Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Viña Concha y Toro (Chile)

    Inicialmente, a Viña ou Vinícola Concha y Toro não estava em nosso roteiro, mas dois outros passeios foram cancelados em cima da hora por causa do mal tempo (Cajón del Maipo e Portillo), então, optamos por fazer um passeio a uma das maiores vinícolas do mundo, produtora dos renomados vinhos Casillero del Diablo, Marques de Casa Concha e Don Melchor. Também para este tour, contratamos a empresa Lucas Carvalho Turismo, cuja sede é em Santiago, mas a equipe é quase toda brasileira e o contato é facilmente feito via WhatsApp.

    O passeio foi realizado na tarde do dia 10 de novembro de 2023. Havia três tipos de experiências, como chamam: com três degustações de vinho; com 6 degustações de vinhos e tábua de queijo e outra com jantar incluído. Optamos pela mais simples. O motorista da van nos pegou no hotel Capital Bellet às 14h30 e nos levou até a vinícola, onde fomos conduzidos por um guia local. Havia turistas de várias empresas diferentes na mesma condução. As empresas de turismos costumam otimizar os serviços fazendo parcerias, mas dessa vez, não sei dizer qual foi a empresa parceira da Lucas Carvalho.

    Depois de contratado, o Lucas faz semanalmente uma live pelo YouTube com os clientes, explica sobre os passeios e dá várias dicas sobre documentos, compras, vestuário, baladas e etc. Muito instrutivo, especialmente para quem está viajando pela primeira vez para o exterior.

    Quando saímos do hotel estava chovendo e o trânsito estava engarrafado, desta forma, gastamos um pouco mais de 1 hora para percorrer os 30 km até a vinícola. No caminho, passamos em frente ao Estádio Nacional do Chile, um dos palcos dos Jogos Pan-Americanos 2023.

    Estádio Nacional do Chile

    A visita estava agendado para 16h20. Chegando na vinícola, o motorista da van foi pegar os ingressos, que já estavam reservados. Enquanto aguardávamos, visitamos à loja e o Café da Vinícola e fomos ao banheiro.

    Os passeios às vinícolas do Chile e de outros países são muito semelhantes, e todos espetaculares. No horário definido, o guia Gonçalo se apresentou e informou como seria a visita. Ele é chileno, mas fala um portunhol bem fácil de entender.

    Concha y Toro está localizada na região do Vale do Maipo. Foi fundada em 1883 por Don Melchor de Concha y Toro. Atualmente é controlada pelas famílias Guilisasti e Larrain. A empresa exporta para mais de 130 países. Um de seus vinhos mais conhecidos é o Casillero del Diablo.

    Informações da Vinícola Concha y Toro passadas pelo nosso guia:

    Seguimos para conhecer primeiro a área externa da vinícola: jardins muito bem cuidados, árvores frondosas e centenárias, chafariz, esculturas, extensos gramados, lago, palácio e o principal, as parreiras. Ao longo do trajeto fomos ouvindo as histórias da vinícola e sobre os cuidados no cultivo das uvas.

    Passamos então para a área coberta, onde estão os barris de carvalho, nos quais os vinhos envelhecem. A lenda do Casillero del Diablo é encenada em uma das adegas, com projeção de imagens, som e luzes, prendendo a atenção do público com criatividade e humor. 

    Barris de Carvalho
    Barris de Carvalho

    Em seguida, passamos à parte mais esperada para alguns visitantes: a degustação dos vinhos. Experimentamos 3 vinhos, um branco e dois tintos. O guia servia cada um dos vinhos, explicava sobre sua produção e como degustá-lo apreciando todos os detalhes. Ao final da degustação oferecem como “brinde lembrança” a taça que estávamos usando e uma caixinha para transportá-la.

    Local da Degustação
    Degustação de Vinhos
    Gonçalo e sua ajudante preparando a degustação

    Finalizado o tour, tivemos um tempo para comprar um vinho ou souvenir antes de voltarmos para Santiago. No caminho de volta, o motorista da van, que parecia ser bem sério, nos surpreendeu transformando o carro em uma balada, com direito à música e iluminação. Chegamos no hotel antes das 20 horas. 

    É possível contratar o tour diretamente com a vinícola, sem a agência de turismo como intermediária. Fique atento ao idioma e aos tipos de experiência oferecidos. A vantagem de contratar por meio de uma agência, é poder beber sem se preocupar com a condução do veículo. Sobre aluguel de carro no Chile, li um post na internet, que me fez pensar que o melhor talvez seja não alugar carro – avalie bem.

    O que achei deste tour

    Embora todos esses passeios em vinícolas sejam bastante comerciais, eu gostei da experiência, o guia foi atencioso e demonstrou conhecer bem a história da vinícola e de seus vinhos, a vinícola é muito bonita e a van era confortável. Sem falar nas pessoas bacanas que conhecemos nessas excursões. São Pedro também colaborou e o dia que amanheceu chuvoso transformou-se em uma tarde sem nuvens e ensolarada.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Gante – Bélgica

      Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]

        Bruges – Bélgica

        Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]

          Arena MRV – Belo Horizonte – MG

          A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]

            Poços de Caldas – MG

            Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]

              Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

              O  Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]

                Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

                O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]