Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Praça da Liberdade – Belo Horizonte – MG

    A Praça da Liberdade está localizada na região central de Belo Horizonte, no Bairro da Savassi, no encontro de quatro grandes avenidas: Bias FortesBrasilCristóvão Colombo e João Pinheiro.

    Visitar Belo Horizonte e não ir à Praça da Liberdade é como ir a Roma e não ver o Papa. A praça é centenária, sua construção foi iniciada na época da fundação da nova capital mineira (1895-1897) e foi concebida para abrigar em seu entorno o Poder Executivo do Estado de Minas Gerais: o Palácio da Liberdade (post do Brasília na Trilha) e suas secretarias estaduais.

    Em 4 de março de 2010, todo o complexo do Poder Executivo foi transferido para a Cidade Administrativa Presidente Tancredo de Almeida Neves, construída na região norte da cidade, com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer.

    Palácio da Liberdade

    Atualmente, os prédios das antigas secretarias de estado foram transformados em museus, que junto a outros edifícios compõem o Circuito Cultural Praça da Liberdade, um dos maiores complexos do gênero do país, formado por vários espaços culturais que integram arte, cultura popular, conhecimento e entretenimento.

    Algumas opções do Circuito Cultural Praça da Liberdade:

    Museu das Minas e do Metal
    Memorial Minas Gerais (Vale)
    CCBB

    Nas décadas de 1950 e 1960, prédios modernos foram incorporados ao conjunto, como o Edifício Niemeyer e a Biblioteca Pública, ambos projetados por Oscar Niemeyer. Em frente à Biblioteca Pública estão as estátuas em tamanho natural de 4 escritores mineiros – Fernando Sabino e Otto Lara Resende, sentados num banco, enquanto Hélio Pellegrino e Paulo Mendes Campos estão em pé, ao lado dos primeiros. Este conjunto é denominado “Encontro Marcado” (alusão ao livro de Fernando Sabino).

    Biblioteca Pública Estado de Minas Gerais
    Biblioteca Pública Estado de Minas Gerais
    Biblioteca Pública Estado de Minas Gerais – Esculturas de Fernando Sabino, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos e Hélio Pelegrino.
    Edifício Niemeyer
    Edifício Niemeyer

    Na praça propriamente dita, destacam-se a Alameda Travessia, formada por palmeiras imperiais, as diversas fontes, o coreto, alguns bustos de personalidades, como o Jornalista José Maria Teixeira de Azevedo Júnior, Crispim JacquesBias Fortes, Dom Pedro II e o Senador Júlio Bueno Brandão), e os belos jardins.

    Alameda Travessia – Palácio da Liberdade ao fundo
    Alameda Travessia
    Fonte – Praça da Liberdade
    Fonte – Praça da Liberdade
    Busto do Senador Júlio Bueno Brandão – Praça da Liberdade
    Coreto – Praça da Liberdade
    Busto em homenagem ao centenário de Dom Pedro II – Praça da Liberdade
    Praça da Liberdade
    Coreto – Praça da Liberdade
    Fonte – Praça da Liberdade

    O edifício apelidado de “Rainha da Sucata” (cuja arquitetura contempla vários tipos de materiais) chama a atenção no entorno da praça. Ele foi projetado na década de 1980 pelos arquitetos Éolo Maia e Sylvio Enrich de Podestá. O local abrigou incialmente o Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves e depois recebeu o Museu de Mineralogia Professor Djalma Guimarães, até 2010. Em 2017, após uma grande reforma, retornou às suas funções originais e passou a abrigar o Centro de Informação ao Visitante do Circuito Liberdade. No mesmo edifício também funciona o HUB Minas Digital.

    Centro de Apoio Turístico Tancredo Neves

    Se sua intenção é visitar todos os espaços culturais é bom reservar praticamente o dia todo. Consulte os horários de cada uma das atrações e verifique a necessidade de agendamento, como por exemplo, no Palácio da Liberdade.

    Posts Relacionados

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]