Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Natureza (Pouso Alegre-MG)

    Parque Natural Municipal e Reserva Biológica

    Agora vamos para uma das opções que mais gostamos, a natureza. Pouso Alegre conta com um excelente parque natural. Fica um pouco distante do centro, mas nada demais, 5 km aproximadamente. No Google, procure por Parque Zoobotânico. Também é conhecido como Horto Florestal.

    É um ótimo local para contemplar a natureza, fazer um piquenique, caminhar (tem uma pista de quase 1 km ao redor do lago), praticar esportes; para a criançada brincar no parquinho e correr ao ar livre. Muitos  eventos são organizados no Parque, envolvendo conscientização ambiental, lazer, cultura, esporte e saúde. Não é permitido entrar com animais.

    Tem um amplo estacionamento, banheiros, mas não observei se tem lanchonete. 

    Havia uma trilha que ligava o Parque ao Cristo Redentor, mas foi desativada por problemas de segurança. Uma trilha segura ligando os dois pontos seria 10.

    Cristo Redentor

    Quando visitei o Cristo, em julho de 2021, registrei aqui no blog as péssimas condições em que se encontrava. Atualizo agora a informação de que o Cristo foi restaurado em 2021, por meio de uma parceria público-privada encabeçada pela Prefeitura, que possibilitou a sua recuperação. Veja as reportagens da Rede Mais (R+) e da Terras do Mandu. Retornei em maio de 2022 para ver com ficou e gostei.

    É uma maravilha de ponto turístico. Mesmo que a estátua do Cristo Redentor não existisse, o local em si já valeria pela bonita vista da cidade e de toda a serra e a mata em seu entorno, pois está no alto de um morro. 

    Para chegar lá são 7 km de belo visual em estrada de terra em boas condições. Os trechos mais íngremes, que poderiam oferecer maiores problemas, são calçados com paralelepípedos. Para os que gostam de atividade física, é um bom local para ir de bike ou até mesmo a pé. No caminho tem um esqueleto de uma construção com um grafite bem bacana.

    Grafite no caminho de terra para o Cristo
    Estrada de terra para o Cristo
    Vista da estrada de terra para o Cristo

    Como chegar lá:

    Quanto ao caminho, merece aqui uma dica: dependendo de onde estiver, se colocar o destino no Google Maps, ele irá traçar a rota por uma estrada que passa bem ao lado do Horto Florestal (Parque Municipal). Este caminho chega próximo, porém, você terá que fazer uma caminhada de uns 3 km. O caminho ideal é o indicado pelo Waze, em direção ao Bairro São João, lado oposto do caminho indicado pelo Google Maps. Por este roteiro não tem erro, basta seguir em direção ao Bairro São João, e na primeira entrada pegar a ampla Avenida Projetada e virar na Rua Três Corações até o final e, em seguida, pegar o trecho de terra até o Cristo. A estrada tem a sinalização indicativa dos quilômetros percorridos, de 1 a 7 km; além de placas com as estações da via sacra. Confira no Mapa.

    Chegando ao Cristo, você se surpreende com o tamanho da estátua: são 32 metros de altura e 60 toneladas. É o terceiro maior Cristo Redentor do país, e foi inaugurado no ano 2000. Está instalado no topo de uma serra com 1.187 metros de altitude, numa área de Preservação Permanente do Exército e do Parque Natural Municipal, com remanescentes de Mata Atlântica. Foi projetado pelo Artista Plástico Genésio Moura. 

    Chegando ao Cristo Redentor
    Cristo antes da reforma

    A vista da cidade é um dos destaques, além de ser um local de muita paz e contato com a natureza.

    Pouso Alegre vista do Cristo Redentor
    Pouso Alegre vista do Cristo Redentor

    Na mesma região onde está o Cristo há muitas antenas, cujas instalações são cercadas por muros pintados com passagens bíblicas: O Samaritano, A Mulher Encurvada, O Filho Pródigo, Sobre as Águas, Ovelha Perdida, entre outras.

    Pinturas de passagens bíblicas antes da reforma

    Novas fotos do Cristo após a reforma.

    Parque Francisco de Assis Vilela

    O Parque está localizado no Bairro Santa Rita, distante 5 km da Catedral (centro da cidade). Ele também é conhecido como Parque do Fórum, que está bem em frente.

    Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)
    Parque Francisco de Assis Vilela – Fórum ao fundo

    Em seus 30.000 m² estão instalados dois parquinhos infantis, uma academia ao ar livre, um lago com uma ponte metálica e uma pista de caminhada e corrida de 900 metros. É um espaço agradável para praticar exercícios ou passear com as crianças. No entanto, carece de árvores para proporcionar um pouco de sombra. Falta também infraestrutura de banheiros e quiosque para venda de lanches e água.

    Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)
    Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)
    Parque Francisco de Assis Vilela (Parque do Fórum)

    Viveiro de plantas Santa Rita

    Um de meus hobbies é cuidar de plantas, de qualquer tipo: flores, frutíferas, ervas aromáticas etc. Na última vez que estive em Pouso Alegre fui conhecer o viveiro Santa Rita para escolher umas plantas para minha mãe. Ele está localizado no Bairro Cidade Foch, um pouco à frente da Loja do Varejão do Queijo Divino.

    Fiquei encantado com a variedade e a qualidade das plantas. O preço é bom e o atendimento especial. Pensei em aproveitar para comprar algumas mudas para plantar em minha casa, mas desisti porque a viagem de carro leva 11 horas e achei que as plantas iriam sentir. 

    Viveiro Santa Rita
    Viveiro Santa Rita

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]