O Parque das Mangabeiras Maurício Campos está localizado ao pé da Serra do Curral, patrimônio cultural de Belo Horizonte. Tem a maior área verde da capital mineira e é considerado um dos maiores parques urbanos da América Latina.
O acesso ao Parque pode ser feito por três portarias:
É possível chegar ao Parque de ônibus (passagem em junho de 2023 era R$ 6,00), que para no estacionamento da portaria principal (Linhas 4103 ou 4108), e volta à região central da cidade. Outra forma é de carro particular, transporte por aplicativo ou táxi. Na volta, pegamos um Uber do Parque até a Praça da Estação, no centro, e custou R$ 20,00 (junho de 2023).
Em 14 de outubro de 1966, foi criado o Parque das Mangabeiras, com a finalidade de preservar a Serra do Curral, a reserva florestal existente e criar uma nova área de recreação para a cidade. Em 1974, foi autorizada a implantação do Parque, mas só em 1982, foi aberto a população com o nome do prefeito à época, Maurício Campos.
O Parque foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx. Ele conta com uma área de preservação de 2,4 milhões de m², 59 nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco. Está a uma altitude de 1.000 a 1.300 metros e o clima é ameno.
A vegetação encontrada no Parque é o Cerrado e a Mata Atlântica. O Cerrado ocupa as áreas de maior altitude com espécies de árvores como o barbatimão, a candeia, a caviúna, a guabiroba, o murici e o pau-santo. Já a Mata Atlântica está presente nos fundos de vale e encostas adjacentes, com árvores como a copaíba, o guanandi, o jacarandá, o jequitibá, o pau-jacaré e a quaresmeira.
A fauna do Parque é bem diversificada. Destacam-se mais de 160 espécies registradas de aves, dentre elas o jacu e a saracura. Com relação aos mamíferos, são cerca de 30 espécies registradas, dentre elas o quati, o mico-estrela, o caxinguelê (esquilo), o ouriço-cacheiro e o tatu-galinha. Embora de visualização mais difícil, o parque é também abrigo de cerca de 20 espécies de répteis e 20 espécies de anfíbios, como a rã “Hylodes uai”, que tem em seu nome uma homenagem a Minas Gerias.
As visitas ao Parque das Mangabeiras estão organizadas em três roteiros: Roteiro da Mata, Roteiro do Sol e Roteiro das Águas. Todos eles têm como ponto de partida a Praça das Águas. Atualmente, somente o Roteiro do Sol está em funcionamento. Os demais estão sendo revitalizados e, por isso, não permitem o acesso do público.
O Parque tem um micro ônibus interno que passa pelas duas portarias (a principal e a do Caraça) e vai até o Mirante da Mata. Um dos pontos fica próximo da portaria principal. O último ponto fica a 200 metros do Mirante da Mata, onde há água potável e sanitários. O micro-ônibus interno é gratuito.
O parque abre todos os dias das 8 às 17 horas, exceto às segundas-feiras. A entrada é gratuita.
Para maiores informações, entre em contato pelo telefone (31) 3277-8277 ou e-mail: mangaba@pbh.gov.br
Conversamos na administração do Parque e obtivemos duas informações: a primeira, de que o Parque está em processo de concessão. A segunda, diz respeito ao fechamento de algumas áreas para o público. A explicação foi de que durante a pandemia muitos animais que há muito tempo não eram vistos no Parque, reapareceram, motivando o fechamento dessas áreas para um estudo mais detalhado dos ambientalistas do Parque.
Estando na região do Parque, não deixe de conhecer o Parque da Serra do Curral (post do Brasília na Trilha), o Mirante das Mangabeiras e a Praça do Papa (post do Brasília na Trilha).
Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]
Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]
Este post de Albufeira é da caçula da família Brasília na Trilha, que mora em Lisboa e fez este passeio em um final de semana. Albufeira está localizado no sul de Portugal, na Região do Algarve. Está a 256 km de Lisboa. A região do Algarve em Portugal, atualmente, é das que mais atrai turistas […]
Este post corresponde à quarta semana (de 18 a 24/04/2022) de nossa viagem para “Portugal (Diário 6)”. Neste período, ficamos hospedados em Lisboa e fizemos apenas um bate e volta em Cascais, no domingo. Em Lisboa, como já conhecemos muita coisa, garimpamos lugares inéditos, intercalando com lugares já conhecidos. Fizemos também atividades cotidianas, como se fôssemos um […]
A Largo de São Domingos está localizado na Freguesia de Santa Maria Maior, ao lado da Praça do Rossio, no interior das antigas muralhas fernandinas de Lisboa. A Estação de Metrô Rossio , da Linha Verde, e a Estação Restauradores, da Linha Azul, estão bem próximas do Largo de São Domingos, além da Estação Ferroviária do Rossio. É uma região bastante movimentada e um local onde os […]
O Rooftop do Hotel Memmo está localizado na Freguesia de Santa Maria Maior, no Bairro de Alfama, na Travessa Merceeiras, no Hotel Memmo. É possível chegar ao hotel de metrô descendo na Estação Terreiro do Paço – Linha Azul, localizada na Praça do Comércio, e caminhar 800 metros (passando pela Igreja da Sé) até o Rooftoop do Hotel Memmo. A […]