O Parque da Serra do Curral está localizado em Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, no Bairro das Mangabeiras. A portaria de acesso ao parque é na Avenida José do Patrocínio Pontes, em frente à Praça do Estado de Israel.
A região é uma das mais bonitas de BH e tem muitos atrativos, já conhecemos alguns, entre eles a Praça do Papa (Praça Governador Israel Pinheiro), a Praça da Bandeira, o Parque Municipal das Mangabeiras, o Mirante das Mangabeiras, o Palácio das Mangabeiras (Residência do Governador de Minas), a Rua do Amendoim, além, é claro, das belas casas e da incrível vista da cidade. Tudo isto está no Bairro Mangabeiras, no alto da Avenida Afonso Pena.
Nós fomos até o Parque de carro, tem estacionamento em frente. Mas é possível chegar lá de ônibus, táxi ou transporte por aplicativo.
A Serra do Curral foi eleita pela população, em 1997, como símbolo de BH, pois é parte da história de Minas Gerais.
O Parque da Serra do Curral foi Inaugurado em 2012 com uma área de 400.000 m², onde é encontrada uma vegetação bem variada, passando pelo Campo de Altitude, Cerrado, Campo Rupestre e vestígios de Mata Atlântica. A altitude média varia de 1.136 a 1.380 metros.
Quem vai até o Parque está interessado no contato com a natureza, em apreciar a vista de BH e até em fazer uma atividade física. Fizemos uma caminhada até o mirante para apreciar o visual. A caminhada é tranquila para quem gosta e não tem problemas de locomoção. A maior parte das pessoas sobe por uma estrada de terra em aclive, embora possa fazer a opção de caminhar por uma trilha alternativa, mais curta, porém, mais ingrime. Para fazer todo o percurso e curtir a vista do mirante, reserve umas duas horas.
O início da caminhada é na entrada do parque, na portaria 1, e vai até a portaria 2, onde estão os mirantes 2 e 3. No caminho tem o posto de observação, onde está o mirante 1.
Existe uma trilha continuando o percurso que fizemos, porém, ela só pode ser feita com guia do Parque e precisa agendar antes. Ela passa pelo topo da Serra do Curral – consulte o Parque para maiores informações (31 3277-8120).
No Parque tem 10 mirantes, sendo sete ao longo da trilha Travessia da Serra e os outros 3 no caminho citado no parágrafo anterior.
Para os que não querem caminhar ou apreciar a vista dos mirantes, o Parque oferece uma extensa área gramada próxima à portaria, ideal para a prática de atividades físicas, para brincar com as crianças ou fazer um piquenique. Fiquei impressionado com a quantidade de gente praticando yôga no gramado, nunca tinha visto um grupo tão grande em um parque.
No caminho para o mirante encontramos muitas famílias com crianças pequenas, inclusive com crianças de colo.
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra. Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]
Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]
Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]
Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]
Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]