Já comentei que Pouso Alegre é uma cidade com muita história para contar e esta é mais uma.
No Bairro São João, antigo Bairro da Vendinha, praticamente ao lado da Igreja de São João Batista, está o Memorial Constitucionalista, inaugurado em 1982. Ele foi erguido no cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932, pois houve um grande combate nesta região no dia 20 de julho de 1932.
O Museu Histórico Tuany Toledo de Pouso Alegre tem um vídeo em seu Canal no YouTube contando detalhes desta história.
Localizado na Avenida Dr. Lisboa, destaca-se o Teatro Municipal, em estilo neoclássico, fundado em 1875, um dos mais antigos do Brasil. Não é qualquer cidade que tem um patrimônio tão relevante como este, motivo de muito orgulho para os pouso-alegrenses de nascimento e também para os de coração, como eu.
Entre os anos de 1939 e 1977, o Teatro teve suas funções alteradas, passando por rádio (meu pai chegou a trabalhar nela), cinema, loja de móveis e acreditem, foi até cadeia. Em 1978, voltou às atividades de artes cênicas, sendo tombado como Patrimônio de Pouso Alegre em 1999.
O teatro passou por diversas reformas e, em 2017, foi fechado para mais uma delas. As obras, no entanto, só tiveram início em 2019, tendo terminado em 2020, justo quando a pandemia estava começando – confira a reportagem do G1 Sul de Minas após sua reforma.
Assista ao video da série “Aconteceu em Pouso Alegre” sobre o início do Teatro Municipal, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara Pouso Alegre.
Em maio de 2022 fizemos uma visita ao teatro, guiados pelo responsável local e apaixonado pela arte, Marcelo. Conhecemos todos os espaços e suas histórias, além das expectativas para o futuro. O teatro tem capacidade para mais de 300 pessoas nos dois pisos.
Outro destaque na Avenida Dr. Lisboa é essa Escola centenária, fundada em 1912, e ativa até hoje. Seu nome é em homenagem ao Monsenhor José Paulino de Andrade, um dos responsáveis pela criação da Diocese de Pouso Alegre, que sempre esteve ligado às questões da educação. Assista a mais um vídeo do PousoAlegre.net, dessa vez é sobre a Escola.
No final da Avenida Dr. Lisboa está a Casa da Cultura, no prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária, inaugurado em 1895 e oficialmente fechado em 1983. Em 1988, o espaço foi reaberto para atividades culturais e como centro de convivência do idoso.
A história do Conservatório foi marcada por uma bela trajetória, com muita determinação e conquistas, mas também, foi marcada por uma grande tragédia.
O prédio foi construído em 1918 para ser o Colégio Santa Doroteia.
Já as atividades do Conservatório tiveram início em 1951, quando o então Governador de Minas Juscelino Kubitschek decretou a criação de seis conservatórios no estado. Por intercessão do Deputado Estadual Cônego Aurélio Mesquita, Pouso Alegre foi escolhida para sediar um deles.
Em 1975, parte do Conservatório foi transferido para o edifício que aparece na foto acima, onde compartilhava o espaço com outras atividades. Somente em 1984 passou a ocupar totalmente o edifício.
Em 1987, um incêndio criminoso atingiu o Conservatório, destruindo a área interna e grande parte do acervo. Com muita dedicação, a comunidade e a direção do conservatório conseguiram dar continuidade às atividades, improvisando o trabalho em vários espaços alternativos. Somente em 1994 o Conservatório foi reinaugurado após reconstrução do edifício incendiado.
Toda a esta história que descrevi está contada em um vídeo de 2012, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara de Pouso Alegre. É um vídeo emocionante não só pelos fatos narrados, mas por mostrar a relevância da instituição para toda a comunidade.
Saindo do Conservatório passamos para registrar essa importante faculdade. Pouso Alegre tem diversos cursos superiores de qualidade, mas escolhi a faculdade de Direito, fundada em 1959, especialmente pela arquitetura imponente de seu edifício e por sua tradição. Para conhecer um pouco mais da FDSM faça um tour virtual.
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]