Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Praça da Liberdade – Belo Horizonte – MG

    A Praça da Liberdade está localizada na região central de Belo Horizonte, no Bairro da Savassi, no encontro de quatro grandes avenidas: Bias FortesBrasilCristóvão Colombo e João Pinheiro.

    Visitar Belo Horizonte e não ir à Praça da Liberdade é como ir a Roma e não ver o Papa. A praça é centenária, sua construção foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897) e foi concebida para abrigar em seu entorno o Poder Executivo do Estado de Minas Gerais: o Palácio da Liberdade (post do Brasília na Trilha) e suas secretarias estaduais.

    Em 4 de março de 2010, todo o complexo do Poder Executivo foi transferido para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves, construída na região norte da cidade, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

    Palácio da Liberdade

    Atualmente, os prédios das antigas secretarias de estado foram transformados em museus, que junto a outros edifícios compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos maiores complexos do gênero do país, formado por vários espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.

    Algumas opções do Circuito Cultural Praça da Liberdade:

    Museu das Minas e do Metal
    Memorial Minas Gerais (Vale)
    CCBB

    Nas décadas de 1950 e 1960, prédios modernos foram incorporados ao conjunto, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública, ambos projetados por Oscar Niemeyer. Em frente à Biblioteca Pública estão as estátuas em tamanho natural de 4 escritores mineiros – Fernando Sabino e Otto Lara Resende, sentados num banco, enquanto Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos estão em pé, ao lado dos primeiros. Este conjunto é denominado “Encontro Marcado” (alusão ao livro de Fernando Sabino).

    Biblioteca Pública Estado de Minas Gerais
    Biblioteca Pública Estado de Minas Gerais
    Biblioteca Pública Estado de Minas Gerais – Esculturas de Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino.
    Edifício Niemeyer
    Edifício Niemeyer

    Na praça propriamente dita, destacam-se a Alameda Travessia, formada por palmeiras imperiais, as diversas fontes, o coreto, alguns bustos de personalidades, como o Jornalista José Maria Teixeira de Azevedo Júnior, Crispim JacquesBias Fortes, Dom Pedro II e o Senador Júlio Bueno Brandão), e os belos jardins.

    Alameda Travessia – Palácio da Liberdade ao fundo
    Alameda Travessia
    Fonte – Praça da Liberdade
    Fonte – Praça da Liberdade
    Busto do Senador Júlio Bueno Brandão – Praça da Liberdade
    Coreto – Praça da Liberdade
    Busto em homenagem ao centenário de Dom Pedro II – Praça da Liberdade
    Praça da Liberdade
    Coreto – Praça da Liberdade
    Fonte – Praça da Liberdade

    O edifício apelidado de “Rainha da Sucata” (cuja arquitetura contempla vários tipos de materiais) chama a atenção no entorno da praça. Ele foi projetado na década de 1980 pelos arquitetos Éolo Maia e Sylvio Enrich de Podestá. O local abrigou incialmente o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves e depois recebeu o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, até 2010. Em 2017, após uma grande reforma, retornou às suas funções originais e passou a abrigar o Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade. No mesmo edifício também funciona o HUB Minas Digital.

    Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves

    Se sua intenção é visitar todos os espaços culturais é bom reservar praticamente o dia todo. Consulte os horários de cada uma das atrações e verifique a necessidade de agendamento, como por exemplo, no Palácio da Liberdade.

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Gante – Bélgica

      Gante (em neerlandês e alemão Gent, em francês Gand) é uma cidade belga, capital da província de Flandres Oriental. Está localizada praticamente na metade do caminho entre Bruxelas (47 km) e Bruges (53 km). Depois de Bruxelas, Gant é a cidade mais populosa da Bélgica. A cidade foi um importante centro comercial e uma das cidades mais ricas do norte da […]

        Bruges – Bélgica

        Bruges, em neerlandês Brugge, é considerada uma das cidades mais bonitas da Bélgica, chamada de “Veneza do Norte” por causa de seus inúmeros canais que cortam a cidade e a ligam a outras, como Gante. Ela foi elevada a cidade em 27 de julho de 1128 e está localizada a 100 km de Bruxelas e a 53 km de Gante. […]

          Arena MRV – Belo Horizonte – MG

          A Arena MRV é um estádio de propriedade do Clube Atlético Mineiro, localizado em Belo Horizonte – MG, no Bairro Califórnia, Região Noroeste da cidade, às margens da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, próxima ao Anel Rodoviário e da Estação Eldorado do Metrô (1,7 km). A Arena fica a 10,5 km da Rodoviária de BH e a 45 km do Aeroporto de Confins. O projeto do estádio teve início […]

            Poços de Caldas – MG

            Poços de Caldas está localizada no Sul de Minas Gerais, distante 103 km de Pouso Alegre, 258 km de São Paulo, 445 km de Belo Horizonte, 483 km do Rio de Janeiro e 900 km de Brasília. Poços de Caldas deveria ser um dos primeiros posts do Brasília na Trilha, pois foi onde eu nasci e […]

              Estádio do Mineirão – Belo Horizonte – MG

              O  Estádio Magalhães Pinto, mais conhecido como Estádio do Mineirão está localizado em Belo Horizonte, no bairro da Pampulha, ao lado do Ginásio Mineirinho. Está próximo de diversos atrativos da Pampulha: Igrejinha da Pampulha, Casa do Baile, Museu Casa Kubitschek, Parque Guanabara, entre outros (posts do Brasília na Trilha). O Mineirão foi inaugurado em 5 […]

                Real Gabinete Português de Leitura – Rio de Janeiro – RJ

                O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]