A Rota do Café é um passeio promovido pelo Café Unique, que na realidade é mais que um passeio: é cultura, gastronomia e contato com a natureza.
O Café Unique torra, embala e comercializa cafés especiais, além de manter no local uma agradável Cafeteria, onde a gente pode degustar vários cafés da marca e comprar os que mais gostar para levar para casa. Ela fica na Via Othon de Carvalho, 1020 – Vale dos Pinheiros, São Lourenço – MG, na saída para Carmo de Minas.
Antes mesmo de contar como foi nossa experiência nessa Rota do Café, registro abaixo algumas informações para compreendermos melhor as diferenças entre os cafés.
O Brasil é o maior exportador de café e o segundo maior consumidor da bebida no mundo. Apesar disso, sabemos pouco sobre a fruta, que é avaliada no mercado como o vinho e o azeite, por exemplo, conforme a espécie, a região de cultivo, o cuidado durante e após a colheita, a torra, e também por suas características sensoriais. Os principais tipos de café produzidos no Brasil são o arábica e o conilon da espécie robusta (coffea canephora).
O café é dividido por categorias, conforme a nota que recebe por sua qualidade: tradicional, gourmet e especial:
Depois de provar o café Especial, acredite, será difícil tomar outro café.
Feitas as apresentações, podemos começar a descrever o nosso passeio, que tem como foco o Café Arábica Especial da Unique, que oferece algumas experiências dentro da Rota do Café:
Para conhecer mais sobre cada uma dessas experiências entre no site da Unique e faça sua reserva.
Nossa experiência foi a “Do Pé à Xícara – em veículo 4×4”, muito confortável, para 7 pessoas – 6 turistas mais o Fabiano (@fabianobarista), especialista no assunto, que conduziu o grupo dirigindo, fotografando e dando aula. Um profissional cheio de qualidades como o café que nos apresentou.
*** Para ampliar as fotos, basta clicar sobre elas
Nós fizemos a Rota em junho de 2023 e pagamos R$ 180,00 por pessoa. Não posso dizer que seja um passeio barato, mas valeu cada centavo.
Optamos por fazer o passeio na parte da tarde. Chegamos às 14h20 na Cafeteria Unique e saímos para o passeio pontualmente às 14h30. Toda a experiência, incluindo a degustação, durou 4 horas.
A primeira parte do roteiro foi uma visita a uma propriedade parceira no município vizinho de Carmo de Minas, o Sítio da Torre, cerca de 30 minutos da Cafeteria. No trajeto, nos apresentamos e começamos a receber algumas informações sobre a Unique e os cafés especiais. Éramos quatro da família e mais um casal de jovens do Rio de Janeiro.
Saímos do asfalto e um pouco à frente já passamos pela porteira da fazenda. Mais uma curta distância percorrida e fizemos a primeira parada em uma região de altitude, onde vimos uma plantação de café da variedade Geisha, plantada em janeiro de 2021. Ali aprendemos um pouco sobre algumas variedades de cafés e que o café maduro pode ser vermelho ou amarelo. Tiramos muitas fotos e apreciamos a bela vista.
Já com um pouco mais de conhecimento, seguimos de carro por uma estrada interna passando por nascentes e plantações de café até chegarmos à segunda etapa. Agora era hora de conhecer mais sobre os cafés especiais e seu beneficiamento.
No local, há sanitários e uma pequena edificação que abriga um mini museu, onde estão os certificados dos prêmios recebidos pelo produtor do Sítio da Torre e alguns itens que ajudam a contar a história da propriedade e do café.
Vimos a separação e a secagem dos grãos e tivemos mais um momento de cultura sobre o processo de avaliação dos cafés e a nota necessária para ser classificado como Especial. Caminhamos um pouco e passamos pelos pés de café, bem grandes, para chegar aos terreiros de secagem e conhecer mais sobre o processo.
Uma curiosidade: Minas Gerais tem obtido as melhores pontuações de cafés em concursos. Atualmente, o recorde de pontuação dos cafés no Cup of Excellence, principal concurso de qualidade no mundo, pertence à fazenda de Sebastião Afonso da Silva, do município de Cristina (MG). O café atingiu a pontuação de 95,18 em uma escala que vai até 100 o valor máximo.
Já estava muito bom até aqui, mas ainda faltavam as duas etapas finais, que são realizadas na Cafeteria e Torrefação da Unique, em São Lourenço.
Assim que chegamos fomos direto conhecer o processo de torrefação. Tivemos uma aula sobre o processo com o João Vitor, especialista no assunto. No local, há duas máquinas e muitos sacos de café. Acompanhamos uma torra desde o início e vimos o cuidado necessário para saber o ponto exato do fim da torra. Em uma área envidraçada ao lado é feito o empacotamento do café.
Para coroar o passeio, a quarta e última etapa: a degustação dos cafés especiais, acompanhados de quitutes mineiros como pão-de-queijo, broa, bolo, queijo.
Foram oferecidos quatro cafés especiais diferentes e cada um pôde avaliar seu preferido, mas antes, experimentamos um um café tradicional passado na hora para que pudéssemos comparar. A diferença é grande em todos os aspectos como sabor, aroma e aparência. Quem está habituado ao café comum pode até não apreciar tanto o café especial em um primeiro momento. É preciso ir aprimorando o paladar para tomar gosto, da mesma forma com os vinhos, as cachaças, as cervejas artesanais, os azeites e águas minerais.
Finalizada a experiência da Rota do Café, fomos conhecer com calma a Cafeteria e os produtos que são vendidos lá.
Uma outra coisa que chama a atenção são os vários pés de café de diferentes espécies plantados bem diante da Cafeteria.
Recomendo muito este passeio ou melhor esta experiência.
Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]
O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]
O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]
Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]