O pastel de farinha de milho criado em Pouso Alegre é um quitute muito famoso e apreciado na região, tendo se tornado Patrimônio Imaterial do Município em 2010. Em 2018 foi premiado em um evento de gastronomia. A iguaria foi pauta de uma reportagem, inclusive ensinando a receita. Em vários pontos da região central da cidade tem trailers vendendo o pastel.
Ir a qualquer cidade de Minas Gerais e não levar para casa as delícias da região é até uma desfeita. Há muitas opções na cidade, a que prefiro são as Lojas do Varejão do Queijo e em especial a Varejão dos Queijos – Divino.
Costumávamos comprar queijos e doces numa loja próxima ao Mercado Municipal, a Varejão do Queijos da Rua Adalberto Ferraz, no Centro, mas lá fica muito cheio de clientes.
Depois passamos a comprar na loja da Avenida Professor Olavo Gomes de Oliveira – 1777, no Bairro Cidade Foch – Divino – Varejão dos Queijos – esta loja tem mais espaço e é a minha preferida – telefone (35) 3425-1847.
Tem outra loja Varejão dos Queijos (não a conheço), que é no caminho para São Paulo, na Rodovia Fernão Dias, km 864, a menos de 20 km do Trevo de Pouso Alegre. Esta loja vende cachaça também.
No Varejão do Queijo – Divino o atendimento é típico de mineiro, atencioso e cordial, principalmente quando se é atendido pelo Tiago.
Os produtos são de ótima qualidade e destaco, como um bom mineiro, os queijos do Latícinios Dourado, principalmente o frescal que eu gosto muito; os Queijos Canastra da região de Medeiros; os Queijos meia cura de Araxá; os queijos de Piumhi; e mais uma grande variedade, que deixa a gente até na dúvida na hora de escolher.
Os doces de leite também são maravilhosos, especialmente o premiado Rocca, que é de Pouso Alegre. Tem ainda o famoso Viçosa e outras marcas menos conhecidas como o Tropical de Alterosa. Mas o que eu gosto mesmo é de um que é puro, sem conservantes – o doce de leite em pasta Doces Carvalho, da cidade de Caldas/MG. Simplesmente divino, como inspira o nome da loja. E bem mais barato. Tem ainda os doces de cidra, mamão, goiaba, coco, abóbora, figo, além de biscoitos de polvilho, rosquinhas, café, linguiça, temperos diversos e mais uma infinidade de coisas.
Falta falar do preço, para nós que moramos na capital, posso dizer que os preços deles são bem melhores e com muito mais qualidade.
Todas as vezes que vamos a Pouso Alegre, almoçamos ou jantamos neste excelente restaurante. Até na pandemia encomendamos a comida de lá e fomos buscar para comer em casa.
A comida é excelente e pedimos sempre o carro chefe – a costela no bafo, embora o cardápio seja bem variado. O preço é compatível, o lugar é muito agradável, com decoração rústica de bom gosto, ótimo atendimento e espaço para as crianças. Nossa família o considera nota 10, confira as avaliações no Tripadvisor para ver que não estamos exagerando. Uma dica é chegar cedo, pois apesar de grande, costuma ter fila de espera (se não me falha a memória, não aceita reserva, confira antes).
Alguns Cafés agradáveis de Pouso Alegre fecharam mesmo antes da pandemia. Meus pais descobriram e nos convidaram para conhecer o Café da Terra, localizado na Rua Bom Jesus – 811 – telefone (35) 3423-3563. Gostamos muito – ambiente simples e aconchegante, bom atendimento e lanches saborosos: doces, bolos, pão-de-queijo, tortas, sucos, café entre outros. O local é pequeno, tem poucas mesas e costuma ficar cheio. Ao lado do Café tem um pequeno estacionamento para clientes. Avaliação do Tripadvisor.
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]
Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]