A Igreja de São Roque está localizada na Freguesia Misericórdia, numa zona de transição para o Bairro Alto, no final da Rua da Misericórdia, que começa na Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha) e termina no Largo Trindade Coelho (post do Brasília na Trilha). Está ao lado do Museu de Arte Sacra de São Roque (post do Brasília na Trilha). Conheça um pouco mais de sua história no Wikipédia.
A melhor forma de se chegar à igreja é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 350 metros da igreja, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).
Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 300 metros até a igreja. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.
A igreja fica entre a Praça Luís de Camões (300 metros) (post do Brasília na Trilha) e o Miradouro de São Pedro de Alcântara (250 metros) (post do Brasília na Trilha).
A Igreja de São Roque é administrada pela Santa Casa da Misericórdia de Lisboa, que tem sua sede praticamente ao lado, no mesmo Largo Trindade Coelho (post do Brasília na Trilha).
É uma igreja com a fachada bem simples e o interior maravilhoso. Não costumo comparar igrejas, pois cada uma tem sua importância e seu estilo, porém, essa de São Roque é sem dúvida uma das mais bonitas de Lisboa.
O texto a seguir extraí do site do Museu/Igreja e explica muito bem a origem da Igreja:
“No início do século XVI, encontrava-se neste local, junto à antiga muralha fernandina, um cemitério onde eram sepultadas as vítimas da peste. Sendo conhecidos em toda a Europa Meridional, os milagres de São Roque contra este flagelo, em 1506 o rei D. Manuel I solicitou a Veneza uma relíquia deste santo, a fim de proteger a população de Lisboa. Para a veneração da relíquia, foi construída pelos habitantes da cidade uma ermida junto ao cemitério dos pestíferos.
Em 1540, a Companhia de Jesus chega a Portugal, a convite do rei D. João III, e inicia a partir de Lisboa a sua atividade missionária, tendo escolhido o espaço da antiga ermida de S. Roque para a construção da sua primeira Igreja e Casa Professa.
Em 1553, é concedida à Companhia de Jesus a posse da ermida, procedendo-se, doze anos mais tarde, à construção da Casa Professa e da Igreja de São Roque, sede da Ordem em Portugal. No interior da atual igreja foi, logo de início, reservada uma capela lateral para o culto de São Roque, a qual foi confiada à Irmandade desta invocação. Assim, a memória de São Roque ficaria para sempre ligada à história deste local.”
Foi executado por profissionais flamengos sob ordem do Rei Felipe de I de Portugal (II de Espanha). A pintura original foi executada por Francisco Venegas, pintor régio deste monarca, entre 1587 e 1589. No século XVII, o pintor Amaro do Vale acrescentou o medalhão central e os temas bíblicos nas faixas laterais.
Destaco ainda na Igreja a Sacristia, o coro alto e o órgão.
Normalmente, à esquerda do altar, tem um espaço para exposições temporárias, de graça. Na ocasião em que estivemos lá, o tema era “Ver novas todas as coisas” – Da Conversão a Canonização de Santo Inácio de Loyola.
Ao lado da Igreja, no Largo da Trindade, tem o Museu de Arte Sacra de São Roque, (post do Brasília na Trilha) que faz conexão com a igreja. A entrada ao museu é paga, o valor é simbólico.
O Estádio Olímpico Nilton Santos (nome oficial desde 2017), popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão, está localizado no Bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro, pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e arrendado ao Botafogo de Futebol e Regatas. Ele foi inaugurado em 30 de junho de 2007 para sediar as competições de atletismo e futebol […]
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]