Azeitão é uma das 5 freguesias de Setúbal. A distância do centro de Azeitão (Praça da República) até o centro de Setúbal (Praça do Bocage) é de 15 km.
Em um dos nossos dias em Setúbal, fomos almoçar em Azeitão, no Restaurante O Belchior, publicado no post Setúbal, no item “Restaurantes – Cafés – Bares”. Aproveitamos para conhecer a área central da freguesia.
Chegamos em Azeitão pela Rua de Lisboa e passamos pela Praça da República. Era um sábado. Encontrar uma vaga para estacionar nas imediações foi uma missão impossível, então, voltamos uns 300 metros até um estacionamento que fica entre o Café São Lourenço e a Porta de Azeitão.
Subimos a pé da Porta de Azeitão pela Rua de Lisboa até a Praça da República. Circulamos a praça, passamos na porta da Igreja de São Lourenço (estava fechada), do Chafariz dos Pasmados e da Vinícola José Maria da Fonseca (que pode ser visitada).
A Igreja de São Lourenço original (medieval), em estilo gótico, remonta ao século XIV. Já a atual, edificada no século XVI, no mesmo local, tem estilo arquitetônico maneirista. Do lado de fora, a igreja é bem simples. Ela estava fechada, mas pesquisei que o interior é rico em azulejos, com pinturas alusivas à vida de São Lourenço.
O Chafariz dos Pasmados está localizado em frente à Igreja de São Lourenço. Tem traçado barroco e foi construído entre 1764 e 1777.
A Casa Museu José Maria da Fonseca recria a história desta vinícola que foi fundada em 1824 e que está presente em mais de 70 países com a produção de mais de 30 marcas, sendo a principal o vinho Periquita, que teve sua primeira produção em 1850. Produzem ainda o Lancers, o Alambre Moscatel de Setúbal, o João Pires e o BSE. Entramos apenas na recepção para ver se tinha horário disponível para visitação, mas como não tínhamos agendado, não havia mais vaga. A alguns metros da Casa Museu tem uma loja da vinícola (colada no Chafariz).
A Praça da República está praticamente ao lado da Igreja de São Lourenço. É uma praça em desnível com a Rua José Augusto Coelho, que passa bem em frente. Ela é calçada com pedras portuguesas e tem alguns canteiros gramados. Destaco as estátuas: Vila Nogueira de Azeitão (cacho de uva), Sebastião Gama (poeta da Arrábida) e Carlos Alberto Ferreira Júnior (escritor e pintor).
Um passeio imperdível em Azeitão é a Vinícola Quinta da Bacalhôa. Estivemos lá no ano anterior – veja em “Portugal – Diário 5”. Para fazer esta visita é melhor agendar com antecedência e reservar pelo menos umas 3 horas do seu dia.
Voltamos a Setúbal por um caminho diferente da ida, agora pela estrada que passa pelo alto da serra, para conhecer o Miradouro do Portinho da Arrábida. Veja o post “Miradouro do Portinho da Arrábida – Setúbal – Portugal (Diário 6)”
O Estádio Olímpico Nilton Santos (nome oficial desde 2017), popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão, está localizado no Bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro, pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e arrendado ao Botafogo de Futebol e Regatas. Ele foi inaugurado em 30 de junho de 2007 para sediar as competições de atletismo e futebol […]
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]