Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Museu Nacional de Arqueologia – Lisboa (Portugal)

    O Museu Nacional de Arqueologia – MNA, está localizado na Freguesia de Santa Maria de Belém, na Praça do Império. O Museu ocupa a fachada frontal do Mosteiro dos Jerônimos, que é voltada para Praça do Império. Ele está entre a entrada do Museu da Marinha e a entrada do Mosteiro dos Jerônimos.

    Infelizmente, a região de Belém não é atendida por metrô. As opções de transporte são ônibus, o elétrico 15, trem (Estação Belém), taxi ou ainda o tranporte por aplicativo (app). Todas as vezes fomos de carro para Belém (alugado ou de transporte por aplicativo). Como já mencionei no blog, não vale a pena alugar carro para transitar por Lisboa.

    Quando programar sua visita ao Museu de Arqueologia não se esqueça de que Belém é repleta de locais para conhecer e com certeza vai precisar de uns três dias para visitar o principal, se for entrar em todos os museus e jardins, como o Jardim Botânico. A região é muito rica.

    O MNA é o principal museu arqueológico de Portugal, foi fundado em 1893 por iniciativa de José Leite de Vasconcelos. Desde 1903 o Museu está instalado nos antigos dormitórios do Mosteiro dos Jerônimos.

    Museu Nacional de Arqueologia
    Museu Nacional de Arqueologia

    O acervo do MNA reúne as coleções iniciais de seu fundador, José Leite de Vasconcellos, e de Estácio da Veiga, além de outras coleções provenientes de departamentos do Estado e de outros arqueólogos.

    Atualmente o MNA tem vestígios de cerca de 3.200 sítios arqueológicos. Conta com a maior coleção de mosaicos romanos em museus portugueses, vindos em sua maioria do sul do país, bem como com uma expressiva coleção de Etnografia Portuguesa e Africana.

    As coleções são compostas de Artefactos Metálicos, Esculturas, Mosaicos, Ourivesaria, Epigrafia, Numismática e Medalhística, Antiguidades Egípcias, Antiguidades Greco-Itálicas, Etnografia, Ânforas, entre outras.

    O MNA tem exposição temporária e permanente (Tesouros da Arqueologia Portuguesa, Antiguidades Egípcias). Para conhecer detalhes, consulte o site do Museu.

    Nós visitamos o Museu no dia 18 de abril, data em que é comemorado o “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, instituído em 18 de abril de 1982. Neste dia, a entrada a este e a outros museus é gratuita.

    Visitamos o museu em 2022 e consultando agora o site do Museu consta a informação que ele foi fechado exatamente no mesmo dia para remodelação e só abrirá novamente em 2025.

    O Museu é relativamente pequeno, em pouco mais de 30 minutos é possível visitá-lo. Não vou informar aqui horários, preço dos ingressos e outros detalhes, pois até a reabertura muita coisa pode mudar.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

      O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]

        Bruxelas – Bélgica

        A Região da Capital Bruxelas é composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas (em francês: Bruxelles-Ville ou Ville de Bruxelles e em neerlandês: Stad Brussel), que é a capital da Bélgica. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas tornou-se um importante centro de política internacional, com a presença das principais Instituições da União Europeia, bem como da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN).  Historicamente, […]

          Montreaux – Suíça

          As vezes é um desafio escrever sobre os passeios na região dos Alpes Franceses e Suíços, pois realmente todos eles são imperdíveis! Definitivamente é difícil escolher dentro de uma enorme variedade qual deles mais vale a pena. Acho que o ideal é tentar ao máximo alinhar o seu orçamento, com o tempo disponível e seus […]

            Genebra – Suíça

            Genebra, a “Cidade da Paz”, é a segunda cidade mais populosa da Suíça (191 mil habitantes), ficando atrás apenas de Zurique (372 mil habitantes). A capital do país é Berna, quarta maior cidade (133 mil habitantes). Assim como Nova York, Genebra é o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, onde estão sediadas inúmeras organizações […]

              Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros – GO

              A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]

                Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO

                Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]