Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Praça Dom Pedro IV (Rossio) – Lisboa

    Praça Dom Pedro IV, mais conhecida como Praça do Rossio, situa-se na Freguesia de Santa Maria Maior, no Bairro da Baixa de Lisboa ou Baixa Pombalina (por ter sido edificada por ordem do Marquês de Pombal), entre a Praça dos Restauradores e a Praça do Comércio.

    Estação de Metrô Rossio encontra-se ali, entre as Estações Martim Moniz Baixa-Chiado da Linha Verde. A Praça conta também com a Estação Ferroviária do Rossio. É uma região bastante movimentada e um local onde os turistas passam pelo menos uma vez.

    Praça do Rossio
    Praça do Rossio

    O estilo da praça lembra um pouco a Praça dos Restauradores, plana, com calçamento de pedras portuguesas, sendo contornada por rua e prédios em toda a extensão e um monumento bem alto no centro. Ela é um pouco maior que a Praça dos Restauradores e conta ainda com duas fontes gêmeas, a norte e a sul.

    Após o terremoto de 1755, a praça foi reconstruída, com o plano de Carlos Mardel, em formato retangular (166 metros de comprimento por 52 metros de largura).

    Entre 1846 e 1849 foi construído um dos edifícios de destaque ao redor da praça, o Teatro D. Maria II, além da arborização, das fontes e do calçamento com pedras portuguesas em forma de ondas – um dos primeiros desenhos desse tipo a decorar os pavimentos da cidade.

    Fonte da Praça do Rossio

    No centro da praça, está a estátua de bronze de D. Pedro IV, vigésimo-oitavo rei de Portugal e primeiro imperador do Brasil (em Portugal era Dom Pedro IV e no Brasil Dom Pedro I). Ela foi inaugurada em 1870. O monumento tem 27,5 metros de altura, com pedestal em mármore e coluna de pedra. Na base do pedestal tem quatro figuras femininas, são alegorias à Justiça, à Prudência, à Fortaleza e à Moderação.

    Monumento em homenagem a Dom Pedro IV de Portugal (Dom Pedro I do Brasil)

    Ao redor da praça destacam-se os seguintes pontos (alguns já publicados no blog):

    Estação Ferroviária do Rossio
    Teatro Dona Maria II

    Ao redor da praça tem ainda restaurantes, lojas de souvenir, de calçados, de perfumes, de jóias, de roupa, casa de câmbio, farmácia, loja da Vodafone (empresa de telefonia móvel e de outros serviços), entre outras opções.

    Bem próximo da praça tem outros pontos turísticos, como: Largo de São Domingos, que tem muita história; Praça da Figueira; Praça Martim Moniz; Elevador Santa Justa; Rua Augusta e o Arco da Augusta; Praça do Comércio; e também pode-se apreciar a vista do Convento do Carmo e do Miradouro do Elevador Santa Justa.

    Convento do Carmo e Elevador Santa Justa vistos da Praça do Rossio

    Para quem está de carro, há um estacionamento subterrâneo da Praça dos Restauradores, que é pago e muito caro. Andar de carro na região central não é uma boa opção, o bom é andar a pé apreciando com calma cada canto.

    Outra forma de passear pela praça e região é de bicicleta, onde há estações de bike da empresa Gira. Já usamos muito essas bikes. Em breve terá um post sobre o serviço da Gira.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]