Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida – SP)

    Santuário de Nossa Senhora Aparecida – Basílica

    Fachada principal

    É o maior Santuário Mariano do mundo e o segundo maior Templo Católico do mundo, ficando atrás apenas da Basílica de São Pedro, no Vaticano (já publicada no blog)

    O projeto, em estilo neoromânico, é do Arquiteto Benedito Calixto de Jesus Neto. Foi construída em forma de cruz grega, com 173 metros de comprimento por 168 metros de largura. Tem quatro naves de 40 metros, que representam os quatro cantos da Terra,  convergindo até o altar central – lugar da celebração. A cúpula tem 70 metros de altura.

    Uma das formas de se localizar no Santuário Nacional é pelas Arcadas da Basílica: Norte, Sul, Leste e Oeste.

    Para os fieis, o principal atrativo da Basílica é a visita à imagem original de Nossa Senhora Aparecida. Mesmo para os não devotos é emocionante ver as manifestações de fé dos que ali se encontram. Para ver a imagem de Nossa Senhora Aparecida é necessário seguir por uma fila. Cada pessoa dispõe de apenas alguns segundos para contemplá-la e fazer sua oração.

    Nicho com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida no Santuário Nacional

    O retábulo onde está o nicho com a imagem tem quase 37 metros de altura e foi inaugurado em agosto de 2011. Ele é decorado com mosaicos de desenhos de peixes em ouro; e a parte interna do nicho é decorada em ouro branco, com desenhos de flores aquáticas. Todo o projeto é do Artista Plástico Cláudio Pastro. Veja imagens 360º.

    Retábulo com a Imagem de Nossa Senhora Aparecida

    Outro local de grande importância na Basílica é o altar, pois é o espaço da consagração, onde se dá o mistério pascal. Como centro dos quatro cantos da Terra, simboliza também o centro cósmico. O altar é circundado pelos grandes arcos das naves que se ligam ao capitel (parte superior das colunas) e sustentam a grande cúpula dourada. O conjunto de arcos, capitel e cúpula é chamado baldaquino.

    Altar Central da Basílica de Nossa Senhora Aparecida

    Entre os arcos estão enormes painéis de azulejos com imagens que revelam a manifestação da natureza divina por meio da flora e da fauna brasileiras.

    Painéis de azulejos entre os arcos que circundam o altar da Basílica de Nossa Senhora Aparecida
    Painel de azulejos

    A grandiosidade e a beleza da Basílica encantam a todos de qualquer ângulo que seja observada.

    Basílica de Nossa Senhora Aparecida
    Basílica de Nossa Senhora Aparecida
    Basílica de Nossa Senhora Aparecida
    É o maior Santuário Mariano
    Basílica de Nossa Senhora Aparecida

    Praça de Alimentação

    O Santuário conta com uma Praça de Alimentação dentro de seu complexo e pode ser acessada partindo da Basílica por uma grande passarela coberta, onde se encontram também os sanitários masculino e feminino.  A passarela também é o caminho para o Memorial da Devoção (Museu de Cera, Cine 4D, outros).

    Passarela que liga a Basílica à Praça de Alimentação e ao Memorial da Devoção

    A Praça é bem grande e tem várias opções, incluindo lanchonetes e restaurantes bem conhecidos.

    Praça de Alimentação

    Subsolo da Basílica

    Uma das atrações mais visitadas do Santuário encontra-se no subsolo da Basílica, podendo até passar despercebida – A Sala dos Milagres ou Sala das Promessas; além da Livraria  Santuário, da Loja Oficial (é possível comprar online no site), Casa do Pão,  Estúdio da TV Aparecida, Vitrine com o Mistério do Rosário, Sanitários e até área para carregar o celular.

    TV Aparecida
    Livraria Santuário
    Loja Oficial

    Sala dos Milagres ou Sala das Promessas

    Localizada no subsolo da Basílica desde 1974, a Sala dos Milagres ou Sala das Promessas é o local onde os devotos deixam objetos, fotos, cartas e testemunhos de fé, como formas de homenagear e demonstrar a devoção à Nossa Senhora Aparecida. 

    É o segundo lugar mais visitado do Santuário. Na Sala, há cerca de 70 mil fotografias em exposição.

    No site oficial tem um tour virtual desta Sala, confira. 

    Sala das Promessas / Milagres
    Sala das Promessas / Milagres

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]