Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Parque e Palácio Nacional da Pena – Sintra (Portugal)

    O Parque e o Palácio Nacional da Pena são os atrativos mais visitados de Sintra. O acesso é por uma estrada estreita até o topo de uma colina. Já estivemos lá algumas vezes e em todas fomos de carro, exceto da última, em 2022, quando fomos de trem de Lisboa a Sintra e lá pegamos um transporte por aplicativo até o Palácio.

    Palácio da Pena

    Em 1838 o rei-consorte D. Fernando II (marido da Rainha D. Maria II) adquiriu na serra de Sintra (segundo ponto mais alto da serra) as ruínas do antigo convento da Ordem de São Jerônimo e o transformou no Palácio da Pena, que incorpora referências arquitetônicas de influência manuelina e mourisca, um surpreendente cenário “das mil e uma noites”.

    Em 7 de julho de 2007, o Palácio da Pena foi eleito uma das Sete Maravilhas de Portugal, ou seja, um passeio imperdível.

    Em novembro de 2018, visitamos o Palácio da Pena por dentro pela terceira vez. Clique aqui para conhecer o post.

    Palácio da Pena
    Palácio da Pena
    Palácio da Pena
    Palácio da Pena

    O Palácio é cercado por um imenso Parque, cortado por caminhos sinuosos, alguns calçados, outros de terra batida, com muita vegetação ao redor.

    Parque da Pena

    Todas as vezes que fomos ao Palácio da Pena visitamos apenas o Palácio e acabávamos não conhecendo o Parque devido às condições climáticas desfavoráveis ou ao curto espaço de tempo. Em 2022, optamos por visitar apenas o Parque.

    Parque e Palácio da Pena
    Parque do Palácio da Pena

    Foi uma ótima opção. O Parque, na verdade, é uma enorme área de floresta com trilhas, riachos, lagos, jardins belíssimos, esculturas e pontos de contemplação. Prepare-se para andar e reserve pelo menos umas três horas para o passeio.

    Difícil escolher o caminho a seguir. Muita beleza e ar puro.

    Caminhos do Parque
    Caminhos do Parque
    Caminhos do Parque
    Caminhos do Parque
    Caminhos do Parque
    Caminhos do Parque

    O Parque também é repleto de atrativos, entre eles: Cruz Alta, o Templo das Colunas, o Alto de Sta. Catarina, a Gruta do Monge, a Abegoaria (estábulo), a Fonte dos Passarinhos, a Estufa, a Quinta da Pena, a Feteira da Rainha, o Vale dos Lagos e o Chalet da Condessa.

    Abegoaria (estábulo)
    Quinta da Pena

    O Chalet da Condessa D’Edla é um dos locais mais visitados do parque. Ele é em estilo albino cercado de jardins. Era o local de recreio e refúgio romântico de Dom Fernando II e da Condessa D’Edla (Elise Friederike Hensler, segunda esposa de Dom Fernando II), amantes das artes e das letras. Ela era cantora de ópera e se casou com D. Fernando II depois que sua primeira esposa, a rainha D. Maria II, morreu.

    Chalé da Condessa
    Chalé da Condessa
    Chalé da Condessa

    Opções de ingresso

    Para visitar o Parque e o Palácio da Pena há dois tipos de ingresso: um que dá direito a visitar o Palácio por dentro e também o Parque; e outro ingresso que dá acesso apenas ao Parque, sendo possível ainda ter acesso aos terraços e a área externa do Palácio. Como o ingresso do combo Palácio/Parque é quase o dobro do preço do ingresso somente para o Parque, minha sugestão para os amantes da natureza é comprar o ingresso apenas para o Parque. O mais bonito do Palácio, na minha opinião, é por fora.

    É sempre bom consultar o site Parques de Sintra antes de ir até lá, pois o valor dos ingressos, horários e regras de visitação podem mudar. O ingresso online é para visita agendada e tem um desconto de 5%. Veja o valor dos ingressos. Você pode ainda reservar um audioguia ou contratar uma visita guiada.

    Uma última informação para o planejamento de sua visita: tem transporte da portaria até o Palácio ao custo 3 €. Para quem não gosta de caminhar e tem pouco tempo, é uma boa opção. A subida leva uns 20 minutos a pé.

    Como chegar

    Devido ao grande movimento na estrada e aos poucos pontos de estacionamento, o acesso para carros particulares foi proibido em 2019. Da mesma forma, a área central da Vila também tem o acesso proibido para carros particulares, apenas os veículos dos residentes e os autorizados podem circular na região.

    As opções para subir a serra agora são: transporte público, táxi, van de turismo, tuk tuk, transporte por aplicativo ou a pé, que deve ser interessante para quem tem muito tempo e disposição, são cerca de 3 km do centro da Vila até lá, por um caminho bem íngreme, 60 minutos de caminhada.

    A linha de ônibus que faz o trajeto é a 434, que parte da Estação de Trem. O bilhete custa 11,50 € (2023) e vale por 24 horas. Na volta do Palácio da Pena o ônibus passa pela Vila.

    Como mencionei no início, pegamos um transporte por aplicativo na ida para o Palácio, o que foi uma ótima opção, pois éramos três pessoas, saindo bem mais barato que as outras alternativas. Já para voltarmos foi um problema, pois saímos do Palácio por volta das 19 horas, horário que estava fechando, e a única alternativa era o ônibus público. Nesse horário, já não há táxi e nem transporte por aplicativo levando turistas (eles não podem ficar estacionados por lá). Por sorte, tinha um motorista de van pronto para descer e sem passageiros. Negociamos o valor e ele nos levou até a estação ferroviária.

    Apesar do preço alto, talvez seja melhor comprar o bilhete de ônibus na Estação de Trem e não se preocupar com a volta, principalmente se utilizar o transporte para visitar outros locais ou se estiver sozinho.

    Resumindo, não use carro em Sintra, programe-se para andar a pé e de ônibus. Faça seu roteiro e otimize o tempo.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Austrália

      Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]

        Melbourne (Austrália)

        Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra.  Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]

          Igrejas – Melbourne (Austrália)

          Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]

            Parques, Jardins e Praças – Melbourne (Austrália)

            Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]

              Londres 2023 (Inglaterra)

              Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]

                Holanda

                Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]