Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Mafra – Portugal

    Estivemos em Mafra apenas uma vez e foi bem corrido. Fizemos este passeio no dia 4 de novembro de 2018, domingo. Além de Mafra, neste dia, nós passamos em Ericeira. Este post é apenas de Mafra e faz parte do roteiro “Portugal – Diário 3″ e do post ” Ericeira e Mafra – Portugal (Diário 3)”.

    A distância aproximada de Lisboa para Mafra é de 40 Km – é possível fazer um bate e volta.

    Mafra


    Chegamos em Mafra com o único objetivo de conhecer o Palácio Nacional de Mafra. Ainda bem que reservamos a parte da tarde, pois começou a chover, mas como era em uma área fechada não atrapalhou. Estacionamos o carro na lateral do Palácio. Para mais informações sobre a visitação clique aqui.

    Palácio Nacional de Mafra


    Mafra é famosa pelo seu palácio-convento, mandado construir por D. João V no século XVIII e que constitui a mais grandiosa obra do barroco português. O edifício ocupa uma área aproximada de quatro hectares (37.790 m²).

    Os destaques da visita são o Palácio, o Convento, a Biblioteca e a Basílica . Foi uma pena não termos conhecido a Basílica, pois no dia teria um concerto no final da tarde e ela estava fechada, mas de dentro do palácio é possível admirar uma parte através de vidros.

    Logo no início da visita nos deparamos com uma obra muito curiosa que representa a decapitação dos frades franciscanos Berardo, Pedro, Acúrcio, Adjuto e Otão, que foram enviados em 1219 para evangelizar a Espanha, acompanhados também do frade Vital, que ficou em Aragão por estar doente. Em Sevilha, então em posse dos mouros, pregaram o Evangelho ao Rei muçulmano, que os deportou para o Marrocos. Perseverando na evangelização aos marroquinos, acabaram por ser decapitados em 1226, o ano da morte de São Francisco. A notícia do seu martírio inspirou a mudança de Sto. Antônio da Ordem dos Cônegos Regrantes de Sto. Antônio para Ordem de São Francisco. Foram, assim, os primeiros mártires Franciscanos.

    Santos Mártires de Marrocos

    O Palácio ocupa todo o andar nobre do edifício de Mafra e os dois torreões, sendo o do Norte destinado ao Rei e o do Sul à Rainha, ligados por uma longa galeria de 232 metros – o maior corredor palaciano na Europa – usada para o “passeio” da corte, tão ao gosto do séc. XVIII. Aqui os súditos esperavam pelas audiências reais,  exibiam as joias e os vestidos ou teciam as intrigas políticas e amorosas. 

    O Palácio do Rei e o da Rainha funcionavam separadamente, cada um com as suas cozinhas, as despensas, os quartos dos Camaristas ou das Damas no 1º piso, os aposentos reais no piso nobre e os criados nos mezaninos (sótãos). Para os príncipes estava destinado um palacete na extremidade Nordeste do edifício e para as princesas, outro à Sudeste. Ambos funcionavam também separadamente.

    Foi neste Palácio que D. Manuel II passou a última noite no reino, de 4 para 5 de outubro de 1910, antes de partir para o exílio – partiu da Praia dos Pescadores em Ericeira (citei este fato no texto sobre Ericeira).

    O Convento foi concebido inicialmente para 13 frades, porém, foi sofrendo sucessivas alterações, acabando num imenso edifício para 300 frades da Ordem de São Francisco. 

    Basílica do Palácio

    Ela ocupa a parte central do edifício com uma torre sineira de cada um dos lados. Foi feita segundo o desenho de João Frederico Ludovici, ourives de origem alemã que, após longa permanência na Itália, a concebeu ao estilo barroco italiano.

    Basílica do Palácio Nacional de Mafra
    Basílica do Palácio Nacional de Mafra

    Biblioteca do Palácio

    É uma das mais importantes bibliotecas portuguesas, com um valioso acervo de aproximadamente 36.000 volumes, entre eles algumas obras raras. O acesso é permitido somente até a porta, de onde é possível admirá-la.

    Biblioteca do Palácio de Mafra

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Museu Casa Kubitschek (Belo Horizonte – MG)

      O  Museu Casa Kubitschek – MCK, está localizada em Belo Horizonte, no Bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima – 4188, em frente ao calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. Ele está a 700 metros da Igrejinha da Pampulha (post do Brasília na Trilha). A casa modernista foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre os […]

        Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis – Igrejinha da Pampulha (Belo Horizonte – MG)

        O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha, está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. A Igrejinha da Pampulha foi a última edificação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 2016, o Conjunto conquistou o […]

          Belo Horizonte – MG

          Belo Horizonte, cidade centenária, é a capital do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2021 era de 2,5 milhões de habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e o primeiro de seu estado. Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, tem muitas opções de passeio, tenha certeza de que vai precisar de mais de uma […]

            Praça Israel Pinheiro – Praça do Papa (Belo Horizonte – MG)

            A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, está localizada em uma das regiões mais altas de Belo Horizonte (1.100 metros de altitude), no Bairro Mangabeiras, quase aos pés da Serra do Curral. Seguindo pela região central da cidade pela Avenida Afonso Pena, chegará à Praça da Bandeira, é só continuar subindo por […]

              Feira de Arte e Artesanato – Feira Hippie (Belo Horizonte – MG)

                A Feira de Arte e Artesanato é realizada aos domingos, das 7 às 14 horas, no centro da cidade, na Avenida Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. O Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti  (post do Brasília na Trilha) estão localizados em frente à feira. A Feira […]

                Parque Municipal Américo Renné Giannetti (Belo Horizonte – MG)

                O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o mais antigo e principal parque de Belo Horizonte, localizado no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena, onde é realizada todos os domingos a famosa e tradicional Feira de Arte e Artesanato (Feira Hippie) (post do Brasília na Trilha). Praticamente dentro da área do parque está […]