Para conhecer Portugal é importante entender como o país é dividido. Há semelhanças com o Brasil, mas os nomes utilizados lá são outros.
A primeira divisão do território é feita por “regiões”, que em Portugal são 7:
Os Arquipélagos de Madeira e Açores já foram distritos, mas hoje as ilhas são classificadas como regiões autônomas, com governos próprios.
Algumas vezes ouvimos mais alguns nomes para as regiões, além dos já citados: Alto Douro Vinhateiro e Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho, Beira Litoral e Beira Interior, Estremadura e Ribatejo. No entanto, esses nomes são apenas de uso popular, não são consideradas administrativamente.
Cada região, por sua vez, é dividida em “distrito”, que é equivalente aos estados no Brasil. Em Portugal são 18 distritos:
Já os distritos são divididos em “concelhos”, que equivalem aos municípios no Brasil. Em Portugal são 308 concelhos:
Geralmente os distritos recebem o nome do maior Concelho do Distrito.
No caso do Brasil, o município é formado pela Prefeitura (órgão executivo) e pela Câmara Municipal (órgão legislativo). Já em Portugal, o concelho é composto pela Câmara Municipal (órgão executivo), pela Assembleia Municipal (órgão legislativo) e, facultativamente, pelo Conselho Municipal. O principal Concelho de Portugal é o de Lisboa, onde está a capital do país.
Seguindo, os concelhos se subdividem em “freguesias”, que são os nossos bairros no Brasil. Em Portugal há 4.257 freguesias.
Cada freguesia conta com uma administração que organiza a vida dos cidadãos locais no acesso à saúde pública e à educação, dentre outros assuntos.
Ainda temos em Portugal, além dos concelhos e suas freguesias, as vilas e aldeias, que são designações de localidades com baixa densidade populacional. As aldeias normalmente estão localizadas em áreas rurais. As vilas costumam ser localidades mais desenvolvidas, com atividades econômicas e comerciais próprias, mas menores do que um concelho.
Apesar da menor divisão administrativa de Portugal ser a freguesia, é muito comum ouvir ou encontrar no Google Maps, subdivisões destas freguesias. Em Lisboa, por exemplo, na freguesia de Avenidas Novas estão: Campo Pequeno, Campo Grande, Entre Campos, Saldanha, outros.
Detalhando apenas o concelho de Lisboa, ele está dividido em 24 freguesias. Esta divisão foi definida em 2012. No caso de Lisboa, há ainda a classificação por zonas, que são 5: Norte, Ocidental, Oriental, Centro e Centro Histórico.
O Estádio Olímpico Nilton Santos (nome oficial desde 2017), popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão, está localizado no Bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro, pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e arrendado ao Botafogo de Futebol e Regatas. Ele foi inaugurado em 30 de junho de 2007 para sediar as competições de atletismo e futebol […]
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]