Contraste
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara – Lisboa (Portugal)

A Igreja do Convento de São Pedro de Alcântara está localizada na Freguesia Misericórdia, na Rua de São Pedro de Alcântara, praticamente no Bairro Alto.

A melhor forma de se chegar à igreja é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 600 metros da igreja, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).

Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até a igreja. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.

A igreja fica entre o Jardim do Príncipe Real (post do Brasília na Trilha), 400 metros, e a Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha), 600 metros. O Largo do Carmo está a 500 metros. Outra referência, talvez a melhor delas, a igreja está localizada em frente ao Miradouro de São Pedro de Alcântara (post do Brasília na Trilha).

Já passamos várias vezes nesta região do Miradouro de São Pedro de Alcântara e não havíamos reparado na igreja bem a sua frente. Foi por acaso que a descobrimos, talvez por a fachada ser um pouco fora dos padrões convencionais de igreja. A entrada é pelo portão lateral do edifício.

Convento de São Pedro de Alcântara
    Convento de São Pedro de Alcântara – entrada lateral
    Miradouro visto da Igreja de São Pedro de Alcântara

A igreja foi fundada em 1681 e faz parte do Convento de São Pedro de Alcântara, que por sua vez é administrado pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa – assista o vídeo do Convento, no Youtube, produzido pela própria Santa Casa.

O Convento foi fundado por Antônio Luís Meneses – 1º Marquês de Marialva e 3º Conde de Cantanhede. Ele fez um voto de erguer um convento em Lisboa se vencesse a Batalha de Montes Claros (foi a 5ª batalha da Guerra da Restauração).

Destaques da igreja:

Porta de entrada da Igreja de São Pedro de Alcântara
    Igreja de São Pedro de Alcântara
    Pinturas nas paredes laterais da igreja
    Altar da Igreja de São Pedro de Alcântara
    Coro alto
    Altar lateral

A Capela dos Lencastres está ao lado da entrada da igreja. Foi mandada construir na última década do século XVII em memória de D. Veríssimo de Lencastre (cardeal e inquisidor), por D. Frei José de Lencastre (inquisidor) e D. Luís de Lencastre, irmão e sobrinho do cardeal. Suas paredes são revestidas de mármore com ornamentos de origem italiana. As lápides dos fundadores se encontram nas laterais da capela. O altar é dedicado aos Santos Mártires de Lisboa: Veríssimo, Máxima e Júlia.

Entrada da Capela dos Lancastres – Convento de São Pedro de Alcântara
    Capela dos Lancastres – Convento de São Pedro de Alcântara
    Teto Capela dos Lancastres – Convento de São Pedro de Alcântara

No site da Santa Casa da Misericórdia constam informações de visita guiada ao Convento (não visitamos, mas já inclui na lista para uma próxima ida a Lisboa).

Em Lisboa tem outra igreja com o mesmo nome de São Pedro de Alcântara, localizada na Freguesia de Alcântara, na Calçada da Tapada, a qual visitamos também, mas que não tem relação nenhuma com esta.