O pastel de farinha de milho criado em Pouso Alegre é um quitute muito famoso e apreciado na região, tendo se tornado Patrimônio Imaterial do Município em 2010. Em 2018 foi premiado em um evento de gastronomia. A iguaria foi pauta de uma reportagem, inclusive ensinando a receita. Em vários pontos da região central da cidade tem trailers vendendo o pastel.
Ir a qualquer cidade de Minas Gerais e não levar para casa as delícias da região é até uma desfeita. Há muitas opções na cidade, a que prefiro são as Lojas do Varejão do Queijo e em especial a Varejão dos Queijos – Divino.
Costumávamos comprar queijos e doces numa loja próxima ao Mercado Municipal, a Varejão do Queijos da Rua Adalberto Ferraz, no Centro, mas lá fica muito cheio de clientes.
Depois passamos a comprar na loja da Avenida Professor Olavo Gomes de Oliveira – 1777, no Bairro Cidade Foch – Divino – Varejão dos Queijos – esta loja tem mais espaço e é a minha preferida – telefone (35) 3425-1847.
Tem outra loja Varejão dos Queijos (não a conheço), que é no caminho para São Paulo, na Rodovia Fernão Dias, km 864, a menos de 20 km do Trevo de Pouso Alegre. Esta loja vende cachaça também.
No Varejão do Queijo – Divino o atendimento é típico de mineiro, atencioso e cordial, principalmente quando se é atendido pelo Tiago.
Os produtos são de ótima qualidade e destaco, como um bom mineiro, os queijos do Latícinios Dourado, principalmente o frescal que eu gosto muito; os Queijos Canastra da região de Medeiros; os Queijos meia cura de Araxá; os queijos de Piumhi; e mais uma grande variedade, que deixa a gente até na dúvida na hora de escolher.
Os doces de leite também são maravilhosos, especialmente o premiado Rocca, que é de Pouso Alegre. Tem ainda o famoso Viçosa e outras marcas menos conhecidas como o Tropical de Alterosa. Mas o que eu gosto mesmo é de um que é puro, sem conservantes – o doce de leite em pasta Doces Carvalho, da cidade de Caldas/MG. Simplesmente divino, como inspira o nome da loja. E bem mais barato. Tem ainda os doces de cidra, mamão, goiaba, coco, abóbora, figo, além de biscoitos de polvilho, rosquinhas, café, linguiça, temperos diversos e mais uma infinidade de coisas.
Falta falar do preço, para nós que moramos na capital, posso dizer que os preços deles são bem melhores e com muito mais qualidade.
Todas as vezes que vamos a Pouso Alegre, almoçamos ou jantamos neste excelente restaurante. Até na pandemia encomendamos a comida de lá e fomos buscar para comer em casa.
A comida é excelente e pedimos sempre o carro chefe – a costela no bafo, embora o cardápio seja bem variado. O preço é compatível, o lugar é muito agradável, com decoração rústica de bom gosto, ótimo atendimento e espaço para as crianças. Nossa família o considera nota 10, confira as avaliações no Tripadvisor para ver que não estamos exagerando. Uma dica é chegar cedo, pois apesar de grande, costuma ter fila de espera (se não me falha a memória, não aceita reserva, confira antes).
Alguns Cafés agradáveis de Pouso Alegre fecharam mesmo antes da pandemia. Meus pais descobriram e nos convidaram para conhecer o Café da Terra, localizado na Rua Bom Jesus – 811 – telefone (35) 3423-3563. Gostamos muito – ambiente simples e aconchegante, bom atendimento e lanches saborosos: doces, bolos, pão-de-queijo, tortas, sucos, café entre outros. O local é pequeno, tem poucas mesas e costuma ficar cheio. Ao lado do Café tem um pequeno estacionamento para clientes. Avaliação do Tripadvisor.
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra. Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]
Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]
Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]
Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]
Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]