Palmela é um município que faz divisa com Setúbal, distante apenas 10 km. Pertence ao distrito de Setúbal e faz parte da Região Metropolitana de Lisboa.
Em Portugal, às vezes é confuso identificar se um local é uma freguesia ou um município, pois costumam utilizar o mesmo nome para várias designações. Palmela, por exemplo, é um município (concelho) e também uma das quatro freguesias do município.
Fizemos um bate-volta a Palmela quando estávamos hospedados em Setúbal (abril de 2022). A intenção era conhecer o Castelo de Palmela. Depois de visitarmos o Castelo fomos almoçar e passamos rapidamente pelo Largo de São João Batista.
O Castelo de Palmela tem origem islâmica entre os séculos VIII-XII. Foi conquistado por D. Afonso Henriques, em 1147 e definitivamente recuperado por D. Sancho I. Foi sede da Ordem de Santiago, de 1443 até à sua extinção, em 1834. É considerado Monumento Nacional desde 1910.
Dentro das muralhas do Castelo encontram-se:
Os fortes e os castelos sempre estão no alto das colinas e proporcionam belas vistas. No dia em que visitamos o castelo o tempo estava nublado, o que comprometeu um pouco o visual.
Palmela tem vários miradouros e não daria tempo para visitar todos. Fomos ao Miradouro Detrás de São Pedro ou simplesmente Miradouro de Palmela, que fica bem ao lado do castelo, onde há uma pequena praça, muitos pés de oliveira, e uma rua sem saída, com alguns moinhos (Rua dos Moinhos de Vento). A vista é bonita e dali pode-se ver o castelo de outro ângulo.
Do miradouro é possível avistar: Estuário do Sado, Península de Tróia, Setúbal, Oceano Atlântico, Parque Natural da Serra da Arrábida com as serras dos Gaiteiros, São Luís, Arrábida, São Francisco e do Louro, e o Vale dos Barris.
Quando saímos do Miradouro fomos seguindo sem muito destino, passamos na porta do Restaurante 3ª Geração e resolvemos entrar.
É um restaurante típico português, simples, com bom atendimento e ótimo custo/benefício, a comida estava bem saborosa. Não nos pareceu ser um restaurante turístico. Os comentários no Tripadvisor são muito bons.
O Largo de São João Batista foi um plus na nossa visita a Palmela. Depois que almoçamos, a intenção era voltarmos para Setúbal, mas resolvemos conhecer o Largo no centro histórico, onde pudemos ver por fora o edifício da Biblioteca Municipal; a Capela de São João Batista (do século XVII), que estava em obra; a Casa Mãe da Rota dos Vinhos (ponto de informação enoturística, loja de vinhos e produtos regionais); o Chafariz; o Coreto (de 1924, feito em mármore, ferro e madeira, destinado a Banda da Sociedade Filarmônica Humanitária); o Miradouro do Largo São João Batista (o destaque é a vista do Castelo); o letreiro “Palmela”; o Jardim Joaquim José de Carvalho (é possível vê-lo do Largo São João Batista) e o Cineteatro São João, no qual conseguimos entrar e conhecer por dentro. Bonito e muito bem cuidado.
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]
Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]