A Igreja de São Roque está localizada na Freguesia Misericórdia, numa zona de transição para o Bairro Alto, no final da Rua da Misericórdia, que começa na Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha) e termina no Largo Trindade Coelho (post do Brasília na Trilha). Está ao lado do Museu de Arte Sacra de São Roque (post do Brasília na Trilha). Conheça um pouco mais de sua história no Wikipédia.
A melhor forma de se chegar à igreja é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 350 metros da igreja, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).
Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 300 metros até a igreja. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.
A igreja fica entre a Praça Luís de Camões (300 metros) (post do Brasília na Trilha) e o Miradouro de São Pedro de Alcântara (250 metros) (post do Brasília na Trilha).
A Igreja de São Roque é administrada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem sua sede praticamente ao lado, no mesmo Largo Trindade Coelho (post do Brasília na Trilha).

É uma igreja com a fachada bem simples e o interior maravilhoso. Não costumo comparar igrejas, pois cada uma tem sua importância e seu estilo, porém, essa de São Roque é sem dúvida uma das mais bonitas de Lisboa.



O texto a seguir extraí do site do Museu/Igreja e explica muito bem a origem da Igreja:
“No início do século XVI, encontrava-se neste local, junto à antiga muralha fernandina, um cemitério onde eram sepultadas as vítimas da peste. Sendo conhecidos em toda a Europa Meridional, os milagres de São Roque contra este flagelo, em 1506 o rei D. Manuel I solicitou a Veneza uma relíquia deste santo, a fim de proteger a população de Lisboa. Para a veneração da relíquia, foi construída pelos habitantes da cidade uma ermida junto ao cemitério dos pestíferos.
Em 1540, a Companhia de Jesus chega a Portugal, a convite do rei D. João III, e inicia a partir de Lisboa a sua atividade missionária, tendo escolhido o espaço da antiga ermida de S. Roque para a construção da sua primeira Igreja e Casa Professa.
Em 1553, é concedida à Companhia de Jesus a posse da ermida, procedendo-se, doze anos mais tarde, à construção da Casa Professa e da Igreja de São Roque, sede da Ordem em Portugal. No interior da atual igreja foi, logo de início, reservada uma capela lateral para o culto de São Roque, a qual foi confiada à Irmandade desta invocação. Assim, a memória de São Roque ficaria para sempre ligada à história deste local.”
















Foi executado por profissionais flamengos sob ordem do Rei Felipe de I de Portugal (II de Espanha). A pintura original foi executada por Francisco Venegas, pintor régio deste monarca, entre 1587 e 1589. No século XVII, o pintor Amaro do Vale acrescentou o medalhão central e os temas bíblicos nas faixas laterais.

Destaco ainda na Igreja a Sacristia, o coro alto e o órgão.

Normalmente, à esquerda do altar, tem um espaço para exposições temporárias, de graça. Na ocasião em que estivemos lá, o tema era “Ver novas todas as coisas” – Da Conversão a Canonização de Santo Inácio de Loyola.






Ao lado da Igreja, no Largo da Trindade, tem o Museu de Arte Sacra de São Roque, (post do Brasília na Trilha) que faz conexão com a igreja. A entrada ao museu é paga, o valor é simbólico.
Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]
Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]
A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]
Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]
O Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]
O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]