O Parque das Águas está localizado em São Lourenço, sul de Minas Gerais, em frente à Praça João Lage. A cidade está inserida no Circuito das Águas de Minas Gerais.
Atualmente, o Parque das Águas é administrado pela Minalba Brasil, que além de cuidar de toda a sua estrutura, também capta, engarrafa e distribui a água de São Lourenço para o Brasil e exterior.
Para conhecer mais sobre a cidade de São Lourenço veja o post do Brasília na Trilha (será publicado nos próximos dias).
A cidade é repleta de atrações, mas com certeza o Parque das Águas é a principal delas, atraindo turistas de todo o mundo por suas famosas fontes de água mineral e pelos banhos medicinais do balneário.
O Parque está na região central da cidade onde se encontram também grande parte dos hotéis, cafés, restaurantes e lojas.
O Parque das Águas foi criado em 1936, tem uma área de 430 mil m² e nove fontes de águas minerais (magnesiana e alcalina, gasosa, sulfurosa, carbogasosa e ferruginosa), cada uma com suas propriedades terapêuticas e medicinais. Ele é dividido em três partes: Parque Novo, Central e Amor. A divisa entre os Parques Amor e Central com o Parque Novo é nítida, pois é necessário atravessar por um túnel sob a Rua Dr. Saturnino da Veigapara chegar ao Parque Novo, também chamado Parque II. As duas outras partes, Amor e Central são interligadas.
O Parque abre todos os dias da semana e o ingresso custa R$ 20,00 a inteira, R$ 10,00 a meia entrada (preços de junho de 2023). Tem uma opção de ingresso que dá direito a sair e retornar no mesmo dia. Já os residentes têm a opção de comprar uma cartela com 10 ingressos, apenas para caminhar em horários específicos, que é bem mais barata.
Veja o mapa que consta na foto acima no site do parque, onde é possível ampliar cada atrativo, para ter uma localização mais precisa.
Além do Parque ser dividido em três partes (Central, Amor e Novo) ele é dividido em Circuitos. São 4: da Fé, da Família, da Saúde e Zen. Ao longo deste post é possível identificar as atividades desses circuitos.
As nove fontes de água mineral estão localizadas no Parque do Amor e Central. Em todas as fontes há placas indicando a composição química da água e para o que são indicadas. Tem água para todos os gostos.
A minha preferida é a Fonte Oriente, de água gasosa. É uma das mais conhecidas, tendo em vista a sua comercialização em grande parte do país desde 1890.
Uma das fontes do Parque é diferenciada das demais, a Fonte Sulfurosa Jaime Sotto Mayor, pois além de água, é claro, ela expele de seu interior o gás sulfúrico. Este gás pode ser inalado para tratar sinusite, rinite e males respiratórios (observe as recomendações em uma placa na fonte).
Cada pessoa pode reagir de forma diferente com a ingestão das águas, então uma recomendação que sempre ouvi e sigo é não beber de todas as fontes e não abusar de nenhuma delas, pois podem ter um efeito laxativo. Outra dica é levar o seu próprio copo ou garrafinha, pois fica mais fácil beber a água e é mais higiênico também.
Além das fontes de água mineral que são o principal motivo do Parque existir, o Parque Central e o Parque do Amor oferecem outras atrações:
Visitar os Parques Central e o do Amor já é muito bom, mas ter ainda o Parque Novo (Parque II), é completar a visita com chave de ouro.
Os destaques do Parque Novo são:
Observo que muitos turistas nem chegam a explorar esta parte do parque. Se for ficar vários dias na cidade é um bom local para se exercitar e também descansar.
Ao lado da portaria tem uma Cafeteria onde você pode tomar um café especial com bolo e pão de queijo.
Ao redor do Parque há mata, mas só agora encontrei a informação de que existe por lá a Trilha do Pau-Brasil. Não sei a extensão dela e nem onde se inicia, mas da próxima vez vai ser a primeira atração que vou procurar.
O Parque das Águas é um lugar para visitar com calma, em mais de um dia, observando e curtindo cada pedacinho. Tem opções de lazer para todas as idades, desde crianças a idosos. Saímos revigorados de lá.
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]