Capela do Batismo – Capela das Velas – Capela do Santíssimo – Capela de São José – Capela da Ressurreição – Capela das Confissões
Não deixe de consultar nos links abaixo de cada Capela o horário em que abrem e fecham.
Inaugurada em 2010, a Capela do Batismo está localizada na Esplanada João Paulo II (Arcada Sul, voltada para a passarela da Praça de Alimentação, bem na ponta da colunata – onde estão as imagens dos apóstolos).
No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir.
Na porta da Capela está a árvore da vida, com a inscrição “O Cristo, novo Adão, abre-nos as Portas do Paraíso”.
O piso forma um sol e com a palavra “Pax”, saudação do Ressuscitado.
A Cúpula simboliza o céu, que faz o batizado ser luz do mundo. No barrado está a procissão de cordeiros.
No Centro do batistério, em mármore branco, está a fonte batismal.
No meio, uma cruz e, abaixo de uma pomba, a figura do Cristo, que corresponde ao batizado. Na frente, a frase “Tu és meu filho, eu hoje te gerei”, referente ao batismo de Jesus.
Somente foi possível ver a Capela do Batismo através dos portões de ferro.
Um dos lugares mais visitados do Santuário é a Capela das Velas, localizada na Arcada Norte, próxima ao acesso à Passarela da Fé.
Ela foi construída na década de 70 e passou por reformas em 2004, quando recebeu uma cruz, obra do artista sacro Cláudio Pastro, ocasião em que recebeu também um filtro para absorver a poluição causada pela queima da parafina – há exaustores instalados no local.
A Capela do Santíssimo nos remete ao Mistério Eucarístico. Está localizada na Arcada Oeste, com acesso pelo interior da Basílica.
Logo na entrada, a frase “Panis Algelorum Cibus Viatorum”, que significa “Pão dos anjos, alimento dos viajantes”, faz alusão a Jesus presente em espécie no pão e no vinho.
Em seu interior destacam-se: a cúpula revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro; o retábulo composto por cinco mosaicos italianos, presentes de São João Paulo II em sua primeira visita ao Brasil, em 1980, com a representação dos quatro evangelistas –Mateus, Marcos, Lucas e João – e ao centro, o Cordeiro Pascal; duas esculturas, uma representando o Lava Pés e outra o Caminho de Emaús, ambas do artista Adélio Sarro.
No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir.
Em dias de menor movimento as missas são celebradas na Capela de São José, localizada na Arcada Leste, com acesso pelo interior da Basílica.
O portão em ferro batido, representa a entrada do jardim, com lírios em ouro e a frase “Dominus Domum Joseph Concredidit” (O Senhor confiou a José a Sua casa).
Tudo no interior da Capela tem um significado: a Cúpula em tons de ouro simboliza a luz; o piso com desenho de lírios que se abrem simbolizam a pureza e a sabedoria do pai adotivo de Jesus; e o corredor com as estrelas de Davi relembram a descendência de José.
O painel central, atrás do altar, é obra do artista sacro Cláudio Pastro, e representa o sonho bíblico de São José: “José, filho de Davi, não tenhas medo de acolher Maria como tua esposa, pois o que ela concebeu é obra do Espírito Santo…”. No painel, José está deitado à sombra de uma tamareira plantada junto às águas com seu cajado, que simboliza sua justiça.
No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir.
Inaugurada em 2007, a Capela da Ressurreição está localizada na Esplanada João Paulo II (Arcada Sul, voltada para a passarela da Praça de Alimentação, na extremidade da colunata, onde estão as imagens dos apóstolos, do lado oposto à Capela do Batismo).
A Capela abriga os restos mortais dos Bispos e Arcebispos de Aparecida: Dom Carlos Carmelo de Vasconcelos Motta, Dom Antônio Ferreira de Macedo, Dom Geraldo Maria de Moraes Penido e Dom Aloísio Lorscheider; além do Memorial dos Devotos – um memorial virtual.
No site oficial tem um tour virtual desta Capela, muito bonito, vale a pena conferir.
O espaço destinado ao Sacramento da Confissão está localizado no subsolo da Basílica. As confissões comunitárias são realizadas em uma Capela aos sábados e domingos, de 30 em 30 minutos, dependendo do movimento. Ao lado da Capela há um grande salão destinado às confissões individuais, com 28 confessionários, e um espaço dedicado às penitências e orações, diante da imagem de Cristo Crucificado.
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]
Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]