vez é administrado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – assista o vídeo do Convento, no Youtube, produzido pela própria Santa Casa.
O Convento foi fundado por Antônio Luís Meneses – 1º Marquês de Marialva e 3º Conde de Cantanhede. Ele fez um voto de erguer um convento em Lisboa se vencesse a Batalha de Montes Claros (foi a 5ª batalha da Guerra da Restauração).
Destaques da igreja:
A Capela dos Lencastres está ao lado da entrada da igreja. Foi mandada construir na última década do século XVII em memória de D. Veríssimo de Lencastre (cardeal e inquisidor), por D. Frei José de Lencastre (inquisidor) e D. Luís de Lencastre, irmão e sobrinho do cardeal. Suas paredes são revestidas de mármore com ornamentos de origem italiana. As lápides dos fundadores se encontram nas laterais da capela. O altar é dedicado aos Santos Mártires de Lisboa: Veríssimo, Máxima e Júlia.
No site da Santa Casa da Misericórdia constam informações de visita guiada ao Convento (não visitamos, mas já inclui na lista para uma próxima ida a Lisboa).
Em Lisboa tem outra igreja com o mesmo nome de São Pedro de Alcântara, localizada na Freguesia de Alcântara, na Calçada da Tapada, a qual visitamos também, mas que não tem relação nenhuma com esta.
A MSC Cruzeiros é a terceira maior empresa de cruzeiros do mundo e faz parte da Mediterranean Shipping Company (MSC), segunda maior operadora de transporte de carga do mundo. Ela foi fundada em 1988 como uma empresa suíço-italiana e está sediada Genebra (Suíça). Atualmente, tem 22 navios de cruzeiro e deve fechar 2026 com 24 […]
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]