Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Azeitão – Setúbal – Portugal (Diário 6)

    Azeitão é uma das 5 freguesias de Setúbal. A distância do centro de Azeitão (Praça da República) até o centro de Setúbal (Praça do Bocage) é de 15 km.

    Em um dos nossos dias em Setúbal fomos almoçar em Azeitão, no Restaurante O Belchior, publicado no post Setúbal, no item “Restaurantes – Cafés – Bares”. Aproveitamos para conhecer a área central da freguesia.

    Chegamos em Azeitão pela Rua de Lisboa e passamos pela Praça da República. Era um sábado. Encontrar uma vaga para estacionar nas imediações foi uma missão impossível, então, voltamos uns 300 metros até um estacionamento que fica entre o Café São Lourenço e a Porta de Azeitão.

    Porta de Azeitão

    Subimos a pé da Porta de Azeitão pela Rua de Lisboa até a Praça da República. Circulamos a praça, passamos na porta da Igreja de São Lourenço (estava fechada), do Chafariz dos Pasmados e da Vinícola José Maria da Fonseca (que pode ser visitada).

    Igreja de São Lourenço

    A Igreja de São Lourenço original (medieval), em estilo gótico, remonta ao século XIV, já a atual, edificada no século XVI, no mesmo local, tem estilo arquitetônico maneirista. Do lado de fora, a igreja é bem simples. Ela estava fechada, mas pesquisei que o interior é rico em azulejos, com pinturas alusivas à vida de São Lourenço.

    Igreja de São Lourenço

    Chafariz dos Pasmados

    O Chafariz dos Pasmados está localizado em frente à Igreja de São Lourenço. Tem traçado barroco e foi construído entre 1764 e 1777.

    Chafariz dos Pasmados

    Casa Museu José Maria da Fonseca

    A Casa Museu José Maria da Fonseca recria a história desta vinícola que foi fundada em 1824 e que está presente em mais de 70 países com a produção de mais de 30 marcas, sendo a principal o vinho Periquita, que teve sua primeira produção em 1850. Produzem ainda o Lancers, o Alambre Moscatel de Setúbal, o João Pires e o BSE. Entramos apenas na recepção para ver se tinha horário disponível para visitação, mas como não tínhamos agendado, não havia mais vaga. A alguns metros da Casa Museu tem uma loja da vinícola (colada no Chafariz).

    Casa Museu José Maria da Fonseca

    Praça da República

    A Praça da República está praticamente ao lado da Igreja de São Lourenço. É uma praça em desnível com a Rua José Augusto Coelho, que passa bem em frente. Ela é calçada com pedras portuguesas e tem alguns canteiros gramados. Destaco as estátuas: Vila Nogueira de Azeitão (cacho de uva), Sebastião Gama (poeta da Arrábida) e Carlos Alberto Ferreira Júnior (escritor e pintor).

    Praça da República
    Praça da República
    Praça da República
    Vila Nogueira de Azeitão (cacho de uva)
    Sebastião Gama (poeta da Arrábida)
    Carlos Alberto Ferreira Júnior (cidadão de Azeitão)

    Um passeio imperdível em Azeitão é a Vinícola Quinta da Bacalhôa. Estivemos lá no ano anterior – veja em “Portugal – Diário 5”. Para fazer esta visita é melhor agendar com antecedência e reservar pelo menos umas 3 horas do seu dia.

    Voltamos a Setúbal por um caminho diferente da ida, agora pela estrada que passa pelo alto da serra, para conhecer o Miradouro do Portinho da Arrábida. Veja o post “Miradouro do Portinho da Arrábida – Setúbal – Portugal (Diário 6)”

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Brasília na Trilha – 10 anos

      Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

        Diamantina – MG

        Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

          Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

          Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

            Bondi Beach – Sydney (Austrália)

            Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

              Coogee Beach – Sydney (Austrália)

              Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]

                Manly Beach – Sydney (Austrália)

                Manly foi a segunda praia de Sydney que conhecemos (a primeira foi Bondi), já em nosso terceiro dia na cidade (4 de setembro de 2023). Embora fosse inverno, a temperatura estava amena, em torno de 20ºC, ótimo para caminhar na praia e na calçada da orla. Apesar do vento frio, foi possível tomar um pouco […]