Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Igrejas Católicas (Pouso Alegre-MG)

    As igrejas sempre me fascinam por suas histórias, pelo que representam para uma cidade, por sua arquitetura e arte e, lógico, pela crença que tenho em Deus. Costumamos visitar templos de diversas religiões, mas em Pouso Alegre visitamos apenas as igrejas católicas. 

    Diocese de Pouso Alegre existe desde de 4 de agosto de 1900 e foi elevada a Arquidiocese em 14 de abril de 1962. No site da Arquidiocese tem toda história, além da relação das Paróquias – 69 Paróquias ao todo (janeiro de 2022), sendo Pouso Alegre com 9  e 1 no Distrito pertencente a Pouso Alegre, São José do Pantâno.

    Conhecemos 18 igrejas e capelas, sendo 7 Paróquias, espalhadas por várias regiões da cidade, além do Seminário Arquidiocesano:

    Catedral Senhor Bom Jesus

    Fiquei impressionado com a riqueza de seus templos e começo pelo cartão postal: a Mãe da Arquidiocese de Pouso Alegre, a Catedral do Senhor Bom Jesus, localizada no coração da cidade.

    Tudo começou quando Pouso Alegre ainda não tinha o status de cidade, em 1802, com a construção da Capela do Senhor Bom Jesus. Em 1849 foi construída no local da Capela, a Igreja Matriz, que em 1900 passou a ser Catedral. Em 1949 começou a ser demolida para a construção da nova Catedral, que só ficou totalmente pronta em 1980. Sua arquitetura é neogótica, em estilo lombardo romano, o mesmo da Basílica de Buenos Aires.

    Foi nesta Catedral que meus pais se casaram em 19 de janeiro de 1963.

    O interior é na cor palha, com lindos vitrais e diversas pinturas do artista plástico espanhol José Perez de Moraes: no altar, na Capela do Santíssimo, na entrada (Rei Davi e Jesus batendo à Porta), na parte superior (as 14 estações da Via Sacra), tudo nas cores verde, branco e preto.

    Entre as colunas da catedral estão as capelas de São José, de Nossa Senhora Aparecida, de Nossa Senhora das Dores e de São Sebastião,  e a Pia Batismal.

    Capela de Nossa Senhora Aparecida
    Pia Batismal

    A catedral não tem padroeiro e, sim, um titular que pertence à Santíssima Trindade: Bom Jesus Crucificado. 

    A Capela do Santíssimo é o local mais sagrado de uma igreja, pois é onde ficam as hóstias consagradas. Para os católicos, a hóstia consagrada é o corpo e o sangue de Cristo. Uma lâmpada vermelha fica constantemente acesa na Capela para indicar que ali Cristo se faz presente.

    Capela do Santíssimo

    No altar está o trono do bispo, a cátedra, de onde originou-se a palavra catedral. É da cátedra que o mestre transmite seus ensinamentos, neste caso, a palavra de Cristo é transmitida aos fiéis pelo arcebispo. No altar estão também as dez cadeiras onde têm assento os Cônegos. São 5 de cada lado do altar, cada uma com uma placa com o nome de um Cônego.

    Altar

    Debaixo do altar está a recém reformada Cripta, local sagrado onde estão sepultados os bispos que passaram por Pouso Alegre, inclusive Dom Otávio, que deu início à construção da Catedral.

    Cripta

    De noite a igreja tem um destaque especial proporcionado pela iluminação em LED.

    Catedral com iluminação em LED

    Não poderia deixar de registrar os relógios da torre e os sinos da igreja.

    A igreja é tão rica em histórias que Fernando Henrique do Vale escreveu o livro “Catedral de Pouso Alegre – Espaço de Fé e Sociabilidade”, para contar em detalhes as histórias da igreja. Na reportagem da EPTV tem um pouco dessa história e também uma entrevista com o autor do livro.

    Veja o vídeo da história da Catedral publicado por PousoAlegre.net.

    Capela de Nossa Senhora Aparecida – Capela da Remonta

    Tanto a Capela quanto o local onde ela está instalada são muito aprazíveis. Trata-se de uma Capela Militar do 14º Grupo de Artilharia de Campanha – GAC – Grupo Fernão Dias. 

    Aqui, há mais de 25 anos, casou-se meu irmão.

    Em setembro de 1941 foi lançada a pedra fundamental desta Capela e a história que deu origem à construção é relatada pelo Tenente Alfredo Antônio de Oliveira Paiva. Segundo ele, em setembro de 1941, o Capitão Intendente Pedro Rodrigues da Silva, que enfrentava vários problemas de ordem pessoal e profissional, passou a dormir mal, perturbado por sonhos estranhos. Por três dias consecutivos, sonhou com uma senhora que lhe pedia a construção de uma capela em terras do Regimento. No sonho, ele respondia não ser possível porque não era religioso e nada entendia do assunto. No último sonho, a senhora lhe disse que ele contaria com a ajuda de um amigo para a construção da capela. Sem saber o que fazer, ele procurou o Tenente Paiva, na época sargento, e contou seus sonhos. O amigo então o ajudou a realizar o pedido, que acreditaram ser de Nossa Senhora, e construíram a capela.

    Capela de Nossa Senhora Aparecida – conhecida como Capela da Remonta
    Capela de Nossa Senhora Aparecida – conhecida como Capela da Remonta
    Capela de Nossa Senhora Aparecida – conhecida como Capela da Remonta

    A Capela foi tombada pelo Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico e Cultural de Pouso Alegre em 1999.

    Seu interior é discreto, mas tem um bonito altar, imagens e vitrais.

    A Capela está localizada na Rua Manoel Augusto Machado, 180 – Jardim América, a apenas 1,5 km do centro da cidade.

    O acesso público é restrito, exceto aos domingos de manhã, quando é celebrada a Missa. Caso queira visitá-la fora deste horário é necessário agendar com o Setor de Patrimônio do 14° Grupo de Artilharia de Campanha de Pouso Alegre pelo telefone (35) 3427-5217.

    Carmelo da Sagrada Família

    Está localizado a 1,5 km do centro da cidade, já quase no final da Rua Comendador José Garcia – nº 1307, telefone (35) 3421-1103.

    O Carmelo fica aberto todos os dias de 8 às 17 horas, exceto domingo, quando abre às 9 horas.

    Um local de muita paz, história e espiritualidade, que vale a pena ser visitado. É possível conhecer o Memorial Madre Maria Imaculada, a Capela Mortuária, a lojinha com seus artigos religiosos e os deliciosos pães feito pelas Irmãs, além, é claro, da Capela do Carmelo, belíssima.

    Carmelo da Sagrada Família foi fundado em Pouso Alegre no dia 26 de outubro de 1943 pela Madre Maria Imaculada da Santíssima Trindade (Mãezinha), que nasceu em 8 de julho de 1909 e faleceu em 20 de janeiro de 1988. Ela afirmava: “Não sei como agradecer a Deus esta tão grande graça de ser carmelita! Só sei dizer que sou muito e muitíssimo feliz!”. Em 30 de setembro de 2006 foi aberto o processo de canonização da Mãezinha. Conheça a cronologia desde seu nascimento até o processo de beatificação e canonização. Para conhecer um pouco mais de sua historia e a das Carmelitas assista o vídeo – ele tem 20 minutos, mas é muito interessante.

    No interior da capela podemos observar, à direita do altar, uma grade por onde as carmelitas enclausuradas entoam os cânticos das Missas, muitos de autoria delas mesmas. Para conhecer um pouco mais dessas histórias e das músicas religiosas assista à reportagem de 2013.

    A Capela tem uma arquitetura simples e bem preservada por dentro e por fora, tudo impecável. Os vitrais se destacam.

    Ao lado do altar tem uma imagem da Nossa Senhora do Carmo ou Nossa Senhora do Monte Carmelo, padroeira da Ordem dos Carmelitas. Nas comemorações do seu dia, 16 de julho, as carmelitas distribuem escapulários com sua imagem e os fieis os vestem sobre os ombros em cerimônia realizada por um sacerdote, como sinal de conversão e devoção mariana que, como mãe espiritual, “protege na vida, salva na morte e intercede depois da morte”. 

    Nossa Senhora do Carmo

    Do lado esquerdo da Capela foi construída uma capela mortuária, onde estão os restos mortais da Mãezinha. É um local de oração ao qual os devotos têm acesso pela porta da frente e as carmelitas, que vivem enclausuradas, têm acesso pelos fundos da capela. Anteriormente existia ali um muro que separava o local onde ela estava sepultada. Muitas pessoas faziam orações encostadas neste muro e foi por isso que decidiram construir a capela.

    Capela Mortuária

    Do lado direito da Capela está o Memorial da Madre Maria Imaculada. Nele estão seus poucos objetos e a sua história. Na entrada do memorial está uma reprodução da Mãezinha sorridente sentada em uma cadeira de balanço com o Menino Jesus no colo.

    Memorial da Madre Maria Imaculada
    Madre Maria Imaculada – Mãezinha

    No pátio, ao lado da Capela, tem a imagem de mais uma carmelita, Santa Terezinha.

    Santa Terezinha

    Capela do Sagrado Coração de Jesus

    Dedicada ao Sagrado Coração de Jesus, está localizada ao lado do Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek, na Rua Francisco Sales, no centro da cidade e muito próxima da Catedral, apenas um quarteirão acima. A igrejinha é popularmente conhecida como Capela Santa Doroteia.

    A Capela está ligada à Paróquia do Bom Jesus – Catedral.  Na grade da frente tem uma placa com os horários das missas e também da Adoração ao Santíssimo. Telefone (35) 3423-4361.

    Aqui assisti a missa em comemoração ao aniversário de 70 anos da minha mãe há mais de uma década.

    A Capela foi idealizada pela Congregação das Doroteias, que chegou ao Brasil há mais de 150 anos (vídeo em comemoração ao sesquicentenário da Congregação em Recife –  produzido pelo Setor de Comunicação da Faculdade Frassinetti do Recife – FAFIRE). A Congregação chegou em Pouso Alegre em 1911. Funcionava num anexo do Instituto Feminino Santa Doroteia, hoje Conservatório de Música (ainda não conheço por dentro).

    No dia 27 de junho de 1919 a Capela foi abençoada pelo Bispo Diocesano Dom Otávio, tendo completado 100 anos em 2019 . 

    O Jornalista Lucas Silveira, da TV Câmara de Pouso Alegre, fez um vídeo, que vale a pena assistir. Eu o encontrei sem querer no Youtube e foi uma grata surpresa quanto vi entre as imagens uma foto antiga da minha mãe ainda estudante do Colégio Santa Doroteia. O link do vídeo anterior não está abrindo, então substitui por outro vídeo até resolver

    Em seu interior, ao lado do altar, destacam-se as diversas pinturas em afresco (técnica de pintura em paredes ou tetos de gesso ou revestidas com argamassa, ainda frescas, e geralmente assumem a forma de mural) de artistas desconhecidos e que ilustram passagens bíblicas, como a Ressurreição e a Ascensão de Cristo.

    Outros destaques são o órgão no coro, o piso em tábua corrida em formato de cruz na nave central, os bancos e as diversas imagens sacras de origem francesa. No altar, à esquerda, Nossa Senhora; à direita, São José; e ao centro o Sagrado Coração de Jesus, além da imagens de Santa Doroteia e de São Gabriel Arcanjo nas laterais.

    Cada igreja e capela tem sua história e sua arquitetura própria e costumo não comparar, mas esta Capela é realmente maravilhosa.

    Muitas das informações desta publicação eu extraí da reportagem do Jornalista Lucas Silveira.

    Santuário do Imaculado Coração de Maria

    A construção do Santuário teve início praticamente junto com a Diocese de Pouso Alegre, em 1901. Ao ser nomeado como primeiro bispo, Dom Nery convoca os Missionários com a ajuda do povo da cidade para construí-lo. No dia 7 de dezembro de 1905 ele foi inaugurado. Em 1976 foi elevado à Paróquia. No dia 8 de dezembro de 2013 foi elevado à categoria de Santuário Arquidiocesano.
    Está situado muito próximo do centro da cidade, a menos de 500 m da Catedral, no cruzamento da Avenida Duque de Caxias com a Rua Bueno Brandão – telefone (35) 3421-4492 . Diferentemente das capelas, o Santuário fica aberto mesmo fora dos horários de Missa.
    Na década de 70 passou por algumas reformas: os quadros de motivos bíblicos no alto das paredes, na nave central, foram substituídos por pinturas, e as portas de madeira que estavam carunchadas foram trocadas por portas de ferro e vidro. Em 2019 a igreja deu início a uma campanha de arrecadação para fazer novas reformas.

    No altar, abençoando toda igreja, está o Imaculado Coração de Maria. Ao lado há duas capelas – a da esquerda, dedicada à Nossa Senhora Aparecida, e a da direita, ao Sacrário, com imagem do Sagrado Coração de Jesus

    No Santuário tem também uma imagem de Nossa Senhora de Fátima em referência à revelação da devoção ao Imaculado Coração de Maria, que começou na segunda aparição da Santíssima Virgem Maria, em 13 de junho de 1917, em Fátima, Portugal, aos pastorinhos Lúcia, Francisco e Jacinta. A Virgem Maria disse à pequena Lúcia, a mais velha dos três pastorinhos: “Ele [Jesus] quer estabelecer no mundo a devoção do meu Imaculado Coração”. Logo após ouvir essas palavras, os pastorinhos viram Nossa Senhora com um coração na mão, cercado de espinhos. As três crianças compreenderam que aquele era o Coração Imaculado da Santíssima Virgem, ofendido pelos pecados da humanidade, que necessitavam de reparação.

    Confessionário à esquerda, imagem de Nossa Senhora de Fátima ao centro e na entrada da Capela de Nossa Senhora Aparecida, à direita

    Veja o vídeo do Santuário publicado por PousoAlegre.net.

    Capela de Santa Teresinha

    Está localiza bem próxima do Santuário do Imaculado Coração de Maria, a menos de 500 metros, na Rua Coronel José Inácio, 304. 

    A maior parte do tempo a Capela está fechada. Para verificar os horários de missa ou agendar uma visita é necessário fazer contato com a Secretaria Paroquial do Santuário no telefone (35) 3421-4492. Na realidade esta Capela pertence a Arquidiocese de Pouso Alegre, porém devido a proximidade do Santuário, eles cuidam dela.

    A Capela de Pouso Alegre foi construída baseada na Igreja de Lisieux, na França, onde Santa Teresinha viveu e morreu. A obra foi conduzida pelo arquiteto Otto Piffer em estilo arquitetônico Romano. A pedra fundamental da Capela data de 30 de setembro de 1932 e a sua inauguração ocorreu em 1º de outubro de 1933. 

    Capela de Santa Teresinha

    Em 1951, a Capela passou a ser cuidada pelas Irmãs Missionárias de Jesus Crucificado. 

    Capela de Santa Teresinha
    Capela de Santa Teresinha

    Todas as imagens foram trazidas da Europa.
    Em 21 de agosto de 1998, as irmãs receberam uma urna com as relíquias de Santa Teresinha.

    Santa Terezinha

    As informações da Capela foram extraídas do vídeo  produzido pela PousoAlegre.Net.

    Capela de São Benedito

    A Capela é de 1832. Foi a segunda igreja a ser construída em Pouso Alegre, atrás apenas da Matriz, atual Catedral. No entanto, como a antiga Matriz foi totalmente demolida e construída outra no local, a Capela de São Benedito passa a ser a mais antiga da cidade.

    Foi construída na época do ilustre Senador José Bento e também pároco de Pouso Alegre, por escravos de diversas fazendas da região, que trabalhavam nela durante toda a noite, pois eles não podiam frequentar a Matriz. Os escravos que ajudaram na construção estão sepultados sob o altar.

    Sua Padroeira é Nossa Senhora do Rosário e seu Patrono São Benedito, para lembrar os escravos.

    Em 1943 a Capela passou a ser cuidada pelas Irmãs Carmelitas em substituição à Irmandade de São Benedito dos Pretos. Com a partida das Carmelitas em 1957 a Capela ficou um pouco abandonada, mas em 1981, passou por reparos e ficou aos cuidados da Paróquia do Coração de Maria (Santuário).  

    Capela de São Benedito

    Foi uma pena não ter conseguido visitá-la por dentro, estava fechada. É difícil encontrar a Capela aberta, somente no horário de missa, que acontece uma ou duas vezes por semana. Para visitar é possível agendar na Secretaria Paroquial do Santuário do Imaculado Coração de Maria. A capela está localizada na Praça João Pinheiro – Centro. Telefone (35) 3421-4492.

    Capela Nossa Senhora de Fátima

    Esta localizada na parte mais alta do Bairro de Fátima. É possível avistá-la da rodovia que liga o trevo próximo ao Hotel Marques Plaza e ao Supermercado Baronesa à Rodovia Fernão Dias.

    Capela de Nossa Senhora de Fátima

    A origem da Capela provisória é de 1953 por iniciativa do Monsenhor Octaviano Lamanérese. Em 30 de outubro de 1954 chegou a Pouso Alegre a imagem de Nossa Senhora de Fátima que se encontra no altar da Capela, vinda de Fátima – Portugal. Ela foi esculpida pelo mesmo escultor da  Imagem Peregrina de Nossa Senhora de Fátima, abençoada no Santuário de Fátima em Portugal e tocada por Irmã Lúcia.
    A Capela atual teve sua construção iniciada em 1961, algumas peças foram trazidas da antiga Catedral de Pouso Alegre. É uma Capela em estilo neoclássico e bem simples, porém muito bonita. No ano 2000 ela foi reinaugurada.

    Capela de Nossa Senhora de Fátima
    Capela de Nossa Senhora de Fátima

    Para agendar uma visita ou para maiores informações entre em contato com a Secretaria Paroquial da Igreja Nossa Senhora de Fátima pelo telefone (35) 3422-5000. Esta publicação é sobre a Capela de Fátima, sobre a Igreja, ficará para outra oportunidade.

    Em 2020 foi inaugurada a iluminação externa da Capela, dando ainda mais destaque a ela. O site da TV Terra do Mandu fez uma reportagem sobre este evento e traz um vídeo da Capela iluminada muito bonito, vale a pena conferir.

    Igreja de Nossa Senhora de Fátima

    Está localizada a apenas 1,5 km da região central da cidade. Diferentemente das capelas esta igreja fica aberta todos os dias. 

    Igreja de Nossa Senhora de Fátima

    A Paróquia Nossa Senhora de Fátima foi criada em 13 de maio de 1975 pelo Arcebispo Dom José D’Angelo Neto, num terreno de 800 m² doado pela Vila Vicentina. 

    Em 1973, a obra fica a cargo do Padre Geraldino Peixoto Arantes e em 24 de abril de 1974 é lançada a pedra fundamental da Matriz. Em dezembro de 1974, graças ao empenho do Padre Arantes e mutirões realizados pelos moradores da zona rural, são erguidos os primeiros pilares da nova Igreja. 

    Curiosidades: 

    Realmente é uma igreja bem diferente das outras, principalmente pelo seu formato. Visitamos a igreja no período da tarde e o sol refletido nos vitrais produz um efeito bem bonito.

    Em 2013 entrou no ar a Web Rádio 13 de Maio, administrada pela Paróquia. Sua programação é 100% católica e tem a missão de evangelizar através da música católica e dos seus programas.

    Capela de Nossa Senhora Aparecida

    Capela de Nossa Senhora Aparecida

    Pouso Alegre tem igrejas e capelas belíssimas, mas esta era a que eu estava mais curioso para revisitar. Há mais de 50 anos, quando a região era uma fazenda e não um bairro, foi celebrada Missa nesta Capela pelos 90 anos do meu saudoso bisavô (Vô Pedrinho).  Foi uma grande festa e reuniu a extensa família.

    Aniversário de 90 anos do Vô Pedrinho (primeira fila ao centro) E eu?  O quarto da esquerda para a direita sentado no chão

    A mesma escada onde foi tirada a foto acima, há 50 anos, está na foto abaixo da Capela atualmente.

    Capela Nossa Senhora Aparecida

    Na imagem de Nossa Senhora no pé da escada tem uma inscrição com a frase: “A Rainha da Paz os Filhos Agradecidos – 24 de outubro de 1930 ” – imagino ser a data de inauguração da igreja.

    Capela de Nossa Senhora Aparecida

    O local está totalmente diferente, a Capela está cercada de casas por todos os lados e fica até um pouco escondida. Não tem indicação para chegar lá, nem no Google Maps encontrei pelo nome da Capela, apenas pela Rua – Pedro Flauzino Filho – 25, na Vila Nossa Senhora Aparecida.

    Na minha lembrança da infância o pequeno cercado da foto abaixo, ao lado da imagem de Nossa Senhora, era um curral. Aparentemente é o mesmo, só que agora deve ter outra serventia e está cercado pelos muros da igreja.

    Pátio da Capela de Nossa Senhora Aparecida

    O interior da Capela é simples, mas encantador. Tudo muito bem cuidado. Destaco as imagens que estão nas laterais do altar: São José (à esquerda) e Sagrado Coração de Jesus (à direita).  

    As imagens no altar são: ao centro Nossa Senhora Aparecida, à esquerda, São Francisco de Assis e acima dele à esquerda, São Francisco de Sales, à direita, Santa Clara e acima dela São João Maria de Vianey.

    A Pia Batismal da Capela é em mosaico colorido, no mesmo estilo da Pia da Paróquia de São Francisco e Santa Clara, a qual pertence a Capela.

    Pia Batismal

    Igreja São Francisco e Santa Clara

    Os Santos que dão nome à Igreja, São Francisco de Assis  (1181 – 1226) e Santa Clara (1194 – 1253), viveram na mesma época em Assis, Itália. São Francisco um pouco mais velho. Eles são figuras das mais queridas da cristandade. Santa Clara foi a fundadora do ramo feminino da Ordem Franciscana, a chamada Ordem de Santa Clara (ou Ordem das Clarissas). Os dois tinham grande dedicação aos pobres, especialmente os hansenianos.

    A intenção era apenas conhecer a Capela de Nossa Senhora Aparecida, porém, quando soubemos que ela pertencia à Paróquia de São Francisco e Santa Clara, resolvemos conhecê-la também. Esta Igreja e a de Santo Antônio foram elevadas à Paróquia em 2015.

    Foi uma grata visita, pois de todas as igrejas que visitamos em Pouso Alegre, esta foi a única em que fomos recebidos pelo Pároco – Pe. João Luiz Ferreira Peçanha, que foi muito atencioso. Além de nos mostrar a Matriz, nos contou um detalhe interessante da Capela de Nossa Senhora Aparecida: na parede atrás do altar da Capela tinha um afresco muito antigo, que em uma das reformas fora pintado por cima. Seu sonho era contratar um especialista para cirurgicamente descascar a parede e restaurar a pintura, mas este serviço era muito caro e talvez não fosse possível executar.

    Paróquia de São Francisco e Santa Clara

    A Igreja tem uma arquitetura muito singela, mas muito acolhedora. Padre João Luiz se empenha e se empolga com construção de cada peça, como o altar, as imagens e o púlpito, todos em madeira. São peças muito bonitas. O Padre nos contou que a imagem de São Francisco tem a mão articulada e deve estar apontando para Cristo na cruz, que esta é a posição correta, mas que sempre passa alguém por lá e coloca a mão para frente, achando que ela está na posição errada.

    Paróquia de São Francisco e Santa Clara

    A Pia Batismal é em mosaico colorido, muito bonita e bem semelhante a da Capela de Nossa Senhora Aparecida.

    Pia Batismal

    Os contatos da Secretaria Paroquial são: (35) 3423-3762, 98867-8875 e 98891-0411.

    Igreja de Santa Rita de Cássia

    Ela está localizada no Bairro Belo Horizonte – um pouco distante do Centro da cidade, no caminho que dá acesso à Rodovia Fernão Dias.

    Igreja de Santa Rita de Cássia

    A Igreja estava fechada, mas fomos até a parte dos fundos e uma senhora muito atenciosa que estava lá se prontificou a mostrá-la por dentro. É uma igreja mais nova e simples, com o Altar e os vitrais azuis quase da cor do céu naquele dia. A imagem de Santa Rita está em destaque próxima ao Altar, com Nossa Senhora Aparecida em uma lateral e Nossa Senhora de Fátima na outra. 

    Igreja de Santa Rita de Cássia

    Do lado direito do altar tem três imagens de Santos: da esquerda para a direita, Santo AgostinhoSão Nicolau e São João Batista. Eles ajudaram Santa Rita de Cássia a entrar no Convento, por este motivo foram colocadas lá. Em uma noite, enquanto Santa Rita dormia, ela ouviu uma voz chamando: Rita! Rita! Rita! Ela abriu a porta e estavam ali Santo Agostinho, São Nicolau e São João Batista. Eles pediram que ela os seguisse e depois de andarem pelas ruas, os Santos desapareceram. Rita sentiu um suave empurrão. Quando percebeu estava dentro do mosteiro, embora ele estivesse com as portas trancadas. As freiras não lhe puderam negar a entrada. Rita viveu ali por quarenta anos.

    Da esquerda para a direita – Santo Agostinho, São Nicolau e São João

    Curiosidade: Santa Rita de Cássia é conhecida como a Santa das Causas Impossíveis. Logo após sua morte já era venerada como protetora contra a peste, pois dedicou-se ao cuidado dos enfermos de peste, sem jamais contrair a doença. 

    Igreja de Santo Antônio

    A Igreja de Santo Antônio foi elevada à Paróquia em 2015, sendo a Matriz de 7 comunidades. Em 2015 era a nona Paróquia de Pouso Alegre.

    Igreja de Santo Antônio

    Ela tem um estilo mais moderno e bem diferente das demais Igrejas e Capelas da cidade. Quando a visitamos a secretaria paroquial estava fechada, o que dificultou a obtenção de mais informações. Por ser também uma Paróquia relativamente nova, não tem muitas informações na Web. Ela está instalada na Rua Alberto Paciulli – 25 – telefone (35) 3425-0519 e fica a apenas 1 km, morro acima, da Catedral.

    Igreja de Santo Antônio

    Antes desta nova igreja, havia uma Capela de Santo Antônio que ficava ao lado. A estrutura externa foi preservada, porém, o interior é atualmente destinado a atividades culturais.

    Antiga Capela de Santo Antônio


    Igreja de Santa Edwiges

    A Igreja de Santa Edwiges está localizada na Rua Benedito Carvalho Filho, 340 – Bairro Santa Edwiges, relativamente próxima da Igreja de Santo Antônio (1,7 km) e do Horto Florestal (Parque Municipal – 2 km). A Catedral está a 3,5 km. Para informações sobre Missa e demais atividades, ligue para a Secretaria Paroquial (35) 3425-0519. 

    Ela foi inaugurada em 1988 e construída em mutirão pela comunidade local, que angariou fundos para a obra por meio de festas e doações. O idealizador e coordenador de sua construção foi o Cônego Benedito Marcílio de Magalhães (homenagem da Câmara Municipal de Pouso Alegre), que viu a necessidade de construir ali uma Igreja por causa da crescente participação dos fiéis nos grupos de oração de iniciativa da senhora Delmaria do Carmo Almeida, antiga moradora do bairro, que costumava reunir a vizinhança para rezar em uma garagem. Outra moradora, que havia se mudado para o Rio de Janeiro, senhora Clotilde, doou a estátua da Santa Edwiges que compõe o Altar. 

    Igreja de Santa Edwiges

    Em frente à Igreja tem uma simpática praça de bairro – Praça Santa Edwiges, e um condomínio de prédios.

    Praça Santa Edwiges.

    Atrás da Igreja há um cômodo onde fiéis que alcançam graças depositam fotos e documentos, chamado de quarto dos milagres. Anualmente, no mês de outubro, é realizada a festa de Santa Edwiges com a participação de grupos de Congadas e Folia de Reis da região. 

    A Igreja é pequena, em estilo moderno, com bonitos vitrais que refletem a luz do sol em seu interior.

    • Igreja de Santa Edwiges

    Igreja de São José Operário

    A Igreja está localizada bem em frente ao Seminário Arquidiocesano de Pouso Alegre e à Faculdade Católica, no Bairro São Carlos.

    Pelo lado de fora não chama tanto a atenção, pois é uma construção mais nova, sem os requintes arquitetônicos das igrejas mais antigas, mas por dentro, é uma igreja bem moderna, ampla e bonita.

    Igreja de São José Operário

    Destaco em seu interior o Altar Principal, o Altar de São José, o Baldaquino com a imagem de Nossa Senhora Aparecida e a Capela do Sacrário.

    Igreja de São João Batista 

    A atual Igreja de São João Batista está localizada na Avenida Uberlândia, no Bairro São João. Ela foi inaugurada em 1992, mas a história da Paróquia começou na década de 60, na popular comunidade “Vendinha”, em uma pequena igreja conhecida atualmente como “Igrejinha”. 

    O telefone da Secretaria Paroquial é o (35) 3422-2468.

    Igreja São João Batista

    Tenho boas lembranças de meus avós quando, no início dos anos 1980, eu os acompanhava em visitas às famílias carentes do bairro, pois meu avô era Vicentino e dava assistência a algumas famílias. Na época, o bairro se chamava Vendinha. Era mais simples e com ruas de terra. Tenho lembranças da Igrejinha, que se destacava no local. Hoje é o Bairro São João, com ruas calçadas e arborizadas e com uma nova Igreja, muito bem cuidada e muito bonita também. 

    De acordo com o relato de Joaquim Augusto Barreiro, um dos primeiros moradores, o nome do bairro Vendinha mudou-se para São João devido às missões religiosas que o Padre José Nogueira, devoto de São João, realizou ali.

    Igrejinha de São João Batista

    O interior da Igreja é bem alegre, com piso, altar e pia batismal de granito. Sua arquitetura é discreta, sem muita ornamentação, destacando-se os vitrais, a Capela do Santíssimo, as imagens de São João e de São José, e a Capela lateral de Nossa Senhora Aparecida.

    • Igreja de São João Batista

    À frente da Igreja, São João Batista recepciona todos os fiéis.

    São João Batista

    Capela de Santa Luzia

    Descobrimos a Capela de Santa Luzia sem querer. Estávamos voltando do Horto Florestal, por um caminho alternativo (Avenida Dr. Notel Teixeira, no Bairro Santa Luzia), e passamos em frente à Capela. Não resistimos e paramos para conhecer. Por sorte, tinha uma pessoa cuidando do local e pedimos para entrar. 

    Tanto o exterior quanto o interior da Capela estão muito bem preservados. A arquitetura nos chamou a atenção pela simplicidade e, ao mesmo tempo, pela beleza. 

    A maior parte do tempo a Capela fica fechada. Abre aos domingos  às 8h30 para a Missa e às terças-feiras, às 19 horas, para o terço dos homens. Para agendar uma visita é necessário fazer contato com a Secretaria Paroquial do Santuário, a qual ela está vinculada, pelo telefone (35) 3421-4492.

    A comunidade de Santa Luzia tem muita gratidão ao Pároco Isidoro de Nadai, que foi responsável pela formação da comunidade e ampliação da Capela.

    Capela de Santa Luzia

    O interior é bem discreto, com a pequena Capela do Santíssimo e com poucas imagens – São José, Sagrado Coração de Jesus, Nossa Senhora Aparecida e a Padroeira, Santa Luzia.

    • Capela do Santíssimo

    Capela do Menino Jesus de Praga

    Mais uma bonita Capela, localizada muito próxima da Catedral. Para agendar uma visita e obter informações o telefone de contato é (35) 3421-5487.

    Em 1920 foi fundado o Orfanato Nossa Senhora de Lourdes ao lado da Capela, oferecendo instrução primária e ensino de trabalhos domésticos às meninas, e ela passou a ser conhecida como Capela do Orfanato. Atualmente é um educandário.

    Capela do Menino Jesus de Praga conhecida como Capela do Orfanato
    Capela do Menino Jesus de Praga conhecida como Capela do Orfanato

    Seminário Arquidiocesano Nossa Senhora Auxiliadora

    O Seminário foi fundado no dia 8 de setembro de 1899 e transferido em 1968 para as instalações atuais, que por sua vez foram reformadas em 1995, para abrigar, também, o Instituto Teológico São José.

    Ele está localizado no Bairro São Carlos, em frente à Igreja São José Operário e ao lado da Faculdade Católica. Este Bairro é próximo do Bairro Árvore Grande e está bem próximo do Estádio do Pouso Alegre FC.

    Nós não chegamos a entrar no Seminário.

    Seminário Arquidiocesano
    Seminário Arquidiocesano

    Outras Igrejas de Pouso Alegre

    Apesar de toda beleza que encontrei nas igrejas e capelas, chamo a atenção para algumas questões que dificultam a visita ou deixam o local menos bonito.

    Conheça o material de Turismo Religioso elaborado pela Prefeitura de Pouso Alegre – Superintendência de Lazer e Turismo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Brasília na Trilha – 10 anos

      Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

        Diamantina – MG

        Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

          Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

          Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

            Bondi Beach – Sydney (Austrália)

            Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

              Coogee Beach – Sydney (Austrália)

              Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]

                Manly Beach – Sydney (Austrália)

                Manly foi a segunda praia de Sydney que conhecemos (a primeira foi Bondi), já em nosso terceiro dia na cidade (4 de setembro de 2023). Embora fosse inverno, a temperatura estava amena, em torno de 20ºC, ótimo para caminhar na praia e na calçada da orla. Apesar do vento frio, foi possível tomar um pouco […]