O Mercado Central de Belo Horizonte ocupa um quarteirão inteiro no centro da cidade, sendo a entrada principal voltada para a Avenida Augusto de Lima. É uma região bastante movimentada.
O Mercado Central está próximo do Palácio das Artes, da Praça da Liberdade, do Parque Municipal Américo Renné, da Praça Sete de Setembro e também das belíssimas Basílica Nossa Senhora de Lourdes, Igreja de Nossa Senhora da Boa Viagem e do Santuário São José – links do Brasília na Trilha.
Para ir até o Mercado, as melhores opções são ônibus, transporte por aplicativo ou táxi. Não recomendo ir de carro particular ao centro, pois é difícil encontrar vaga e os estacionamentos particulares são caros. No segundo pavimento do Mercado tem estacionamento, mas também é bem caro.
O Mercado Central, anteriormente Mercado Municipal de Belo Horizonte, foi criado em 7 de setembro de 1929, pelo então Prefeito Cristiano Machado, quando Belo Horizonte tinha apenas 31 anos e 47.000 habitantes. Ele nasceu da união das feiras da Praça da Estação e da Praça da atual rodoviária.
O Mercado pertenceu à Prefeitura de Belo Horizonte até 1964, tendo sido comprado por comerciantes e e reformado. Está no mesmo endereço desde sua inauguração e é totalmente coberto.
Com mais de 90 anos de história, o Mercado Central de Belo Horizonte é referência em centro de compras de Minas Gerais. Ele foi eleito o terceiro melhor mercado do mundo pela Revista Tam nas Nuvens, só perde para os mercados de Barcelona e de Londres.
O Mercado Central tem 24.000 m² de área e 400 lojas, que empregam diretamente 2.850 funcionários. Aberto de domingo a domingo (de segunda a sábado das 8 às 18 horas e aos domingos e feriados das 8 às 13 horas), recebe mensalmente um milhão e duzentas mil pessoas.
No Mercado encontram-se boxes de produtos típicos da culinária mineira como queijos, doces, carnes, farinhas, quitandas e biscoitos caseiros; de artesanato, frutas, legumes, temperos, panelas, cachaças, linguiças, rapadura, pimenta, flores, brinquedos, móveis, produtos de sisal, palha e vime, louças, oratórios e imagens de santos, sacolas, peças de tear, entre muitos outros produtos. É inacreditável, e não é para menos, a quantidade de lojas vendendo queijos! O Mercado conta ainda com uma farmácia e alguns bares e restaurantes, onde turistas e locais apreciam pratos típicos como feijão tropeiro e fígado com jiló.
De tudo que é comercializado no mercado, um comércio tem gerado polêmica: o de animais. Uma infinidade de pássaros, aves, peixes ornamentais, cães, gatos, coelhos.
Após as reformas em 1964, o galpão recebeu mais um pavimento, o estacionamento. No mesmo pavimento tem um espaço para crianças e uma pracinha com bancos para descanso e pontos para recarregar o celular. Ali também foi construída uma Capela para abrigar a imagem da Virgem de Fátima. Os comerciantes solicitaram o seu reconhecimento e, em 1972, na Missa Inaugural, o Arcebispo Dom João Rezende Costa ratificou o reconhecimento da Capela de Nossa Senhora de Fátima pela Arquidiocese de Belo Horizonte.
Visitar o Mercado de Belo Horizonte é a oportunidade de conhecer melhor a cultura e a gastronomia mineiras. Agora, se quiser se aprofundar mais, o Mercado oferece uma visita guiada.
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra. Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]
Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]
Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]
Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]
Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]