O Largo do Intendente está localizado na Freguesia de Arroios (antiga Freguesia dos Anjos), ao final da Avenida Almirante Reis e no início da Rua da Palma (continuação da Avenida Almirante Reis).
Próximos ao Largo estão: a 650 metros, a Praça Martim Moniz (post do Brasília na Trilha); a 600m, o Campo dos Mártires da Pátria; a 800m, o Jardim do Torel; a 150m, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (post do Brasília na Trilha); e a 50m, o Chafariz do Intendente.
A melhor forma de se chegar ao Largo é de metrô pela Estação Intendente, Linha Verde, distante uns 200 metros.
Nós já passamos muito pela região a pé e de bike, pois há muito a se apreciar no trajeto.
O Largo do Intendente deve o seu nome a D. Diogo Inácio de Pina Manique, que aí tinha o seu palácio; ele foi Intendente-Geral (administrador público com poderes policiais e tributários).
A região não era considerada apropriada para passeio turístico até 2012, quando foi remodelada, passando a um local seguro e agradável para se visitar em Lisboa.
Alguns edifícios se destacam no Largo, entre eles o do Hotel 1908, um edifício com história, construído em estilo Art Nouveau pelo Arquiteto Adães Bermudes, na esquina da Avenida Almirante Reis com o Largo do Intendente (entrada do Largo), premiado em 1908 com um dos mais importantes prêmios de arquitetura, o Prêmio Valmor. O Hotel conta ainda com o Restaurante e Bar Infame (bar com esplanada), aberto ao público.
No centro do Largo destaca-se o “Kit Garden“, composto pelo verde do loureiro, pela cerca em ferro forjado vermelho como elemento arquitetônico e pelo conjunto de bancos em ripado de madeira articulado, da artista plástica Joana Vasconcelos.
Uma visita obrigatória no Largo é à loja de artesanato, utensílios domésticos, cosméticos, bebidas, azeites, chás, chocolates, cobertores, roupas, entre outros itens, chamada “A Vida Portuguesa“. A loja é encontrada também em outras localidades de Lisboa – consulte aqui.
Ao lado da entrada da loja A Vida Portuguesa está o edifício Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego, que foi construída entre 1849 e 1865 por Antônio da Costa Lamego, onde funcionava uma fábrica de azulejos. Após a morte do seu fundador, eles adotaram o nome de Viúva Lamego . O edifício tem sua fachada totalmente revestida de azulejos do autor Luís Ferreira, conhecido por Ferreira das Tabuletas. Atualmente, o edifício é utilizado apenas para exposição e venda de azulejos A Viúva Lamego ainda fabrica, mas agora em Abrunheira, no município de Sintra.
Em minhas pesquisas, encontrei a informação de que a antiga fonte havia sido reativada quando da renovação do Largo e de que haviam colocado no centro uma escultura em ferro forjado da artista Joana Vasconcelos, que, no entanto, não estava ali.
No Largo também tem um Café com esplanada, O das Joanas que está na área oposta à entrada pela Avenida Almirante Reis.
O Largo do Intendente também sedia a Junta de Freguesia de Arroios.
Apesar de não fazer mais parte do Largo do Intendente, destaco o Chafariz do Intendente. Originalmente, ele foi construído no Largo do Intendente entre 1823-1824, junto à Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, mantendo-se ali até 1917, quando, por modificações no trânsito, foi transferido para a esquina das Ruas da Palma e do Desterro. Por este motivo, ficou conhecido também por Chafariz do Desterro. Basta atravessar a rua saindo do Largo do Intendente e estará no chafariz (em 2022, ele estava passando por restauração).
O Real Gabinete Português de Leitura – RGPL, tombado pelo Instituto Estadual do Patrimônio Cultural, é uma biblioteca e instituição cultural lusófona, localizado na Rua Luís de Camões, na região central da cidade do Rio de Janeiro. Simplesmente belíssimo. Visitamos o RGPL em dezembro de 2024. A instituição foi fundada em 1837 por um grupo de imigrantes portugueses para promover a cultura […]
A Região da Capital Bruxelas é composta por 19 comunas, incluindo a Cidade de Bruxelas (em francês: Bruxelles-Ville ou Ville de Bruxelles e em neerlandês: Stad Brussel), que é a capital da Bélgica. Desde o fim da Segunda Guerra Mundial, Bruxelas tornou-se um importante centro de política internacional, com a presença das principais Instituições da União Europeia, bem como da sede da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN). Historicamente, […]
As vezes é um desafio escrever sobre os passeios na região dos Alpes Franceses e Suíços, pois realmente todos eles são imperdíveis! Definitivamente é difícil escolher dentro de uma enorme variedade qual deles mais vale a pena. Acho que o ideal é tentar ao máximo alinhar o seu orçamento, com o tempo disponível e seus […]
Genebra, a “Cidade da Paz”, é a segunda cidade mais populosa da Suíça (191 mil habitantes), ficando atrás apenas de Zurique (372 mil habitantes). A capital do país é Berna, quarta maior cidade (133 mil habitantes). Assim como Nova York, Genebra é o centro mais importante da diplomacia e da cooperação internacional, onde estão sediadas inúmeras organizações […]
A Vila de São Jorge pertence à cidade de Alto Paraíso/GO e é uma das portas de entrada do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. Está localizada a 36 km de Alto Paraíso e a 260 km de Brasília. A estrada de Alto Paraíso para São Jorge é toda asfaltada (desde 2015) e está relativamente […]
Cavalcante é um município do estado de Goiás, localizado ao norte da Chapada dos Veadeiros. A cidade está a cerca de 519 km da capital Goiânia, a 311 km de Brasília, e a 90 km de Alto Paraíso. Com uma população de aproximadamente 10 mil habitantes, o município abriga cerca de 60% da área total do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros. […]