Santuário de Nossa Senhora Aparecida – Basílica
É o maior Santuário Mariano do mundo e o segundo maior Templo Católico do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano (já publicada no blog)
O projeto, em estilo neoromânico, é do Arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto. Foi construída em forma de cruz grega, com 173 metros de comprimento por 168 metros de largura. Tem quatro naves de 40 metros, que representam os quatro cantos da Terra, convergindo até o altar central – lugar da celebração. A cúpula tem 70 metros de altura.
Uma das formas de se localizar no Santuário Nacional é pelas Arcadas da Basílica: Norte, Sul, Leste e Oeste.
Para os fieis, o principal atrativo da Basílica é a visita à imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Mesmo para os não devotos é emocionante ver as manifestações de fé dos que ali se encontram. Para ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida é necessário seguir por uma fila. Cada pessoa dispõe de apenas alguns segundos para contemplá-la e fazer sua oração.
O retábulo onde está o nicho com a imagem tem quase 37 metros de altura e foi inaugurado em agosto de 2011. Ele é decorado com mosaicos de desenhos de peixes em ouro; e a parte interna do nicho é decorada em ouro branco, com desenhos de flores aquáticas. Todo o projeto é do Artista Plástico Cláudio Pastro. Veja imagens 360º.
Outro local de grande importância na Basílica é o altar, pois é o espaço da consagração, onde se dá o mistério pascal. Como centro dos quatro cantos da Terra, simboliza também o centro cósmico. O altar é circundado pelos grandes arcos das naves que se ligam ao capitel (parte superior das colunas) e sustentam a grande cúpula dourada. O conjunto de arcos, capitel e cúpula é chamado baldaquino.
Entre os arcos estão enormes painéis de azulejos com imagens que revelam a manifestação da natureza divina por meio da flora e da fauna brasileiras.
A grandiosidade e a beleza da Basílica encantam a todos de qualquer ângulo que seja observada.
Praça de Alimentação
O Santuário conta com uma Praça de Alimentação dentro de seu complexo e pode ser acessada partindo da Basílica por uma grande passarela coberta, onde se encontram também os sanitários masculino e feminino. A passarela também é o caminho para o Memorial da Devoção (Museu de Cera, Cine 4D, outros).
A Praça é bem grande e tem várias opções, incluindo lanchonetes e restaurantes bem conhecidos.
Subsolo da Basílica
Uma das atrações mais visitadas do Santuário encontra-se no subsolo da Basílica, podendo até passar despercebida – A Sala dos Milagres ou Sala das Promessas; além da Livraria Santuário, da Loja Oficial (é possível comprar online no site), Casa do Pão, Estúdio da TV Aparecida, Vitrine com o Mistério do Rosário, Sanitários e até área para carregar o celular.
Sala dos Milagres ou Sala das Promessas
Localizada no subsolo da Basílica desde 1974, a Sala dos Milagres ou Sala das Promessas é o local onde os devotos deixam objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé, como formas de homenagear e demonstrar a devoção à Nossa Senhora Aparecida.
É o segundo lugar mais visitado do Santuário. Na Sala, há cerca de 70 mil fotografias em exposição.
No site oficial tem um tour virtual desta Sala, confira.
O Museu Casa Kubitschek – MCK, está localizada em Belo Horizonte, no Bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima – 4188, em frente ao calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. Ele está a 700 metros da Igrejinha da Pampulha (post do Brasília na Trilha). A casa modernista foi projetada por Oscar Niemeyer e construída entre os […]
O Santuário Arquidiocesano São Francisco de Assis, mais conhecido como Igrejinha da Pampulha, está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, na Avenida Otacílio Negrão de Lima, no calçadão que contorna a Lagoa da Pampulha. A Igrejinha da Pampulha foi a última edificação do Conjunto Arquitetônico da Pampulha. Em 2016, o Conjunto conquistou o […]
Belo Horizonte, cidade centenária, é a capital do Estado de Minas Gerais. Sua população estimada pelo IBGE em 2021 era de 2,5 milhões de habitantes, sendo o sexto município mais populoso do país, o terceiro da Região Sudeste e o primeiro de seu estado. Belo Horizonte, carinhosamente chamada de BH, tem muitas opções de passeio, tenha certeza de que vai precisar de mais de uma […]
A Praça Israel Pinheiro, mais conhecida como Praça do Papa, está localizada em uma das regiões mais altas de Belo Horizonte (1.100 metros de altitude), no Bairro Mangabeiras, quase aos pés da Serra do Curral. Seguindo pela região central da cidade pela Avenida Afonso Pena, chegará à Praça da Bandeira, é só continuar subindo por […]
A Feira de Arte e Artesanato é realizada aos domingos, das 7 às 14 horas, no centro da cidade, na Avenida Afonso Pena, entre a Praça Sete e a Rua Guajajaras. O Palácio das Artes e o Parque Municipal Américo Renné Giannetti (post do Brasília na Trilha) estão localizados em frente à feira. A Feira […]
O Parque Municipal Américo Renné Giannetti é o mais antigo e principal parque de Belo Horizonte, localizado no centro da cidade, ao lado da Avenida Afonso Pena, onde é realizada todos os domingos a famosa e tradicional Feira de Arte e Artesanato (Feira Hippie) (post do Brasília na Trilha). Praticamente dentro da área do parque está […]