Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Praça Luís de Camões – Lisboa

    A Praça Luís de Camões chamada de Praça de Camões e também conhecida como Largo de Camões, está localizada na Freguesia Misericórdia, no Bairro do Chiado. Dela partem importantes ruas, como a Rua da Misericórdia (vai até o Largo Trindade Coelho), Rua Garret (termina no Armazém do Chiado), Rua do Alecrim (chega próxima ao Cais do Sodré) e a Rua do Loreto (caminho para o Miradouro de Santa Catarina).

    A melhor forma de se chegar a Praça é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 100 metros, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).

    Se estiver na Baixa pode subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até a Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha).

    Outra boa opção é ir de elétrico, o famoso elétrico 28 passa por lá (post do Brasília na Trilha). Nele é possível percorrer os bairros históricos partindo da Praça Martim Moniz (post do Brasília na Trilha) e seguindo por Alfama, Baixa, Chiado (Praça Luís de Camões), Santos até o ponto final em Campo de Ourique, pertinho da Casa Fernando Pessoa. Já o elétrico 24 tem seu ponto inicial na Praça Luís de Camões e vai para Campolide, passando pela Jardim do Príncipe Real (post do Brasília na Trilha) e Largo do Rato.

    Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.

    A Praça está a alguns metros de três bonitas igrejas, de museus, de miradouros, de livrarias, teatros, bares, cafés, confeitarias e muito mais.

    A Praça Luís de Camões é bastante movimentada, com muitos prédios ao seu redor e vários pontos turísticos para explorar nas proximidades.

    Praça Luís de Camões
    Praça Luís de Camões

    O destaque da praça é a estátua em homenagem a Luís Vaz de Camões, autor português do poema épico Os Lusíadas. A estátua  foi feita em bronze pelo escultor Vitor Bastos, tem quatro metros de altura e foi inaugurada em 1867. Ela é rodeada de outras oito estátuas que representam escritores, matemáticos e estudiosos portugueses: Fernão LopesPedro NunesGomes Eanes de AzuraraJoão de Barros, Fernão Lopes de Cantanhede, Vasco Mousinho de Quevedo, Jerônimo Corte-Real e Francisco Sá de Menezes.

    Estátua de Luís de Camões

    O calçamento da Praça é de pedras portuguesas e tem elementos que lembram Os Lusíadas, como naus e sereias.

    Se não parou para comer no Café a Brasileira ou no Café da Livraria Bertrand você tem outras duas outras opções na Praça: A Padaria Portuguesa e a Manteigaria (pasteis de nata, os meus preferidos de Portugal).

    As igrejas do Nossa Senhora do Loreto, da Nossa Senhora da Encarnação e a Basílica de Nossa Senhora dos Mártires estão a alguns paços da praça e vale muito a pena conhecê-las. Veja os posts do Brasília na trilha dessas igrejas.

    Praça Luís de Camões – Igrejas de Nossa Senhora do Loreto e da Encarnnação

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Ruta de Los Salares – Deserto de Atacama (Chile)

      O tour Ruta de Los Salares que contratamos é repleto de atrativos: Mirador Volcán Licancabur, Mirador Quebrada Quepiaco, Mirador Salar de Pujsa, Monjes de La Pacana, Salar y Laguna de Tara, Mirador Salar de Loyoques (Salar de Quisquiro). Este foi nosso quinto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. O […]

        Geyser del Tatio – Deserto de Atacama (Chile)

        O tour Geyser del Tatio (Gêiser de Tatio) foi nosso sétimo e último destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 8 de novembro de 2023. Saímos de madrugada, em torno de 5 horas, quando a van passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. O passeio é […]

          Tour Astronômico – Deserto de Atacama (Chile)

          O Tour Astronômico que contratamos foi nosso sexto destino no Deserto de Atacama, no dia 7 de novembro de 2023. Por volta das 23 horas, o motorista passou para nos pegar no Hotel Don Raúl, em São Pedro de Atacama, onde estávamos hospedados. Durante o dia, fizemos o roteiro Rutas de Los Salares; ambos foram contratados […]

            Valle del Arcoiris – Petroglifos de Yerbas Buenas – Deserto de Atacama (Chile)

            O tour Valle del Arcoiris e Petroglifos de Yerbas Buenas foi um passeio 2 em 1, nosso terceiro destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 6 de novembro de 2023. Normalmente, poderá encontrar este passeio apenas com o nome de Vale do Arco-íris, mas ele engloba as duas atrações. Saímos pela manhã, em torno […]

              Laguna Cejar – Deserto de Atacama (Chile)

              O tour da Laguna Cejar que contratamos tem quatro atrativos: a Laguna Cejar e a Laguna Piedra (onde entramos na água) e mais dois, distantes 10 Km adiante: a Laguna Tebinquinche e Ojos del Salar. Todos os atrativos estão no Salar do Atacama. Este foi nosso quarto destino no Deserto de Atacama, no dia 6 […]

                Salar de Atacama – Trópico de Capricórnio – Lagunas Altiplânicas – Piedras Rojas – Deserto de Atacama (Chile)

                O tour Salar de Atacama, Trópico de Capricórnio, Lagunas Altiplânicas e Piedras Rojas foi um passeio 4 em 1, nosso segundo destino no Deserto de Atacama, realizado no dia 5 de novembro de 2023. Por volta de 6h30, o guia Felipe, auxiliado pelo motorista Hugo (que também é guia), passou para nos pegar no Hotel Don […]