Já comentei que Pouso Alegre é uma cidade com muita história para contar e esta é mais uma.
No Bairro São João, antigo Bairro da Vendinha, praticamente ao lado da Igreja de São João Batista, está o Memorial Constitucionalista, inaugurado em 1982. Ele foi erguido no cinquentenário da Revolução Constitucionalista de 1932, pois houve um grande combate nesta região no dia 20 de julho de 1932.
O Museu Histórico Tuany Toledo de Pouso Alegre tem um vídeo em seu Canal no YouTube contando detalhes desta história.
Localizado na Avenida Dr. Lisboa, destaca-se o Teatro Municipal, em estilo neoclássico, fundado em 1875, um dos mais antigos do Brasil. Não é qualquer cidade que tem um patrimônio tão relevante como este, motivo de muito orgulho para os pouso-alegrenses de nascimento e também para os de coração, como eu.
Entre os anos de 1939 e 1977, o Teatro teve suas funções alteradas, passando por rádio (meu pai chegou a trabalhar nela), cinema, loja de móveis e acreditem, foi até cadeia. Em 1978, voltou às atividades de artes cênicas, sendo tombado como Patrimônio de Pouso Alegre em 1999.
O teatro passou por diversas reformas e, em 2017, foi fechado para mais uma delas. As obras, no entanto, só tiveram início em 2019, tendo terminado em 2020, justo quando a pandemia estava começando – confira a reportagem do G1 Sul de Minas após sua reforma.
Assista ao video da série “Aconteceu em Pouso Alegre” sobre o início do Teatro Municipal, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara Pouso Alegre.
Em maio de 2022 fizemos uma visita ao teatro, guiados pelo responsável local e apaixonado pela arte, Marcelo. Conhecemos todos os espaços e suas histórias, além das expectativas para o futuro. O teatro tem capacidade para mais de 300 pessoas nos dois pisos.
Outro destaque na Avenida Dr. Lisboa é essa Escola centenária, fundada em 1912, e ativa até hoje. Seu nome é em homenagem ao Monsenhor José Paulino de Andrade, um dos responsáveis pela criação da Diocese de Pouso Alegre, que sempre esteve ligado às questões da educação. Assista a mais um vídeo do PousoAlegre.net, dessa vez é sobre a Escola.
No final da Avenida Dr. Lisboa está a Casa da Cultura, no prédio onde funcionava a antiga Estação Ferroviária, inaugurado em 1895 e oficialmente fechado em 1983. Em 1988, o espaço foi reaberto para atividades culturais e como centro de convivência do idoso.
A história do Conservatório foi marcada por uma bela trajetória, com muita determinação e conquistas, mas também, foi marcada por uma grande tragédia.
O prédio foi construído em 1918 para ser o Colégio Santa Doroteia.
Já as atividades do Conservatório tiveram início em 1951, quando o então Governador de Minas Juscelino Kubitschek decretou a criação de seis conservatórios no estado. Por intercessão do Deputado Estadual Cônego Aurélio Mesquita, Pouso Alegre foi escolhida para sediar um deles.
Em 1975, parte do Conservatório foi transferido para o edifício que aparece na foto acima, onde compartilhava o espaço com outras atividades. Somente em 1984 passou a ocupar totalmente o edifício.
Em 1987, um incêndio criminoso atingiu o Conservatório, destruindo a área interna e grande parte do acervo. Com muita dedicação, a comunidade e a direção do conservatório conseguiram dar continuidade às atividades, improvisando o trabalho em vários espaços alternativos. Somente em 1994 o Conservatório foi reinaugurado após reconstrução do edifício incendiado.
Toda a esta história que descrevi está contada em um vídeo de 2012, produzido pelo Museu Tuany Toledo e TV Câmara de Pouso Alegre. É um vídeo emocionante não só pelos fatos narrados, mas por mostrar a relevância da instituição para toda a comunidade.
Saindo do Conservatório passamos para registrar essa importante faculdade. Pouso Alegre tem diversos cursos superiores de qualidade, mas escolhi a faculdade de Direito, fundada em 1959, especialmente pela arquitetura imponente de seu edifício e por sua tradição. Para conhecer um pouco mais da FDSM faça um tour virtual.
O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]
A Região da Capital Bruxelas é composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas (em francês: Bruxelles-Ville ou Ville de Bruxelles e em neerlandês: Stad Brussel), que é a capital da Bélgica. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas tornou-se um importante centro de política internacional, com a presença das principais Instituições da União Europeia, bem como da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Historicamente, […]
As vezes é um desafio escrever sobre os passeios na região dos Alpes Franceses e Suíços, pois realmente todos eles são imperdíveis! Definitivamente é difícil escolher dentro de uma enorme variedade qual deles mais vale a pena. Acho que o ideal é tentar ao máximo alinhar o seu orçamento, com o tempo disponível e seus […]
Genebra, a “Cidade da Paz”, é a segunda cidade mais populosa da Suíça (191 mil habitantes), ficando atrás apenas de Zurique (372 mil habitantes). A capital do país é Berna, quarta maior cidade (133 mil habitantes). Assim como Nova York, Genebra é o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, onde estão sediadas inúmeras organizações […]
A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]
Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]