Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Suzuki Day – Serra do Cipó – MG

    O Suzuki Day é um evento anual promovido pela Suzuki para que os proprietários de veículos 4×4 da marca se encontrem para confraternizar e curtir passeios off-road em lugares belíssimos. Desta vez, foi na Serra do Cipó (antigo Cardeal Mota), distrito do município de Santana do Riacho – MG.

    Suzuki Day – Serra do Cipó

    Em 2023, os eventos foram programados para serem realizados nas seguintes regiões do país:

    O Suzuki Day não é uma competição, mas sim um evento descontraído, realizado em um fim de semana, dividido em duas categorias em cada dia (sábado e domingo) e o participante escolhe o dia e a categoria para se inscrever:

    São 50 veículos por dia, sendo 25 em cada categoria, além dos veículos dos organizadores.

    Para participar deste evento, além de ter um Suzuki 4×4, é necessário fazer a inscrição no site da Suzuki, aberta a cada terça-feira da semana anterior ao evento, a partir das 10 horas da manhã. Cada veículo pode transportar, além do motorista, mais três pessoas. Portanto, a família e os amigos são bem-vindos.

    Inscrição confirmada, é só reservar a hospedagem. Os organizadores indicam algumas opções, mas cada um é responsável por fazer a sua própria reserva.

    A organização do evento, da pontualidade aos mimos, chama a atenção. Na etapa de que participamos, o ponto de encontro foi na Pousada Village da Serra. Às 7h30, fomos recepcionados pelo coordenador em uma tenda montada na entrada da pousada, onde recebemos as boas-vindas e as primeiras instruções. Em seguida, estacionamos o carro no local indicado e nos dirigimos para uma outra tenda onde recebemos um rádio comunicador, um kit lanche, camisetas para todos os ocupantes do veículo (inclusive para os pets), e adesivos dos patrocinadores do evento para serem colados no veículo, conforme o croqui. Antes de pegarmos a estrada, ainda foi servido um café da manhã.

    Suzuki Day – Serra do Cipó – foto oficial
    Suzuki Day – Serra do Cipó – Instruções para o passeio
    Suzuki Day – Serra do Cipó – Veículos da organização
    Suzuki Day – Serra do Cipó
    Suzuki Day – Serra do Cipó – Adesivagem do nosso carro
    Suzuki Day – Serra do Cipó – Adesivagem
    Suzuki Day – Serra do Cipó – entrega de material
    Suzuki Day – Serra do Cipó – pet

    Pontualmente às 9h30, os dois comboios saíram para suas respectivas rotas, acompanhados pelos organizadores. Todos os veículos recebem um número para formar a fila, que é mantida até o final.

    Nós do Brasília na Trilha, somos proprietários de um Suzuki Vitara 4×4 e, pela primeira vez, participamos de uma etapa – a da Serra do Cipó, na categoria Numa Boa, indicada para o veículo.

    Suzuki Day – Serra do Cipó
    Suzuki Day – Serra do Cipó
    Suzuki Day – Serra do Cipó – travessia suave
    Suzuki Day – Serra do Cipó

    O percurso percorrido foi de 5 horas, quase todo realizado em estrada de terra, passando por pequenas propriedades rurais, pousadas, comunidades, atravessamos até um pequeno rio, tudo com muita segurança, poeira e as belíssimas paisagens da Serra do Cipó.

    Na metade do percurso, fizemos uma parada para conhecer a Cachoeira do Bené, que pertence ao município de Jaboticatubas. Aqui, a Organização ofereceu água e refrigerantes. Há banheiros no local. O acesso à cachoeira é feito por uma pequena trilha, um pouco íngreme, calçada com pedras.

    Além de contemplarmos toda a beleza da região, recebemos pelo rádio informações sobre o veículo e os recursos off-road e aprendemos um pouco sobre a fauna e a flora locais com os comentários do Saulo, um especialista da região, que acompanhou a equipe durante o passeio. Tivemos também a oportunidade de conhecer um pouco de cada participante, que ia se apresentando ao longo do percurso.

    No mapa abaixo estão indicados alguns pontos: o local de partida, a Pousada Village da Serra, a Ponte do Rio Cipó, ainda no asfalto; e a nossa parada na Cachoeira do Bené. O percurso percorrido foi um pouco maior que o indicado no mapa.

    Pontualmente às 14h30, chegamos ao local de partida, onde foi servido um almoço para todos os participantes das duas categorias, com direito a um sorteio de brindes,

    Suzuki Day – Serra do Cipó – comboio chegando
    Suzuki Day – Serra do Cipó – comboio chegando
    Suzuki Day – Serra do Cipó – comboio chegando

    O evento é todo patrocinado, bastando apenas contribuir com uma cesta básica de alimentos e itens de higiene, doados a instituições de caridade pela equipe do Suzuki Day.

    A experiência foi tão boa que com certeza vamos participar de outras etapas.

    A Serra do Cipó é um lugar incrível com muitas opções de diversão, descanso, natureza e gastronomia. Chegamos lá em uma sexta-feira no final do dia e fomos embora no domingo à tarde. Foi pouco tempo, mas além do Susuki Day (no sábado), fizemos um passeio no Parque Nacional da Serra do Cipó, no domingo, que pode ser conferido no post Serra do Cipó do Brasília na Trilha.

    *** As fotos publicadas neste post são do Brasília na Trilha e as indicadas com a logomarca do evento (Suzuki Day) foram retiradas do site da Suzuki.

    *** Para ampliar as fotos é só clicar nelas.

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]