Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Igrejas Católicas – Itapecerica – MG

    As Igrejas Católicas de Itapecerica além de terem um grande valor histórico fazem parte da forte tradição católica da cidade. São muitas igrejas e capelas, onde são realizadas várias festas religiosas ao longo do ano: Matriz de São Bento, São Francisco, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora das Graças, Nossa Senhora da Boa Viagem, Nossa Senhora das Dores, e as Capelas Santos Reis e do Senhor Bom Jesus de Matosinhos (Morro do Cruzeiro).

    Visitamos nove templos e as Capelas dos Passos da Paixão de Cristo. Descobrimos depois que há mais duas igrejas a serem visitadas: a Ermida de Nossa Senhora das Dores de Sucupira, localizada na Comunidade Rural de Sucupira, em Lamounier (distrito de Itapecerica) e a Igreja de Nossa Senhora do Desterro, em Marilândia (distrito de Itapecerica a 40 Km do centro da cidade). Essas duas e a Igreja de Lamounier não estão no mapa abaixo.

    Lamentavelmente, as igrejas ficam a maior parte do tempo fechadas para visitação, o mesmo problema que encontramos em outras cidades do interior. Algumas abrem somente em horário de missa. A própria Igreja Matriz de São Bento permanece fechada boa parte do dia. A justificativa é o custo para manter alguém tomando conta, tendo em vista a riqueza de seus templos e a possibilidade de roubos ou vandalismo. Triste realidade – “que pais é este?…”

    Caso conheça mais alguma igreja da região, algum detalhe ou curiosidade sobre elas, por favor, envie para nós seus comentários.

    Igreja Matriz de São Bento

    Igreja Matriz de São Bento

    A Igreja Matriz de São Bento é a maior igreja da cidade e na minha opinião a mais bonita. Estivemos ali durante o dia e também à noite, quando está toda iluminada. Em frente, está a Praça São Bento, palco de festas religiosas e populares. Chama a atenção a imponência de sua construção. É possível avistá-la de quase toda a cidade.

    A construção da igreja foi iniciada em 1825 e se arrastou por 87 anos, sendo totalmente concluída em 1912 – data registrada na fachada frontal da igreja.

    As obras ficaram paradas por muitos anos até que em 1887, por iniciativa do Cônego Cesário e de seu sobrinho o Padre José dos Santos Cerqueira (depois Monsenhor), a partir de esforços da população e com o apoio de Egídio Luiz de Cerqueira, irmão do Monsenhor Cerqueira, concluíram a obra. Egídio Luiz também mandou construir o altar de São José e trazer da França a imagem do santo. Em 1904, a igreja foi benzida, porém as duas torres ainda não estavam prontas – ficaram prontas somente em 1912.

    A fachada corresponde à primeira fase do barroco e, o interior, à terceira fase, correspondentes aos estilos Nacional Português e Rococó. A imagem do padroeiro São Bento foi esculpida em Portugal entre 1750 e 1755, de uma madeira retirada da mata local.

    Está sepultado nesta igreja aos pés de São José, Dom Antônio Carlos Mesquita, que foi Bispo de Oliveira e São João Del Rei. Ele nasceu em 1923 em Itapecerica e ali faleceu em 2005.

    A Capela-mor tem pinturas nas laterais e no teto. Nas laterais, de um lado, “A Morte de São Bento”, e do outro, “A Instituição Eucarística”. No teto, “São Bento com o corvo aos seus pés”. No retábulo, encontra-se a imagem, de quase dois metros de altura, do padroeiro São Bento. O douramento do altar-mor foi doado pelo Major Osires Malaquias e Angelo Pagnacco, pintor italiano contratado para o trabalho.

    Na Igreja tem outras imagens de grande representação religiosa e estimado valor histórico: São João com o Menino Jesus, São Sebastião, Imaculada Conceição e Sagrado Coração de Jesus.

    Uma tradição da Igreja, mantida até hoje, são os sinos, que além de marcar as horas, tocam também em cerimônias religiosas, para convidar os fieis para a missa e para anunciar o falecimento de alguma pessoa. Curiosamente, em Itapecerica, há toques diferentes para anunciar o falecimento de homem, de mulher e de criança, cujo repique é alegre, pois um anjo está a caminho do céu. O sino mais antigo é de 1750, foi fabricado em Portugal e chegou à cidade em 1887. Ele é pesado e exige muita força para ser tocado assim como o maior deles, que veio de Jundiaí – SP, em 1908, e um menor dos Estados Unidos.

    • Igreja Matriz São Bento

    Para saber os horários das missas clique aqui ou se preferir vá até a Casa Paroquial, que fica localizada bem próxima da igreja, basta descer uns 100 metros e virar à direita – é uma casa antiga restaurada. Nessa ocasião, a igreja estava passando por uma restauração no forro.

    A última vez que estivemos na Igreja de São Bento foi em junho de 2023, quando seu interior estava em processo final de restauração, incluindo suas imagens. Veja as fotos abaixo desta visita.

    Igreja de Santo Antônio da Ordem Terceira do Cordão de São Francisco – Igreja de São Francisco

    A Igreja de Santo Antônio da Ordem Terceira do Cordão de São Francisco, popularmente conhecida como Igreja de São Francisco. está localizada em uma das entradas da cidade, em frente à Praça São Francisco.

    É a igreja mais antiga de Itapecerica, construída em 1801, em louvor a Santo Antônio de Lisboa. Por muitos anos, até a construção da Igreja Matriz de São Bento, ela abrigou as principais festividades religiosas da cidade.

    A fachada simples não demonstra a riqueza do seu interior. O altar-mor apresenta retábulo (estrutura de madeira, mármore ou de outro material, com adornos, que fica por trás ou acima do altar) da terceira fase do barroco, estilo rococó e forro com pintura policromada em perspectiva.

    Seus altares expõem o rico acervo de santos roca (imagem de roca são imagens sacras que se destinam a ser levadas em procissão e que são vestidas com trajes de tecido). A igreja abriga ainda a imagem do Nosso Senhor Morto, escultura em madeira do século XVII esculpida em Portugal.

    Repetindo tradição de mais de 150 anos, a Igreja de São Francisco celebra durante os sete dias que precedem o Domingo de Ramos, a solenidade do Setenário das Dores de Nossa Senhora, evento que recorda os momentos de sofrimento de Maria ao lado de seu filho Jesus (sete dores), como uma preparação espiritual dos fieis para a grande liturgia da Semana Santa. Segundo pesquisas realizadas pelo Arcebispo de Juiz de Fora e itapecericano Dom Gil Antônio Moreira, o Setenário, da forma como é celebrado em Itapecerica, não se repete em nenhum outro lugar. Por todo o período são realizadas procissões acompanhadas por inúmeros fieis, que se deslocam da Igreja de São Francisco até a Igreja Matriz, ao som de músicas sacras tocadas por bandas locais e o repicar dos sinos.

    • Praça e Igreja São Francisco

    Em junho de 2023, retornamos a Itapecerica e desta vez conseguimos fotografar a Igreja de São Francisco por dentro (ela só é aberta nos horários de missa). Chegamos um pouco antes da missa, mas a Igreja já estava bem cheia.

    Igreja de Nossa Senhora das Mercês

    Igreja de Nossa Senhora das Mercês

    A Igreja de Nossa Senhora das Mercês, carinhosamente chamada de Igrejinha das Mercês, foi construída entre 1800 e 1820, não há documentos que comprovem esta data, e foi a primeira sede do Reinado em Itapecerica. Está localizada a um quarteirão da Matriz. É pequena e simples, mas muito acolhedora. O altar-mor é atribuído à Nossa Senhora do Bom Parto.

    Da mesma forma que não se sabe a data exata da construção, também há duvidas de qual Irmandade foi a responsável pela construção, se foi a Irmandade de Nossa Senhora das Mercês ou a Irmandade dos Homens Pretos. Como ocorre com outras capelas dedicadas à mesma devoção, é possível que o templo tenha sido construído por uma Irmandade dos Homens Pretos, não só com a finalidade de culto, mas também de realizações de festejos de reinados e festas congas, proibidas pelo Alto Clero.

    Igreja de Nossa Senhora das Mercês
    Igreja de Nossa Senhora das Mercês

    Só é possível conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Mercês por dentro nos horários de missa. Nossa visita à Igrejinha foi em junho de 2023, após a missa da noite.

    Igreja de Nossa Senhora das Mercês

    Os pais de minha esposa se casaram aqui e nós cogitamos fazer o mesmo, mas desistimos da ideia e nos casamos em Brasília, onde moramos.

    Igreja Nossa Senhora das Graças

    Igreja Nossa Senhora das Graças

    A Igreja Nossa Senhora das Graças também é pequena e simples e está localizada a menos de 2 km da praça central da cidade. Não consegui nenhuma informação sobre ela, nem a data de fundação, além de não conseguir visitá-la por dentro.

    Capela do Morro do Cruzeiro – Capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

    Capela do Morro do Cruzeiro – Capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos

    Para nós, a Capela do Senhor Bom Jesus de Matosinhos foi uma novidade, pois foi construída recentemente e não a conhecíamos. Apesar de nova, seu estilo arquitetônico lembra as capelas do interior de Minas Gerais construídas no início do século passado. Está localizada no alto do Morro do Cruzeiro, de onde se tem uma bela vista da região.

    O acesso mais curto à Capela não é muito fácil de ser percorrido, mas a dificuldade fez parte do passeio. Para ir a pé, é só estacionar o carro perto do novo prédio do Fórum e subir pela trilha ao lado. É uma trilha curta, cerca de 300 metros morro acima, mas de terra com cascalho e erosões, o que impede pessoas com mobilidade reduzida de percorrê-la com facilidade.

    Fórum – Capelinha no alto do morro à esquerda – a trilha começa do lado esquerdo do Fórum
    Trilha de acesso à Capelinha

    Outra forma de chegar à Capela é de carro, passando por uma estrada de terra que fica próxima da Praça e da Igreja dos Santos Reis, no Bairro Alto Alegre, que está aproximadamente a 3 km da praça central da cidade. É preciso passar por uma porteira em área privada, que só é aberta às sextas-feiras, sábados e domingos.

    Entrada para Capelinha

    A Capelinha tem uma escada na frente e as Estações da Via Crucis. Ao lado tem um cruzeiro.

    Capelinha – Cruzeiro – Via Crucis
    Estação IV da Via Crucis – Jesus encontra a Sua Mãe

    A Capela foi inaugurada em agosto de 2021 e toda a despesa para sua construção foi por meio de doações dos fieis. Veja a reportagem do Jornal o Estado de Minas Gerais sobre a inauguração e o vídeo com as festividades da inauguração.

    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

    A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada no Bairro da Boa Viagem, a 2 km do centro da cidade, em frente à Praça Nossa Senhora Aparecida. Uma referência para ir até a igreja é a imagem de Nossa Senhora Aparecida localizada na Rua Afonso Pena.

    Rua Afonso Pena – Imagem de Nossa Senhora Aparecida – caminho para a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem

    A Praça Nossa Senhora Aparecida, em frente à Igreja, foi reformada em 2017 por meio de parceria com a iniciativa privada, veja notícia da Prefeitura Municipal. Infelizmente, mais uma igreja que estava fechada.

    Igreja Nossa Senhora do Rosário

    Igreja Nossa Senhora do Rosário ao fundo
    Igreja Nossa Senhora do Rosário ao fundo
    Igreja Nossa Senhora do Rosário
    Igreja Nossa Senhora do Rosário
    Igreja Nossa Senhora do Rosário

    A Igreja Nossa Senhora do Rosário é pequena, mas que aparenta ser maior quando se está aos pés da escadaria a sua frente. Ao lado das escadas tem um jardim muito bem cuidado.

    Ela estava passando por restauração em seu interior quando a visitamos, em junho de 2023, principalmente a capela-mor, que estava coberta com lona. Conseguimos entrar e conversar com o arquiteto responsável pela restauração, que nos contou alguns detalhes do processo.

    Igreja do Rosário (sendo restaurada)
    Capela-mor – Igreja do Rosário (sendo restaurada)
    Igreja Nossa Senhora do Rosário

    A primitiva capela foi erguida em 1824 pela Irmandade de Nossa Senhora do Rosário dos Homens Pretos. No início do século XX, sofreu intervenção radical em sua fachada, quando adquiriu características neogóticas. O interior apresenta o altar-mor em estilo barroco, esculpido em madeira.

    • Igreja de Nossa Senhora do Rosário

    Ao lado da Igreja tem uma pequena capela com a imagem de Nossa Senhora do Rosário.

    Capela Nossa Senhora do Rosário
    Nossa Senhora do Rosário

    Na praça da Igreja destaca-se ainda o Monumento às Culturas Populares “Geralda Pio“, inaugurado em 2018, na comemoração dos 200 anos do Grande Reinado do Rosário de Itapecerica. Dentre os inúmeros nomes que compõem a rica história, Geralda Pio marcou época e se destacou por suas raízes africanas e seu jeito simples ao protagonizar, por décadas, a encenação teatral da libertação dos escravos, tema central do festejo.

    Vista lateral da Igreja Nossa Senhora do Rosário e da Praça
    Monumento às Culturas Populares “Geralda Pio”
    Monumento às Culturas Populares “Geralda Pio”

    Ao redor da Igreja é realizada a celebração do Reinado do Rosário, uma festa com tradição de mais de 200 anos (veja programação da festa de 2022 da Prefeitura Municipal), com Missa Conga e cerimônias religiosas em homenagem à padroeira Nossa Senhora do Rosário, à Santa Efigênia e a São Benedito. Além das comemorações do Reinado nesta igreja, a cidade conta com outras comemorações – veja no site da Prefeitura a programação de Reinado de 2022.

    Capela Santos Reis

    A Capela Santos Reis também é bem simples. Passamos por ela quando estávamos procurando o acesso de carro para a Capela do Morro do Cruzeiro (o acesso é à direita da igreja, apenas uns 200 metros até a porteira, onde começa a estrada de terra). Está localizada ao lado da Praça de mesmo nome. Também estava fechada.

    Capela dos Santos Reis

    Igreja de Nossa Senhora das Dores

    A Igreja de Nossa Senhora das Dores está localizada em Lamounier (distrito de Itapecerica – localizado a 10 km do centro). Estávamos passando na Rodovia MG-260 e demos uma parada para tirar uma foto. Não consegui mais informações sobre a igreja, quem sabe em uma próxima viagem atualizo o post.

    Igreja Nossa Senhora das Dores – Lamounier (distrito de Itapecerica)

    Passos da Paixão

    As capelinhas dos Passos da Paixão de Cristo é uma tradição herdada dos costumes portugueses e ainda presente em algumas cidades mais antigas, como Itapecerica.

    No centro da cidade tem algumas capelas que representam os Passos da Paixão de Cristo. Todas elas compõem o cenário das celebrações da Semana Santa, quando os fieis e os sacerdotes encenam as dores de Nossa Senhora. Algumas das capelas permanecem abertas durante o dia e são locais de orações dos devotos.

    Capela dos Passos
    Capela dos Passos
    Capela dos Passos – Santa Bárbara
    Capela dos Passos – Santa Bárbara
    Capela dos Passos – Santa Rita
    Capela dos Passos – Santa Rita
    Capela dos Passos – Santa Rita
    Capela dos Passos
    Capela dos Passos

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Ruta de Los Salares – Deserto de Atacama (Chile)

      O tour Ruta de Los Salares que contratamos é repleto de atrativos: Mirador Volcán Licancabur, Mirador Quebrada Quepiaco, Mirador Salar de Pujsa, Monjes de La Pacana, Salar y Laguna de Tara, Mirador Salar de Loyoques (Salar de Quisquiro). Este foi nosso quinto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. O […]

        Geyser del Tatio – Deserto de Atacama (Chile)

        O tour Geyser del Tatio (Gêiser de Tatio) foi nosso sétimo e último destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 8 de novembro de 2023. Saímos de madrugada, em torno de 5 horas, quando a van passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. O passeio é […]

          Tour Astronômico – Deserto de Atacama (Chile)

          O Tour Astronômico que contratamos foi nosso sexto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. Por volta das 23 horas, o motorista passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. Durante o dia, fizemos o roteiro Rutas de Los Salares; ambos foram contratados […]

            Valle del Arcoiris – Petroglifos de Yerbas Buenas – Deserto de Atacama (Chile)

            O tour Valle del Arcoiris e Petroglifos de Yerbas Buenas foi um passeio 2 em 1, nosso terceiro destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 6 de novembro de 2023. Normalmente, poderá encontrar este passeio apenas com o nome de Vale do Arco-íris, mas ele engloba as duas atrações. Saímos pela manhã, em torno […]

              Laguna Cejar – Deserto de Atacama (Chile)

              O tour da Laguna Cejar que contratamos tem quatro atrativos: a Laguna Cejar e a Laguna Piedra (onde entramos na água) e mais dois, distantes 10 Km adiante: a Laguna Tebinquinche e Ojos del Salar. Todos os atrativos estão no Salar do Atacama. Este foi nosso quarto destino no Deserto de Atacama, no dia 6 […]

                Salar de Atacama – Trópico de Capricórnio – Lagunas Altiplânicas – Piedras Rojas – Deserto de Atacama (Chile)

                O tour Salar de Atacama, Trópico de Capricórnio, Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas foi um passeio 4 em 1, nosso segundo destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 5 de novembro de 2023. Por volta de 6h30, o guia Felipe, auxiliado pelo motorista Hugo (que também é guia), passou para nos pegar no Hotel Don […]