Estivemos em Peniche apenas uma vez e foi bem corrido. Fizemos este passeio no dia 2 de novembro de 2018, sexta-feira. Além de Peniche, neste dia, nós passamos em Óbidos, Nazaré e Leiria, onde dormimos. Este post é apenas de Peniche e faz parte do roteiro “Portugal – Diário 3″ e do post ” Peniche, Óbidos, Nazaré e Leiria – Portugal (Diário 3)”.
A distância aproximada de Lisboa para Peniche é de 100 Km – é possível fazer um bate e volta.
Saímos de Lisboa às 9 horas da manhã para Peniche – é a cidade mais ocidental da Europa, localizada em uma península. No mapa abaixo estão os locais que visitamos – é possível observar que demos praticamente uma volta pela península, mas com certeza vimos apenas uma amostra da cidade.
Entramos na cidade e rapidamente estávamos no Forte de Peniche.
Foi mandado edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV. Um marco histórico desta fortaleza foi ter sido uma prisão política durante o regime ditatorial e fascista de Salazar. Desde novembro de 2017 está fechado para obras de restauração – será o Museu Nacional da Resistência e Liberdade. Não consegui informação de quando será aberto novamente. Fizemos um pequeno passeio por uma de suas laterais.
Ao lado da fortaleza está o Cabo Avelar Pessoa, onde tem um amplo estacionamento, agências de passeio de barco e um calçadão. A estátua abaixo é uma homenagem “Ao Homem do Mar” e está na entrada do estacionamento. Não fomos até o fim do calçadão, onde imagino ter uma bonita vista do mar e também da fortaleza, pois estava garoando e ventava muito forte. Deste ponto saem passeios de barco para o Arquipélago de Berlengas – pelo que pesquisei é muito bonito – são apenas 45 minutos de barco e é possível ficar na ilha por algumas horas, ou seja, tem que reservar um dia inteiro para o passeio.
Em seguida fomos para a região central. Foi bem difícil encontrar estacionamento. Paramos ao lado da Igreja de São Pedro.
Foi construída no século XVI e restaurada em 2014 – é a maior de Peniche, mas infelizmente estava fechada.
Monumento à Rendilheira
Caminhamos até o Parque Memorial, onde está o Monumento à Rendilheira do escultor leiriense Fernando Marques – é uma estátua que presta homenagem às mulheres que mantêm a tradição da renda de bilros – muito presente na região, inclusive na cidade tem um museu retratando esta arte. Andamos por todo o jardim, apreciando tudo.
Pegamos o carro e seguimos para o nosso próximo destino, o litoral norte de Peniche. Percorremos a Estrada Marginal Norte – qualquer lugar nesta estrada é bonito, mas destaco alguns pontos de observação mais conhecidos: Cabo Carvoeiro, Farol do Cabo Carvoeiro, Miradouro da Cruz dos Remédios, Varanda de Pilatos e a Praia do Portinho.
É o cabo mais ocidental da costa continental portuguesa, a norte do Cabo da Roca (o mais ocidental) – de lá é possível avistar o Arquipélago de Berlengas.
Está em funcionamento desde 1790 com 27 metros de altura – visitação às quartas-feiras de 14 às 17 horas.
Miradouro da Cruz dos Remédios
Tem uma vista muito bonita, mas requer bastante atenção, pois não tem nenhum tipo de proteção.
Varanda de Pilatos
Mais um bonito miradouro.
Praia do Portinho da Areia do Norte
Está próxima da Península de Papôa, conhecida por ondas muito grandes e nosso último destino em Peniche.
Em uma ponta está o Cabo Carvoeiro e na outra a Praia do Portinho, distantes apenas 3 km um do outro.
Na costa de Peniche aconteceram alguns naufrágios famosos, o maior deles foi o do galeão espanhol San Pedro de Alcântara em 1786, que saiu do Peru para Cádis (Espanha) com cobre, ouro e prata. Tratava-se de um navio de guerra com 64 canhões e vitimou 128 pessoas.
O Museu Casa Kubitschek – MCK, está localizada em Belo Horizonte, no Bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima – 4188, em frente ao calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. Ele está a 700 metros da Igrejinha da Pampulha (post do Brasília na Trilha). A casa modernista foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre os […]
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha, está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. A Igrejinha da Pampulha foi a última edificação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 2016, o Conjunto conquistou o […]
Belo Horizonte, cidade centenária, é a capital do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2021 era de 2,5 milhões de habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e o primeiro de seu estado. Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, tem muitas opções de passeio, tenha certeza de que vai precisar de mais de uma […]
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, está localizada em uma das regiões mais altas de Belo Horizonte (1.100 metros de altitude), no Bairro Mangabeiras, quase aos pés da Serra do Curral. Seguindo pela região central da cidade pela Avenida Afonso Pena, chegará à Praça da Bandeira, é só continuar subindo por […]
A Feira de Arte e Artesanato é realizada aos domingos, das 7 às 14 horas, no centro da cidade, na Avenida Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. O Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (post do Brasília na Trilha) estão localizados em frente à feira. A Feira […]
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o mais antigo e principal parque de Belo Horizonte, localizado no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena, onde é realizada todos os domingos a famosa e tradicional Feira de Arte e Artesanato (Feira Hippie) (post do Brasília na Trilha). Praticamente dentro da área do parque está […]