Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Porto de Galinhas / Maracaípe – PE

    As Praias  de Porto de Galinhas e Maracaípe pertencem ao  município de Ipojuca – cidade da Região Metropolitana de Recife, estado de Pernambuco, no Nordeste do Brasil. 

    A primeira vez que estivemos em Porto de Galinhas foi na década de 90 e retornamos somente em agosto de 2018.

    Esta viagem fizemos com um casal de amigos e sem os filhos, apenas minha esposa e eu. Nosso objetivo era descansar e comemorar o aniversário dela.

    Como sempre faço, antes de escrever sobre os passeios, vou registrar algumas informações sobre locação de carro, hotéis e restaurantes.

    O voo saiu de Brasília para Recife, onde chegamos bem tarde e optamos por passar a noite num hotel próximo ao aeroporto de Recife – Hotel Ibis Aeroporto, o que foi uma decisão acertada.

    Alugamos com antecedência um carro no Site da Locadora Unidas e o retiramos no aeroporto assim que chegamos. Poderíamos ter pego o carro no dia seguinte, mas não ia fazer diferença no preço. Boa locadora, transfer rápido até o local de retirada, que é bem próxima do aeroporto, bom preço, atendimento cordial e carro novo.

    A ideia era ficarmos apenas em Maracaípe, onde o carro não seria necessário, mas como precisaríamos nos deslocar até a pousada (65 km) e depois até o aeroporto na volta, consideramos que valia a pena alugar um carro. E já que estávamos de carro aproveitamos e fizemos um pequeno passeio às praias de Muro Alto, Serrambi e Porto de Galinhas.

    Alugar carro ou não, em Recife? Depende de alguns fatores: quantidade de dias e de pessoas, passeios programados e a independência que quer ter.

    A diferença de valor entre alugar o carro ou contratar transfer e deslocamentos em Maracaípe/Porto de Galinhas é pequena. O aluguel do veículo proporciona mais liberdade , mas não se esqueça de que, se você estiver dirigindo, não poderá beber, além de toda a responsabilidade que deve ter um condutor. 

    Sempre dei preferência por alugar carro e rodar bastante na região, mas como desta vez a intenção era ficar mais tempo na Pousada, acho que não fizemos a melhor opção.

    O destaque desta viagem foi a Pousada escolhida, Xalés de Maracaípe, isso mesmo Xalés e não Chalés. Tentei até descobrir o motivo da escrita com X, mas ninguém soube explicar.

    Pousada Xalés de Maracaípe

    A Pousada é excelente, tem uma extensa e bem cuidada área verde, piscina, restaurante (rústico e relativamente simples, com ambiente bem praiano e serviço à la carte de ótima qualidade), chalés confortáveis, bom café da manhã e preço compatível com a região. E o mais importante: de frente para o mar, na areia da  praia.

    Pousada Xalés de Maracaípe
    Pousada Xalés de Maracaípe
    Pousada Xalés de Maracaípe

    Para descansar e curtir a natureza não precisa de mais nada, tem tudo na Pousada. Se precisar de guarda sol e cadeiras, a Pousada fornece. Você pode pedir uns petiscos ou bebidas para servirem na  praia ou na piscina.

    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe – A placa resume tudo
    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe

    Praia de Maracaípe

    É a praia onde está localizada a Pousada onde nos hospedamos. É muito bonita, com uma grande extensão de areia bem fina e branca, coqueiro e mar calmo. 

    A maior vantagem para nós foi poder passar o dia nesta praia e usufruir da estrutura da Pousada.

    Para caminhar na praia tínhamos duas opções: de um lado, a Praia de Porto de Galinhas (7 km ida e volta); e do outro lado, o Pontal de Maracaípe (3 km ida e volta).

    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe – à direita segue para o Pontal
    Praia de Maracaípe – em frente à Pousada Xalés de Maracaípe – à esquerda, segue para Praia de Porto de Galinhas

    Pontal de Maracaípe

    O Pontal é uma região muito bonita, onde o Rio Maracaípe encontra o mar. Tem alguns jangadeiros, caso queira atravessar para a Praia de Serrambi ou mesmo fazer um passeio pelo Rio. A infraestrutura na região limita-se aos jangadeiros e a um vendedor de coco.

    No fim da tarde a atração no Pontal é o pôr do sol. Vale muito a pena assistir a este espetáculo.

    • Pontal de Maracaípe

    Porto de Galinhas

    Outra boa opção na região é a praia de Porto de Galinhas, com mar calmo e piscinas naturais. É o principal polo de turismo da região sul de Pernambuco. Sua fama se deve às belezas naturais da região formada por praias de águas mornas (média de 28ºC), coqueirais, piscinas naturais formadas pelos arrecifes, com grande diversidade de peixes e tartarugas, além dos manguezais. 

    O nome não é uma referência à ave, mas ao comércio ilegal de escravos, que chegavam da África em navios cargueiros carregados de galinhas d’angola. Os comerciantes anunciavam a chegada da carga clandestina com a senha: “tem galinha nova no porto!”. Assim, de Porto Rico, que nos séculos XV e XVI exportava açúcar e pau-brasil, passou a ser chamado de porto das galinhas. A ave acabou virando símbolo da vila, enriquecendo o artesanato local.

    Da pousada Xalés de Maracaípe até a vila de Porto de Galinhas, pela praia, é uma agradável caminhada de 40 minutos (cada trecho). De carro são menos de 10 minutos. Da praia de Porto de Galinhas também é possível caminhar pelas praias seguintes – no sentido Cupe (7 km cada trecho) e Muro Alto (4 km da Praia do Cupe, cada trecho). A Praia de Porto de Galinhas também é ótima para passar o dia, mas o agito é garantido, pois é muito badalada. 

    Praia de Porto de Galinhas
    Praia de Porto de Galinhas

    Na altura do letreiro “Porto de Galinhas”, na Praça Central,  ficam vários jangadeiros que podem ser contratados para levá-lo até as piscinas naturais. Não conseguimos fazer este passeio porque a maré não estava favorável nos dias que estivemos ali. Nesse trecho da Praia tem ainda uma boa infraestrutura de barracas.

    Passeio de Jangada em Porto de Galinhas
    Letreiro Porto de Galinhas
    Praça Central

    Em Porto de Galinhas há várias opções de restaurante, lojas de artesanato, roupas, cachaças, bares e baladas. A vila é bem simpática.

    Comemos uma ótima pizza na  Pizzaria Paulista.

    • Porto de Galinhas - Pizzaria Paulista

    Praia de Muro Alto

    Esta Praia também pertence ao munícipio de Ipojuca.

    O nome muro alto está relacionado ao recife ou arrecife paralelo à praia formando uma piscina natural que, por seu formato estreito, parece um muro.

    Em sua orla estão vários hotéis, condomínios fechados e residências.

    O mar é muito bonito, mas quando chegamos à praia não tivemos uma boa impressão, pois a maré estava alta e a faixa de areia pequena, repleta de barracas, nos deu uma sensação de “muvuca”. Fomos caminhar e apreciar um pouco mais à frente, onde o movimento era menor.

     

    • Praia de Muro Alto

    Praia de Serrambi

    Esta Praia também pertence ao munícipio de Ipojuca. Passamos muito rapidamente por Serrambi, onde fizemos uma caminhada pela areia.

    Praia de Serrambo
    Ptaia de Serrambi

    O litoral da região de Porto de Galinhas, ou melhor, de Ipojuca, é bem extenso e todas as praias são ótimas. Mais ao sul, distantes uns 50 km dali, estão as praias de Carneiros e de Tamandaré. Esta região vai ficar para outra oportunidade.

    Veja abaixo o mapa do litoral que visitamos. Apesar de poucos dias, nos divertimos, comemos bem e descançamos. Foi uma boa amostra.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Brasília na Trilha – 10 anos

      Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

        Diamantina – MG

        Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

          Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

          Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

            Bondi Beach – Sydney (Austrália)

            Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

              Coogee Beach – Sydney (Austrália)

              Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]

                Manly Beach – Sydney (Austrália)

                Manly foi a segunda praia de Sydney que conhecemos (a primeira foi Bondi), já em nosso terceiro dia na cidade (4 de setembro de 2023). Embora fosse inverno, a temperatura estava amena, em torno de 20ºC, ótimo para caminhar na praia e na calçada da orla. Apesar do vento frio, foi possível tomar um pouco […]