Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Sintra – Portugal

    A Vila de Sintra é a sede do município de Sintra, que por sua vez faz parte da região metropolitana de Lisboa (cerca de 30 km de distância; 45 minutos de trem); é o segundo município mais populoso de Portugal, com 385.606 habitantes no senso de 2021.

    O município de Sintra é dividido em 11 freguesias, sendo uma delas formada por Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, oficialmente chamada de União das Freguesias de Sintra, popularmente, apenas Sintra.

    Essas denominações (vila, município, cidade, sede de município e freguesia) usando o mesmo nome, como é o caso de Sintra, parecem bem confusas, então, vou tentar explicar: o município (Sintra) é composto pelo campo ou área rural e pela cidade (Sintra), área urbana; as freguesias são a união de bairros e subdivisões do município, sendo uma delas chamada também de Sintra, e para completar, a vila, que no caso de Sintra, é a Vila de Sintra – sede do município, onde está a Câmara Municipal de Sintra. É onde se concentra um grande número de turistas.

    Para resumir, o que importa mesmo é a beleza de seus castelos, palácios e vistas incríveis. Por isso mesmo é uma das cidades mais visitadas por turistas em Portugal.

    Já estivemos em Sintra várias vezes, nas primeiras, fomos de carro e foi muito bom. Da última vez, em 2022, fomos de trem, e foi melhor ainda.

    Em 2019, o município alterou as regras de circulação de veículos no centro histórico e na serra, a fim de melhorar a circulação e a segurança. Assim, apenas carros de residentes e veículos autorizados podem transitar nesses locais. Caso esteja viajando de carro por Portugal, será preciso deixá-lo no hotel, ou estacionado nas imediações da Estação de Sintra, onde há parquímetros, por no máximo 4 horas; ou ainda em estacionamentos mais afastados (há um perto da estação Portela de Sintra e um na Praça Dom Afonso Henriques), que são gratuitos e sem limite de tempo. Dali, é possível pegar um transfer gratuito para chegar ao centro. Para visitar o Palácio da Pena ou o Castelo dos Mouros, por exemplo, pegue o ônibus 434 – Circuito Pena, no centro histórico da Vila ou vá de táxi ou de transporte por aplicativo.

    Quando for programar sua ida a Sintra é bom saber que lá tem muitos atrativos interessantes e em alguns deles, como o Parque e Palácio da Pena, você pode tranquilamente ficar por lá umas 5 horas, ou seja, não conseguirá conhecer tudo em um ou dois dias apenas. Se tiver tempo, fique por lá uns três dias.

    Se estiver em Lisboa e preferir fazer um bate e volta (ou vários) para SIntra, a melhor opção é ir de trem. Você pode pegar o trem em mais de uma estação em Lisboa, como o Cais do Sodré, Entrecampos, Rossio, Santa Apolônia e Alcântara-Mar.

    Estação de trem Entrecampos (Lisboa)
    Estação de trem de Sintra

    Chegando na Estação de Sintra, se tiver disposição, caminhe menos de 1 km até o centro da Vila de Sintra. No caminho irá passar na frente da Câmara Municipal e em seguida no Largo Dr.Gregório de Almeida onde avistará, alguns metros acima, o Palácio Nacional de Sintra. Um pouco à frente está a Igreja de São Martinho e um Posto de Turismo.

    Quase em frente ao Largo Dr. Gregório está a Rua Padarias (rua pedonal bem estreita), onde está a Casa Piriquita (aproveite para experimentar o doce tradicional da cidade, o travesseiro) e muitas lojinhas de souvenir e artesanato, além dos pequenos restaurantes.

    Continuando na rua pedonal (calçada), passará pela Fonte da Pipa e pelas Escadinhas da Fonte da Pipa e por mais lojinhas e restaurantes. No final das escadinhas está a Estrada da Pena (pegamos um transporte por aplicativo ai para irmos até o Palácio da Pena).

    Em nenhuma de nossas viagens a Sintra fizemos turismo gastronômico, apesar de lá ter alguns restaurantes renomados. Almoçamos algumas vezes na Adega das Caves, retaurante simples, com preço compatível; não é nada especial, mas nos atendeu bem. Ele está localizado antes da subida da rua pedonal das Padarias.

    • Câmara Municipal de Sintra

    Chegando à Estrada da Pena, é preciso decidir para onde prefere ir. Se for para Quinta da Regaleira é mais uma caminhada de 1 km, mas se for para o Parque e Palácio da Pena ou Castelo dos Mouros, o melhor é pegar um transporte por aplicativo, tuk tuk, táxi, van de turismo ou ônibus público. Para quem está sozinho e vai visitar mais de um local, o ônibus pode ser uma boa alternativa. Ele parte da Estação de Trem (ônibus 434) e custa 11,50 € e o ingresso vale por 24 horas.

    Já visitamos em Sintra a Quinta da Regaleira e o Parque e Palácio da Pena, os dois publicados no blog, e são atrações imperdíveis. Já visitamos também o Castelo dos Mouros, o Parque e Palácio de Monserrate, e o Palácio Nacional de Sintra, muito interessantes, mas faz tempo que os visitamos, o blog ainda não existia. Numa próxima ida a Sintra visitaremos esses locais novamente para publicarmos aqui. Outro local a ser visitado é o Parque e Palácio Biester (um pouco antes da Quinta da Regaleira), que foi inaugurado uma semana depois de nosso último passeio a Sintra (2022).

    Dois outros locais que ainda não visitamos, mas gostaríamos de conhecer são: Santuário da Peninha e Convento dos Capuchos.

    Próximo da Vila de Sintra, pertencentes ao município de Sintra, há outros pontos quase obrigatórios para se visitar: o Palácio Nacional e Jardins de Queluz e o Cabo da Roca, ambos publicados aqui no blog.

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Gante – Bélgica

      Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]

        Bruges – Bélgica

        Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]

          Arena MRV – Belo Horizonte – MG

          A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]

            Poços de Caldas – MG

            Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]

              Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

              O  Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]

                Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

                O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]