Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália, com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Victória. Está localizada na Baía de Port Phillip, onde, no ponto mais ao norte, situa-se o centro da cidade, próximo ao estuário do Rio Yarra.
Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada cidade em 1847, pela Rainha Victória, e se tornou capital da colônia recém-criada de Victória em 1851. Depois da criação da Federação da Austrália, em 1901, a cidade serviu como sede provisória do governo até 1927.
Durante a corrida do ouro vitoriana da década de 1850, transformou-se em uma das maiores e mais ricas cidades do mundo.
Melbourne está a 870 km de Sydney e a 660 km da capital da Austrália, Camberra. Veja no mapa abaixo a localização de Melbourne e das principais cidades da Austrália.
Nossa chegada à Austrália foi por Sydney, onde fizemos uma conexão para Melbourne. Chegamos em Melbourne no dia 5 de agosto de 2023, sábado, às 22 horas, para uma estadia de mais de 30 dias.
Apesar de cansados com a longa viagem, já iniciamos os passeios no dia seguinte com força total, caminhando por cerca de 15 km pela região central da cidade. Estávamos tão cansados que registramos pouco do que vimos na memória. Mas era importante segurar o sono e o cansaço até a noite.
Nesta viagem, a família Brasília na Trilha estava completa. Eu e minha esposa saímos do Brasil; nossa filha, saiu de Lisboa, onde mora; e nos juntamos a nosso filho, que mora em Melbourne.
Aqui farei posts com o resumo do que fizemos em cada dia, no formato de diário; e também posts mais completos por grupos de interesse, como museus, parques, igrejas, mercados, entre outros.
Nosso primeiro dia de passeio. Saímos pela manhã e fizemos o reconhecimento da região próxima de onde nos hospedamos (Collins Street – 241). Em seguida, partimos para uma longa caminhada para tentarmos nos ajustar mais rápido ao fuso horário, pois se ficássemos em casa iriamos acabar dormindo e seria mais difícil entrar no ritmo.
Nosso apartamento não poderia estar em uma localização melhor: de frente para a Collins Street, uma rua muito movimentada, cheia de atrativos, que irei descrever ao longo do post. Descendo a Collins Street viramos à direita no primeiro quarteirão na Elizabeth Street; dois quarteirões depois viramos à direita novamente, na Bourke Street, rua da grande loja Myer, e seguimos até o seu final, onde está o Parlamento de Victória. Ao lado, o Jardim do Parlamento.
Caminhamos mais uma pequena distância para conhecer duas igrejas e dois parques: a Catedral de St. Patrick (São Patrício), igreja católica; e a St. Peter’s Eastern Hill, uma igreja anglicana; e os Parques Treasury Gardens e Fitzroy Gardens (os links do Brasília na Trilha).
Seguimos depois para a região que margeia o Rio Yarra, uma caminhada de 1,5 km aproximadamente. Atravessamos a Ponte Princess sobre o Rio Yarra (um dos muitos cartões postais da cidade) e fomos almoçar em uma praça de alimentação do Cassino Crown. Passamos rapidamente pelo Centro de Convenções, que fica ao lado. Essa região é uma das mais turísticas da cidade e ali voltamos diversas vezes para explorar cada cantinho nos dias seguintes.
Para finalizar, fomos conhecer a Federation Square, localizada ao lado da famosa estação de trem Flinders Station e da Princess Bridge, e a apenas 600 metros de nosso apartamento. Foi nesta praça que montaram telões para que a população pudesse assistir aos jogos da Copa do Mundo de Futebol Feminino, que estava acontecendo ainda no mês de agosto. Ao redor da praça estão dois museus sobre os quais comentarei no post sobre museus.
Ficamos muito cansados neste dia, mas tivemos uma excelente amostra de como seriam interessantes nossos dias em Melbourne.
Levantamos um pouco mais tarde, tomamos o café da manhã bem devagar e saímos para conhecer apenas a Igreja anglicana St Paul’s, localizada em frente a Flinders Station e a apenas um quarteirão de nosso apartamento. Às quartas-feiras, às 13 horas, tem concerto nesta igreja (solicitam uma contribuição, não obrigatória). Nós assistimos a um dos concertos na última semana de nossa estadia.
Em seguida fomos ao supermercado Coles (na Elizabeth Street), onde passaríamos quase todos os dias. Voltamos para casa para almoçarmos.
À tarde, atravessamos a Princess Bridge sobre o Rio Yarra para conhecermos a National Gallery of Victoria – NGV Internacional, localizada na St Kilda Rd, em um edifício bem grande, que chama a atenção. Além de exposições pagas há exibições gratuitas.
Seguimos caminhando até o Santuário da Lembrança (Shrine Remembrance), mais um cartão postal da cidade. O Shrine é a união de um museu com um monumento, rodeado de belíssimas paisagem.
Ao lado do Shrine, mais uma maravilha da cidade – o Royal Botanic Gardens Victoria (Jardim Botânico de Melbourne).
Na volta para casa passamos pelos jardins Kings Domain, Queen Victoria Gardens e o Alexander Gardens (ao lado do Rio Yarra).
Pegamos o calçadão às margens do Rio Yarra até o Five Gays, onde lanchamos.
Já estava escuro quando voltamos para casa, antes, contemplamos a iluminação desta região do Rio Yarra.
Como fui para a Austrália antes do resto da família Brasília na Trilha, aproveitei para visitar uma amiga que mora em Gold Coast. A região é muito conhecida por suas belíssimas praias e por sua semelhança com o clima e as paisagens brasileiras. Não é à toa que há muitos brasileiros morando por lá. O […]
Inicialmente, a Vinícola Concha y Toro não estava em nosso roteiro, mas dois outros passeios foram cancelados em cima da hora por causa do mal tempo (Cajón del Maipo e Portillo), então, optamos por fazer um passeio a uma das maiores vinícolas do mundo, produtora dos renomados vinhos Casillero del Diablo, Marques de Casa Concha […]
Santiago e Deserto de Atacama Depois de muitas viagens acompanhados pelos filhos, desta vez viajamos apenas minha esposa e eu, para comemorarmos nossos 35 anos de casados e meus 60 anos de idade. O destino escolhido foi o Chile e a viagem foi realizada do dia 30 de outubro ao dia 13 de novembro. Neste […]
Contratamos o passeio a Valparaiso e Viña del Mar da empresa Lucas Carvalho Turismo no mês anterior à viagem. A sede é em Santiago, mas a equipe é quase toda brasileira e o contato foi via WhatsApp. O tour foi executado pela empresa Zerando o Chile, do também brasileiro Tales, parceiro de Lucas em Santiago. […]
Visitamos alguns museus muito interessantes e gratuitos em Melbourne. A cidade tem alguns museus pagos, que vou citar aqui, mas não fomos a nenhum. National Gallery of Victoria – NGV Internacional A National Gallery of Victoria foi fundada em 1861, sendo a galeria de arte mais antiga e a maior da Austrália. A Coleção NGV está […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]