Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras – Lisboa (Portugal)

    O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, mais conhecido por Mãe d’Água das Amoreiras, situa-se na Freguesia de Santo Antônio, ao lado do Jardim das Amoreiras (post do Brasília na Trilha) e bem próximo do Largo do Rato.

    A melhor forma de chegar até lá é ir de metrô até a Estação do Rato (linha amarela) e caminhar cerca de 250 metros, partindo do Largo do Rato pela Rua das Amoreiras.

    Logo no início da Rua das Amoreiras já é possível avistar o Reservatório Mãe d’Água e a parte final do Aqueduto das Águas Livres.

    Final do Largo do Rato e início da Rua das Amoreiras

    A Mãe d’Água das Amoreiras é um grande reservatório de água. Ele é abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres. O Marquês de Pombal foi quem determinou a sua construção e o arquiteto Húngaro Carlos Mardel o projetou em 1754, sendo concluído apenas em 1834, no reinado de D. Maria II. O Arquiteto e o Marquês não chegaram a ver a obra concluída, pois morreram em 1763 e 1782, respectivamente.

    Mardel trabalhou no projeto de 1745 até 1763 (ano da sua morte). Em 1772 o Engenheiro Militar Reinaldo Manuel dos Santos deu continuidade ao projeto, alterando o desenho do edifício, tanto no interior como no exterior. Santos também não chegou a ver a obra pronta, pois morreu em 1791.

    Anexo ao Reservatório está a Casa do Registo, de onde partem duas das principais galerias distribuidoras das Águas Livres, a do Loreto e a da Esperança. Existe também uma pequena galeria que abastece o Chafariz do Rato.

    Largo da Rato – Chafariz do Rato

    O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras é um dos quatro núcleos do Museu da Água da EPAL em Lisboa. A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa, concessionária do abastecimento de água da cidade de 2 de abril de 1868 a 30 de outubro de 1974, quando terminou o contrato de concessão, e é constituída a EPAL – Empresa Pública das Águas de Lisboa, designação que mantida até 1981, quando passa a denominar-se EPAL – Empresa Pública das Águas Livres.

    Entrada do Reservatório

    Na visita é possível conhecer:

    Aqueduto por dentro – poucos metros antes do Reservatório
    Final do Aqueduto antes do Reservatório
    Cascata Arca d’Água vista de frente
    Cascata Arca d’Água

    É possível fazer a visita e apreciar a vista do terraço em menos de 1 hora. A visita é paga e livre.

    O horário de visitação no site da EPAL é de terça-feira a domingo das 10 às 17h30 (fecha para almoço entre 12h30 e 13h30). Já o horário que consta no portão de acesso ao Reservatório é outro. Sugiro ligar antes (telefone 218 100 215) ou enviar e-mail: mda.epal@adp.pt. Nestes contatos é possível obter mais informações e marcar visitas guiadas de grupos.

    Portão de acesso ao Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras (em frente ao Jardim das Amoreiras)

    Saindo da Mae ‘Água das Amoreiras, siga por alguns poucos metros o aqueduto pela Rua das Amoreiras, onde verá o Arco Triunfal das Amoreiras – uma bela obra. É o centésimo nono arco, um dos últimos do aqueduto, construído para comemorar o final da obra do Aqueduto das Águas Livres, em 1834.

    Arco Triunfal das Amoreiras – centésimo nono arco – um dos últimos do aqueduto

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

      O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]

        Bruxelas – Bélgica

        A Região da Capital Bruxelas é composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas (em francês: Bruxelles-Ville ou Ville de Bruxelles e em neerlandês: Stad Brussel), que é a capital da Bélgica. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas tornou-se um importante centro de política internacional, com a presença das principais Instituições da União Europeia, bem como da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).  Historicamente, […]

          Montreaux – Suíça

          As vezes é um desafio escrever sobre os passeios na região dos Alpes Franceses e Suíços, pois realmente todos eles são imperdíveis! Definitivamente é difícil escolher dentro de uma enorme variedade qual deles mais vale a pena. Acho que o ideal é tentar ao máximo alinhar o seu orçamento, com o tempo disponível e seus […]

            Genebra – Suíça

            Genebra, a “Cidade da Paz”, é a segunda cidade mais populosa da Suíça (191 mil habitantes), ficando atrás apenas de Zurique (372 mil habitantes). A capital do país é Berna, quarta maior cidade (133 mil habitantes). Assim como Nova York, Genebra é o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, onde estão sediadas inúmeras organizações […]

              Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros – GO

              A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]

                Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO

                Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]