Para conhecer Portugal é importante entender como o país é dividido. Há semelhanças com o Brasil, mas os nomes utilizados lá são outros.
A primeira divisão do território é feita por “regiões”, que em Portugal são 7:
Os Arquipélagos de Madeira e Açores já foram distritos, mas hoje as ilhas são classificadas como regiões autônomas, com governos próprios.
Algumas vezes ouvimos mais alguns nomes para as regiões, além dos já citados: Alto Douro Vinhateiro e Trás-os-Montes, Entre Douro e Minho, Beira Litoral e Beira Interior, Estremadura e Ribatejo. No entanto, esses nomes são apenas de uso popular, não são consideradas administrativamente.
Cada região, por sua vez, é dividida em “distrito”, que é equivalente aos estados no Brasil. Em Portugal são 18 distritos:
Já os distritos são divididos em “concelhos”, que equivalem aos municípios no Brasil. Em Portugal são 308 concelhos:
Geralmente os distritos recebem o nome do maior Concelho do Distrito.
No caso do Brasil, o município é formado pela Prefeitura (órgão executivo) e pela Câmara Municipal (órgão legislativo). Já em Portugal, o concelho é composto pela Câmara Municipal (órgão executivo), pela Assembleia Municipal (órgão legislativo) e, facultativamente, pelo Conselho Municipal. O principal Concelho de Portugal é o de Lisboa, onde está a capital do país.
Seguindo, os concelhos se subdividem em “freguesias”, que são os nossos bairros no Brasil. Em Portugal há 4.257 freguesias.
Cada freguesia conta com uma administração que organiza a vida dos cidadãos locais no acesso à saúde pública e à educação, dentre outros assuntos.
Ainda temos em Portugal, além dos concelhos e suas freguesias, as vilas e aldeias, que são designações de localidades com baixa densidade populacional. As aldeias normalmente estão localizadas em áreas rurais. As vilas costumam ser localidades mais desenvolvidas, com atividades econômicas e comerciais próprias, mas menores do que um concelho.
Apesar da menor divisão administrativa de Portugal ser a freguesia, é muito comum ouvir ou encontrar no Google Maps, subdivisões destas freguesias. Em Lisboa, por exemplo, na freguesia de Avenidas Novas estão: Campo Pequeno, Campo Grande, Entre Campos, Saldanha, outros.
Detalhando apenas o concelho de Lisboa, ele está dividido em 24 freguesias. Esta divisão foi definida em 2012. No caso de Lisboa, há ainda a classificação por zonas, que são 5: Norte, Ocidental, Oriental, Centro e Centro Histórico.
O Museu Casa Kubitschek – MCK, está localizada em Belo Horizonte, no Bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima – 4188, em frente ao calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. Ele está a 700 metros da Igrejinha da Pampulha (post do Brasília na Trilha). A casa modernista foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre os […]
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha, está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. A Igrejinha da Pampulha foi a última edificação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 2016, o Conjunto conquistou o […]
Belo Horizonte, cidade centenária, é a capital do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2021 era de 2,5 milhões de habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e o primeiro de seu estado. Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, tem muitas opções de passeio, tenha certeza de que vai precisar de mais de uma […]
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, está localizada em uma das regiões mais altas de Belo Horizonte (1.100 metros de altitude), no Bairro Mangabeiras, quase aos pés da Serra do Curral. Seguindo pela região central da cidade pela Avenida Afonso Pena, chegará à Praça da Bandeira, é só continuar subindo por […]
A Feira de Arte e Artesanato é realizada aos domingos, das 7 às 14 horas, no centro da cidade, na Avenida Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. O Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (post do Brasília na Trilha) estão localizados em frente à feira. A Feira […]
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o mais antigo e principal parque de Belo Horizonte, localizado no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena, onde é realizada todos os domingos a famosa e tradicional Feira de Arte e Artesanato (Feira Hippie) (post do Brasília na Trilha). Praticamente dentro da área do parque está […]