Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Lagos – Portugal

    Estivemos em Lagos apenas uma vez e foi bem corrido. Fizemos este passeio no dia 2 de março de 2018, sexta-feira. Além de Lagos, neste dia, nós passamos em Sagres, Portimão e Albufeira. Este post é apenas de Lagos e faz parte do roteiro “Portugal – Diário 2″ e do post ” Lagos, Sagres, Portimão e Albufeira – Portugal (Diário 2)”.

    A distância aproximada de Lisboa para Lagos é de 300 Km e de Faro para Lagos é de 90 Km – é possível fazer um bate e volta.

    Nossas férias de fevereiro de 2018 começaram por Barcelona – Espanha, em seguida Porto, Coimbra e Faro – Portugal, Sevilha – Espanha e finalizamos em Lisboa – Portugal. 

    Estávamos hospedados em Faro (região do Algarve em Portugal) e fizermos um bate e volta em Lagos, Sagres, Portimão e Albufeira, também na região do Algarve. 

    Fomos de carro em uma viagem bem tranquila. Estrada excelente, pista dupla, com pedágio, bem sinalizada.

    Por curiosidade consultei na Web sugestões de quantos dias ficar em Lagos – a maioria sugere pelo menos dois dias para conhecer o principal. Nós tínhamos apenas umas duas horas, ou seja, foi apenas para ter uma amostra.

    A cidade estava bem vazia, pois era inverno e o tempo estava instável, saía o sol, mas o tempo fechava rapidamente, alternado esta situação.

    Foi a cidade com as praias mais bonitas que visitamos no Algarve. De Faro fomos direto para a Praia de Dona Ana – (são apenas 90 km). Em seguida, a Praia do Camilo (comentários excelentes no Tripadvisor ) e depois Ponta da Piedade. Não conhecemos a cidade, a intenção era apenas conhecer as praias, que estão concentradas em uma extensão de 2 Km, desta forma, gastamos pouquíssimo tempo no deslocamento.

    Vista do alto da Praia do Camilo

    Praia de Dona Ana

    O nome da praia foi dado em homenagem à freira Ana, que vivia no convento das freiras de Lagos. Durante a 1ª Guerra Mundial, os soldados invadiram o convento e assassinaram todas as freiras, à exceção de Dona Ana, que conhecia o acesso a um túnel entre o convento e a praia, por onde ela fugiu, sendo a única sobrevivente.

    Em 2018 a Praia de Dona Ana foi eleita a 2ª melhor Praia Portuguesa pelo TripAdvisor.

    Praia do Camilo

    O acesso às Praias do Camilo e de Dona Ana é feito por escadas de madeira. Assim sendo, quem tem problemas de locomoção, só conseguirá curtir o visual de cima.

    Escadas da Praia de Dona Ana
    Escadas da Praia do Camilo

    Ponta da Piedade

    Na Ponta da Piedade, além de apreciar a belíssima paisagem, você também pode fazer um passeio de barco – nós não fizemos.

    Passeio de barco

    Para se chegar mais perto do nível do mar,  o acesso é por escadas de alvenaria.

    Escadas da Ponta da Piedade
    Final da escada na Ponta da Piedade

    Nela também está localizado o Farol da Ponta da Piedade de 1913, com seus 51 metros de altura.

    Farol Ponta da Piedade
    Farol Ponta da Piedade

    Próximo das praias que visitamos estão também as Praias do Estudante, do Batata e do Pinhão.

    Esta região é conhecida como Costa D’Oiro, devido a cor amarelada das falésias.

    A paisagem das praias vista de cima é maravilhosa, mas vista da própria praia também é. 

    Próximo às praias há estacionamentos, que no inverno ficam vazios, mas imagino que no verão sejam muito concorridos. 

    Visitamos os 3 pontos de interesse em 2 horas, o que acabou deixando a gente um pouco frustrado diante de tão pouco tempo para tanta beleza. Apesar da Praia de Dona Ana ser reconhecida como uma das mais bonitas do mundo, eu diria que a Praia do Camilo não fica atrás e que a Ponta da Piedade tem um visual mais bonito ainda, de emocionar, apesar da praia ser bem pequena.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros – GO

      A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]

        Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO

        Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]

          Ferney-Voltaire – França

          Ferney-Voltaire é uma comuna francesa localizada ao leste, entre as Montanhas Jura e a fronteira com a Suíça. Está a 8 km da Estação Central de Cornavin (Gare de Cornavin), em Genebra – Suíça, e a 6 km do Aeroporto Internacional de Genebra. Tem uma população em torno de 12 mil habitantes. Antes de 1878, a cidade se chamava apenas […]

            Cruzeiro MSC Grandiosa

            A MSC Cruzeiros é a terceira maior empresa de cruzeiros do mundo e faz parte da Mediterranean Shipping Company (MSC), segunda maior operadora de transporte de carga do mundo. Ela foi fundada em 1988 como uma empresa suíço-italiana e está sediada Genebra (Suíça). Atualmente, tem 22 navios de cruzeiro e deve fechar 2026 com 24 […]

              Países Baixos (Holanda)

              Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]

                Amsterdã – Países Baixos

                A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]