No complexo do Santuário tem vários atrativos e nesta publicação estão a Tribuna Sul, o Monumento à Nossa Senhora de Fátima, o Memorial dos Construtores, o Morro do Presépio e o Teleférico e Mirante. Outros atrativos estão em publicações separadas, como o Campanário e o Memorial da Devoção.
Localizada na Esplanada João Paulo II, de frente para a Arcada Sul, onde tem o grande arco com a imagem dos Apóstolos no topo.
Foi inaugurada oficialmente em 3 de outubro de 2008, passando a se chamar Tribuna Papa Bento XVI em homenagem ao Sumo Pontífice, que esteve em Aparecida em maio de 2007.
A Tribuna é utilizada para realização de missas campais e grandes concentrações de romarias. Há um camarim no subsolo da Basílica, próximo à Sacristia.
Monumento à Nossa Senhora de Fátima
Em 2014, a imagem de Nossa Senhora de Fátima foi trazida em procissão pela Passarela da Fé, da Basílica Velha até o Santuário Nacional.
O Memorial dos Construtores é um obelisco de 12 metros de altura no total, cujo topo ostenta uma imagem de de 2,5 metros de Nossa Senhora da Assunção, em virtude do Ano Santo de 1950.
A escultura é do artista siciliano Francisco Bussacca e foi confeccionada em bronze. Está localizado na rampa de acesso ao Santuário.
A obra destaca 2.356 nomes, escritos em 96 placas de bronze, em homenagem aos construtores e devotos que colaboraram na edificação da Basílica Nova. Sua inauguração fez parte das comemorações do Jubileu de 300 anos do encontro da imagem de Nossa Senhora no Rio Paraíba do Sul, em novembro de 2016.
Trata-se de uma atração gratuita e se não observar bem pode até passar desapercebida. O acesso é pelo estacionamento do Santuário Nacional.
O Morro do Presépio foi inaugurado em 2006 com mais de 70 esculturas, todas em tamanho natural e feitas em cimento. Elas representam o nascimento de Jesus e o encontro da imagem de Nossa Senhora Aparecida no Rio Paraíba do Sul, tudo ornamentado com grutas, cascatas, lago e mirante.
A idealização e concepção do projeto do Morro do Presépio é do Padre Ronoaldo Pelaquim, e as peças são de Alexandre Moraes.
No site oficial tem um tour virtual do Morro do Presépio, muito bonito, vale a pena conferir.
O ponto de embarque do teleférico é na Estação Santuário, dentro do próprio Santuário. Ele vai até a Estação Cruzeiro, no morro de mesmo nome. O desnível entre as estações é de 115 metros.
O empreendimento é um projeto particular da BONTUR, inaugurado em 2014.
O teleférico tem uma extensão de 1170 metros, contando com 47 cabines que levam até 6 pessoas cada uma.
Há várias opções de ingressos à venda: apenas ida; apenas volta; ida e volta; e a última opção que inclui a ida e a volta, mais a subida ao mirante. Compra de ingressos no site da Bontur.
Na parte de cima do Mirante, que está a 30 metros de altura, há uma cruz com 23 metros de altura e 25 toneladas em aço. Ela representa os 500 anos das missões de evangelização no Brasil.
A vista do Morro do Cruzeiro, onde está o Mirante, mostra a grandiosidade do Santuário – é um passeio imperdível.
Lá em cima, além da vista, pode-se tomar um café na Lanchonete do Mirante.
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]
Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]