A Vila de Sintra é a sede do município de Sintra, que por sua vez faz parte da região metropolitana de Lisboa (cerca de 30 km de distância; 45 minutos de trem); é o segundo município mais populoso de Portugal, com 385.606 habitantes no senso de 2021.
O município de Sintra é dividido em 11 freguesias, sendo uma delas formada por Santa Maria e São Miguel, São Martinho e São Pedro de Penaferrim, oficialmente chamada de União das Freguesias de Sintra, popularmente, apenas Sintra.
Essas denominações (vila, município, cidade, sede de município e freguesia) usando o mesmo nome, como é o caso de Sintra, parecem bem confusas, então, vou tentar explicar: o município (Sintra) é composto pelo campo ou área rural e pela cidade (Sintra), área urbana; as freguesias são a união de bairros e subdivisões do município, sendo uma delas chamada também de Sintra, e para completar, a vila, que no caso de Sintra, é a Vila de Sintra – sede do município, onde está a Câmara Municipal de Sintra. É onde se concentra um grande número de turistas.
Para resumir, o que importa mesmo é a beleza de seus castelos, palácios e vistas incríveis. Por isso mesmo é uma das cidades mais visitadas por turistas em Portugal.
Já estivemos em Sintra várias vezes, nas primeiras, fomos de carro e foi muito bom. Da última vez, em 2022, fomos de trem, e foi melhor ainda.
Em 2019, o município alterou as regras de circulação de veículos no centro histórico e na serra, a fim de melhorar a circulação e a segurança. Assim, apenas carros de residentes e veículos autorizados podem transitar nesses locais. Caso esteja viajando de carro por Portugal, será preciso deixá-lo no hotel, ou estacionado nas imediações da Estação de Sintra, onde há parquímetros, por no máximo 4 horas; ou ainda em estacionamentos mais afastados (há um perto da estação Portela de Sintra e um na Praça Dom Afonso Henriques), que são gratuitos e sem limite de tempo. Dali, é possível pegar um transfer gratuito para chegar ao centro. Para visitar o Palácio da Pena ou o Castelo dos Mouros, por exemplo, pegue o ônibus 434 – Circuito Pena, no centro histórico da Vila ou vá de táxi ou de transporte por aplicativo.
Quando for programar sua ida a Sintra é bom saber que lá tem muitos atrativos interessantes e em alguns deles, como o Parque e Palácio da Pena, você pode tranquilamente ficar por lá umas 5 horas, ou seja, não conseguirá conhecer tudo em um ou dois dias apenas. Se tiver tempo, fique por lá uns três dias.
Se estiver em Lisboa e preferir fazer um bate e volta (ou vários) para SIntra, a melhor opção é ir de trem. Você pode pegar o trem em mais de uma estação em Lisboa, como o Cais do Sodré, Entrecampos, Rossio, Santa Apolônia e Alcântara-Mar.
Chegando na Estação de Sintra, se tiver disposição, caminhe menos de 1 km até o centro da Vila de Sintra. No caminho irá passar na frente da Câmara Municipal e em seguida no Largo Dr.Gregório de Almeida onde avistará, alguns metros acima, o Palácio Nacional de Sintra. Um pouco à frente está a Igreja de São Martinho e um Posto de Turismo.
Quase em frente ao Largo Dr. Gregório está a Rua Padarias (rua pedonal bem estreita), onde está a Casa Piriquita (aproveite para experimentar o doce tradicional da cidade, o travesseiro) e muitas lojinhas de souvenir e artesanato, além dos pequenos restaurantes.
Continuando na rua pedonal (calçada), passará pela Fonte da Pipa e pelas Escadinhas da Fonte da Pipa e por mais lojinhas e restaurantes. No final das escadinhas está a Estrada da Pena (pegamos um transporte por aplicativo ai para irmos até o Palácio da Pena).
Em nenhuma de nossas viagens a Sintra fizemos turismo gastronômico, apesar de lá ter alguns restaurantes renomados. Almoçamos algumas vezes na Adega das Caves, retaurante simples, com preço compatível; não é nada especial, mas nos atendeu bem. Ele está localizado antes da subida da rua pedonal das Padarias.
Chegando à Estrada da Pena, é preciso decidir para onde prefere ir. Se for para Quinta da Regaleira é mais uma caminhada de 1 km, mas se for para o Parque e Palácio da Pena ou Castelo dos Mouros, o melhor é pegar um transporte por aplicativo, tuk tuk, táxi, van de turismo ou ônibus público. Para quem está sozinho e vai visitar mais de um local, o ônibus pode ser uma boa alternativa. Ele parte da Estação de Trem (ônibus 434) e custa 11,50 € e o ingresso vale por 24 horas.
Já visitamos em Sintra a Quinta da Regaleira e o Parque e Palácio da Pena, os dois publicados no blog, e são atrações imperdíveis. Já visitamos também o Castelo dos Mouros, o Parque e Palácio de Monserrate, e o Palácio Nacional de Sintra, muito interessantes, mas faz tempo que os visitamos, o blog ainda não existia. Numa próxima ida a Sintra visitaremos esses locais novamente para publicarmos aqui. Outro local a ser visitado é o Parque e Palácio Biester (um pouco antes da Quinta da Regaleira), que foi inaugurado uma semana depois de nosso último passeio a Sintra (2022).
Dois outros locais que ainda não visitamos, mas gostaríamos de conhecer são: Santuário da Peninha e Convento dos Capuchos.
Próximo da Vila de Sintra, pertencentes ao município de Sintra, há outros pontos quase obrigatórios para se visitar: o Palácio Nacional e Jardins de Queluz e o Cabo da Roca, ambos publicados aqui no blog.
A MSC Cruzeiros é a terceira maior empresa de cruzeiros do mundo e faz parte da Mediterranean Shipping Company (MSC), segunda maior operadora de transporte de carga do mundo. Ela foi fundada em 1988 como uma empresa suíço-italiana e está sediada Genebra (Suíça). Atualmente, tem 22 navios de cruzeiro e deve fechar 2026 com 24 […]
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]