Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Museu da Marinha – Lisboa (Portugal)

    O Museu da Marinha, está localizado na  Freguesia de Santa Maria de Belém, na Praça do Império. O Museu ocupa grande parte do edifício do Mosteiro dos Jerônimos (uma das maiores atrações da região) e mais um grande galpão, o Pavilhão das Galeotas. Entre as duas edificações tem um jardim e o Planetário, que pertence a Marinha, entretanto é uma atração separada do Museu.

    Infelizmente, a região de Belém não é atendida por metrô. As opções de transporte são ônibus, o elétrico 15, trem (Estação Belém), taxi ou ainda de tranporte por aplicativo (app). Todas as vezes fomos para Belém de carro (transporte por app ou alugado). Outro parêntese: não recomendo alugar carro para transitar por Lisboa, já comentei isso aqui no blog).

    Quando programar sua visita ao Museu da Marinha não se esqueça de que Belém é repleta de locais para conhecer e que com certeza vai precisar uns três dias para conhecer o principal se quiser entrar em tudo.

    O Museu da Marinha remonta a 1853 quando D. Luís reuniu uma colecção de documentos relacionados às atividades marítimas portuguesa. O Museu já esteve em outros locais até que em 1962 foi instalado no Mosteiro dos Jerônimos.

    Veja o valor do ingresso e saiba que é possível comprar um “Passe CulturaMAR” – é um ingresso que permite entrar no Museu de Marinha; na Fragata D. Fernando II e Glória, em Almada; no Aquário Vasco da Gama e no Planetário de Marinha (localizado entre os dois edifícios do Museu da Marinha). O “Passe CulturaMAR” tem um desconto de aproximadamente 20% em ralação aos ingressos individuais e vale por quatro meses. Para quem desejar, há a opção de visita guiada ao Museu da Marinha.

    O Museu está aberto todos os dias das 10 horas às 17 horas, no verão até as 18 horas (de 1º de maio a 30 de setembro). O Museu não abre nos dias 1º de janeiro, domingo de Páscoa, 1º de maio e 25 de dezembro. Nós visitamos o Museu no dia 18 de abril, data em que é comemorado o Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, instituído em 18 de abril de 1982. Assim, nessa ocasião, a entrada deste e em outros monumentos é gratuita.

    A visita ao Museu já começa do lado de fora, antes mesmo de comprar o ingresso. A fachada e o jardim merecem ser admirados e fotografados.

    Fachada da entrada do Museu da Marinha
    Fachada do Pavilhão Galeotas – Café – saída do Museu
    Entrada do Museu e Planetário ao fundo
    Rua (Praça do Império) em frente ao Museu da Marinha

    Para facilitar o entendimento, eu dividi o Museu em seis partes: Alas Norte/Oeste, Pátio Interno, Pavilhão Galeotas, Galeria, Exposições Temporárias e Café/Loja. Para visitá-las, reserve pelo menos 2 horas.

    Mapa das Salas – No mapa o número 11 em azul na realidade é 12
    Museu da Marinha – Pátio interno
    Museu da Marinha – Pátio interno
    Galeria
    Loja
    Loja
    Loja e Café
    Café
    Loja

    O Museu tem uma área aproximada de 50 mil m², sendo 16 mil m² para exposição permanente. Seu acervo é de mais de 17 mil itens, sendo apenas 2.500 deles expostos. Veja alguns itens em destaque no Museu.

    O Museu conta ainda com um centro de documentação e um arquivo de imagem, que reúne, aproximadamente, 120 mil imagens; e um arquivo de desenhos e planos com mais de 1.500 documentos de navios portugueses antigos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Serras Gerais – Aurora do Tocantins – TO

      Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]

        Jalapão – Mateiros – TO

        O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]

          V12 Auto Club – Brasília – DF

          O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]

            Portugal – Diário 7

            Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]

              Austrália

              Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]

                Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

                Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]