Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Casa-Museu Medeiros e Almeida – Lisboa

    A Casa-Museu Medeiros e Almeida está localizada na Rua Rosa Araújo, a 500 metros da Praça Marquês de Pombal, equidistante das estações de metrô Marquês de Pombal e Avenida (Avenida da Liberdade).

    Casa-Museu Medeiros e Almeida
    Casa-Museu Medeiros e Almeida
    Casa-Museu Medeiros e Almeida
    Casa-Museu Medeiros e Almeida

    A Casa-Museu Medeiros e Almeida é um museu de arte decorativa contendo peças de mobiliário, pintura, escultura, ouriveraria, relógios, porcelana e leques. As peças eram da coleção particular de Antônio de Medeiros e Almeida, que viveu nessa casa desde 1943 até sua morte, em 1986.

    Casa-Museu Medeiros e Almeida

    Antônio de Medeiros e Almeida foi um empresário português que começou suas atividades empresariais importando carros da Inglaterra para Portugal, foi fundador de empresas aéreas e de hotelaria e também produtor de álcool e açúcar. Ao longo de sua vida foi colecionando obras de arte.

    Ele e sua esposa, Margarida Rita, não tinham descendentes. Cientes da relevância da coleção que possuíam, em meados dos anos 60, o casal decide criar um museu. Para tornar seu objetivo realidade criaram uma Fundação em 1972, doando a casa que residiam e todo o seu espólio ao país. Em 1986, quando seu projeto de transformar a casa em museu já estava concluído, Antônio morre. A Casa-Museu foi aberta ao público apenas em 2001.

    Margarita Rita e Antônio de Medeiros e Almeida
    Antônio de Medeiros e Almeida
    Margarita Rita

    O museu está distribuído em 27 salas e possui 2.000 peças de arte do século II a.c. até o século XX. Os destaques da exposição são os relógios, as porcelanas chinesas, os leques e as pratas, que estão em salas específicas.

    Coleção de Leques
    Coleção de Leques
    Prataria
    Prataria
    Sala dos Relógios
    Porcelanas

    A Casa-Museu é dividida em duas partes: a primeira, uma ala nova construída para aumentar a capacidade do museu; e a antiga, onde o casal residia, que foi preservada, e também abriga muitas peças de arte, além do mobiliário.

    O Museu tem 3 pavimentos. No térreo, estão: recepção, banheiros, cozinha, loja, capela e as exposições de relógios e porcelanas.

    Loja
    Loja
    Capela
    Capela
    Capela
    Capela
    Capela

    No primeiro piso, estão a sala das pratas, a sala de jantar, os salões (A, B, C e D), o corredor D. Catarina de Bragança, o quarto, a sala do piano, a sala Luís XIV, a sala do lago, o escritório e as galerias. No piso 2, estão a sala dos leques, o quarto, a sala da espreguiçadeira, a casa de banho e a salinha da senhora.

    Lisboa é realmente a cidade dos museus e é difícil escolher quais visitar. Este talvez não seja tão visitado ou tão turístico, mas com certeza está entre os dez mais interessantes. No dia em que visitamos estávamos somente nós no museu, o que foi mais interessante ainda. O valor do ingresso é 6 € e é gratuito no primeiro sábado de cada mês. Aos domingos não abre. Reserve pelo menos 2 horas para esta visita. O museu também oferece visita guiada. Veja os horários e valores dos ingressos.

    Se você aprecia este tipo de arte não deixe de entrar no site do museu antes da visita, pois lá tem todas as peças que estão em exposição. Clique aqui para conhecer as coleções.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Gante – Bélgica

      Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]

        Bruges – Bélgica

        Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]

          Arena MRV – Belo Horizonte – MG

          A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]

            Poços de Caldas – MG

            Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]

              Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

              O  Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]

                Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

                O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]