Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Ericeira – Portugal

    Estivemos em Ericeira apenas uma vez e foi bem corrido. Fizemos este passeio no dia 4 de novembro de 2018, domingo. Além de Ericeira, neste dia, nós passamos em Mafra. Este post é apenas de Ericeira e faz parte do roteiro “Portugal – Diário 3″ e do post ” Ericeira e Mafra – Portugal (Diário 3)”.

    A distância aproximada de Lisboa para Ericeira é de 48 Km – é possível fazer um bate e volta.

    Ericeira


    Chegando na cidade fomos para região central e depois fomos conhecer as praias mais distantes do centro – Ericeira é considerada a cidade do surf.

    Estacionamos o carro no Largo dos Condes da Ericeira, próximo do Mercado Municipal. Todo trajeto que fizemos na região central foi a pé – cerca de 1 km apenas.

    Seguimos para a Praça da República – uma praça pequena com muitas cafeterias ao redor – no final da praça tem um local de informações turísticas.

    Praça da República

    Saindo da praça fomos até a Praia dos Pescadores. Foi desta praia que a Família Real Portuguesa partiu para o exílio em 5 de outubro de 1910 com o fim da Monarquia e a implantação da República. Aqui está localizado o Forte de Nossa Senhora da Natividade.

    Praia dos Pescadores
    Praia dos Pescadores

    Continuamos em direção à Igreja de São Pedro pela Rua da Misericórdia – passamos pela Igreja da Misericórdia e pelo Largo do Pelourinho. No caminho ficamos impressionados com a beleza e a conservação do casario, a grande maioria nas cores azul e branco.

    Igreja de São Pedro
    Igreja de São Pedro

    • Casario

    Saindo da Igreja voltamos para pegar o carro no Largo dos Condes da Ericeira e no caminho entramos no Mercado Municipal da Ericeira – pequeno, mas bonito.

    • Mercado Municipal

    No mapa abaixo está indicado o trajeto que fizemos a pé. 

    Já de carro fomos conhecer algumas praias. Começamos pela Praia do Sul, também conhecida como Praia da Baleia. Apesar de não ser uma praia tão grande é uma das maiores de Ericeira. Na sua ponta está o Hotel Vila Galé Ericeira. No miradouro desta praia tem duas placas com poesias de Fernando Pessoa.

    Praia do Sul

    Continuamos o passeio seguindo agora para o lado norte da cidade. Estacionamos o carro no Largo de São Sebastião, entre a Praia de São Sebastião e a Praia do Norte – o estacionamento é bom, tem uma pequena praça e a Capela de São Sebastião, em formato hexagonal, estilo maneirista do século XVII, e com o interior de azulejos.

    • Praia do Norte

    Seguimos para o nosso último destino em Ericeira – Praia Ribeira D’Ilhas. O destaque é o mirante (miradouro) antes de descer a escadaria de madeira que leva à praia. Já no nível do mar está o Surf Bar/Restaurante Ribeira D’Ilhas, onde almoçamos, que tem um ambiente descontraído, confortável, mas poderia ter preços um pouco melhores. A praia, é claro, é famosa por pertencer ao circuito mundial de surf. No local tem boa infraestrutura como estacionamento amplo e banheiros.

    • Surf Bar/ Restaurante

    Depois do almoço saímos direto para o Palácio Nacional de Mafra.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]