Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Porto de Galinhas / Maracaípe – PE

    As Praias  de Porto de Galinhas e Maracaípe pertencem ao  município de Ipojuca – cidade da Região Metropolitana de Recife, estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. 

    A primeira vez que estivemos em Porto de Galinhas foi na década de 90 e retornamos somente em agosto de 2018.

    Esta viagem fizemos com um casal de amigos e sem os filhos, apenas minha esposa e eu. Nosso objetivo era descansar e comemorar o aniversário dela.

    Como sempre faço, antes de escrever sobre os passeios, vou registrar algumas informações sobre locação de carro, hotéis e restaurantes.

    O voo saiu de Brasília para Recife, onde chegamos bem tarde e optamos por passar a noite num hotel próximo ao aeroporto de Recife – Hotel Ibis Aeroporto, o que foi uma decisão acertada.

    Alugamos com antecedência um carro no Site da Locadora Unidas e o retiramos no aeroporto assim que chegamos. Poderíamos ter pego o carro no dia seguinte, mas não ia fazer diferença no preço. Boa locadora, transfer rápido até o local de retirada, que é bem próxima do aeroporto, bom preço, atendimento cordial e carro novo.

    A ideia era ficarmos apenas em Maracaípe, onde o carro não seria necessário, mas como precisaríamos nos deslocar até a pousada (65 km) e depois até o aeroporto na volta, consideramos que valia a pena alugar um carro. E já que estávamos de carro aproveitamos e fizemos um pequeno passeio às praias de Muro Alto, Serrambi e Porto de Galinhas.

    Alugar carro ou não, em Recife? Depende de alguns fatores: quantidade de dias e de pessoas, passeios programados e a independência que quer ter.

    A diferença de valor entre alugar o carro ou contratar transfer e deslocamentos em Maracaípe/Porto de Galinhas é pequena. O aluguel do veículo proporciona mais liberdade , mas não se esqueça de que, se você estiver dirigindo, não poderá beber, além de toda a responsabilidade que deve ter um condutor. 

    Sempre dei preferência por alugar carro e rodar bastante na região, mas como desta vez a intenção era ficar mais tempo na Pousada, acho que não fizemos a melhor opção.

    O destaque desta viagem foi a Pousada escolhida, Xalés de Maracaípe, isso mesmo Xalés e não Chalés. Tentei até descobrir o motivo da escrita com X, mas ninguém soube explicar.

    Pousada Xalés de Maracaípe

    A Pousada é excelente, tem uma extensa e bem cuidada área verde, piscina, restaurante (rústico e relativamente simples, com ambiente bem praiano e serviço à la carte de ótima qualidade), chalés confortáveis, bom café da manhã e preço compatível com a região. E o mais importante: de frente para o mar, na areia da  praia.

    Pousada Xalés de Maracaípe
    Pousada Xalés de Maracaípe
    Pousada Xalés de Maracaípe

    Para descansar e curtir a natureza não precisa de mais nada, tem tudo na Pousada. Se precisar de guarda sol e cadeiras, a Pousada fornece. Você pode pedir uns petiscos ou bebidas para servirem na  praia ou na piscina.

    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe – A placa resume tudo
    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe

    Praia de Maracaípe

    É a praia onde está localizada a Pousada onde nos hospedamos. É muito bonita, com uma grande extensão de areia bem fina e branca, coqueiro e mar calmo. 

    A maior vantagem para nós foi poder passar o dia nesta praia e usufruir da estrutura da Pousada.

    Para caminhar na praia tínhamos duas opções: de um lado, a Praia de Porto de Galinhas (7 km ida e volta); e do outro lado, o Pontal de Maracaípe (3 km ida e volta).

    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe – à direita segue para o Pontal
    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe – à esquerda, segue para Praia de Porto de Galinhas

    Pontal de Maracaípe

    O Pontal é uma região muito bonita, onde o Rio Maracaípe encontra o mar. Tem alguns jangadeiros, caso queira atravessar para a Praia de Serrambi ou mesmo fazer um passeio pelo Rio. A infraestrutura na região limita-se aos jangadeiros e a um vendedor de coco.

    No fim da tarde a atração no Pontal é o pôr do sol. Vale muito a pena assistir a este espetáculo.

    • Pontal de Maracaípe

    Porto de Galinhas

    Outra boa opção na região é a praia de Porto de Galinhas, com mar calmo e piscinas naturais. É o principal polo de turismo da região sul de Pernambuco. Sua fama se deve às belezas naturais da região formada por praias de águas mornas (média de 28ºC), coqueirais, piscinas naturais formadas pelos arrecifes, com grande diversidade de peixes e tartarugas, além dos manguezais. 

    O nome não é uma referência à ave, mas ao comércio ilegal de escravos, que chegavam da África em navios cargueiros carregados de galinhas d’angola. Os comerciantes anunciavam a chegada da carga clandestina com a senha: “tem galinha nova no porto!”. Assim, de Porto Rico, que nos séculos XV e XVI exportava açúcar e pau-brasil, passou a ser chamado de porto das galinhas. A ave acabou virando símbolo da vila, enriquecendo o artesanato local.

    Da pousada Xalés de Maracaípe até a vila de Porto de Galinhas, pela praia, é uma agradável caminhada de 40 minutos (cada trecho). De carro são menos de 10 minutos. Da praia de Porto de Galinhas também é possível caminhar pelas praias seguintes – no sentido Cupe (7 km cada trecho) e Muro Alto (4 km da Praia do Cupe, cada trecho). A Praia de Porto de Galinhas também é ótima para passar o dia, mas o agito é garantido, pois é muito badalada. 

    Praia de Porto de Galinhas
    Praia de Porto de Galinhas

    Na altura do letreiro “Porto de Galinhas”, na Praça Central,  ficam vários jangadeiros que podem ser contratados para levá-lo até as piscinas naturais. Não conseguimos fazer este passeio porque a maré não estava favorável nos dias que estivemos ali. Nesse trecho da Praia tem ainda uma boa infraestrutura de barracas.

    Passeio de Jangada em Porto de Galinhas
    Letreiro Porto de Galinhas
    Praça Central

    Em Porto de Galinhas há várias opções de restaurante, lojas de artesanato, roupas, cachaças, bares e baladas. A vila é bem simpática.

    Comemos uma ótima pizza na  Pizzaria Paulista.

    • Porto de Galinhas - Pizzaria Paulista

    Praia de Muro Alto

    Esta Praia também pertence ao munícipio de Ipojuca.

    O nome muro alto está relacionado ao recife ou arrecife paralelo à praia formando uma piscina natural que, por seu formato estreito, parece um muro.

    Em sua orla estão vários hotéis, condomínios fechados e residências.

    O mar é muito bonito, mas quando chegamos à praia não tivemos uma boa impressão, pois a maré estava alta e a faixa de areia pequena, repleta de barracas, nos deu uma sensação de “muvuca”. Fomos caminhar e apreciar um pouco mais à frente, onde o movimento era menor.

     

    • Praia de Muro Alto

    Praia de Serrambi

    Esta Praia também pertence ao munícipio de Ipojuca. Passamos muito rapidamente por Serrambi, onde fizemos uma caminhada pela areia.

    Praia de Serrambo
    Ptaia de Serrambi

    O litoral da região de Porto de Galinhas, ou melhor, de Ipojuca, é bem extenso e todas as praias são ótimas. Mais ao sul, distantes uns 50 km dali, estão as praias de Carneiros e de Tamandaré. Esta região vai ficar para outra oportunidade.

    Veja abaixo o mapa do litoral que visitamos. Apesar de poucos dias, nos divertimos, comemos bem e descançamos. Foi uma boa amostra.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Gante – Bélgica

      Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]

        Bruges – Bélgica

        Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]

          Arena MRV – Belo Horizonte – MG

          A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]

            Poços de Caldas – MG

            Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]

              Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

              O  Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]

                Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

                O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]