Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Igreja de São Roque – Lisboa (Portugal)

    A Igreja de São Roque está localizada na Freguesia Misericórdia, numa zona de transição para o Bairro Alto, no final da Rua da Misericórdia, que começa na Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha) e termina no Largo Trindade Coelho (post do Brasília na Trilha). Está ao lado do Museu de Arte Sacra de São Roque (post do Brasília na Trilha). Conheça um pouco mais de sua história no Wikipédia.

    A melhor forma de se chegar à igreja é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 350 metros da igreja, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).

    Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 300 metros até a igreja. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.

    A igreja fica entre a Praça Luís de Camões (300 metros) (post do Brasília na Trilha) e o Miradouro de São Pedro de Alcântara (250 metros) (post do Brasília na Trilha).

    A Igreja de São Roque é administrada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem sua sede praticamente ao lado, no mesmo Largo Trindade Coelho (post do Brasília na Trilha).

    Igreja de São Roque

    É uma igreja com a fachada bem simples e o interior maravilhoso.  Não costumo comparar igrejas, pois cada uma tem sua importância e seu estilo, porém, essa de São Roque é sem dúvida uma das mais bonitas de Lisboa.

    Igreja de São Roque
    Igreja de São Roque
    Igreja de São Roque

    O texto a seguir extraí do site do Museu/Igreja e explica muito bem a origem da Igreja: 
    “No início do século XVI, encontrava-se neste local, junto à antiga muralha fernandina, um cemitério onde eram sepultadas as vítimas da peste. Sendo conhecidos em toda a Europa Meridional, os milagres de São Roque contra este flagelo, em 1506 o rei D. Manuel I solicitou a Veneza uma relíquia deste santo, a fim de proteger a população de Lisboa. Para a veneração da relíquia, foi construída pelos habitantes da cidade uma ermida junto ao cemitério dos pestíferos.

    Em 1540, a Companhia de Jesus chega a Portugal, a convite do rei D. João III, e inicia a partir de Lisboa a sua atividade missionária, tendo escolhido o espaço da antiga ermida de S. Roque para a construção da sua primeira Igreja e Casa Professa.

    Em 1553, é concedida à Companhia de Jesus a posse da ermida, procedendo-se, doze anos mais tarde, à construção da Casa Professa e da Igreja de São Roque, sede da Ordem em Portugal. No interior da atual igreja foi, logo de início, reservada uma capela lateral para o culto de São Roque, a qual foi confiada à Irmandade desta invocação. Assim, a memória de São Roque ficaria para sempre ligada à história deste local.”

    Capelas

    Capela Mor
    Capela da Senhora da Doutrina
    Capela de São Francisco Xavier
    Capela de São Roque
    Capela do Santíssimo Sacramento
    Capela do Santíssimo Sacramento
    Capela de São João Batista
    Capela de São João Batista
    Capela de Nossa Senhora da Piedade
    Capela de Nossa Senhora da Piedade
    Capela de Santo Antônio de Lisboa
    Capela da Sagrada Família
    Capela da Sagrada Família

    Altares

    Altar das Santas Virgens – Altar das Relíquias
    Altar da Anunciação
    Altar da Santíssima Trindade

    Teto

    Foi executado por profissionais flamengos sob ordem do Rei Felipe de I de Portugal (II de Espanha). A pintura original foi executada por Francisco Venegas, pintor régio deste monarca, entre 1587 e 1589. No século XVII, o pintor Amaro do Vale acrescentou o medalhão central e os temas bíblicos nas faixas laterais.

    Teto da Igreja de São Roque.

    Destaco ainda na Igreja a Sacristia, o coro alto e o órgão.

    Coro alto – Órgão

    Normalmente, à esquerda do altar, tem um espaço para exposições temporárias, de graça. Na ocasião em que estivemos lá, o tema era “Ver novas todas as coisas” – Da Conversão a Canonização de Santo Inácio de Loyola.

    Exposição temporária
    Exposição temporária
    Exposição temporária
    Exposição temporária
    Exposição temporária
    Exposição temporária

    Ao lado da Igreja, no Largo da Trindade, tem o Museu de Arte Sacra de São Roque, (post do Brasília na Trilha) que faz conexão com a igreja. A entrada ao museu é paga, o valor é simbólico.



    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Londres 2023 (Inglaterra)

      Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]

        Holanda

        Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]

          Albufeira 2023 (Algarve – Portugal)

          Este post de Albufeira é da caçula da família Brasília na Trilha, que mora em Lisboa e fez este passeio em um final de semana. Albufeira está localizado no sul de Portugal, na Região do Algarve. Está a 256 km de Lisboa. A região do Algarve em Portugal, atualmente, é das que mais atrai turistas […]

            Lisboa – quarta semana – Portugal (Diário 6)

            Este post corresponde à quarta semana (de 18 a 24/04/2022) de nossa viagem para “Portugal (Diário 6)”. Neste período, ficamos hospedados em Lisboa e fizemos apenas um bate e volta em Cascais, no domingo. Em Lisboa, como já conhecemos muita coisa, garimpamos lugares inéditos, intercalando com lugares já conhecidos. Fizemos também atividades cotidianas, como se fôssemos um […]

              Largo de São Domingos – Lisboa (Portugal)

              A Largo de São Domingos está localizado na Freguesia de Santa Maria Maior, ao lado da Praça do Rossio, no interior das antigas muralhas fernandinas de Lisboa. A Estação de Metrô Rossio , da Linha Verde, e a Estação Restauradores, da Linha Azul, estão bem próximas do Largo de São Domingos, além da Estação Ferroviária do Rossio. É uma região bastante movimentada e um local onde os […]

                Rooftop do Hotel Memmo – Lisboa (Portugal)

                O Rooftop do Hotel Memmo está localizado na Freguesia de Santa Maria Maior, no Bairro de Alfama, na Travessa Merceeiras, no Hotel Memmo. É possível chegar ao hotel de metrô descendo na Estação Terreiro do Paço – Linha Azul, localizada na Praça do Comércio, e caminhar 800 metros (passando pela Igreja da Sé) até o Rooftoop do Hotel Memmo. A […]