A Torre de TV Digital de Brasília foi construída para transmitir o sinal de TV digital para todo o Distrito Federal e algumas cidades do entorno. Ela foi projetada por Oscar Niemeyer, que se inspirou nas flores do cerrado Caliandra, Flor-do-Céu, Sempre Viva e Canela D’ema, ficando conhecida como “Flor do Cerrado”.
A torre de TV digital foi erguida em um terreno de 40 mil m² e está situada a 20 km do centro de Brasília, em um dos pontos mais altos do Distrito Federal, a 1.215 metros de altitude. A região é conhecida como “Alto Colorado” e faz parte da região administrativa do Lago Norte, no Setor Habitacional Taquari.
A torre pode ser avistada de vários pontos de Brasília, especialmente à noite, quando está iluminada.
As obras para construção da Torre de TV Digital tiveram início em 2009. Ela foi inaugurada em 21 de abril de 2012, no 52º aniversário de Brasília. Foi o último projeto de Oscar Niemeyer a ser concluído antes de sua morte.
A torre tem 182 metros de altura, sendo 120 metros de concreto e o restante em estrutura metálica onde são fixadas as antenas.
Muitas das obras de Oscar Niemayer exigem uma relação estreita entre a arquitetura e a engenharia pelos desafios nos cálculos de estrutura. Desta forma, a participação de grandes engenheiros nos projetos é essencial para a efetivação de suas obras, como a Torre de TV Digital, cujo responsável pelos cálculos estruturais é José Carlos Sussekind, engenheiro com longa trajetória de parceria com Niemeyer.
A estrutura cilíndrica de concreto da torre funciona como um “caule” que exibe duas “hastes” cobertas de vidro laminado, onde estão: de um lado, aos 60 metros de altura, um salão para recepções com capacidade para 120 pessoas (pode ser alugado); e do outro lado, aos 80 metros do solo, está sendo instalado um restaurante, com previsão de inauguração para o primeiro semestre de 2025.
Além de ser um cartão postal de Brasília, aberto à visitação, foi a primeira torre de TV digital no Brasil com antenas de várias emissoras instaladas em um mesmo local. A visita contempla apenas o Mirante, que está a 110 metros de altura, de onde se tem uma bonita vista de 360º do cerrado e de Brasília.
A Torre de TV Digital está sob administração da iniciativa privada desde 2020, uma conceção de 15 anos vencida pelo Consórcio Torre Digital Flor do Cerrado SPE Ltda.
Consulte no Instagram da Torre Digital o preço do ingresso e o horário de funcionamento.
Para fazer a visita basta estacionar o carro no amplo estacionamento, comprar o ingresso, subir a rampa lateral da torre e pegar o elevador até o 13º andar.
Completam o complexo da torre um espelho d’água, espaço para lojas (em janeiro de 2025 ainda não estavam funcionando), bilheteria, mapa do Plano Piloto e sanitários.
Logo na saída do elevador do mirante, tem um grande painel com informações sobre a construção da torre, e uma lojinha que vende souvenirs, mas o que encanta é realmente a vista.
O passeio vale muito a pena, a vista é linda e o local está muito bem cuidado. Depois de conhecê-la, aproveite para visitar o Santuário da Mãe e Rainha Três Vezes Admirável de Schoenstatt, que está a menos de 1 km adiante. Como sugestão para completar seu passeio, volte para Brasília passando pela Barragem do Paranoá, pela Ermida Dom Bosco e o Mosteiro de São Bento (caso não tenha ido por este caminho); em seguida, a Ponte JK; e para fechar o tour, visite o Centro Cultural Banco do Brasil – CCBB, onde pode almoçar ou tomar um café, além de visitar alguma exposição. Um roteiro gratuito (somente o ingresso da Torre de TV é pago), bonito e instrutivo. A volta completa partindo da Rodoviária e chegando por lá também, tem aproximadamente 57 km.
Holanda é o nome informal dos Países Baixos. Em 1º de janeiro de 2020, a Holanda passou a ter um novo logotipo e a designar-se oficialmente Países Baixos, uma referência ao país ter 60% de seu território abaixo do nível do mar. Tem como fronteiras o mar do Norte (a norte e a oeste), a Bélgica (ao sul) e […]
A viagem para Amsterdã fez parte de uma viagem maior, detalhada no Diário 7 – Portugal. Saímos do Brasil no dia 2 de abril de 2024 com destino a Lisboa, onde fizemos nossa base por três meses. De Lisboa, partimos para um passeio de quase duas semanas pelos Países Baixos, Bélgica e Luxemburgo. A primeira […]
O Parque das Tulipas, nome oficial Keukenhof, é o maior jardim de flores do mundo. São 32 hectares com mais de 2.700 árvores, 7 milhões de bulbos de flores plantados e 800 diferentes espécies. Keukenhof está situado entre as cidades de Lisse e Hillegom, distante 40 km de Amsterdã. A melhor forma de conhecer a história do Parque Keukenhof […]
O Museu Van Gogh foi fundado em 1973 e está localizado na região sul de Amsterdã, na Praça dos Museus, próximo do Stedelijk Museum e do Rijksmuseum. O museu é responsável pela preservação, conservação e difusão da obra do pintor holandês Vincent van Gogh. Vincent Willem van Gogh é um dos artistas mais famosos do mundo. Seu trabalho expressivo e colorido e sua vida cheia […]
Zaanse Schans é um bairro pertencente à cidade de Zaandam (a 8 km), distante 20 km de Amsterdã, e 1,5 km da estação de trem Zaandijk. O local é conhecido por seus moinhos de vento históricos e suas construções de madeira, além de seu valor arquitetônico e paisagístico. O que fazer Poderia começar dizendo que […]
Roterdã é a segunda cidade mais populosa dos Países Baixos e está repleta de atrativos turísticos: parques, mercados, estações de trem, edifícios modernos com uma arquitetura arrojada, prédios antigos e históricos, torre, esculturas de rua, passeios de barco, museus e pontes, claro, e tudo acompanhado de uma gastronomia de primeira. A história de Roterdã remonta […]
What an amazing place to visit! 🥰The elevator to the top was quick and quiet. The views are spectacular.😍The architecture, of such a functional piece of instillation, is a must see when visiting the area of Brasilia.😄
Thank you! We are very glad you liked it! ❤️
Obrigado! Ficamos muito felizes que você tenha gostado! ❤️