Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Educação e cultura (Pouso Alegre-MG)

    Memorial da Revolução Constitucionalista

    Já comentei que Pouso Alegre é uma cidade com muita história para contar e esta é mais uma.

    No Bairro São João, antigo Bairro da Vendinha, praticamente ao lado da Igreja de São João Batista, está o Memorial Constitucionalista, inaugurado em 1982. Ele foi erguido no cinquentenário da Revolução  Constitucionalista de 1932, pois houve um grande combate nesta região no dia 20 de julho de 1932.

    Museu Histórico Tuany Toledo de Pouso Alegre tem um vídeo em seu Canal no YouTube contando detalhes desta história.

    Memorial Constitucionalista do Cinquentenário da Revolução de 1932

    Teatro Municipal

    Localizado na Avenida Dr. Lisboa, destaca-se o Teatro Municipal, em estilo neoclássico, fundado em 1875, um dos mais antigos do Brasil. Não é qualquer cidade que tem um patrimônio tão relevante como este, motivo de muito orgulho para os pouso-alegrenses de nascimento e também para os de coração, como eu. 

    Entre os anos de 1939 e 1977, o Teatro teve suas funções alteradas, passando por rádio (meu pai chegou a trabalhar nela), cinema, loja de móveis e acreditem, foi até cadeia. Em 1978, voltou às atividades de artes cênicas, sendo tombado como Patrimônio de Pouso Alegre em 1999.

    O teatro passou por diversas reformas e, em 2017, foi fechado para mais uma delas. As obras, no entanto, só tiveram início em 2019, tendo terminado em 2020, justo quando a pandemia estava começando – confira a reportagem do G1 Sul de Minas após sua reforma.  

    Assista ao video da série “Aconteceu em Pouso Alegre”  sobre o início do Teatro Municipal, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara Pouso Alegre.

    Teatro Municipal de Pouso Alegre

    Em maio de 2022 fizemos uma visita ao teatro, guiados pelo responsável local e apaixonado pela arte, Marcelo. Conhecemos todos os espaços e suas histórias, além das expectativas para o futuro. O teatro tem capacidade para mais de 300 pessoas nos dois pisos.

    • Teatro Municipal de Pouso Alegre

    Escola Municipal Monsenhor José Paulino

    Outro destaque na Avenida Dr. Lisboa é essa Escola centenária, fundada em 1912, e ativa até hoje. Seu nome é em homenagem ao Monsenhor José Paulino de Andrade, um dos responsáveis pela criação da Diocese de Pouso Alegre, que sempre esteve ligado às questões da educação. Assista a mais um vídeo do PousoAlegre.net, dessa vez é sobre a Escola.

    Escola Estadual Monsenhor José Paulino

    Casa da Cultura Menotti Del Picchia

    No final da Avenida Dr. Lisboa está a Casa da Cultura, no prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária, inaugurado em 1895 e oficialmente fechado em 1983. Em 1988, o espaço foi reaberto para atividades culturais e como centro de convivência do idoso.

    Casa da Cultura – antiga Estação Ferroviária.

    Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira

    A história do Conservatório foi marcada por uma bela trajetória, com muita determinação e conquistas, mas também, foi marcada por uma grande tragédia.  

    Conservatório Estadual de Música Juscelino Kubitschek de Oliveira

    O prédio foi construído em 1918 para ser o Colégio Santa Doroteia.

    Já as atividades do Conservatório tiveram início em 1951, quando o então Governador de Minas Juscelino Kubitschek decretou a criação de seis conservatórios no estado. Por intercessão do Deputado Estadual Cônego Aurélio Mesquita, Pouso Alegre foi escolhida para sediar um deles.  

    Em 1975, parte do Conservatório foi transferido para o edifício que aparece na foto acima, onde compartilhava o espaço com outras atividades. Somente em 1984 passou a ocupar totalmente o edifício.

    Em 1987, um incêndio criminoso atingiu o Conservatório, destruindo a área interna e grande parte do acervo. Com muita dedicação, a comunidade e a direção do conservatório conseguiram dar continuidade às atividades, improvisando o trabalho em vários espaços alternativos. Somente em 1994 o Conservatório foi reinaugurado após reconstrução do edifício incendiado.

    Toda a esta história que descrevi está contada em um vídeo de 2012, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara de Pouso Alegre.  É um vídeo emocionante não só pelos fatos narrados, mas por mostrar a relevância da instituição para toda a comunidade. 

    Faculdade de Direito – FDSM

    Saindo do Conservatório passamos para registrar essa importante faculdade. Pouso Alegre tem diversos cursos superiores de qualidade, mas escolhi  a faculdade de Direito, fundada em 1959, especialmente pela arquitetura imponente de seu edifício e por sua tradição. Para conhecer um pouco mais da FDSM faça um tour virtual.

    Faculdade de Direito

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Ruta de Los Salares – Deserto de Atacama (Chile)

      O tour Ruta de Los Salares que contratamos é repleto de atrativos: Mirador Volcán Licancabur, Mirador Quebrada Quepiaco, Mirador Salar de Pujsa, Monjes de La Pacana, Salar y Laguna de Tara, Mirador Salar de Loyoques (Salar de Quisquiro). Este foi nosso quinto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. O […]

        Geyser del Tatio – Deserto de Atacama (Chile)

        O tour Geyser del Tatio (Gêiser de Tatio) foi nosso sétimo e último destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 8 de novembro de 2023. Saímos de madrugada, em torno de 5 horas, quando a van passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. O passeio é […]

          Tour Astronômico – Deserto de Atacama (Chile)

          O Tour Astronômico que contratamos foi nosso sexto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. Por volta das 23 horas, o motorista passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. Durante o dia, fizemos o roteiro Rutas de Los Salares; ambos foram contratados […]

            Valle del Arcoiris – Petroglifos de Yerbas Buenas – Deserto de Atacama (Chile)

            O tour Valle del Arcoiris e Petroglifos de Yerbas Buenas foi um passeio 2 em 1, nosso terceiro destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 6 de novembro de 2023. Normalmente, poderá encontrar este passeio apenas com o nome de Vale do Arco-íris, mas ele engloba as duas atrações. Saímos pela manhã, em torno […]

              Laguna Cejar – Deserto de Atacama (Chile)

              O tour da Laguna Cejar que contratamos tem quatro atrativos: a Laguna Cejar e a Laguna Piedra (onde entramos na água) e mais dois, distantes 10 Km adiante: a Laguna Tebinquinche e Ojos del Salar. Todos os atrativos estão no Salar do Atacama. Este foi nosso quarto destino no Deserto de Atacama, no dia 6 […]

                Salar de Atacama – Trópico de Capricórnio – Lagunas Altiplânicas – Piedras Rojas – Deserto de Atacama (Chile)

                O tour Salar de Atacama, Trópico de Capricórnio, Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas foi um passeio 4 em 1, nosso segundo destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 5 de novembro de 2023. Por volta de 6h30, o guia Felipe, auxiliado pelo motorista Hugo (que também é guia), passou para nos pegar no Hotel Don […]