Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Palácio da Liberdade (Belo Horizonte – MG)

    O Palácio da Liberdade está localizado em frente à Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, região central de Belo Horizonte.

    A visitação ao Palácio é gratuita e é realizada somente nos finais de semana. O agendamento é feito a partir de quinta-feira no site www.sympla.com.br/appa. A entrada ao Palácio é pela lateral na Avenida Cristóvão Colombo.

    A visitação é realizada nos fins de semana, com grupos reduzidos de até 12 pessoas nos seguintes horários: 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. As visitas ao interior do palácio são guiadas e têm duração estimada de 40 minutos; a visitação aos jardins é livre.

    A história do Palácio da Liberdade está ligada à elevação de Belo Horizonte a capital do estado de Minas Gerais. Em 1893, o arraial Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey foi elevado à categoria de município e passa a ser a capital de Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto, sob a denominação de Cidade de Minas. No mesmo ano, os trabalhos de construção da cidade planejada foram iniciados pela Comissão Construtora da Nova Capital.

    O Palácio da Liberdade foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães e reflete a influência do estilo francês. Foi inaugurado no ano de 1898.

    O Palácio foi a Sede Administrativa do Governo de Minas Gerais por muitos anos, além de servir de residência para os governadores. Atualmente, a sede administrativa do governo está instalada no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa – distante 21 km dali. Ao longo dos anos, mesmo com a existência do Palácio Tiradentes, alguns governadores ainda utilizaram o Palácio da Liberdade como local de trabalho. A partir de 2019, o Palácio deixou de ser usado como sede administrativa do governo.

    O site do Circuito da Liberdade descreve o que podemos ver em seu interior: “No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário.” Eu acrescentaria ainda a sala com os quadros de todos os governadores e uma galeria com a descrição cronológica dos fatos mais relevantes relacionados à criação da nova capital, do palácio e do circuito turístico da liberdade.

    Para conhecer um pouco melhor o interior do Palácio da Liberdade assista o vídeo no Youtube, produzido pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade.

    Na área externa do Palácio, além de admirarmos a arquitetura do edifício, podemos caminhar pelos jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês. Os jardins passaram por várias reformulações, uma delas foi a inclusão das grades que cercam o palácio. No jardim podemos destacar a estufa, o lago, o quiosque, as diversas espécies de árvores, o busto de Tiradentes, postes de iluminação em ferro fundido, entre outras.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]