Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Capelas do Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida-SP)

    Capela do Batismo – Capela das Velas –  Capela do Santíssimo – Capela de São José – Capela da Ressurreição – Capela das Confissões

    Não deixe de consultar nos links abaixo de cada Capela o horário em que abrem e fecham. 

    Capela do Batismo

    Inaugurada em 2010, a Capela do Batismo está localizada na Esplanada João Paulo II (Arcada Sul, voltada para a passarela da Praça de Alimentação, bem na ponta da colunata – onde estão as imagens dos apóstolos). 

    Capela do Batismo

    No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir. 

    Na porta da Capela está a árvore da vida, com a inscrição “O Cristo, novo Adão, abre-nos as Portas do Paraíso”.  

    O piso forma um sol e com a palavra “Pax”, saudação do Ressuscitado. 

    A Cúpula simboliza o céu, que faz o batizado ser luz do mundo. No barrado está a procissão de cordeiros.

    No Centro do batistério, em mármore branco, está a fonte batismal. 

    No meio, uma cruz e, abaixo de uma pomba, a figura do Cristo, que corresponde ao batizado. Na frente, a frase “Tu és meu filho, eu hoje te gerei”, referente ao batismo de Jesus.

    Capela do Batismo

    Somente foi possível ver a Capela do Batismo através dos portões de ferro.

    Capela das Velas

    Um dos lugares mais visitados do Santuário é a Capela das Velas, localizada na Arcada Norte, próxima ao acesso à Passarela da Fé.

    Capela das Velas

    Ela foi construída na década de 70 e passou por reformas em 2004, quando recebeu uma cruz, obra do artista sacro Cláudio Pastro, ocasião em que recebeu também um filtro para absorver a poluição causada pela queima da parafina – há exaustores instalados no local. 

    Capela do Santíssimo

    A Capela do Santíssimo nos remete ao Mistério Eucarístico. Está localizada na Arcada Oeste, com acesso pelo interior da Basílica.

    Logo na entrada, a frase “Panis Algelorum Cibus Viatorum”, que significa “Pão dos anjos, alimento dos viajantes”, faz alusão a Jesus presente em espécie no pão e no vinho. 

    Capela do Santíssimo

    Em seu interior destacam-se: a cúpula revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro; o retábulo composto por cinco mosaicos italianos, presentes de São João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil, em 1980, com a representação dos quatro evangelistas –Mateus, Marcos, Lucas e João – e ao centro, o Cordeiro Pascal; duas esculturas, uma representando o Lava Pés e outra o Caminho de Emaús, ambas do artista Adélio Sarro.

    No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir. 

    Capela do Santíssimo

    Capela de São José

    Em dias de menor movimento as missas são celebradas na Capela de São José, localizada na Arcada Leste, com acesso pelo interior da Basílica.

    O portão em ferro batido, representa a entrada do jardim, com lírios em ouro e a frase “Dominus Domum Joseph Concredidit” (O Senhor confiou a José a Sua casa).

    Capela de São José

    Tudo no interior da Capela tem um significado: a Cúpula em tons de ouro simboliza a luz; o piso com desenho de lírios que se abrem  simbolizam a pureza e a sabedoria do pai adotivo de Jesus; e o corredor com  as estrelas de Davi relembram a descendência de José. 

    O painel central, atrás do altar, é obra do artista sacro Cláudio Pastro, e representa o sonho bíblico de São José:  “José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo…”. No painel, José está deitado à sombra de uma tamareira plantada junto às águas com seu cajado, que simboliza sua justiça.

    No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir. 

    Capela de São José

    Capela da Ressurreição

    Inaugurada em 2007, a Capela da Ressurreição está localizada na Esplanada João Paulo II (Arcada Sul, voltada para a passarela da Praça de Alimentação, na extremidade da colunata, onde estão as imagens dos apóstolos, do lado oposto à Capela do Batismo).

    Capela da Ressurreição
    Capela da Ressurreição

    A Capela abriga os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida: Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido e Dom Aloísio Lorscheider; além do Memorial dos Devotos – um memorial virtual.

    No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir. 

    Capela da Ressurreição

    Capela das Confissões

    O espaço destinado ao Sacramento da Confissão está localizado no subsolo da Basílica. As confissões comunitárias são realizadas em uma Capela aos sábados e domingos, de 30 em 30 minutos, dependendo do movimento. Ao lado da Capela há um grande salão destinado às confissões individuais, com 28 confessionários, e um espaço dedicado às penitências e orações, diante da imagem de Cristo Crucificado.

    Capela das Confissões Comunitárias
    Sala das Confissões individuais

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Países Baixos (Holanda)

      Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]

        Amsterdã – Países Baixos

        A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]

          Parque das Tulipas Keukenhof – Lisse – Países Baixos

          O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]

            Museu Van Gogh – Amsterdã – Países Baixos

            O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]

              Zaanse Schans – Zaandam- Países Baixos

              Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]

                Roterdã – Países Baixos

                Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]