O Palácio da Liberdade está localizado em frente à Praça da Liberdade, no bairro Funcionários, região central de Belo Horizonte.
A visitação ao Palácio é gratuita e é realizada somente nos finais de semana. O agendamento é feito a partir de quinta-feira no site www.sympla.com.br/appa. A entrada ao Palácio é pela lateral na Avenida Cristóvão Colombo.
A visitação é realizada nos fins de semana, com grupos reduzidos de até 12 pessoas nos seguintes horários: 10h, 11h, 13h, 14h e 15h. As visitas ao interior do palácio são guiadas e têm duração estimada de 40 minutos; a visitação aos jardins é livre.
A história do Palácio da Liberdade está ligada à elevação de Belo Horizonte a capital do estado de Minas Gerais. Em 1893, o arraial Nossa Senhora da Boa Viagem do Curral del Rey foi elevado à categoria de município e passa a ser a capital de Minas Gerais, em substituição a Ouro Preto, sob a denominação de Cidade de Minas. No mesmo ano, os trabalhos de construção da cidade planejada foram iniciados pela Comissão Construtora da Nova Capital.
O Palácio da Liberdade foi projetado pelo arquiteto José de Magalhães e reflete a influência do estilo francês. Foi inaugurado no ano de 1898.
O Palácio foi a Sede Administrativa do Governo de Minas Gerais por muitos anos, além de servir de residência para os governadores. Atualmente, a sede administrativa do governo está instalada no Palácio Tiradentes na Cidade Administrativa – distante 21 km dali. Ao longo dos anos, mesmo com a existência do Palácio Tiradentes, alguns governadores ainda utilizaram o Palácio da Liberdade como local de trabalho. A partir de 2019, o Palácio deixou de ser usado como sede administrativa do governo.
O site do Circuito da Liberdade descreve o que podemos ver em seu interior: “No interior do Palácio podem ser vistos os candelabros em bronze dourado, o piso em parquet, seus lustres em cristal, os painéis alegóricos, seus torreões, a beleza da escadaria principal encomendada a uma empresa da Bélgica e o rico mobiliário.” Eu acrescentaria ainda a sala com os quadros de todos os governadores e uma galeria com a descrição cronológica dos fatos mais relevantes relacionados à criação da nova capital, do palácio e do circuito turístico da liberdade.
** clique na foto para ampliar
Para conhecer um pouco melhor o interior do Palácio da Liberdade assista o vídeo no Youtube, produzido pelo Circuito Cultural Praça da Liberdade.
Na área externa do Palácio, além de admirarmos a arquitetura do edifício, podemos caminhar pelos jardins, projetados originalmente por Paul Villon seguindo o estilo inglês. Os jardins passaram por várias reformulações, uma delas foi a inclusão das grades que cercam o palácio. No jardim podemos destacar a estufa, o lago, o quiosque, as diversas espécies de árvores, o busto de Tiradentes, postes de iluminação em ferro fundido, entre outras.
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra. Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]
Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]
Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]
Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]
Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]