Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Peniche – Portugal

    Estivemos em Peniche apenas uma vez e foi bem corrido. Fizemos este passeio no dia 2 de novembro de 2018, sexta-feira. Além de Peniche, neste dia, nós passamos em Óbidos, Nazaré e Leiria, onde dormimos. Este post é apenas de Peniche e faz parte do roteiro “Portugal – Diário 3″ e do post ” Peniche, Óbidos, Nazaré e Leiria – Portugal (Diário 3)”.

    A distância aproximada de Lisboa para Peniche é de 100 Km – é possível fazer um bate e volta.

    Peniche

    Saímos de Lisboa às 9 horas da manhã para  Peniche – é a cidade mais ocidental da Europa, localizada em uma península. No mapa abaixo estão os locais que visitamos – é possível observar que demos praticamente uma volta pela península, mas com certeza vimos apenas uma amostra da cidade. 

    Entramos na cidade e rapidamente estávamos no Forte de Peniche.

    Forte de Peniche

    Foi mandado edificar por D. João III em 1557 e concluída em 1645 por D. João IV. Um marco histórico desta fortaleza foi ter sido uma prisão política durante o regime ditatorial e fascista de Salazar. Desde novembro de 2017 está fechado para obras de restauração – será o Museu Nacional da Resistência e Liberdade. Não consegui informação de quando será aberto novamente. Fizemos um pequeno passeio por uma de suas laterais.

    Forte de Peniche
    Forte de Peniche
    Forte de Peniche
    Forte de Peniche

    Ao lado da fortaleza está o Cabo Avelar Pessoa, onde tem um amplo estacionamento, agências de passeio de barco e um calçadão. A estátua abaixo é uma homenagem “Ao Homem do Mar” e está na entrada do estacionamento. Não fomos até o fim do calçadão, onde imagino ter uma bonita vista do mar e também da fortaleza, pois estava garoando e ventava muito forte. Deste ponto saem passeios de barco para o Arquipélago de Berlengas – pelo que pesquisei é muito bonito – são apenas 45 minutos de barco e é possível ficar na ilha por algumas horas, ou seja, tem que reservar um dia inteiro para o passeio.

    Monumento Ao Homem do Mar

    Em seguida fomos para a região central. Foi bem difícil encontrar estacionamento. Paramos ao lado da Igreja de São Pedro.

     Igreja de São Pedro

    Foi construída no século XVI e restaurada em 2014 – é a maior de Peniche, mas infelizmente estava fechada. 

    Igreja de São Pedro

    Monumento à Rendilheira

    Caminhamos até o Parque Memorial, onde está o Monumento à Rendilheira do escultor leiriense Fernando Marques – é uma estátua que presta homenagem às mulheres que mantêm a tradição da renda de bilros – muito presente na região, inclusive na cidade tem um museu retratando esta arte. Andamos por todo o jardim, apreciando tudo.

    Monumento à Rendilheira – Parque/Praça de Peniche
    Praça/Parque de Peniche

    Pegamos o carro e seguimos para o nosso próximo destino, o litoral norte de Peniche. Percorremos a Estrada Marginal Norte – qualquer lugar nesta estrada é bonito, mas destaco alguns pontos de observação mais conhecidos: Cabo Carvoeiro, Farol do Cabo Carvoeiro, Miradouro da Cruz dos Remédios, Varanda de Pilatos e a Praia do Portinho.

    Cabo Carvoeiro

    É o cabo mais ocidental da costa continental portuguesa, a norte do Cabo da Roca (o mais ocidental) – de lá é possível avistar o Arquipélago de Berlengas.

    Cabo Carvoeiro – Arquipélago de Berlengas ao fundo

    Farol do Cabo Carvoeiro

    Está em funcionamento desde 1790 com 27 metros de altura – visitação às quartas-feiras de 14 às 17 horas.

    Farol do Cabo Carvoeiro

    Miradouro da Cruz dos Remédios

    Tem uma vista muito bonita, mas requer bastante atenção, pois não tem nenhum tipo de proteção.

    Miradouro da Cruz dos Remédios
    Miradouro da Cruz dos Remédios

    Varanda de Pilatos

    Mais um bonito miradouro.

    Varanda de Pilatos

    Praia do Portinho da Areia do Norte

    Está próxima da Península de Papôa, conhecida por ondas muito grandes e nosso último destino em Peniche.

    Praia do Portinho

    Em uma ponta está o Cabo Carvoeiro e na outra a Praia do Portinho, distantes apenas 3 km um do outro. 

    Na costa de Peniche aconteceram alguns naufrágios famosos, o maior deles foi o do galeão espanhol San Pedro de Alcântara em 1786, que saiu do Peru para Cádis (Espanha) com cobre, ouro e prata. Tratava-se de um navio de guerra com 64 canhões e vitimou 128 pessoas. 

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]