Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Igreja de Nossa Senhora da Candelária – Rio de Janeiro – RJ

    A Igreja de Nossa Senhora da Candelária é um templo católico localizado entre a Avenida Presidente Vargas, a Praça da Candelária (fundo) e o Largo da Candelária (frente).

    Próximo dali estão a Igreja de São Francisco de Paula, o Real Gabinete Português de Leitura, o Museu do Amanhã, o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, a Praça XV de Novembro, o Largo do Paço, a Igreja Nossa Senhora do Carmo (Antiga Sé) e, não muito distante, o Teatro Municipal e a Biblioteca Nacional. A região central do Rio de Janeiro é repleta de atrativos.

    Visitamos a Igreja de Nossa Senhora da Candelária em dezembro de 2024.

    Sua história começou em 1609 com a construção de uma capela. A igreja passou por várias ampliações ao longo de mais de 200 anos, tendo sido finalmente concluída em 1877.

    Segundo a lenda, a igreja teve sua origem associada a um navio chamado “Candelária” que nos princípios do século XVII foi envolvido por uma tempestade e quase naufragou. No navio viajavam o casal de portugueses Antônio Martins Palma e Leonor Gonçalves, que teria feito a promessa de edificar uma ermida dedicada à Nossa Senhora da Candelária se escapassem com vida. A nau, finalmente, teria aportado no Rio de Janeiro e o casal teria cumprido a promessa, mandando construir uma pequena ermida no local da atual Igreja da Candelária, em 1609, posteriormente ampliada pela Irmandade do Santíssimo Sacramento para se tornar uma igreja paroquial.

    A fachada e o formato da Igreja de Nossa Senhora da Candelária lembram algumas obras do barroco português, como, por exemplo, a igreja do Convento de Mafra, perto de Lisboa e a Basílica da Estrela, na capital portuguesa. O Brasília na Trilha teve a oportunidade de conhecer essas duas igrejas.

    Igreja de Nossa Senhora da Candelária – Rio de Janeiro
    Igreja do Convento de Mafra
    Basílica da Estrela

    Apenas em 1878 a decoração da parte interna foi iniciada, com revestimento de mármores italianos policromados nas paredes e colunas, afastando-se assim dos modelos vigentes na época colonial. O revestimento interior foi desenhado por Antônio de Paula Freitas e Heitor de Cordoville.

    Igreja de Nossa Senhora da Candelária
    Altar lateral
    Altar lateral
    Altar lateral
    Altar lateral
    Altar lateral
    Altar lateral

    Zeferino da Costa e seus ajudantes, entre o ano de 1880 e o final do século XIX, pintaram o teto das naves (seis painéis que contam a história inicial da igreja da Candelária, desde a viagem dos fundadores até a primeira sagração), a cúpula (pinturas que representam a Virgem, as virtudes e figuras do Antigo Testamento: Jessé, Isaías, David e Salomão) e a capela-mor.

    Igreja de Nossa Senhora da Candelária
    Igreja de Nossa Senhora da Candelária

    O altar-mor foi obra do brasileiro Archimedes Memoria; os vitrais são alemães; e os púlpitos, em estilo art nouveau em mármore e bronze, são do escultor português Rodolfo Pinto do Couto; as portas de bronze da entrada são do português Teixeira Lopes.

    Altar-mor – Igreja de Nossa Senhora da Candelária
    Altar-mor
    Coro alto
    Púlpito
    Portas e Vitrais

    A igreja teve seu nome associado a dois eventos marcantes: o Comício da Candelária – movimento das “Diretas Já”, em 1984, e a Chacina da Candelária, em 1993, um massacre de moradores de rua ocorrido nas proximidades da igreja.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Gante – Bélgica

      Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]

        Bruges – Bélgica

        Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]

          Arena MRV – Belo Horizonte – MG

          A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]

            Poços de Caldas – MG

            Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]

              Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

              O  Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]

                Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

                O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]