Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Belo Horizonte – MG

    A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada no centro de Belo Horizonte, no bairro Funcionários, na Praça Boa Viagem, entre as Ruas Aimorés, Timbiras, Sergipe e Alagoas. Está próxima do Palácio das Artes, do Parque Municipal Américo Renné, da Praça da Liberdade e do Mercado Central.

    Nas proximidades da Igreja estão também as belíssimas Basílica Nossa Senhora de Lourdes (post do Brasília na Trilha) e o Santuário São José (post do Brasília na Trilha), além da capela mais antiga de Belo Horizonte, a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

    Para ir até a Igreja as melhores opções são de ônibus, transporte por aplicativo ou táxi. Não recomendo ir de carro particular ao centro, pois é difícil encontrar vaga e os estacionamentos particulares são caros.

    A igreja abre diariamente.

    A história da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem remonta a 1709, quando o português Francisco Homem del Rey se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do oceano Atlântico. Para proteger e homenagear a santa, Francisco ergueu em suas terras, em 1723, uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la.

    Mais tarde, em seu lugar, foi erguida uma igreja maior. Entretanto, com a construção da nova capital, houve a necessidade de se erguer uma nova igreja, que foi inaugurada em 8 de dezembro de 1923. Em estilo neogótico, comporta 1.500 pessoas. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, agora em 2023, será centenária. As celebrações começaram em dezembro de 2022.

    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – fachada lateral

    Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira de Belo Horizonte desde 1932 e é celebrada anualmente no dia 15 de agosto. Já o aniversário da cidade é comemorado no dia 12 de dezembro. Em Portugal, Nossa Senhora da Boa Viagem é louvada por ser a padroeira dos navegantes. No Brasil, ela se tornou, graças à fé dos tropeiros que transportavam carga pelo interior do país, a protetora dos viajantes e até hoje recebe esta menção.

    Em 11 de fevereiro de 2021, a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem encerrou seu papel como Catedral Provisória do Arcebispado de Belo Horizonte. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, por ocasião da comemoração do centenário da criação da Diocese de Belo Horizonte, oficialmente concedeu ao templo Cristo Rei o título de Catedral. O templo ainda está em construção e deve ser finalizado em 2025. Foi o último projeto de Oscar Niemeyer para Belo Horizonte.

    O conjunto da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é composto pela nave, a capela São Pedro Julião Eymard, a casa paroquial e o alojamento da adoração noturna – lugar especial de fé, devoção e adoração por ser, também, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, aberto 24 horas por dia, para receber a visita de romeiros e de turistas.

    A Igreja é muito imponente por dentro e por fora, destacando-se internamente os vitrais, o altar-mor e os dois altares laterais, sendo o da direita com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – altar lateral esquerdo
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – altar lateral direito

    A Igreja é cercada por um jardim com árvores frondosas e em uma das laterais encontra-se uma estátua de 3,5 metros de Nossa Senhora da Boa Viagem, esculpida pela artista plástica Vilma Nöel. A peça foi feita em 2015 para celebrar os 300 anos de Nossa Senhora da Boa Viagem, esculpida com pó de granito e mica (minerais encontrados no estado0, além de aço inoxidável. Ao lado da estátua tem uma placa com uma oração à Nossa Senhora da Boa Viagem, do Papa Paulo VI. No Jardim, encontra-se também um Cruzeiro de madeira.

    Praça Boa Viagem
    Praça Boa Viagem – Estátua de Nossa Senhora da Boa Viagem

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]