Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Valle de la Luna – Deserto de Atacama (Chile)

    O Valle de la Luna (Vale da Lua) foi o nosso primeiro passeio no Deserto de Atacama, realizado no dia 4 de novembro de 2023. No horário marcado, por volta de 15h30, a van passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro do Atacama, onde estávamos hospedados. A guia foi a Lorena e o passeio teve a duração de 4 horas, aproximadamente. O passeio foi contratado da Lucas Carvalho Turismo. Veja detalhes aqui.  

    O Vale da Lua está situado no coração da Cordilheira do Sal e faz parte da Reserva Nacional los Flamencos, pertencente à região de Antofagasta, declarado santuário natural em 1982. O parque é administrado pelas Comunidades Povos indígenas que trabalham em co-administração com a Corporação Florestal Nacional e são os encarregados de garantir sua proteção. Está localizado a 6 km de São Pedro de Atacama pela B-241 e Ruta 23 (distância até a portaria). 

    Estrada para o Vale da Lua

    A Reserva Nacional los Flamencos tem uma área de aproximadamente 740 km² e uma diversidade de atrações, incluindo montanhas, salares, formações rochosas, lagoas, áreas arqueológicas, flora e fauna. A reserva é dividida em sete seções:

    Cada uma delas com altitudes e condições climáticas diferentes, além de fauna e flora diversificadas. É possível encontrar vicunhas, guanacos, alpacas, llamas; raposas; pequenos roedores como viscachas e chinchilas; andorinhas; falcões; gaivotas andinas; condores; nhandus (parentes das emas), flamingos; cervos; dentre outras espécies. A fauna é composta principalmente por árvores de pequeno porte como a pimienta, a chanhar e o algarrobo; arbustos como tolas, llaretas, cachiyuyos e paja brava; e plantas como a anhanhuca, a rica rica e a brea, além de cactos, alguns gigantes.

    A altitude média do Vale da Lua é de 2.250 metros e a máxima chega a 2.624 metros, praticamente a mesma de São Pedro de Atacama – um dos motivos para este passeio ser o primeiro da lista. As agências recomendam começar os tours pelos locais de menor altitude e deixar os de altitudes maiores para o final, a fim de que o corpo vá se acostumando. No entanto, nem sempre é possível seguir esta recomendação, já que os passeios são otimizados pelas agências, conforme expliquei anteriormente. Além disso, questões climáticas ou de interesse das administradoras dos parques podem obrigar as agências a alterarem os roteiros.

    Chegando ao parque, nossa guia foi até a recepção para se identificar e apresentar os ingressos, que foram comprados on-line pela agência antecipadamente. O valor já estava incluído no pacote.

    Valle de La Luna

    Informações do Parque:

    O Vale da Lua é um dos lugares mais visitados no deserto pela proximidade de São Pedro de Atacama e de sua pouca altitude. Caracteriza-se pelas suas enormes dunas, vales e colinas de sal e rochas.

    Originalmente, a região do Vale da Lua era o caminho utilizado para as trocas de mercadorias entre as cidades de Calama e São Pedro de Atacama.

    No parque, visitamos três pontos diferentes:

    Pedra do Coiote
    Pedra do Coiote
    Pedra do Coiote
    Pedra do Coiote

    No Vale da Lua os guias podem alterar a sequência do que será visto, incluir ou até retirar algum atrativo, de acordo com o movimento de turistas na área. Durante todo trajeto ele dá informações e conta histórias e curiosidades sobre os locais visitados.

    Em todos os passeios no Deserto do Atacama, os guias preparam uma bonita mesa de café da manhã, almoço ou lanche, conforme o horário do tour. Quase todos os passeios são realizados dentro de reservas controladas pelos povos originários da região, onde não é permitido entrar com alimentos ou bebidas. Por este motivo, os piqueniques são montados em algum local fora dos parques. Cada guia já tem seu lugar predileto, escolhido a dedo em algum ponto belíssimo da região visitada. A comida é sempre saborosa e fresca.

    No dia anterior ao tour, a agência envia as instruções com o nome do guia, o horário que a van passará no hotel, dicas de vestuário e dá outras informações pertinentes.

    Neste passeio é recomendado levar protetor solar e labial, óculos de sol, boné ou chapéu, calçado confortável (são feitas pequenas caminhadas em terrenos arenosos), água e um agasalho corta vento para o final do dia.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Ruta de Los Salares – Deserto de Atacama (Chile)

      O tour Ruta de Los Salares que contratamos é repleto de atrativos: Mirador Volcán Licancabur, Mirador Quebrada Quepiaco, Mirador Salar de Pujsa, Monjes de La Pacana, Salar y Laguna de Tara, Mirador Salar de Loyoques (Salar de Quisquiro). Este foi nosso quinto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. O […]

        Geyser del Tatio – Deserto de Atacama (Chile)

        O tour Geyser del Tatio (Gêiser de Tatio) foi nosso sétimo e último destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 8 de novembro de 2023. Saímos de madrugada, em torno de 5 horas, quando a van passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. O passeio é […]

          Tour Astronômico – Deserto de Atacama (Chile)

          O Tour Astronômico que contratamos foi nosso sexto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. Por volta das 23 horas, o motorista passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. Durante o dia, fizemos o roteiro Rutas de Los Salares; ambos foram contratados […]

            Valle del Arcoiris – Petroglifos de Yerbas Buenas – Deserto de Atacama (Chile)

            O tour Valle del Arcoiris e Petroglifos de Yerbas Buenas foi um passeio 2 em 1, nosso terceiro destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 6 de novembro de 2023. Normalmente, poderá encontrar este passeio apenas com o nome de Vale do Arco-íris, mas ele engloba as duas atrações. Saímos pela manhã, em torno […]

              Laguna Cejar – Deserto de Atacama (Chile)

              O tour da Laguna Cejar que contratamos tem quatro atrativos: a Laguna Cejar e a Laguna Piedra (onde entramos na água) e mais dois, distantes 10 Km adiante: a Laguna Tebinquinche e Ojos del Salar. Todos os atrativos estão no Salar do Atacama. Este foi nosso quarto destino no Deserto de Atacama, no dia 6 […]

                Salar de Atacama – Trópico de Capricórnio – Lagunas Altiplânicas – Piedras Rojas – Deserto de Atacama (Chile)

                O tour Salar de Atacama, Trópico de Capricórnio, Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas foi um passeio 4 em 1, nosso segundo destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 5 de novembro de 2023. Por volta de 6h30, o guia Felipe, auxiliado pelo motorista Hugo (que também é guia), passou para nos pegar no Hotel Don […]