Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há dois registros sobre o significado da palavra “Bondi”, que é derivada das línguas aborígenes locais. O primeiro registro descreve a palavra como “o barulho das ondas do mar quebrando na praia”, que é a definição da palavra surf em inglês contemporâneo. Já o Museu Australiano registra Bondi como “local onde ocorreu uma luta com bastões bondi (nulla nullas ou bastões de luta)“.
Bondi Beach foi a primeira praia de Sydney que conhecemos, em nosso segundo dia na cidade (3 de setembro de 2023). O dia amanheceu nublado, mas logo as nuvens foram se dissipando dando lugar ao céu azul com temperatura em torno dos 20ºC. Conseguimos tomar um pouco de sol e caminhamos pela praia e pela calçada da orla. Antes, passamos na Oakberry Açaí, que fica a um quarteirão da praia.
Usamos o transporte público para ir até Bondi Beach e foi muito tranquilo. Pegamos o metrô na estação Town Hall, no centro de Sidney – CBD, ao lado da St. Andrews Cathedral e bem próximo do nosso hotel (500 metros). A plataforma de embarque foi a 5 e a linha T4 (Eastern Suburbs). Passamos por 4 estações, incluindo a última, Bondi Junction, onde descemos, e em seguida pegamos um ônibus, que já estava estacionado na saída da estação. Uns 15 minutos depois chegamos em Bondi Beach. Para usar o transporte público é necessário comprar um cartão e colocar crédito. As tarifas dependem do dia, horário e distâncias percorridas, desta forma, não é possível precisar o valor de cada passagem.
A praia de Bondi é considerada a mais famosa da Austrália, sendo uma das principais atrações turísticas de Sydney. Embora sua beleza natural não seja tão impressionante como a de outras praias de Sydney, sua longa história e papel no desenvolvimento da cidade, além dos inúmeros cafés, restaurantes, bares, clubes e hotéis localizados próximos à orla da praia, justificam sua fama na Austrália e no mundo. A praia tornou-se também um ícone nacional por causa do surfe.
Uma curiosidade: Bondi Beach tem sido usada como locação para vários filmes, séries de televisão, videoclipes e videogames.
Uma atração muito comum nas praias da Austrália são as piscinas oceânicas, construídas junto ao mar, aproveitando suas águas. Já tinha visto fotos e vídeos dessas piscinas e estava bem curioso para conhecer. Existem piscinas públicas gratuitas e piscinas privadas pagas.
No final da praia de Bondi, sentido sul, fica uma das piscinas mais famosas, no Bondi Icebergs Swimming Club, que remonta a 1929, e deve sua origem à vontade de um grupo de salva-vidas locais que queriam manter a forma física durante os meses de inverno. O acesso ao clube é pago e lá tem bar, banheiros com chuveiro e vestiários. No dia em que estivemos em Bondi, estava sendo realizada uma competição de natação na piscina principal.
No lado norte da praia tem outra piscina, esta, exclusiva para crianças. Aqui o mar é calminho, um sossego para quem está com filhos pequenos.
Outra grande atração é a caminhada costeira de Bondi a Coogee (ou vice-versa) (post do Brasília na Trilha) por uma passarela de 6 km. O percurso apresenta vistas deslumbrantes, praias, parques, falésias, baías e piscinas naturais. As praias e parques têm área para descansar, nadar e comer em um dos cafés, hotéis ou restaurantes, além de banheiros públicos. A caminhada costeira de Bondi a Coogee é uma caminhada urbana de nível médio, mas há alguns caminhos íngremes e várias escadas ao longo da trilha. Para percorrer todo o trecho (apenas ida) leva cerca de 2 horas, dependendo das paradas que fizer e do preparo físico. Vá com calma e tempo suficiente para aproveitar cada paisagem.
Para quem estiver disposto pode seguir por mais 1h30 até a praia de Maroubra, veja o mapa abaixo.
Embora seja em uma área urbana, a caminhada de Bondi a Coogee é aberta às intempéries, certifique-se de usar sapatos confortáveis, chapéu, óculos escuros, protetor solar, água e, em climas mais frios, usar roupas adequadas.
O percurso inverso, de Coogee a Bondi, nós fizemos em outro dia, quando fomos à praia de Coogee. Desta vez, fizemos apenas o trecho Bondi/Tamarama (ida e volta). A passarela começa no Bondi Icebergs Swimming Club (local onde estão as piscinas oceânicas, no final da praia de Bondi); são cerca de 1,2 km para ir e outros 1,2 na volta, sem contar a extensão da praia de Bondi (que tem 1 km).
Tamarama é uma pequena praia entre dois cabos, rodeada por agradáveis parques e áreas de piquenique. Ela é muitas vezes chamada de Glamarama (ou Glamourama), devido à suposta abundância de pessoas glamorosas que tomam banho de sol ali. A praia, no entanto, não é propícia para nadar, mesmo com ondas moderadas. É considerada a praia patrulhada mais perigosa de Nova Gales do Sul, com mais resgates por mil banhistas do que qualquer outra praia de Sydney,
Alguns metros antes da praia Tamarama há uma pequena enseada rochosa chamada Mackenzies Bay. Na maré baixa, surge uma pequena praia arenosa. Mackenzies Bay também é um local de surfe bem conhecido.
Depois da caminhada até a praia de Tamarama voltamos para praia de Bondi, estendemos nossas cangas na areia e ficamos um bom tempo admirando o mar, enquanto nosso filho se divertia jogando vôlei com vários outros imigrantes e locais.
No caminho do ponto de ônibus para praia, ou vice-versa, observe o Hotel Bondi, tombado como Patrimônio do Estado. Ele é um marco na Campbell Parade (avenida em frente à praia). Foi construído de 1915 a 1920 e combina elementos italianos, australianos e clássicos livres, tendo sido descrito como um “importante edifício de referência na paisagem urbana de Bondi Beach”.
Quando estávamos indo embora passamos ainda no Bondi Pavilion, onde estava sendo realizada uma feira de gastronomia, artesanato e vinhos. O pavilhão é um centro cultural comunitário, que oferece teatro, galeria, ensaios, salas de reuniões e eventos, oficina de arte e estúdios. O Bondi Pavilion é um centro de apresentações de grandes festivais ao longo do ano, também tombado como Patrimônio Estadual.
Outro destaque em Bondi Beach são os grafites nos muros.
O Estádio Olímpico Nilton Santos (nome oficial desde 2017), popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão, está localizado no Bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro, pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e arrendado ao Botafogo de Futebol e Regatas. Ele foi inaugurado em 30 de junho de 2007 para sediar as competições de atletismo e futebol […]
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]