Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Santuário Arquidiocesano São José – Belo Horizonte – MG

    O Santuário Arquidiocesano São José está localizado no centro de Belo Horizonte em um quarteirão formado pelas Ruas dos Tamoios, Espírito Santo, dos Tupis e Rio de Janeiro, pegando ainda um vértice da Avenida Afonso Pena. Há duas entradas laterais, pelas Rua dos Tupis e Rua Rio de Janeiro; a entrada principal é pela Avenida Afonso Pena. O Santuário está próximo do Palácio das Artes, do Parque Municipal Américo Renné, da Praça Sete de Setembro e do Mercado Central.

    Santuário São José – entrada da Rua dos Tupis

    Nas proximidades do Santuário estão também as belíssimas Basílica Nossa Senhora de Lourdes e a Igreja Nossa Senhora da Boa Viagem (post do Brasília na Trilha), além da capela mais antiga de Belo Horizonte, a Capela de Nossa Senhora do Rosário.

    Para ir até ao Santuário as melhores opções são de ônibus ou transporte por aplicativo e táxi. Não recomendo ir de carro particular ao centro, pois é difícil encontrar vaga e os estacionamentos particulares são caros.

    A igreja abre diariamente.

    O templo foi elevada a Santuário em 19 de março de 2021 devido a sua importância histórica e ao grande fluxo de fiéis.

    Santuário São José
    Santuário São José

    Seu estilo neomanuelino tem forte influência holandesa. O projeto arquitetônico é do engenheiro Edgard Nascentes Coelho e o construtor, o irmão leigo redentorista holandês Gregório Mulders.

    A igreja foi construída pela Congregação Redentorista, tendo sua pedra fundamental lançada em 20 de abril de 1902, quando a recente capital, em 1900, tinha 14 mil habitantes e apenas uma paróquia. Em 1904, começou a suas atividades e, em 1910, foi construída a escadaria principal. Entre 1911 e 1912, realizou-se a pintura do seu interior.

    Santuário São José – lateral Rua dos Tupis
    Santuário São José – lateral Rua dos Tupis
    Santuário São José – lateral Rua Rio de Janeiro

    No altar-mor tem um painel que retrata a Santíssima Trindade entre anjos e santos.

    Santuário São José – Altar-mor

    No presbitério, aparecem no teto Nossa Senhora com o Menino Jesus e 40 medalhões com os antepassados de Jesus desde Abraão até São José.

    Santauário São José – teto do presbitério

    Nas paredes estão os quatro Evangelistas e ao lado das janelas inferiores, os Doze Apóstolos. No alto dos arcos, há seis doutores da igreja e São José, padroeiro da igreja.

    Nos altares laterais do lado direito, há cenas da vida de Santo Afonso, a promessa da Redenção feita a Adão e Eva e a aparição de Nossa Senhora de Lourdes a Bernadete. Do lado esquerdo, é narrada a história do quadro de Nossa Senhora do Perpétuo Socorro, o Calvário e a aparição do Sagrado Coração a Santa Margarida Maria.

    Santuário São José – São João Batista / Santa Luzia / Nossa senhora de Fátima
    Santuário São José
    Santuário São José
    Santuário São José
    Santuário São José
    Santuário São José

    No corpo do templo, no alto, estão de um lado, 14 santos, e do outro, 14 santas, sendo que essa separação refletia o costume da época de estarem separados os homens das mulheres dentro das igrejas.

    Santuário São José

    Em oito quadros, junto ao forro da nave central, é retratada a vida de São José, desde o seu compromisso com Maria, até a sua morte, passando pelo nascimento de Jesus Cristo, a apresentação no templo, a fuga para o Egito, o encontro de Jesus no templo e a sua profissão de carpinteiro.

    No fundo do templo há dois painéis apresentando José do Egito vendido pelos irmãos e exaltado num carro de triunfo.

    Santuário São José

    Nas laterais, pinturas que representam as doze constelações (ou signos do zodíaco), lembrando que Deus é o Senhor dos tempos e da história.

    O interior do templo possui iluminação moderada, proveniente da sequência de vitrais coloridos, cuja composição apresenta ornatos geométricos nas guarnições e estrelas, ou flores, no coroamento.

    Para conhecer um pouco mais do Santuário veja o vídeo do canal da Canção Nova.

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]