Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Ferney-Voltaire – França

    Ferney-Voltaire é uma comuna francesa localizada ao leste, entre as Montanhas Jura e a fronteira com a Suíça. Está a 8 km da Estação Central de Cornavin (Gare de Cornavin), em Genebra – Suíça, e a 6 km do Aeroporto Internacional de Genebra. Tem uma população em torno de 12 mil habitantes.

    Antes de 1878, a cidade se chamava apenas Ferney, mas o nome foi oficialmente mudado para Ferney-Voltaire, em homenagem ao seu ilustre morador, o escritor e filósofo Voltaire, que viveu os últimos vinte anos de sua vida ali (de 1758 a 1778). Ele foi um defensor da liberdade de expressão, da ciência, do progresso e da racionalidade, e se preocupava com o bem-estar da população local, por este motivo é considerado o patrono da cidade.

    Ferney-Voitare é uma cidade pequena e nos impressionou positivamente, pois é organizada, limpa e segura; tem casas e edifícios conservados, extensos gramados, ruas arborizadas e bem sinalizadas, calçadas largas, comércio variado e bom serviço de transporte público.

    Por sua proximidade com a Suíça e pelo custo de vida mais baixo, especialmente em razão dos valores de moradia e alimentação, muitas pessoas que trabalham ou estudam em Genebra optam por morar em Ferney-Voltaire (França). E muitos que moram em Genebra procuram fazer compras na cidade vizinha.

    Embora a Suíça não faça parte da União Europeia, a passagem na fronteira dos dois países é livre, tendo em vista que os dois países fazem parte do Tratado de Schengen

    Assim, Ferney-Voltaire foi a cidade escolhida para nos hospedarmos quando visitamos Genebra pois, além da proximidade, os hoteis também são mais baratos. Confira no post sobre Genebra do Brasília na Trilha.

    Ficamos hospedados no Zenitude Hôtel-Résidences – Swiss Apparthotels Ferney Voltaire, onde chegamos tarde da noite no dia 24 de maio de 2024. Gostamos muito da escolha. O flat é bem agradável, amplo e tem uma pequena cozinha, onde preparávamos nosso café da manhã.

    Zenitude Hôtel-Résidences
    Área verde atrás do hotel
    Praça em frente ao hotel
    Recepção
    Bar e café
    Zenitude Hôtel-Résidences
    Quarto com sófa-cama
    Cozinha
    Cama e banheiro

    Na Avenida Voltaire, a 600 metros do hotel, tem um supermercado Carrefour e uma área comercial.

    O entorno do hotel também é bem agradável, com extensas áreas gramadas e arborizadas.

    Entorno do Hotel
    Área arborizada
    Segurança e tranquilidade

    O ponto de ônibus para Genebra, Ferney Centre, fica na Avenida do Jura, a apenas 500 metros do hotel. Tem um outro ponto de ônibus ao lado da Mairie de Ferney-Voltaire (Prefeitura). São menos de 30 minutos de Ferney-Voltaire até a Estação Central de Genebra, a Cornavin. A passagem pode ser comprada dentro do ônibus e paga com o cartão de débito Wise (pré-pago) ou qualquer outro de sua preferência. O sistema integrado de transportes públicos permite que o passageiro utilize mais de um meio de transporte no prazo de 90 minutos (zona Ferney/Genebra) sem ter que pagar nova passagem.

    Ponto de ônibus Ferney Centre
    Linhas de ônibus
    Ponto ao lado da Prefeitura

    No dia seguinte, um sábado, reservamos a parte da manhã para conhecer um pouco da cidade. Veja no mapa o nosso roteiro:

    Aos sábados é montada uma feira livre na Avenida Voltaire (a avenida do Carrefour), onde são vendidos produtos de excelente qualidade (embora sejam bem caros para nós brasileiros). Tem de tudo um pouco: roupas, frutas, legumes, queijos, embutidos, pães, frango assado, doces, geleias. Aproveitamos para comprar nosso almoço.

    Na mesma avenida, uns cem metros à frente da Prefeitura tem uma estátua do patrono da cidade, Voltaire, inaugurada em 1890, obra do escultor Emile Placide Lambert. No pedestal da escultura estão registradas algumas das benfeitorias de Voltaire para a cidade e sua população: construiu mais de cem casas, igreja, escola, hospital e reservatório de água; emprestava dinheiro sem juros à comunidade; secou os pântanos; estabeleceu feiras e mercados; e alimentou os habitantes durante a fome em 1771.

    Estátua de Voltaire
    Mairie de Ferney-Voltaire e obelisco em homenagem aos franceses mortos na 1ª Grande Guerra

    A atração principal da cidade é o Château de Voltaire, classificado como monumento nacional em 1958. Voltaire o adquiriu em 1758 e morou lá por 20 anos, até o fim de sua vida.

    É possível visitar seu interior, os jardins, as esculturas, a pequena capela, a casa do caseiro, a cafeteria e alguma exposição temporária, além de participar de algum evento no local. A visita é paga.

    Château de Voltaire
    Calçada de acesso ao Château Voltaire
    Entrada principal

    No interior do Château é possível conhecer os principais cômodos mobiliados com móveis de época e obras de arte, além da loja e uma exposição temporária.

    Château Voltaire
    Château Voltaire

    Depois da morte de Voltaire, em 1878, a família do escultor Emile Lambert (autor da escultura de Voltaire) herdou a propriedade. De todos os seus proprietários, Emile Lambert foi quem mais contribuiu para o embelezamento do parque e dos jardins, tendo construído as estufas, o laranjal, os lagos e as esculturas espalhadas pela propriedade (outras esculturas encontram-se no porão). Emile Placide Lambert morreu em 26 de abril de 1897. Os descendentes de suaa família cederam o château ao estado em 1999.

    Dali, partimos para visitar a igreja católica Église Notre-Dame et Saint-André, dedicada a Nossa Senhora da Assunção e a Santo André. A igreja foi construída entre 1825 e 1826 para substituir a antiga igreja de Santo André, em resposta à construção, em 1824, de um novo templo protestante.

    Église Notre-Dame et Saint-André
    Adro da Église Notre-Dame et Saint-André

    Seguimos para o Parc de la Tire, que tem um extenso gramado e muitas árvores, área de jogos para crianças, mesas de piquenique e um parque para cães. 


    Recomendo muito ficar hospedado em Ferney-Voltaire, foi uma ótima experiência.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Vila de São Jorge – Chapada dos Veadeiros – GO

      A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]

        Cavalcante – Chapada dos Veadeiros – GO

        Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]

          Ferney-Voltaire – França

          Ferney-Voltaire é uma comuna francesa localizada ao leste, entre as Montanhas Jura e a fronteira com a Suíça. Está a 8 km da Estação Central de Cornavin (Gare de Cornavin), em Genebra – Suíça, e a 6 km do Aeroporto Internacional de Genebra. Tem uma população em torno de 12 mil habitantes. Antes de 1878, a cidade se chamava apenas […]

            Cruzeiro MSC Grandiosa

            A MSC Cruzeiros é a terceira maior empresa de cruzeiros do mundo e faz parte da Mediterranean Shipping Company (MSC), segunda maior operadora de transporte de carga do mundo. Ela foi fundada em 1988 como uma empresa suíço-italiana e está sediada Genebra (Suíça). Atualmente, tem 22 navios de cruzeiro e deve fechar 2026 com 24 […]

              Países Baixos (Holanda)

              Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]

                Amsterdã – Países Baixos

                A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]