Dia 11 de novembro de 2018, domingo, décimo primeiro dia de passeio, continuação da nossa programação em Lisboa. Os locais escolhidos foram: Estádio do Benfica e Shopping Colombo, um ao lado do outro.
A linha azul do metrô passa pela estação Colégio Militar/Luz, praticamente dentro do shopping.
Apesar de ser muito perto de Laranjeiras, onde estávamos hospedados (AirbnB), optamos pelo transporte por aplicativo.
Estádio Sport Lisboa e Benfica
Este passeio foi bastante esperado. Já visitamos alguns estádios no Brasil, Argentina e na Espanha (Maracanã, Mineirão, Arena do Athletico Paranaense, Serra Dourada, Mané Garrincha; La Bambonera em Buenos Aires e Camp Nou em Barcelona) e queríamos visitar pelo menos um em Lisboa e o escolhido foi o do Benfica, localizado no Bairro São Domingos de Benfica.
O dia amanheceu com chuva, achamos que poderia atrapalhar, mas não atrapalhou muito.
Foi um pouco complicado achar a entrada da visitação, pois era domingo cedo, chuvoso e sem movimento, que não nos dava nenhuma pista do local certo para entrarmos. O motorista do transporte por aplicativo também não sabia onde era e nos deixou longe da entrada principal.
Compramos o ingresso na hora. Tem dois locais de compra: em um quiosque e na loja oficial do Benfica. No quiosque, que fica quase em frente à loja, o ingresso é um pouco mais caro, mas você ganha um cachecol do time (não sei se era uma promoção temporária ou se é sempre assim). Pode-se visitar o estádio e o museu, ou só um deles. Visitamos os dois. Clique aqui para consultar preços e horários ou até para comprar os ingressos pela Web (online tem desconto). É possível fazer visita guiada. Nós preferimos ir sem guia, mas baixamos um aplicativo fantástico recomendado na recepção, que facilitou a visita com informações, vídeos, áudios e até fotos especiais. Uma informação muito importante: consulte o site antes da visita, pois se tiver jogo não é possível visitar o estádio no dia e, dependendo do campeonato, nem nos dias anteriores ao jogo. Entre a visita do estádio e do museu, se quiser, pode almoçar no restaurante do estádio.
O estádio Sport Lisboa e Benfica também é conhecido como Estádio da Luz ou Catedral e tem capacidade para 65 mil pessoas.
O clube foi fundado em 1904 e o estádio foi reconstruído e inaugurado em 2003. Maiores detalhes da história do clube podem ser conhecidos no Museu Benfica Cosme Damião, localizado junto ao estádio ou no site do clube.
O animal símbolo do clube é uma águia e lá no campo, no gramado, é possível tirar fotos não com uma, mas com três águias, que sobrevoam o estádio em dia de jogo.
Na entrada da visitação tem uma praça com a estátua do craque Eusébio, maior ídolo do futebol de Portugal.
A visita ao estádio e ao museu é um programa bem diferente dos demais de Lisboa, por algum tempo parece que você não está na mesma cidade, achei imperdível. Reserve pelo menos 4 horas para a visita aos dois locais.
Na visita ao estádio é possível conhecer, além do campo, o vestiário do time visitante, a sala de imprensa, as cabines de transmissão dos jogos, arquibancadas, camarotes, maquetes, túnel privado de acesso ao campo, corredor das glórias e outros espaços.
A visita ao Museu é um capítulo à parte. Muito bonita, com interatividade e tecnologia. Muito provavelmente o tempo necessário para olhar tudo com calma será o mesmo tempo do estádio, por volta de duas horas.
Terminada a visita, a intenção era ir a pé ao Shopping Colombo, que fica do outro lado da rua, mas a chuva estava tão forte que, mesmo de guarda chuva, nos molhamos todo. Resolvemos voltar em casa para trocarmos de roupa e voltarmos ao shopping em seguida. Fomos e voltamos de Uber.
Inaugurado em 1997, com decoração adaptada à época dos descobrimentos portugueses. As praças e as ruas (corredores) tem nomes alusivos a esta época também, como: Avenida dos Descobrimentos, Rua Porto Santo, Praça dos Navegantes e Praça Trópico de Câncer. Entre 2007 e 2009 a decoração foi renovada misturando temas contemporâneos. É o maior shopping da Península Ibérica em número de lojas.
Não costuma ser nossa opção de passeio ir a shopping em nossas viagens, apesar de querermos pelo menos conhecer, mas num domingo com tanta chuva forte era a melhor opção.
O shopping é muito grande e bem bonito. Tem uma boa praça de alimentação, onde almoçamos. Aproveitamos também para fazer compra de supermercado e mais algumas coisinhas.
Saímos de lá já de noite e voltamos de transporte por aplicativo para casa. Foi um dia bem diferente, muito bom.
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]
Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]