Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Miradouro de São Pedro de Alcântara – Lisboa

    Miradouro / Jardim de São Pedro de Alcântara, também chamado Jardim Antônio Nobre, está localizado na Freguesia Misericórdia, na Rua de São Pedro de Alcântara, praticamente no Bairro Alto.

    A melhor forma de se chegar ao Miradouro é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 600 metros do miradouro, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).

    Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até o miradouro. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.

    O Miradouro fica entre o Jardim do Príncipe Real (400 metros) (post do Brasília na Trilha) e a Praça Luís de Camões (600 metros) (post do Brasília na Trilha). O Largo do Carmo está a 500 metros.

    Rua São Pedro de Alcântara – Miradouro (à esquerda) – Igreja de São Pedro de Alcântara (na esquina à direita)

    O Miradouro de São Pedro de Alcântara é mais que um miradouro é também um grande jardim, um dos locais mais populares da cidade. Levando em consideração o espaço físico e os eventos que acontecem ali (feiras, por exemplo) é o miradouro mais bonito e agradável. Agora, se analisarmos apenas pela vista, eu prefiro a vista do Miradouro de Nossa Senhora do Monte ou mesmo a da cobertura do Shopping Amoreiras.

    Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara
    Vista do Miradouro de São Pedro de Alcântara

    O jardim foi construído em 1864 em dois patamares: um ao nível da Rua São Pedro de Alcântara, todo calçado de pedras portuguesas, e o outro abaixo, acessível por duas escadas, uma em cada extremidade. Ele tem 6.000 m².

    Junto ao guarda-corpo há uma um mapa em azulejos, feito por Fred Kradolfer em 1952, que ajuda a identificar alguns locais de Lisboa: as muralhas do Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa (post do Brasília na Trilha), algumas colinas, a Igreja da Penha de França, o Miradouro de Nossa Senhora dos Montes, a Igreja da Graça, torres da Igreja de São Vicente de Fora (post do Brasília na Trilha), Praça Martim Moniz (post do Brasília na Trilha), Mouraria, Alfama, a margem sul do Rio Tejo e várias outros pontos da região da Baixa de Lisboa.

    Mapa no Miradouro de São Pedro de Alcântara

    Os bancos e as sombras das árvores fazem do miradouro um lugar muito agradável, além do quiosque com uma cafeteria.

    Quiosque do Miradouro de São Pedro de Alcântara

    Bem no centro do miradouro está o chafariz, que merece nossa atenção. Próximo dele, muitas vezes, são montadas feiras de artesanato, roupas e comidas.

    Chafariz do Miradouro São Pedro de Alcântara
    Chafariz do Miradouro São Pedro de Alcântara
    Miradouro São Pedro de Alcântara
    Barracas da feira do Miradouro de São Pedro de Alcântara

    Destaca-se ainda no patamar superior o monumento de Eduardo Coelho, fundador do jornal Diário de Notícias, de autoria de Costa Motta (tio), erguido em 1904.

    Monumento em homenagem a Eduardo Coelho

    No patamar inferior, além da vista, destacam-se o jardim de rosas e as estátuas de heróis e deuses da mitologia greco-romana, como Minerva e Ulisses.

    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara
    Miradouro e Jardim São Pedro de Alcântara

    São Pedro de Alcântara era o santo de devoção da Família Real portuguesa e Imperial do Brasil. O seu nome, Pedro de Alcântara, foi escolhido como nome de batismo dos dois imperadores do Brasil, D. Pedro I e D. Pedro II.

    Ainda não tive a oportunidade de ir ao miradouro à noite para admirar a cidade iluminada.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Estádio Olímpico Nilton Santos – Botafogo Campeão Brasileiro de 2024 – Rio de Janeiro – RJ

      O Estádio Olímpico Nilton Santos (nome oficial desde 2017), popularmente conhecido como Engenhão ou Niltão, está localizado no Bairro do Engenho de Dentro, na cidade do Rio de Janeiro, pertencente à Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro e arrendado ao Botafogo de Futebol e Regatas. Ele foi inaugurado em 30 de junho de 2007 para sediar as competições de atletismo e futebol […]

        Serras Gerais – Aurora do Tocantins – TO

        Iniciamos a viagem para o Tocantins saindo de Brasília, onde moramos, no dia 15 de outubro de 2024, na companhia (e no carro) de um casal de amigos. O destino final foi o Jalapão. Mas escolhemos conhecer a região de Serras Gerais antes, pois fica mais ou menos na metade do caminho. Foi uma grata […]

          Jalapão – Mateiros – TO

          O Parque Estadual do Jalapão foi criado em12 de janeiro de 2001 e está localizado na região leste do estado do Tocantins, com quase 160 mil hectares de área. Os principais municípios do entorno são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins e São Félix do Tocantins. O parque foi batizado de Jalapão devido à abundância da flor Jalapa-do-Brasil encontrada na região, também conhecida como […]

            V12 Auto Club – Brasília – DF

            O V12 Auto Club é o local certo para os apaixonados por carros em Brasília, onde podem se encantar com mais de 200 veículos em exposição permanente. Inaugurada em julho de 2023, em um espaço de 5 mil m², a coleção apresenta ao visitante uma enorme variedade de carros transformados ou restaurados, como Cadillacs, Kombis, […]

              Portugal – Diário 7

              Destinos Pela primeira vez, decidimos passar uma temporada maior em Portugal, quase 90 dias, o máximo de tempo permitido para permanecer no país como turista, legalmente. Chegamos no dia 3 de abril e retornamos ao Brasil no dia 25 de junho de 2024. Em outras duas ocasiões, ficamos cerca de 40 dias em Lisboa (vide […]

                Austrália

                Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]