Borda da Mata está localizada no Sul de Minas Gerais, a 25 km de Pouso Alegre, a 426 km de Belo Horizonte e a 226 km de São Paulo. O município faz limite com as cidades de Pouso Alegre, Congonhal, Senador José Bento, Ouro Fino, Inconfidentes e Tocos do Moji.
No ranking de Desenvolvimento Humano Municipal tem o índice 0,730, considerado alto, ocupando a 83ª posição, dentre os 853 municípios mineiros. Em 2019, a população de Borda da Mata foi estimada em 19.412 habitantes.
Borda da Mata produz café, milho, feijão, arroz, mandioca e batata; na pecuária, o forte é a criação de gado de corte e galináceos. A produção de leite, ovos e mel completam a lista dos produtos.
Integrante do Circuito Turístico das Malhas do Sul de Minas, a cidade se destaca pela produção de pijamas e tecelagens, as quais são conhecidas em todo o país. Já próximo da cidade, há várias lojas à margem da rodovia que liga Pouso Alegre a Borda da Mata. Na cidade há outras tantas.
Não era nosso objetivo fazer compras, mas paramos para conhecer e acabamos comprndo alguns pijamas, que são de boa qualidade e têm bom preço. Nesse trecho, além das lojas de pijamas, há lojas de artigos de decoração e um café.
A cidade também está inserida na rota do Caminho da Fé, pelo qual fiéis percorrem 320 km a pé, de Águas da Prata-SP até Aparecida- SP, atravessando a Serra da Mantiqueira por estradas vicinais, trilhas, bosques e asfalto, por mais de 15 cidades. O Caminho da Fé conta com várias outras rotas (chamadas de ramais). Para conhecer os ramais clique aqui e para visualizar o mapa dos ramais clique aqui. Não tivemos ainda a oportunidade de fazer uma dessas rotas, mas temos interesse em nos prepararmos para fazer um dia.
Nossa Senhora do Carmo é a padroeira do município, que foi emancipado em 16 de novembro de 1924. A festa de aniversário da cidade, no entanto, é comemorada em 16 de julho, mesmo dia da padroeira da cidade.
Em 2005, a igreja Matriz foi elevada à Basílica Menor pelo Papa Bento XVI. Na época, o Arcebispo da Arquidiocese de Pouso Alegre era Dom Ricardo Pedro Chaves Pinto Filho.
Basílica menor ou Basílica é um título honorífico concedido pelo Papa a igrejas de diversos países, consideradas importantes por vários motivos, tais como: veneração que lhe devotam os cristãos, transcendência histórica e beleza artística de sua arquitetura e decoração. Razões pelas quais Borda da Mata recebe peregrinos e visitantes. Durante a novena e a festa da padroeira, de 7 a 16 de julho, a cidade recebe muitas pessoas que participam das celebrações religiosas.
A intenção principal da nossa visita era conhecer a Basílica de Nossa Senhora do Carmo. Realmente muito bonita, por dentro e por fora.
.
A Basílica de Nossa Senhora do Carmo é a única Basílica da Arquidiocese de Pouso Alegre, que compreende 46 cidades. É também a única no percurso até a Basílica de Aparecida pelo Caminho da Fé. Ela faz parte de uma lista de aproximadamente 75 basílicas existentes no Brasil, 20 delas em Minas Gerais.
Além do busto em frente à Basílica, há em seu interior uma homenagem ao Monsenhor Pedro Cintra, importante empreendedor social com expressiva participação na história de Borda da Mata.
Em frente à Basílica está a Praça Nossa Senhora do Carmo e em seguida a Praça Antônio Megale, ambas com jardins e calçadas bem cuidados e bancos, com destaque para o coreto Agenor de Mello, inaugurado em 2013 e para a fonte luminosa, inaugurada em 1967.
Na parte de trás da Basílica também tem um jardim, que se extende por aproximadamente 500 metros até o cemitério. O destaque são as árvores frondosas e o parquinho infantil.
No entorno da Igreja e da Praça podemos apreciar algumas casas antigas e a Padaria Real, cuja especialidade é a rosca rainha, muito boa, além de muitos outros quitutes e quitandas mineiras. Um bom local para tomar um café.
.
Da praça ao fundo da Basílica seguimos até o cemitério (500 metros) e viramos à esquerda, pegando uma estrada de terra (boa) até o alto da morro (2 km), onde está o Cruzeiro. De lá você tem uma bela vista da região. Vale a pena conhecer.
.
Nossa passagem por Borda da Mata foi bem rápida e não deu para explorar os roteiros de aventura, como as trilhas, que podem ser feitas de carro, a pé ou de bike. Três delas já foram sinalizadas para dar início à Rota de Aventura: Pesqueiro/Cruzeiro (21 km), Volta do Darney (25 km) e Pedra do Retiro (25 km). Outras rotas foram definidas em Borda da Mata, além das já citadas, como a gastronômica e a da cidade. Confira no site da Prefeitura Municipal.
A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]
Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]
Ferney-Voltaire é uma comuna francesa localizada ao leste, entre as Montanhas Jura e a fronteira com a Suíça. Está a 8 km da Estação Central de Cornavin (Gare de Cornavin), em Genebra – Suíça, e a 6 km do Aeroporto Internacional de Genebra. Tem uma população em torno de 12 mil habitantes. Antes de 1878, a cidade se chamava apenas […]
A MSC Cruzeiros é a terceira maior empresa de cruzeiros do mundo e faz parte da Mediterranean Shipping Company (MSC), segunda maior operadora de transporte de carga do mundo. Ela foi fundada em 1988 como uma empresa suíço-italiana e está sediada Genebra (Suíça). Atualmente, tem 22 navios de cruzeiro e deve fechar 2026 com 24 […]
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]