A Cidade do Romeiro localizada “Às margens do Rio Paraíba do Sul, onde a saga de Aparecida começou, nasce a Cidade dos Romeiros …”.
O projeto une contemplação, natureza e arte em um só local. É uma oportunidade de conhecer a região do Porto Itaguaçu, onde toda a história começou. Pode pegar o Trem do Devoto ou ir a pé pelo Caminho do Rosário.
A Cidade do Romeiro está localizada bem perto do Santuário, a cerca de 1 km, e pode ser percorrido a pé. É só dirigir-se à passarela que passa sobre a Avenida Itaguaçu e logo estará no estacionamento do Santuário. A área dispõe de uma boa infraestrutura, como estacionamento, sanitários, alimentação e ampla área verde. A entrada é gratuita.
Logo na entrada tem algumas lojas de artigos religiosos, um café e uma pizzaria. Em seguida, uma pequena fonte com um obelisco, onde há placas alusivas aos Construtores, aos Pastores, aos Papas e aos Milagres relacionados à história de Nossa Senhora Aparecida.
Dentro do complexo tem um lago com pedalinhos e as imagens dos devotos mirins em sua margem, além do Trem do Devoto, inaugurado em 2019 (uma semana antes da nossa visita). Fomos um dos primeiros a disfrutar desse passeio, que vai até a região do Porto de Itaguaçu. Tanto o pedalinho quanto o trenzinho são pagos.
Os Hotéis da Rede Rainha, que estão ao lado, também fazem parte de toda essa estrutura e contam com uma área verde muito bem cuidada, além de restaurantes que podem ser utilizados pelos visitantes. Veja esta reportagem de 2020.
Para ir até o Porto Itaguaçu pode-se fazer o trajeto de trenzinho (ida e volta, ou apenas um trecho) ou a pé pelo Caminho do Rosário, que é simplesmente fantástico. Do trenzinho é possível observar as estações que compõem o Caminho do Rosário, paralelo à linha férrea. Uma boa opção é ir de trenzinho e voltar a pé pelo Caminho do Rosário. Identifique melhor no mapa abaixo
Jardim do Devoto e Memorial do Romeiro
Logo depois da Estação de Trem do Devoto, e praticamente no início do Caminho do Rosário, está o Monumento ao Romeiro, circundado por um gramado verdinho e muitas flores.
O Monumento ao Romeiro, originalmente, estava localizado na Esplanada João Paulo II, no Santuário Nacional, e marcava a inauguração do Centro de Apoio ao Romeiro, em 1988. A escultura é do artista Zé Demétrio da Silva.
Inaugurado em 2018, o Caminho do Rosário está entre o Rio Paraíba do Sul e os trilhos do Trem do Devoto (o Trem sai da Estação Cidade e vai até a Estação do Porto Itaguaçu).
O Caminho, é calçado de bloquete, muito bem construído, com aproximadamente 1,5 km; 22 pontos com bancos para descanso; cerca de 90 espécies de plantas que remetem às histórias bíblicas, como acácias, ipês, jacarandás, manacás, oliveiras, tamareiras, romãs; 20 cenários e 128 esculturas dos artistas paraguaios Blas Servín e Angela Servín, apresentando os quatro Mistérios do Rosário (Gozosos, Dolorosos, Gloriosos, Luminosos). As esculturas retratam o Novo Testamento, desde a anunciação do anjo à Virgem Maria até a morte de Jesus Cristo, passando por seu nascimento e os acontecimentos da sua vida.
O Caminho do Rosário é preparado para oração e contemplação, a fim de levar o devoto a refletir sobre a importância da Mãe de Deus e a vida de Jesus.
Nós não fizemos o caminho a pé por falta de tempo, mas com certeza voltaremos para percorrer este museu a céu aberto.
Não se esqueça de levar repelente, protetor solar e uma garrafinha com água.
Mais um local muito bonito, começando pela estação do Porto. Saindo da estação, à esquerda, passando por um rua bem estreita, com algumas lojinhas de souvenir, está a Igrejinha de São Geraldo Majela, construída em 1926 e que compõe o conjunto arquitetônico do Porto Itaguaçu – neste local havia sido construído o primeiro oratório à Nossa Senhora Aparecida.
No sentido contrário, seguindo por uma bonita alameda está o Porto. É possível fazer um passeio de barco até o local onde a imagem de Nossa Senhora foi encontrada (nós não fizemos este passeio).
Além do Porto e da Igrejinha a região toda é muito bonita e bem cuidada.
Ao lado da Alameda da foto acima, tem a Capela Nossa Senhora Aparecida, em estilo moderno, onde são celebradas as missas para os Romeiros. Ao lado da Capela está o monumento conhecido como ‘Os Três Pescadores’, obra do artista Chico Santeiro.
Já próximo à margem do Rio Paraíba do Sul encontram-se o Altar das Velas, o Monumento da Cruz e a bilheteria do passeio de barco.
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]