Já comentei que Pouso Alegre é uma cidade com muita história para contar e esta é mais uma.
No Bairro São João, antigo Bairro da Vendinha, praticamente ao lado da Igreja de São João Batista, está o Memorial Constitucionalista, inaugurado em 1982. Ele foi erguido no cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932, pois houve um grande combate nesta região no dia 20 de julho de 1932.
O Museu Histórico Tuany Toledo de Pouso Alegre tem um vídeo em seu Canal no YouTube contando detalhes desta história.
Localizado na Avenida Dr. Lisboa, destaca-se o Teatro Municipal, em estilo neoclássico, fundado em 1875, um dos mais antigos do Brasil. Não é qualquer cidade que tem um patrimônio tão relevante como este, motivo de muito orgulho para os pouso-alegrenses de nascimento e também para os de coração, como eu.
Entre os anos de 1939 e 1977, o Teatro teve suas funções alteradas, passando por rádio (meu pai chegou a trabalhar nela), cinema, loja de móveis e acreditem, foi até cadeia. Em 1978, voltou às atividades de artes cênicas, sendo tombado como Patrimônio de Pouso Alegre em 1999.
O teatro passou por diversas reformas e, em 2017, foi fechado para mais uma delas. As obras, no entanto, só tiveram início em 2019, tendo terminado em 2020, justo quando a pandemia estava começando – confira a reportagem do G1 Sul de Minas após sua reforma.
Assista ao video da série “Aconteceu em Pouso Alegre” sobre o início do Teatro Municipal, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara Pouso Alegre.
Em maio de 2022 fizemos uma visita ao teatro, guiados pelo responsável local e apaixonado pela arte, Marcelo. Conhecemos todos os espaços e suas histórias, além das expectativas para o futuro. O teatro tem capacidade para mais de 300 pessoas nos dois pisos.
Outro destaque na Avenida Dr. Lisboa é essa Escola centenária, fundada em 1912, e ativa até hoje. Seu nome é em homenagem ao Monsenhor José Paulino de Andrade, um dos responsáveis pela criação da Diocese de Pouso Alegre, que sempre esteve ligado às questões da educação. Assista a mais um vídeo do PousoAlegre.net, dessa vez é sobre a Escola.
No final da Avenida Dr. Lisboa está a Casa da Cultura, no prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária, inaugurado em 1895 e oficialmente fechado em 1983. Em 1988, o espaço foi reaberto para atividades culturais e como centro de convivência do idoso.
A história do Conservatório foi marcada por uma bela trajetória, com muita determinação e conquistas, mas também, foi marcada por uma grande tragédia.
O prédio foi construído em 1918 para ser o Colégio Santa Doroteia.
Já as atividades do Conservatório tiveram início em 1951, quando o então Governador de Minas Juscelino Kubitschek decretou a criação de seis conservatórios no estado. Por intercessão do Deputado Estadual Cônego Aurélio Mesquita, Pouso Alegre foi escolhida para sediar um deles.
Em 1975, parte do Conservatório foi transferido para o edifício que aparece na foto acima, onde compartilhava o espaço com outras atividades. Somente em 1984 passou a ocupar totalmente o edifício.
Em 1987, um incêndio criminoso atingiu o Conservatório, destruindo a área interna e grande parte do acervo. Com muita dedicação, a comunidade e a direção do conservatório conseguiram dar continuidade às atividades, improvisando o trabalho em vários espaços alternativos. Somente em 1994 o Conservatório foi reinaugurado após reconstrução do edifício incendiado.
Toda a esta história que descrevi está contada em um vídeo de 2012, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara de Pouso Alegre. É um vídeo emocionante não só pelos fatos narrados, mas por mostrar a relevância da instituição para toda a comunidade.
Saindo do Conservatório passamos para registrar essa importante faculdade. Pouso Alegre tem diversos cursos superiores de qualidade, mas escolhi a faculdade de Direito, fundada em 1959, especialmente pela arquitetura imponente de seu edifício e por sua tradição. Para conhecer um pouco mais da FDSM faça um tour virtual.
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]
Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]