O Miradouro / Jardim de São Pedro de Alcântara, também chamado Jardim Antônio Nobre, está localizado na Freguesia Misericórdia, na Rua de São Pedro de Alcântara, praticamente no Bairro Alto.
A melhor forma de se chegar ao Miradouro é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 600 metros do miradouro, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).
Se estiver na Baixa também pode subir pelo Elevador da Glória e, se tiver disposição, pela Calçada da Glória. Outra opção também é subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até o miradouro. Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.
O Miradouro fica entre o Jardim do Príncipe Real (400 metros) (post do Brasília na Trilha) e a Praça Luís de Camões (600 metros) (post do Brasília na Trilha). O Largo do Carmo está a 500 metros.
O Miradouro de São Pedro de Alcântara é mais que um miradouro é também um grande jardim, um dos locais mais populares da cidade. Levando em consideração o espaço físico e os eventos que acontecem ali (feiras, por exemplo) é o miradouro mais bonito e agradável. Agora, se analisarmos apenas pela vista, eu prefiro a vista do Miradouro de Nossa Senhora do Monte ou mesmo a da cobertura do Shopping Amoreiras.
O jardim foi construído em 1864 em dois patamares: um ao nível da Rua São Pedro de Alcântara, todo calçado de pedras portuguesas, e o outro abaixo, acessível por duas escadas, uma em cada extremidade. Ele tem 6.000 m².
Junto ao guarda-corpo há uma um mapa em azulejos, feito por Fred Kradolfer em 1952, que ajuda a identificar alguns locais de Lisboa: as muralhas do Castelo de São Jorge, a Sé de Lisboa (post do Brasília na Trilha), algumas colinas, a Igreja da Penha de França, o Miradouro de Nossa Senhora dos Montes, a Igreja da Graça, torres da Igreja de São Vicente de Fora (post do Brasília na Trilha), Praça Martim Moniz (post do Brasília na Trilha), Mouraria, Alfama, a margem sul do Rio Tejo e várias outros pontos da região da Baixa de Lisboa.
Os bancos e as sombras das árvores fazem do miradouro um lugar muito agradável, além do quiosque com uma cafeteria.
Bem no centro do miradouro está o chafariz, que merece nossa atenção. Próximo dele, muitas vezes, são montadas feiras de artesanato, roupas e comidas.
Destaca-se ainda no patamar superior o monumento de Eduardo Coelho, fundador do jornal Diário de Notícias, de autoria de Costa Motta (tio), erguido em 1904.
No patamar inferior, além da vista, destacam-se o jardim de rosas e as estátuas de heróis e deuses da mitologia greco-romana, como Minerva e Ulisses.
São Pedro de Alcântara era o santo de devoção da Família Real portuguesa e Imperial do Brasil. O seu nome, Pedro de Alcântara, foi escolhido como nome de batismo dos dois imperadores do Brasil, D. Pedro I e D. Pedro II.
Ainda não tive a oportunidade de ir ao miradouro à noite para admirar a cidade iluminada.
Viajar para a Austrália não estava em nossos planos até há alguns anos, quando, em 2019, nosso filho foi morar lá e a história mudou. Nos programamos para visitá-lo em abril de 2020, compramos as passagens, tiramos o visto e reservamos a hospedagem. Faltando uma semana para a viagem, devido à pandemia, os voos foram […]
Melbourne é a cidade mais populosa da Austrália com mais de 5 milhões de habitantes. É a capital do estado de Vitória. Está localizada na Baía de Port Phillip, sendo que o seu centro situa-se no ponto mais ao norte da baía, próximo ao estuário do Rio Yarra. Melbourne foi fundada em 30 de agosto de 1835, declarada uma cidade […]
Assim como os parques, as igrejas costumam ser paradas obrigatórias em nossas viagens e em Melbourne não foi diferente. Normalmente no Brasil e na Europa visitamos igrejas católicas, mas na Austrália visitamos templos de outras religiões como a anglicana, luterana, presbiteriana, entre outras. Em comum a beleza arquitetônica de todas elas. Em algumas assistimos a […]
Dentre os vários pontos de interesse em nossas viagens, com certeza, os Parques, os Jardins e as Praças estão no topo da lista e a cidade de Melbourne é repleta deles, podendo até chamar a cidade de cidade jardim. Tem parques de todos os tipos, alguns imensos, outros menores; alguns com campos de grama para […]
Este post é da viagem de nossa filha realizada em 2023. A primeira vez que fui a Londres foi em 2019, as informações desta viagem estão no post Mochilão na Europa aqui no blog. Mas dessa vez, em 2023, o Brasília na Trilha viajou de Lisboa a Londres na companhia de nossa maior fã e […]
Amsterdã, Zaanse Schans e Keukenhof Esta viagem foi feita por nossa filha. O país escolhido para o recesso da primavera de 2023 foi a Holanda. Por sorte, ganhei um sorteio da eDreams e consegui fechar cinco diárias para casal no Holiday Inn Express Amsterdam – North Riverside, e duas passagens ida e volta pela KLM, […]