O Teatro Nacional de São Carlos – TNSC está localizado na Freguesia de Santa Maria Maior, no Bairro do Chiado, um dos bairros mais emblemáticos de Lisboa, no Largo de São Carlos, entre as Ruas Serpa Pinto e Paiva de Andrade. O Teatro está em frente ao apartamento onde nasceu o poeta Fernando Pessoa (4º andar).
A melhor forma de se chegar ao Teatro é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), a apenas 150 metros, mas atenção: a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa). Outra forma de ir para o Teatro é utilizando o elétrico que passa pela Praça Camões (ela está apenas 300 metros do Teatro), ou taxi ou tranporte por aplicativo, preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar na região:
Praça Luís de Camões; Museu Nacional de Arte Contemporânea (Museu do Chiado), ao lado do Teatro São Carlos; várias igrejas – Convento de São Pedro de Alcântara, Nossa Senhora da Encarnação, Basílica de Nossa Senhora dos Mártires, Nossa Senhora do Loreto, São Roque; Livraria Bertrand; Café a Brasileira (onde está a estátua de Fernando Pessoa); Miradouro de Santa Catarina; Miradouro de São Pedro de Alcântara; Museu de Arte Sacra de São Roque; entre outros pontos (todos os links são do Brasília na Trilha).
O TNSC foi construído entre 1792 e 1793 por empresários lisboetas, no período da reconstrução pombalina, para substituir o Teatro Ópera do Tejo, que foi destruído no terremoto de 1755. O Teatro foi inaugurado pelo Príncipe Regente D. João, em homenagem a Carlota Joaquina, a jovem princesa que se casara em 1785 com o príncipe e futuro rei D. João VI, com a Ópera La Ballerina amante de Domenico Cimarosa. Ele foi projetado pelo Arquiteto José da Costa e Silva, destacando elementos neoclássicos e rococó.
O Teatro mantém até hoje sua vocação inicial, ou seja, produção e apresentação de ópera, concertos sinfônicos e coral-sinfônicos, sendo o único teatro em Portugal neste seguimento.
A sala de espetáculos é um espaço aristocrático e hierarquizado, com cinco níveis de camarotes e uma tribuna real de rara imponência, sem paralelo em teatros públicos desde o século XVIII. Ela tem formato elíptico e foi decorada pelo italiano Giovanni Appianni. O teto foi pintado por Manuel da Costa e por Cirilo Wolkmar Machado.
A iluminação da sala de espetáculos passou por diversas fases, sendo que antes de 1850, a iluminação do interior era feita por um grande lustre de azeite e candelabros e lustres dispostos ao longo da sala. Depois, veio a iluminação a gás, e só em 1887, a mais recente tecnologia disponível, a iluminação elétrica.
Na visita, passamos por todos os ambientes do Teatro: corredores e escadarias, a belíssima sala de espetáculos (Sala Principal onde visitamos a Tribuna Real, o palco, os camarotes e o piso onde estão as poltronas), os camarins, o Salão Nobre e o Foyer (onde iniciamos nossa visita). Tivemos a oportunidade de observar o palco de vários ângulos, das poltronas, dos camarotes e da tribuna real.
A visita ao Teatro Nacional de São Carlos é guiada e paga, leva em torno de uma hora. As reservas devem ser feitas pelo e-mail visitas@saocarlos.pt.
O TNSC apresenta uma programação musical regular e utiliza três espaços distintos:
Como fui para a Austrália antes do resto da família Brasília na Trilha, aproveitei para visitar uma amiga que mora em Gold Coast. A região é muito conhecida por suas belíssimas praias e por sua semelhança com o clima e as paisagens brasileiras. Não é à toa que há muitos brasileiros morando por lá. O […]
Inicialmente, a Vinícola Concha y Toro não estava em nosso roteiro, mas dois outros passeios foram cancelados em cima da hora por causa do mal tempo (Cajón del Maipo e Portillo), então, optamos por fazer um passeio a uma das maiores vinícolas do mundo, produtora dos renomados vinhos Casillero del Diablo, Marques de Casa Concha […]
Santiago e Deserto de Atacama Depois de muitas viagens acompanhados pelos filhos, desta vez viajamos apenas minha esposa e eu, para comemorarmos nossos 35 anos de casados e meus 60 anos de idade. O destino escolhido foi o Chile e a viagem foi realizada do dia 30 de outubro ao dia 13 de novembro. Neste […]
Contratamos o passeio a Valparaiso e Viña del Mar da empresa Lucas Carvalho Turismo no mês anterior à viagem. A sede é em Santiago, mas a equipe é quase toda brasileira e o contato foi via WhatsApp. O tour foi executado pela empresa Zerando o Chile, do também brasileiro Tales, parceiro de Lucas em Santiago. […]
Visitamos alguns museus muito interessantes e gratuitos em Melbourne. A cidade tem alguns museus pagos, que vou citar aqui, mas não fomos a nenhum. National Gallery of Victoria – NGV Internacional A National Gallery of Victoria foi fundada em 1861, sendo a galeria de arte mais antiga e a maior da Austrália. A Coleção NGV está […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]