Localização: está localizado entre a QL 26 e QL 28 do Lago Sul (Brasília). O caminho mais perto, saindo do centro da cidade (Rodoviária), é pelo Eixo Monumental no sentido Ponte JK (terceira ponte). Atravessar a Ponte e seguir pela Estrada Parque Dom Bosco – EPDB, sentido Paranoá. Fazer o retorno na altura da QL 28, passar em frente à Paróquia Nossa Senhora do Rosário e, em seguida, à direita, encontrará o portão de acesso ao Parque (entrada de veículos e pedestres).
Mapa do percurso partindo da Rodoviária?
Distância da Rodoviária: 14 km.
Horário: aberto todos os dias de 7 às 18 horas.
Tempo Gasto: a trilha tem 4,2 km com nível de dificuldade fácil. É possível fazer o percurso em menos de 1 hora caminhando tranquilamente. Há alguns pontos de parada na sombra e pontos para tirar muitas fotos, o que vai aumentar proporcionalmente seu tempo de passeio. Duas horas é mais que suficiente para apreciar o local.
Preço: não é pago
Atrativo: caminhar pelas trilhas, contemplar a natureza e tirar fotos.
História: o Parque das Copaíbas está aberto ao público desde o final de 2019. Em maio de 2020, a unidade de conservação foi recategorizada e passou a ser um Parque Distrital, criado pela Lei 1.600/97. Isso significa importante avanço, porque conferiu ao espaço ecológico maior status de proteção. Está localizado dentro da Área de Proteção Ambiental (APA) do Lago Paranoá,
No dia 5 de junho de 2021, Dia Mundial do Meio Ambiente, o Governo do Distrito Federal (GDF), por meio da Secretaria de Meio Ambiente, do Instituto Brasília Ambiental, da Administração Regional do Lago Sul e com a colaboração de associações de moradores, realizou a inauguração da nova sinalização das trilhas das Copaíbas.
Site Oficial: https://www.euamocerrado.com.br.
Recomendação: levar água, protetor solar e repelente. Vá de tênis, pois tem alguns pontos em aclive/declive escorregadios, de terra com cascalho.
O Parque das Copaíbas foi mais umas das boas surpresas no Lago Sul. Há alguns portões de acesso, tanto pela QL 26, quanto pela QL 28, ambos apenas para pedestre. O portão de acesso para veículos é pela pista da Estrada Parque Dom Bosco, logo depois da Igreja. Após a entrada tem um amplo estacionamento, onde começa e termina a trilha, conforme o sentido que iniciar o percurso.
A trilha pode ser percorrida tanto no sentido horário, quanto no anti-horário. Todo o percurso é muito bem sinalizado, não gera nenhum tipo de dúvida – são 75 placas de sinalização. A trilha pode ser feita de bike ou a pé, sendo alguns trechos exclusivos para bike e outros para pedestres.
O Parque tem 73 hectares e uma trilha rústica (de terra) de 4,2 km. Tem 8 pontos de apoio – são pequenas coberturas, com banco, mapa da trilha com indicação de onde você está e bebedouro (em julho de 2021, ainda não tinha água).
No Parque há várias espécies do cerrado, campo e mata de galeria. Muitas árvores foram plantadas, entre elas a Copaíba (Copaifera langsdorffii) – tombada como Patrimônio Ecológico do Distrito Federal. É uma das principais espécies vegetais presentes e dá nome ao parque, que conta com 80% da vegetação natural preservada.
Há oito nascentes no Parque, além do Córrego Manoel Francisco, mais conhecido como Córrego das Antas, que corta todo Parque – e tem uma pequena cascata.
Parte da trilha é em mata fechada e bem sombreada, com vários pontos bonitos para fotografar, dar uma paradinha, descansar e curtir a natureza, mas a maior parte é percorrida sob o sol.
O principal destaque é o mirante, onde pode-se ter uma das vistas mais bonitas da Ponte JK.
Próximo do Mirante tem uma trilha curta que vai até a beira do lago. Tem uma vista bem bonita também.
No site do GDF tem a seguinte informação: “Além dessas iniciativas, que são referentes à estruturação das trilhas, também estão previstos para o Parque Distrital das Copaíbas a implantação de uma guarita de vigilância com banheiros, um pergolado ao ar livre, um conjunto de lixeiras e um conjunto de bancos com encosto. Estes itens serão viabilizados com recursos oriundos de compensação ambiental e deverão ser implementados ao longo deste ano” (2021). Vamos esperar que isto ocorra, ficará extraordinário.
Tendo em vista que a trilha é rústica pode ocorrer de voltar para casa com carrapatos. Procure recomendações de repelentes para esta finalidade.
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra. Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]
Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]
Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]
Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]
Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]