O Parque da Serra do Curral está localizado em Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, no Bairro das Mangabeiras. A portaria de acesso ao parque é na Avenida José do Patrocínio Pontes, em frente à Praça do Estado de Israel.
A região é uma das mais bonitas de BH e tem muitos atrativos, já conhecemos alguns, entre eles a Praça do Papa (Praça Governador Israel Pinheiro), a Praça da Bandeira, o Parque Municipal das Mangabeiras, o Mirante das Mangabeiras, o Palácio das Mangabeiras (Residência do Governador de Minas), a Rua do Amendoim, além, é claro, das belas casas e da incrível vista da cidade. Tudo isto está no Bairro Mangabeiras, no alto da Avenida Afonso Pena.
Nós fomos até o Parque de carro, tem estacionamento em frente. Mas é possível chegar lá de ônibus, táxi ou transporte por aplicativo.
A Serra do Curral foi eleita pela população, em 1997, como símbolo de BH, pois é parte da história de Minas Gerais.
O Parque da Serra do Curral foi Inaugurado em 2012 com uma área de 400.000 m², onde é encontrada uma vegetação bem variada, passando pelo Campo de Altitude, Cerrado, Campo Rupestre e vestígios de Mata Atlântica. A altitude média varia de 1.136 a 1.380 metros.
Quem vai até o Parque está interessado no contato com a natureza, em apreciar a vista de BH e até em fazer uma atividade física. Fizemos uma caminhada até o mirante para apreciar o visual. A caminhada é tranquila para quem gosta e não tem problemas de locomoção. A maior parte das pessoas sobe por uma estrada de terra em aclive, embora possa fazer a opção de caminhar por uma trilha alternativa, mais curta, porém, mais ingrime. Para fazer todo o percurso e curtir a vista do mirante, reserve umas duas horas.
O início da caminhada é na entrada do parque, na portaria 1, e vai até a portaria 2, onde estão os mirantes 2 e 3. No caminho tem o posto de observação, onde está o mirante 1.
Existe uma trilha continuando o percurso que fizemos, porém, ela só pode ser feita com guia do Parque e precisa agendar antes. Ela passa pelo topo da Serra do Curral – consulte o Parque para maiores informações (31 3277-8120).
No Parque tem 10 mirantes, sendo sete ao longo da trilha Travessia da Serra e os outros 3 no caminho citado no parágrafo anterior.
Para os que não querem caminhar ou apreciar a vista dos mirantes, o Parque oferece uma extensa área gramada próxima à portaria, ideal para a prática de atividades físicas, para brincar com as crianças ou fazer um piquenique. Fiquei impressionado com a quantidade de gente praticando yôga no gramado, nunca tinha visto um grupo tão grande em um parque.
No caminho para o mirante encontramos muitas famílias com crianças pequenas, inclusive com crianças de colo.
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]