Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Parque da Serra do Curral – Belo Horizonte – MG

    O Parque da Serra do Curral está localizado em Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, no Bairro das Mangabeiras. A portaria de acesso ao parque é na Avenida José do Patrocínio Pontes, em frente à Praça do Estado de Israel.

    A região é uma das mais bonitas de BH e tem muitos atrativos, já conhecemos alguns, entre eles a Praça do Papa (Praça Governador Israel Pinheiro), a Praça da Bandeira, o Parque Municipal das Mangabeiras, o Mirante das Mangabeiras, o Palácio das Mangabeiras (Residência do Governador de Minas), a Rua do Amendoim, além, é claro, das belas casas e da incrível vista da cidade. Tudo isto está no Bairro Mangabeiras, no alto da Avenida Afonso Pena.

    Nós fomos até o Parque de carro, tem estacionamento em frente. Mas é possível chegar lá de ônibus, táxi ou transporte por aplicativo.

    Praça do Estado de Israel
    Estacionamento

    A Serra do Curral foi eleita pela população, em 1997, como símbolo de BH, pois é parte da história de Minas Gerais.

    Serra do Curral
    Serra do Curral

    O Parque da Serra do Curral foi Inaugurado em 2012 com uma área de 400.000 m², onde é encontrada uma vegetação bem variada, passando pelo Campo de Altitude, Cerrado, Campo Rupestre e vestígios de Mata Atlântica. A altitude média varia de 1.136 a 1.380 metros.

    Quem vai até o Parque está interessado no contato com a natureza, em apreciar a vista de BH e até em fazer uma atividade física. Fizemos uma caminhada até o mirante para apreciar o visual. A caminhada é tranquila para quem gosta e não tem problemas de locomoção. A maior parte das pessoas sobe por uma estrada de terra em aclive, embora possa fazer a opção de caminhar por uma trilha alternativa, mais curta, porém, mais ingrime. Para fazer todo o percurso e curtir a vista do mirante, reserve umas duas horas.

    Caminho para os mirantes
    Trilha alternativa para os mirantes à esquerda
    Caminho para os mirantes 2 e 3 – mirante 1 e posto de observação no topo
    Vista de BH
    Vista de BH

    O início da caminhada é na entrada do parque, na portaria 1, e vai até a portaria 2, onde estão os mirantes 2 e 3. No caminho tem o posto de observação, onde está o mirante 1.

    Portaria 1
    Portaria 2

    Existe uma trilha continuando o percurso que fizemos, porém, ela só pode ser feita com guia do Parque e precisa agendar antes. Ela passa pelo topo da Serra do Curral – consulte o Parque para maiores informações (31 3277-8120).

    No Parque tem 10 mirantes, sendo sete ao longo da trilha Travessia da Serra e os outros 3 no caminho citado no parágrafo anterior.

    Mirante 3
    Mirante 2

    Para os que não querem caminhar ou apreciar a vista dos mirantes, o Parque oferece uma extensa área gramada próxima à portaria, ideal para a prática de atividades físicas, para brincar com as crianças ou fazer um piquenique. Fiquei impressionado com a quantidade de gente praticando yôga no gramado, nunca tinha visto um grupo tão grande em um parque.

    Área Gramada na entrada do Parque
    Aula de yôga

    No caminho para o mirante encontramos muitas famílias com crianças pequenas, inclusive com crianças de colo.

    Informações e Dicas Importantes

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Cruzeiro MSC Grandiosa

      A MSC Cruzeiros é a terceira maior empresa de cruzeiros do mundo e faz parte da Mediterranean Shipping Company (MSC), segunda maior operadora de transporte de carga do mundo. Ela foi fundada em 1988 como uma empresa suíço-italiana e está sediada Genebra (Suíça). Atualmente, tem 22 navios de cruzeiro e deve fechar 2026 com 24 […]

        Países Baixos (Holanda)

        Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]

          Amsterdã – Países Baixos

          A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]

            Parque das Tulipas Keukenhof – Lisse – Países Baixos

            O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]

              Museu Van Gogh – Amsterdã – Países Baixos

              O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]

                Zaanse Schans – Zaandam- Países Baixos

                Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]