O Museu Nacional de Arqueologia – MNA, está localizado na Freguesia de Santa Maria de Belém, na Praça do Império. O Museu ocupa a fachada frontal do Mosteiro dos Jerônimos, que é voltada para Praça do Império. Ele está entre a entrada do Museu da Marinha e a entrada do Mosteiro dos Jerônimos.
Infelizmente, a região de Belém não é atendida por metrô. As opções de transporte são ônibus, o elétrico 15, trem (Estação Belém), taxi ou ainda o tranporte por aplicativo (app). Todas as vezes fomos de carro para Belém (alugado ou de transporte por aplicativo). Como já mencionei no blog, não vale a pena alugar carro para transitar por Lisboa.
Quando programar sua visita ao Museu de Arqueologia não se esqueça de que Belém é repleta de locais para conhecer e com certeza vai precisar de uns três dias para visitar o principal, se for entrar em todos os museus e jardins, como o Jardim Botânico. A região é muito rica.
O MNA é o principal museu arqueológico de Portugal, foi fundado em 1893 por iniciativa de José Leite de Vasconcelos. Desde 1903 o Museu está instalado nos antigos dormitórios do Mosteiro dos Jerônimos.
O acervo do MNA reúne as coleções iniciais de seu fundador, José Leite de Vasconcellos, e de Estácio da Veiga, além de outras coleções provenientes de departamentos do Estado e de outros arqueólogos.
Atualmente o MNA tem vestígios de cerca de 3.200 sítios arqueológicos. Conta com a maior coleção de mosaicos romanos em museus portugueses, vindos em sua maioria do sul do país, bem como com uma expressiva coleção de Etnografia Portuguesa e Africana.
As coleções são compostas de Artefactos Metálicos, Esculturas, Mosaicos, Ourivesaria, Epigrafia, Numismática e Medalhística, Antiguidades Egípcias, Antiguidades Greco-Itálicas, Etnografia, Ânforas, entre outras.
O MNA tem exposição temporária e permanente (Tesouros da Arqueologia Portuguesa, Antiguidades Egípcias). Para conhecer detalhes, consulte o site do Museu.
Nós visitamos o Museu no dia 18 de abril, data em que é comemorado o “Dia Internacional dos Monumentos e Sítios”, instituído em 18 de abril de 1982. Neste dia, a entrada a este e a outros museus é gratuita.
Visitamos o museu em 2022 e consultando agora o site do Museu consta a informação que ele foi fechado exatamente no mesmo dia para remodelação e só abrirá novamente em 2025.
O Museu é relativamente pequeno, em pouco mais de 30 minutos é possível visitá-lo. Não vou informar aqui horários, preço dos ingressos e outros detalhes, pois até a reabertura muita coisa pode mudar.
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]