Borda da Mata está localizada no Sul de Minas Gerais, a 25 km de Pouso Alegre, a 426 km de Belo Horizonte e a 226 km de São Paulo. O município faz limite com as cidades de Pouso Alegre, Congonhal, Senador José Bento, Ouro Fino, Inconfidentes e Tocos do Moji.
No ranking de Desenvolvimento Humano Municipal tem o índice 0,730, considerado alto, ocupando a 83ª posição, dentre os 853 municípios mineiros. Em 2019, a população de Borda da Mata foi estimada em 19.412 habitantes.
Borda da Mata produz café, milho, feijão, arroz, mandioca e batata; na pecuária, o forte é a criação de gado de corte e galináceos. A produção de leite, ovos e mel completam a lista dos produtos.
Integrante do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, a cidade se destaca pela produção de pijamas e tecelagens, as quais são conhecidas em todo o país. Já próximo da cidade, há várias lojas à margem da rodovia que liga Pouso Alegre a Borda da Mata. Na cidade há outras tantas.
Não era nosso objetivo fazer compras, mas paramos para conhecer e acabamos comprndo alguns pijamas, que são de boa qualidade e têm bom preço. Nesse trecho, além das lojas de pijamas, há lojas de artigos de decoração e um café.
A cidade também está inserida na rota do Caminho da Fé, pelo qual fiéis percorrem 320 km a pé, de Águas da Prata-SP até Aparecida- SP, atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, por mais de 15 cidades. O Caminho da Fé conta com várias outras rotas (chamadas de ramais). Para conhecer os ramais clique aqui e para visualizar o mapa dos ramais clique aqui. Não tivemos ainda a oportunidade de fazer uma dessas rotas, mas temos interesse em nos prepararmos para fazer um dia.
Nossa Senhora do Carmo é a padroeira do município, que foi emancipado em 16 de novembro de 1924. A festa de aniversário da cidade, no entanto, é comemorada em 16 de julho, mesmo dia da padroeira da cidade.
Em 2005, a igreja Matriz foi elevada à Basílica Menor pelo Papa Bento XVI. Na época, o Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre era Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho.
Basílica menor ou Basílica é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas de diversos países, consideradas importantes por vários motivos, tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração. Razões pelas quais Borda da Mata recebe peregrinos e visitantes. Durante a novena e a festa da padroeira, de 7 a 16 de julho, a cidade recebe muitas pessoas que participam das celebrações religiosas.
A intenção principal da nossa visita era conhecer a Basílica de Nossa Senhora do Carmo. Realmente muito bonita, por dentro e por fora.
.
A Basílica de Nossa Senhora do Carmo é a única Basílica da Arquidiocese de Pouso Alegre, que compreende 46 cidades. É também a única no percurso até a Basílica de Aparecida pelo Caminho da Fé. Ela faz parte de uma lista de aproximadamente 75 basílicas existentes no Brasil, 20 delas em Minas Gerais.
Além do busto em frente à Basílica, há em seu interior uma homenagem ao Monsenhor Pedro Cintra, importante empreendedor social com expressiva participação na história de Borda da Mata.
Em frente à Basílica está a Praça Nossa Senhora do Carmo e em seguida a Praça Antônio Megale, ambas com jardins e calçadas bem cuidados e bancos, com destaque para o coreto Agenor de Mello, inaugurado em 2013 e para a fonte luminosa, inaugurada em 1967.
Na parte de trás da Basílica também tem um jardim, que se extende por aproximadamente 500 metros até o cemitério. O destaque são as árvores frondosas e o parquinho infantil.
No entorno da Igreja e da Praça podemos apreciar algumas casas antigas e a Padaria Real, cuja especialidade é a rosca rainha, muito boa, além de muitos outros quitutes e quitandas mineiras. Um bom local para tomar um café.
.
Da praça ao fundo da Basílica seguimos até o cemitério (500 metros) e viramos à esquerda, pegando uma estrada de terra (boa) até o alto da morro (2 km), onde está o Cruzeiro. De lá você tem uma bela vista da região. Vale a pena conhecer.
.
Nossa passagem por Borda da Mata foi bem rápida e não deu para explorar os roteiros de aventura, como as trilhas, que podem ser feitas de carro, a pé ou de bike. Três delas já foram sinalizadas para dar início à Rota de Aventura: Pesqueiro/Cruzeiro (21 km), Volta do Darney (25 km) e Pedra do Retiro (25 km). Outras rotas foram definidas em Borda da Mata, além das já citadas, como a gastronômica e a da cidade. Confira no site da Prefeitura Municipal.
O Museu Casa Kubitschek – MCK, está localizada em Belo Horizonte, no Bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima – 4188, em frente ao calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. Ele está a 700 metros da Igrejinha da Pampulha (post do Brasília na Trilha). A casa modernista foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre os […]
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha, está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. A Igrejinha da Pampulha foi a última edificação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 2016, o Conjunto conquistou o […]
Belo Horizonte, cidade centenária, é a capital do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2021 era de 2,5 milhões de habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e o primeiro de seu estado. Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, tem muitas opções de passeio, tenha certeza de que vai precisar de mais de uma […]
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, está localizada em uma das regiões mais altas de Belo Horizonte (1.100 metros de altitude), no Bairro Mangabeiras, quase aos pés da Serra do Curral. Seguindo pela região central da cidade pela Avenida Afonso Pena, chegará à Praça da Bandeira, é só continuar subindo por […]
A Feira de Arte e Artesanato é realizada aos domingos, das 7 às 14 horas, no centro da cidade, na Avenida Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. O Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (post do Brasília na Trilha) estão localizados em frente à feira. A Feira […]
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o mais antigo e principal parque de Belo Horizonte, localizado no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena, onde é realizada todos os domingos a famosa e tradicional Feira de Arte e Artesanato (Feira Hippie) (post do Brasília na Trilha). Praticamente dentro da área do parque está […]