Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Restaurantes – Cafés – outros quitutes (Pouso Alegre-MG)

    Pastel de farinha de milho

    O pastel de farinha de milho criado em Pouso Alegre é um quitute muito famoso e apreciado na região, tendo se tornado Patrimônio Imaterial do Município em 2010.  Em 2018 foi premiado em um evento de gastronomia. A iguaria foi pauta de uma reportagem, inclusive ensinando a receita. Em vários pontos da região central da cidade tem trailers vendendo o pastel.

    Trailer de Pastel de Farinha de Milho

    Doces, queijos e outras delícias

    Ir a qualquer cidade de Minas Gerais e não levar para casa as delícias da região é até uma desfeita. Há muitas opções na cidade, a que prefiro são as Lojas do Varejão do Queijo e em especial a Varejão dos Queijos – Divino

    Costumávamos comprar queijos e doces numa loja próxima ao Mercado Municipal, a Varejão do Queijos da Rua Adalberto Ferraz, no Centro, mas lá fica muito cheio de clientes. 

    Varejão do Queijo – Loja próxima ao Mercado Municipal

    Depois passamos a comprar na loja da Avenida Professor Olavo Gomes de Oliveira – 1777, no Bairro Cidade Foch –  Divino – Varejão dos Queijos – esta loja tem mais espaço e é a minha preferida – telefone (35) 3425-1847. 

    Varejão do QUeijo – Divino – no Bairro Fosh

    Tem outra loja Varejão dos Queijos (não a conheço), que é no caminho para São Paulo, na Rodovia Fernão Dias, km 864, a menos de 20 km do Trevo de Pouso Alegre. Esta loja vende cachaça também. 

    No Varejão do Queijo – Divino o atendimento é típico de mineiro, atencioso e cordial, principalmente quando se é atendido pelo Tiago. 

    Os produtos são de ótima qualidade e destaco, como um bom mineiro, os queijos do Latícinios Dourado, principalmente o frescal que eu gosto muito; os Queijos Canastra da região de  Medeiros; os Queijos meia cura de Araxá; os queijos de Piumhi; e mais uma grande variedade, que deixa a gente até na dúvida na hora de escolher.

    Varejão do Queijo – Divino

    Os doces de leite também são maravilhosos, especialmente o premiado Rocca, que é de Pouso Alegre. Tem ainda o famoso Viçosa e outras marcas menos conhecidas como o Tropical de Alterosa. Mas o que eu gosto mesmo é de um que é puro, sem conservantes – o doce de leite em pasta Doces Carvalho, da cidade de Caldas/MG. Simplesmente divino, como inspira o nome da loja. E bem mais barato. Tem ainda os doces de cidra, mamão, goiaba, coco, abóbora, figo, além de biscoitos de polvilho, rosquinhas, café, linguiça, temperos diversos e mais uma infinidade de coisas. 

    Falta falar do preço, para nós que moramos na capital, posso dizer que os preços deles são bem melhores e com muito mais qualidade.

    Varejão do Queijo – Divino

    Restaurante Costela no Bafo

    Todas as vezes que vamos a Pouso Alegre, almoçamos ou jantamos neste excelente restaurante. Até na pandemia encomendamos a comida de lá e fomos buscar para comer em casa.

    Restaurante Costela no Bafo

    A comida é excelente e pedimos sempre o carro chefe –  a costela no bafo, embora o cardápio seja bem variado. O preço é compatível, o lugar é muito agradável, com decoração rústica de bom gosto, ótimo atendimento e espaço para as crianças. Nossa família o considera nota 10, confira as avaliações no Tripadvisor para ver que não estamos exagerando. Uma dica é chegar cedo, pois apesar de grande, costuma ter fila de espera (se não me falha a memória, não aceita reserva, confira antes).

    Picanha
    Tilápia

    Café da Terra

    Alguns Cafés agradáveis de Pouso Alegre fecharam mesmo antes da pandemia. Meus pais descobriram e nos convidaram para conhecer o Café da Terra, localizado na Rua Bom Jesus – 811 – telefone (35) 3423-3563. Gostamos muito – ambiente simples e aconchegante, bom atendimento e lanches saborosos: doces, bolos, pão-de-queijo, tortas, sucos, café entre outros.  O local é pequeno, tem poucas mesas e costuma ficar cheio. Ao lado do Café tem um pequeno estacionamento para clientes. Avaliação do Tripadvisor.

    Café da Terra

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]