Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Valle de la Luna – Deserto de Atacama – Chile

    O Valle de la Luna (Vale da Lua) foi o nosso primeiro passeio no Deserto de Atacama, realizado no dia 4 de novembro de 2023. No horário marcado, por volta de 15h30, a van passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro do Atacama, onde estávamos hospedados. A guia foi a Lorena e o passeio teve a duração de 4 horas, aproximadamente. O passeio foi contratado da Lucas Carvalho Turismo. Veja detalhes aqui.  

    O Vale da Lua está situado no coração da Cordilheira do Sal e faz parte da Reserva Nacional los Flamencos, pertencente à região de Antofagasta, declarado santuário natural em 1982. O parque é administrado pelas Comunidades Povos indígenas que trabalham em co-administração com a Corporação Florestal Nacional e são os encarregados de garantir sua proteção. Está localizado a 6 km de São Pedro de Atacama pela B-241 e Ruta 23 (distância até a portaria). 

    Estrada para o Vale da Lua

    A Reserva Nacional los Flamencos tem uma área de aproximadamente 740 km² e uma diversidade de atrações, incluindo montanhas, salares, formações rochosas, lagoas, áreas arqueológicas, flora e fauna. A reserva é dividida em sete seções:

    Cada uma delas com altitudes e condições climáticas diferentes, além de fauna e flora diversificadas. É possível encontrar vicunhas, guanacos, alpacas, llamas; raposas; pequenos roedores como viscachas e chinchilas; andorinhas; falcões; gaivotas andinas; condores; nhandus (parentes das emas), flamingos; cervos; dentre outras espécies. A fauna é composta principalmente por árvores de pequeno porte como a pimienta, a chanhar e o algarrobo; arbustos como tolas, llaretas, cachiyuyos e paja brava; e plantas como a anhanhuca, a rica rica e a brea, além de cactos, alguns gigantes.

    A altitude média do Vale da Lua é de 2.250 metros e a máxima chega a 2.624 metros, praticamente a mesma de São Pedro de Atacama – um dos motivos para este passeio ser o primeiro da lista. As agências recomendam começar os tours pelos locais de menor altitude e deixar os de altitudes maiores para o final, a fim de que o corpo vá se acostumando. No entanto, nem sempre é possível seguir esta recomendação, já que os passeios são otimizados pelas agências, conforme expliquei anteriormente. Além disso, questões climáticas ou de interesse das administradoras dos parques podem obrigar as agências a alterarem os roteiros.

    Chegando ao parque, nossa guia foi até a recepção para se identificar e apresentar os ingressos, que foram comprados on-line pela agência antecipadamente. O valor já estava incluído no pacote.

    Valle de La Luna

    Informações do Parque:

    O Vale da Lua é um dos lugares mais visitados no deserto pela proximidade de São Pedro de Atacama e de sua pouca altitude. Caracteriza-se pelas suas enormes dunas, vales e colinas de sal e rochas.

    Originalmente, a região do Vale da Lua era o caminho utilizado para as trocas de mercadorias entre as cidades de Calama e São Pedro de Atacama.

    No parque, visitamos três pontos diferentes:

    Pedra do Coiote
    Pedra do Coiote
    Pedra do Coiote
    Pedra do Coiote

    No Vale da Lua os guias podem alterar a sequência do que será visto, incluir ou até retirar algum atrativo, de acordo com o movimento de turistas na área. Durante todo trajeto ele dá informações e conta histórias e curiosidades sobre os locais visitados.

    Em todos os passeios no Deserto do Atacama, os guias preparam uma bonita mesa de café da manhã, almoço ou lanche, conforme o horário do tour. Quase todos os passeios são realizados dentro de reservas controladas pelos povos originários da região, onde não é permitido entrar com alimentos ou bebidas. Por este motivo, os piqueniques são montados em algum local fora dos parques. Cada guia já tem seu lugar predileto, escolhido a dedo em algum ponto belíssimo da região visitada. A comida é sempre saborosa e fresca.

    No dia anterior ao tour, a agência envia as instruções com o nome do guia, o horário que a van passará no hotel, dicas de vestuário e dá outras informações pertinentes.

    Neste passeio é recomendado levar protetor solar e labial, óculos de sol, boné ou chapéu, calçado confortável (são feitas pequenas caminhadas em terrenos arenosos), água e um agasalho corta vento para o final do dia.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Gante – Bélgica

      Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]

        Bruges – Bélgica

        Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]

          Arena MRV – Belo Horizonte – MG

          A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]

            Poços de Caldas – MG

            Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]

              Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

              O  Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]

                Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

                O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]