Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Santuário Arquidiocesano São José – Belo Horizonte – MG

    O Santuário Arquidiocesano São José está localizado no centro de Belo Horizonte em um quarteirão formado pelas Ruas dos Tamoios, Espírito Santo, dos Tupis e Rio de Janeiro, pegando ainda um vértice da Avenida Afonso Pena. Há duas entradas laterais, pelas Rua dos Tupis e Rua Rio de Janeiro; a entrada principal é pela Avenida Afonso Pena. O Santuário está próximo do Palácio das Artes, do Parque Municipal Américo Renné, da Praça Sete de Setembro e do Mercado Central.

    Santuário São José – entrada da Rua dos Tupis

    Nas proximidades do Santuário estão também as belíssimas Basílica Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (post do Brasília na Trilha), além da capela mais antiga de Belo Horizonte, a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

    Para ir até ao Santuário as melhores opções são de ônibus ou transporte por aplicativo e táxi. Não recomendo ir de carro particular ao centro, pois é difícil encontrar vaga e os estacionamentos particulares são caros.

    A igreja abre diariamente.

    O templo foi elevada a Santuário em 19 de março de 2021 devido a sua importância histórica e ao grande fluxo de fiéis.

    Santuário São José
    Santuário São José

    Seu estilo neomanuelino tem forte influência holandesa. O projeto arquitetônico é do engenheiro Edgard Nascentes Coelho e o construtor, o irmão leigo redentorista holandês Gregório Mulders.

    A igreja foi construída pela Congregação Redentorista, tendo sua pedra fundamental lançada em 20 de abril de 1902, quando a recente capital, em 1900, tinha 14 mil habitantes e apenas uma paróquia. Em 1904, começou a suas atividades e, em 1910, foi construída a escadaria principal. Entre 1911 e 1912, realizou-se a pintura do seu interior.

    Santuário São José – lateral Rua dos Tupis
    Santuário São José – lateral Rua dos Tupis
    Santuário São José – lateral Rua Rio de Janeiro

    No altar-mor tem um painel que retrata a Santíssima Trindade entre anjos e santos.

    Santuário São José – Altar-mor

    No presbitério, aparecem no teto Nossa Senhora com o Menino Jesus e 40 medalhões com os antepassados de Jesus desde Abraão até São José.

    Santauário São José – teto do presbitério

    Nas paredes estão os quatro Evangelistas e ao lado das janelas inferiores, os Doze Apóstolos. No alto dos arcos, há seis doutores da igreja e São José, padroeiro da igreja.

    Nos altares laterais do lado direito, há cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da Redenção feita a Adão e Eva e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, é narrada a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Calvário e a aparição do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria.

    Santuário São José – São João Batista / Santa Luzia / Nossa senhora de Fátima
    Santuário São José
    Santuário São José
    Santuário São José
    Santuário São José
    Santuário São José

    No corpo do templo, no alto, estão de um lado, 14 santos, e do outro, 14 santas, sendo que essa separação refletia o costume da época de estarem separados os homens das mulheres dentro das igrejas.

    Santuário São José

    Em oito quadros, junto ao forro da nave central, é retratada a vida de São José, desde o seu compromisso com Maria, até a sua morte, passando pelo nascimento de Jesus Cristo, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a sua profissão de carpinteiro.

    No fundo do templo há dois painéis apresentando José do Egito vendido pelos irmãos e exaltado num carro de triunfo.

    Santuário São José

    Nas laterais, pinturas que representam as doze constelações (ou signos do zodíaco), lembrando que Deus é o Senhor dos tempos e da história.

    O interior do templo possui iluminação moderada, proveniente da sequência de vitrais coloridos, cuja composição apresenta ornatos geométricos nas guarnições e estrelas, ou flores, no coroamento.

    Para conhecer um pouco mais do Santuário veja o vídeo do canal da Canção Nova.

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Estádio Olímpico Nilton Santos – Botafogo Campeão Brasileiro de 2024 – Rio de Janeiro – RJ

      O Estádio Olímpico Nilton Santos (nome oficial desde 2017), popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão, está localizado no Bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro, pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e arrendado ao Botafogo de Futebol e Regatas. Ele foi inaugurado em 30 de junho de 2007 para sediar as competições de atletismo e futebol […]

        Serras Gerais – Aurora do Tocantins – TO

        Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]

          Jalapão – Mateiros – TO

          O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]

            V12 Auto Club – Brasília – DF

            O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]

              Portugal – Diário 7

              Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]

                Austrália

                Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]