Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Atrativos na área externa do Santuário de Nossa Senhora Aparecida (Aparecida-SP)

    No complexo do Santuário tem vários atrativos e nesta publicação estão a Tribuna Sul, o Monumento à Nossa Senhora de Fátima, o Memorial dos Construtores, o Morro do Presépio e o Teleférico e Mirante. Outros atrativos estão em publicações separadas, como o Campanário e o Memorial da Devoção.

    Tribuna Sul

    Localizada na Esplanada João Paulo II, de frente para a Arcada Sul, onde tem o grande arco com a imagem dos Apóstolos no topo.

    Foi inaugurada oficialmente em 3 de outubro de 2008, passando a se chamar Tribuna Papa Bento XVI em homenagem ao Sumo Pontífice, que esteve em Aparecida em maio de 2007.

    A Tribuna é utilizada para realização de missas campais e grandes concentrações de romarias. Há um camarim no subsolo da Basílica, próximo à Sacristia.

    Tribuna Sul

    Monumento à Nossa Senhora de Fátima

    Em 2014, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi trazida em procissão pela Passarela da Fé, da Basílica Velha até o Santuário Nacional.

    Homenagem à Nossa Senhora de Fátima

    Memorial dos Construtores

    O Memorial dos Construtores é um obelisco de 12 metros de altura no total, cujo topo ostenta uma imagem de de 2,5 metros de Nossa Senhora da Assunção, em virtude do Ano Santo de 1950. 

    A escultura é do artista siciliano Francisco Bussacca e foi confeccionada em bronze. Está localizado na rampa de acesso ao Santuário.

    A obra destaca 2.356 nomes, escritos em 96 placas de bronze, em homenagem aos construtores e devotos que colaboraram na edificação da Basílica Nova. Sua inauguração fez parte das comemorações do Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, em novembro de 2016. 

    Memorial dos Construtores

    Morro do Presépio

    Trata-se de uma atração gratuita e se não observar bem pode até passar desapercebida. O acesso é pelo estacionamento do Santuário Nacional. 

    O Morro do Presépio foi inaugurado em 2006 com mais de 70 esculturas, todas em tamanho natural e feitas em cimento. Elas representam o nascimento de Jesus e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, tudo ornamentado com grutas, cascatas, lago e mirante. 

    A idealização e concepção do projeto do Morro do Presépio é do Padre Ronoaldo Pelaquim, e as peças são de Alexandre Moraes.

    No site oficial tem um tour virtual do Morro do Presépio, muito bonito, vale a pena conferir.

    Teleférico e Mirante

    O ponto de embarque do teleférico é na Estação Santuário, dentro do próprio Santuário. Ele vai até a Estação Cruzeiro, no morro de mesmo nome. O desnível entre as estações é de 115 metros.

    Chegando na Estação Cruzeiro

    O empreendimento é um projeto particular da BONTUR, inaugurado em 2014.

    Embarque e desembarque do teleférico

    O teleférico tem uma extensão de 1170 metros, contando com 47 cabines que levam até 6 pessoas cada uma. 

    Há várias opções de ingressos à venda: apenas ida; apenas volta; ida e volta; e a última opção que inclui a ida e a volta, mais a subida ao mirante. Compra de ingressos no site da Bontur.

    Na parte de cima do Mirante, que está a 30 metros de altura, há uma cruz com 23 metros de altura e 25 toneladas em aço. Ela representa  os 500 anos das missões de evangelização no Brasil.

    Mirante do Teleférico

    A vista do Morro do Cruzeiro, onde está o Mirante, mostra a grandiosidade do Santuário – é um passeio imperdível.

    Vista do Santuário.

    Lá em cima, além da vista, pode-se tomar um café na Lanchonete do Mirante.

    Lanchonete do Mirante

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Brasília na Trilha – 10 anos

      Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

        Diamantina – MG

        Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

          Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

          Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

            Bondi Beach – Sydney (Austrália)

            Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

              Coogee Beach – Sydney (Austrália)

              Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]

                Manly Beach – Sydney (Austrália)

                Manly foi a segunda praia de Sydney que conhecemos (a primeira foi Bondi), já em nosso terceiro dia na cidade (4 de setembro de 2023). Embora fosse inverno, a temperatura estava amena, em torno de 20ºC, ótimo para caminhar na praia e na calçada da orla. Apesar do vento frio, foi possível tomar um pouco […]