Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – Belo Horizonte – MG

    A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem está localizada no centro de Belo Horizonte, no bairro Funcionários, na Praça Boa Viagem, entre as Ruas Aimorés, Timbiras, Sergipe e Alagoas. Está próxima do Palácio das Artes, do Parque Municipal Américo Renné, da Praça da Liberdade e do Mercado Central.

    Nas proximidades da Igreja estão também as belíssimas Basílica Nossa Senhora de Lourdes (post do Brasília na Trilha) e o Santuário São José (post do Brasília na Trilha), além da capela mais antiga de Belo Horizonte, a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

    Para ir até a Igreja as melhores opções são de ônibus, transporte por aplicativo ou táxi. Não recomendo ir de carro particular ao centro, pois é difícil encontrar vaga e os estacionamentos particulares são caros.

    A igreja abre diariamente.

    A história da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem remonta a 1709, quando o português Francisco Homem del Rey se estabeleceu na região onde hoje se encontra Belo Horizonte. Ele trouxe uma imagem da padroeira dos navegantes portugueses, Nossa Senhora da Boa Viagem, que o acompanhou na travessia do oceano Atlântico. Para proteger e homenagear a santa, Francisco ergueu em suas terras, em 1723, uma pequena capela de pau-a-pique para abrigá-la.

    Mais tarde, em seu lugar, foi erguida uma igreja maior. Entretanto, com a construção da nova capital, houve a necessidade de se erguer uma nova igreja, que foi inaugurada em 8 de dezembro de 1923. Em estilo neogótico, comporta 1.500 pessoas. A Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem, agora em 2023, será centenária. As celebrações começaram em dezembro de 2022.

    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem – fachada lateral

    Nossa Senhora da Boa Viagem é a padroeira de Belo Horizonte desde 1932 e é celebrada anualmente no dia 15 de agosto. Já o aniversário da cidade é comemorado no dia 12 de dezembro. Em Portugal, Nossa Senhora da Boa Viagem é louvada por ser a padroeira dos navegantes. No Brasil, ela se tornou, graças à fé dos tropeiros que transportavam carga pelo interior do país, a protetora dos viajantes e até hoje recebe esta menção.

    Em 11 de fevereiro de 2021, a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem encerrou seu papel como Catedral Provisória do Arcebispado de Belo Horizonte. Dom Walmor Oliveira de Azevedo, por ocasião da comemoração do centenário da criação da Diocese de Belo Horizonte, oficialmente concedeu ao templo Cristo Rei o título de Catedral. O templo ainda está em construção e deve ser finalizado em 2025. Foi o último projeto de Oscar Niemeyer para Belo Horizonte.

    O conjunto da Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem é composto pela nave, a capela São Pedro Julião Eymard, a casa paroquial e o alojamento da adoração noturna – lugar especial de fé, devoção e adoração por ser, também, o Santuário Arquidiocesano de Adoração Perpétua, aberto 24 horas por dia, para receber a visita de romeiros e de turistas.

    A Igreja é muito imponente por dentro e por fora, destacando-se internamente os vitrais, o altar-mor e os dois altares laterais, sendo o da direita com a imagem de Nossa Senhora da Boa Viagem.

    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – altar lateral esquerdo
    Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem – altar lateral direito

    A Igreja é cercada por um jardim com árvores frondosas e em uma das laterais encontra-se uma estátua de 3,5 metros de Nossa Senhora da Boa Viagem, esculpida pela artista plástica Vilma Nöel. A peça foi feita em 2015 para celebrar os 300 anos de Nossa Senhora da Boa Viagem, esculpida com pó de granito e mica (minerais encontrados no estado0, além de aço inoxidável. Ao lado da estátua tem uma placa com uma oração à Nossa Senhora da Boa Viagem, do Papa Paulo VI. No Jardim, encontra-se também um Cruzeiro de madeira.

    Praça Boa Viagem
    Praça Boa Viagem – Estátua de Nossa Senhora da Boa Viagem

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Países Baixos (Holanda)

      Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]

        Amsterdã – Países Baixos

        A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]

          Parque das Tulipas Keukenhof – Lisse – Países Baixos

          O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]

            Museu Van Gogh – Amsterdã – Países Baixos

            O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]

              Zaanse Schans – Zaandam- Países Baixos

              Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]

                Roterdã – Países Baixos

                Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]