Estivemos em Ericeira apenas uma vez e foi bem corrido. Fizemos este passeio no dia 4 de novembro de 2018, domingo. Além de Ericeira, neste dia, nós passamos em Mafra. Este post é apenas de Ericeira e faz parte do roteiro “Portugal – Diário 3″ e do post ” Ericeira e Mafra – Portugal (Diário 3)”.
A distância aproximada de Lisboa para Ericeira é de 48 Km – é possível fazer um bate e volta.
Chegando na cidade fomos para região central e depois fomos conhecer as praias mais distantes do centro – Ericeira é considerada a cidade do surf.
Estacionamos o carro no Largo dos Condes da Ericeira, próximo do Mercado Municipal. Todo trajeto que fizemos na região central foi a pé – cerca de 1 km apenas.
Seguimos para a Praça da República – uma praça pequena com muitas cafeterias ao redor – no final da praça tem um local de informações turísticas.
Saindo da praça fomos até a Praia dos Pescadores. Foi desta praia que a Família Real Portuguesa partiu para o exílio em 5 de outubro de 1910 com o fim da Monarquia e a implantação da República. Aqui está localizado o Forte de Nossa Senhora da Natividade.
Continuamos em direção à Igreja de São Pedro pela Rua da Misericórdia – passamos pela Igreja da Misericórdia e pelo Largo do Pelourinho. No caminho ficamos impressionados com a beleza e a conservação do casario, a grande maioria nas cores azul e branco.
Saindo da Igreja voltamos para pegar o carro no Largo dos Condes da Ericeira e no caminho entramos no Mercado Municipal da Ericeira – pequeno, mas bonito.
No mapa abaixo está indicado o trajeto que fizemos a pé.
Já de carro fomos conhecer algumas praias. Começamos pela Praia do Sul, também conhecida como Praia da Baleia. Apesar de não ser uma praia tão grande é uma das maiores de Ericeira. Na sua ponta está o Hotel Vila Galé Ericeira. No miradouro desta praia tem duas placas com poesias de Fernando Pessoa.
Continuamos o passeio seguindo agora para o lado norte da cidade. Estacionamos o carro no Largo de São Sebastião, entre a Praia de São Sebastião e a Praia do Norte – o estacionamento é bom, tem uma pequena praça e a Capela de São Sebastião, em formato hexagonal, estilo maneirista do século XVII, e com o interior de azulejos.
Seguimos para o nosso último destino em Ericeira – Praia Ribeira D’Ilhas. O destaque é o mirante (miradouro) antes de descer a escadaria de madeira que leva à praia. Já no nível do mar está o Surf Bar/Restaurante Ribeira D’Ilhas, onde almoçamos, que tem um ambiente descontraído, confortável, mas poderia ter preços um pouco melhores. A praia, é claro, é famosa por pertencer ao circuito mundial de surf. No local tem boa infraestrutura como estacionamento amplo e banheiros.
Depois do almoço saímos direto para o Palácio Nacional de Mafra.
O Museu Casa Kubitschek – MCK, está localizada em Belo Horizonte, no Bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima – 4188, em frente ao calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. Ele está a 700 metros da Igrejinha da Pampulha (post do Brasília na Trilha). A casa modernista foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre os […]
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha, está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. A Igrejinha da Pampulha foi a última edificação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 2016, o Conjunto conquistou o […]
Belo Horizonte, cidade centenária, é a capital do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2021 era de 2,5 milhões de habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e o primeiro de seu estado. Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, tem muitas opções de passeio, tenha certeza de que vai precisar de mais de uma […]
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, está localizada em uma das regiões mais altas de Belo Horizonte (1.100 metros de altitude), no Bairro Mangabeiras, quase aos pés da Serra do Curral. Seguindo pela região central da cidade pela Avenida Afonso Pena, chegará à Praça da Bandeira, é só continuar subindo por […]
A Feira de Arte e Artesanato é realizada aos domingos, das 7 às 14 horas, no centro da cidade, na Avenida Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. O Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (post do Brasília na Trilha) estão localizados em frente à feira. A Feira […]
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o mais antigo e principal parque de Belo Horizonte, localizado no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena, onde é realizada todos os domingos a famosa e tradicional Feira de Arte e Artesanato (Feira Hippie) (post do Brasília na Trilha). Praticamente dentro da área do parque está […]