Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Largo do Intendente – Lisboa (Portugal)

    O Largo do Intendente está localizado na Freguesia de Arroios (antiga Freguesia dos Anjos), ao final da Avenida Almirante Reis e no início da Rua da Palma (continuação da Avenida Almirante Reis).

    Próximos ao Largo estão: a 650 metros, a Praça Martim Moniz (post do Brasília na Trilha); a 600m, o Campo dos Mártires da Pátria; a 800m, o Jardim do Torel; a 150m, a Igreja de Nossa Senhora dos Anjos (post do Brasília na Trilha); e a 50m, o Chafariz do Intendente.

    A melhor forma de se chegar ao Largo é de metrô pela Estação Intendente, Linha Verde, distante uns 200 metros.

    Nós já passamos muito pela região a pé e de bike, pois há muito a se apreciar no trajeto.

    O Largo do Intendente deve o seu nome a D. Diogo Inácio de Pina Manique, que aí tinha o seu palácio; ele foi Intendente-Geral (administrador público com poderes policiais e tributários).

    A região não era considerada apropriada para passeio turístico até 2012, quando foi remodelada, passando a um local seguro e agradável para se visitar em Lisboa.

    Largo do Intendente

    Alguns edifícios se destacam no Largo, entre eles o do Hotel 1908, um edifício com história, construído em estilo Art Nouveau pelo Arquiteto Adães Bermudes, na esquina da Avenida Almirante Reis com o Largo do Intendente (entrada do Largo), premiado em 1908 com um dos mais importantes prêmios de arquitetura, o Prêmio Valmor. O Hotel conta ainda com o Restaurante e Bar Infame (bar com esplanada), aberto ao público.

    Entrada do Largo do Intendente – Fachada do Hotel 1908
    Largo do Intendente – Fachada lateral do Hotel 1908
    Largo do Intendente – Esplanada do Bar Infame (Hotel 1908)

    No centro do Largo destaca-se o “Kit Garden“, composto pelo verde do loureiro, pela cerca em ferro forjado vermelho como elemento arquitetônico e pelo conjunto de bancos em ripado de madeira articulado, da artista plástica Joana Vasconcelos.

    Kit Garden – Largo do Intendente – foto do site www.joanavasconcelos.com
    Kit Garden – Largo do Intendente

    Uma visita obrigatória no Largo é à loja de artesanato, utensílios domésticos, cosméticos, bebidas, azeites, chás, chocolates, cobertores, roupas, entre outros itens, chamada “A Vida Portuguesa“. A loja é encontrada também em outras localidades de Lisboa – consulte aqui.

    A Vida Portuguesa – Largo do Intendente

    Ao lado da entrada da loja A Vida Portuguesa está o edifício Fábrica de Cerâmica da Viúva Lamego, que foi construída entre 1849 e 1865 por Antônio da Costa Lamego, onde funcionava uma fábrica de azulejos. Após a morte do seu fundador, eles adotaram o nome de Viúva Lamego . O edifício tem sua fachada totalmente revestida de azulejos do autor Luís Ferreira, conhecido por Ferreira das Tabuletas. Atualmente, o edifício é utilizado apenas para exposição e venda de azulejos A Viúva Lamego ainda fabrica, mas agora em Abrunheira, no município de Sintra.

    Antiga Fábrica de Azulejos Viúva do Lamego

    Em minhas pesquisas, encontrei a informação de que a antiga fonte havia sido reativada quando da renovação do Largo e de que haviam colocado no centro uma escultura em ferro forjado da artista Joana Vasconcelos, que, no entanto, não estava ali.

    Fonte – Largo do Intendente

    No Largo também tem um Café com esplanada, O das Joanas que está na área oposta à entrada pela Avenida Almirante Reis.

    Café O das Joanas

    O Largo do Intendente também sedia a Junta de Freguesia de Arroios.

    Largo do Intendente – à direita (edifício com as bandeiras) Junta da Freguesia de Arroios

    Apesar de não fazer mais parte do Largo do Intendente, destaco o Chafariz do Intendente. Originalmente, ele foi construído no Largo do Intendente entre 1823-1824, junto à Fábrica de Cerâmica Viúva Lamego, mantendo-se ali até 1917, quando, por modificações no trânsito, foi transferido para a esquina das Ruas da Palma e do Desterro. Por este motivo, ficou conhecido também por Chafariz do Desterro. Basta atravessar a rua saindo do Largo do Intendente e estará no chafariz (em 2022, ele estava passando por restauração).

    Chafariz do Intendente / Desterro

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]