Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Miradouro de São Pedro de Alcântara – Lisboa

    Miradouro / Jardim de São Pedro de Alcântara, também chamado Jardim Antônio Nobre, está localizado na Freguesia Misericórdia, na Rua de São Pedro de Alcântara, praticamente no Bairro Alto.

    A melhor forma de se chegar ao Miradouro é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 600 metros do miradouro, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).

    Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até o miradouro. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.

    O Miradouro fica entre o Jardim do Príncipe Real (400 metros) (post do Brasília na Trilha) e a Praça Luís de Camões (600 metros) (post do Brasília na Trilha). O Largo do Carmo está a 500 metros.

    Rua São Pedro de Alcântara – Miradouro (à esquerda) – Igreja de São Pedro de Alcântara (na esquina à direita)

    O Miradouro de São Pedro de Alcântara é mais que um miradouro é também um grande jardim, um dos locais mais populares da cidade. Levando em consideração o espaço físico e os eventos que acontecem ali (feiras, por exemplo) é o miradouro mais bonito e agradável. Agora, se analisarmos apenas pela vista, eu prefiro a vista do Miradouro de Nossa Senhora do Monte ou mesmo a da cobertura do Shopping Amoreiras.

    Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara

    O jardim foi construído em 1864 em dois patamares: um ao nível da Rua São Pedro de Alcântara, todo calçado de pedras portuguesas, e o outro abaixo, acessível por duas escadas, uma em cada extremidade. Ele tem 6.000 m².

    Junto ao guarda-corpo há uma um mapa em azulejos, feito por Fred Kradolfer em 1952, que ajuda a identificar alguns locais de Lisboa: as muralhas do Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa (post do Brasília na Trilha), algumas colinas, a Igreja da Penha de França, o Miradouro de Nossa Senhora dos Montes, a Igreja da Graça, torres da Igreja de São Vicente de Fora (post do Brasília na Trilha), Praça Martim Moniz (post do Brasília na Trilha), Mouraria, Alfama, a margem sul do Rio Tejo e várias outros pontos da região da Baixa de Lisboa.

    Mapa no Miradouro de São Pedro de Alcântara

    Os bancos e as sombras das árvores fazem do miradouro um lugar muito agradável, além do quiosque com uma cafeteria.

    Quiosque do Miradouro de São Pedro de Alcântara

    Bem no centro do miradouro está o chafariz, que merece nossa atenção. Próximo dele, muitas vezes, são montadas feiras de artesanato, roupas e comidas.

    Chafariz do Miradouro São Pedro de Alcântara
    Chafariz do Miradouro São Pedro de Alcântara
    Miradouro São Pedro de Alcântara
    Barracas da feira do Miradouro de São Pedro de Alcântara

    Destaca-se ainda no patamar superior o monumento de Eduardo Coelho, fundador do jornal Diário de Notícias, de autoria de Costa Motta (tio), erguido em 1904.

    Monumento em homenagem a Eduardo Coelho

    No patamar inferior, além da vista, destacam-se o jardim de rosas e as estátuas de heróis e deuses da mitologia greco-romana, como Minerva e Ulisses.

    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara

    São Pedro de Alcântara era o santo de devoção da Família Real portuguesa e Imperial do Brasil. O seu nome, Pedro de Alcântara, foi escolhido como nome de batismo dos dois imperadores do Brasil, D. Pedro I e D. Pedro II.

    Ainda não tive a oportunidade de ir ao miradouro à noite para admirar a cidade iluminada.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Austrália

      Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]

        Melbourne (Austrália)

        Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra.  Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]

          Igrejas – Melbourne (Austrália)

          Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]

            Parques, Jardins e Praças – Melbourne (Austrália)

            Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]

              Londres 2023 (Inglaterra)

              Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]

                Holanda

                Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]