O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, mais conhecido por Mãe d’Água das Amoreiras, situa-se na Freguesia de Santo Antônio, ao lado do Jardim das Amoreiras (post do Brasília na Trilha) e bem próximo do Largo do Rato.
A melhor forma de chegar até lá é ir de metrô até a Estação do Rato (linha amarela) e caminhar cerca de 250 metros, partindo do Largo do Rato pela Rua das Amoreiras.
Logo no início da Rua das Amoreiras já é possível avistar o Reservatório Mãe d’Água e a parte final do Aqueduto das Águas Livres.
A Mãe d’Água das Amoreiras é um grande reservatório de água. Ele é abastecido pelo Aqueduto das Águas Livres. O Marquês de Pombal foi quem determinou a sua construção e o arquiteto Húngaro Carlos Mardel o projetou em 1754, sendo concluído apenas em 1834, no reinado de D. Maria II. O Arquiteto e o Marquês não chegaram a ver a obra concluída, pois morreram em 1763 e 1782, respectivamente.
Mardel trabalhou no projeto de 1745 até 1763 (ano da sua morte). Em 1772 o Engenheiro Militar Reinaldo Manuel dos Santos deu continuidade ao projeto, alterando o desenho do edifício, tanto no interior como no exterior. Santos também não chegou a ver a obra pronta, pois morreu em 1791.
Anexo ao Reservatório está a Casa do Registo, de onde partem duas das principais galerias distribuidoras das Águas Livres, a do Loreto e a da Esperança. Existe também uma pequena galeria que abastece o Chafariz do Rato.
O Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras é um dos quatro núcleos do Museu da Água da EPAL em Lisboa. A EPAL é sucessora da centenária CAL – Companhia das Águas de Lisboa, concessionária do abastecimento de água da cidade de 2 de abril de 1868 a 30 de outubro de 1974, quando terminou o contrato de concessão, e é constituída a EPAL – Empresa Pública das Águas de Lisboa, designação que mantida até 1981, quando passa a denominar-se EPAL – Empresa Pública das Águas Livres.
Na visita é possível conhecer:
É possível fazer a visita e apreciar a vista do terraço em menos de 1 hora. A visita é paga e livre.
O horário de visitação no site da EPAL é de terça-feira a domingo das 10 às 17h30 (fecha para almoço entre 12h30 e 13h30). Já o horário que consta no portão de acesso ao Reservatório é outro. Sugiro ligar antes (telefone 218 100 215) ou enviar e-mail: mda.epal@adp.pt. Nestes contatos é possível obter mais informações e marcar visitas guiadas de grupos.
Saindo da Mae ‘Água das Amoreiras, siga por alguns poucos metros o aqueduto pela Rua das Amoreiras, onde verá o Arco Triunfal das Amoreiras – uma bela obra. É o centésimo nono arco, um dos últimos do aqueduto, construído para comemorar o final da obra do Aqueduto das Águas Livres, em 1834.
O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]
A Região da Capital Bruxelas é composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas (em francês: Bruxelles-Ville ou Ville de Bruxelles e em neerlandês: Stad Brussel), que é a capital da Bélgica. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas tornou-se um importante centro de política internacional, com a presença das principais Instituições da União Europeia, bem como da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Historicamente, […]
As vezes é um desafio escrever sobre os passeios na região dos Alpes Franceses e Suíços, pois realmente todos eles são imperdíveis! Definitivamente é difícil escolher dentro de uma enorme variedade qual deles mais vale a pena. Acho que o ideal é tentar ao máximo alinhar o seu orçamento, com o tempo disponível e seus […]
Genebra, a “Cidade da Paz”, é a segunda cidade mais populosa da Suíça (191 mil habitantes), ficando atrás apenas de Zurique (372 mil habitantes). A capital do país é Berna, quarta maior cidade (133 mil habitantes). Assim como Nova York, Genebra é o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, onde estão sediadas inúmeras organizações […]
A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]
Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]