Contraste
  • Aumentar fonte
  • A+
  • Diminuir fonte
    A-

    Praça Luís de Camões – Lisboa

    A Praça Luís de Camões chamada de Praça de Camões e também conhecida como Largo de Camões, está localizada na Freguesia Misericórdia, no Bairro do Chiado. Dela partem importantes ruas, como a Rua da Misericórdia (vai até o Largo Trindade Coelho), Rua Garret (termina no Armazém do Chiado), Rua do Alecrim (chega próxima ao Cais do Sodré) e a Rua do Loreto (caminho para o Miradouro de Santa Catarina).

    A melhor forma de se chegar a Praça é de metrô pela Estação Baixa-Chiado (linha azul e linha verde), que está a 100 metros, mas atenção, a estação tem saída pela Baixa e pelo Chiado. Para sair no Chiado suba a impressionante e extensa escada rolante (esta é a estação de metrô mais profunda de Lisboa).

    Se estiver na Baixa pode subir pelo Elevador de Santa Justa (o mais famoso de Lisboa), passar pelo Largo do Carmo e caminhar mais 500 metros até a Praça Luís de Camões (post do Brasília na Trilha).

    Outra boa opção é ir de elétrico, o famoso elétrico 28 passa por lá (post do Brasília na Trilha). Nele é possível percorrer os bairros históricos partindo da Praça Martim Moniz (post do Brasília na Trilha) e seguindo por Alfama, Baixa, Chiado (Praça Luís de Camões), Santos até o ponto final em Campo de Ourique, pertinho da Casa Fernando Pessoa. Já o elétrico 24 tem seu ponto inicial na Praça Luís de Camões e vai para Campolide, passando pela Jardim do Príncipe Real (post do Brasília na Trilha) e Largo do Rato.

    Nós preferimos ir a pé, pois há muito a se apreciar no trajeto.

    A Praça está a alguns metros de três bonitas igrejas, de museus, de miradouros, de livrarias, teatros, bares, cafés, confeitarias e muito mais.

    A Praça Luís de Camões é bastante movimentada, com muitos prédios ao seu redor e vários pontos turísticos para explorar nas proximidades.

    Praça Luís de Camões
    Praça Luís de Camões

    O destaque da praça é a estátua em homenagem a Luís Vaz de Camões, autor português do poema épico Os Lusíadas. A estátua  foi feita em bronze pelo escultor Vitor Bastos, tem quatro metros de altura e foi inaugurada em 1867. Ela é rodeada de outras oito estátuas que representam escritores, matemáticos e estudiosos portugueses: Fernão LopesPedro NunesGomes Eanes de AzuraraJoão de Barros, Fernão Lopes de Cantanhede, Vasco Mousinho de Quevedo, Jerônimo Corte-Real e Francisco Sá de Menezes.

    Estátua de Luís de Camões

    O calçamento da Praça é de pedras portuguesas e tem elementos que lembram Os Lusíadas, como naus e sereias.

    Se não parou para comer no Café a Brasileira ou no Café da Livraria Bertrand você tem outras duas outras opções na Praça: A Padaria Portuguesa e a Manteigaria (pasteis de nata, os meus preferidos de Portugal).

    As igrejas do Nossa Senhora do Loreto, da Nossa Senhora da Encarnação e a Basílica de Nossa Senhora dos Mártires estão a alguns paços da praça e vale muito a pena conhecê-las. Veja os posts do Brasília na trilha dessas igrejas.

    Praça Luís de Camões – Igrejas de Nossa Senhora do Loreto e da Encarnnação

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

    Ultimas Postagens

    ver todas

      Roteiro de Bike – Passadiço Ribeirinho de Loures – Lisboa (Portugal)

      Passadiço Ribeirinho de Loures O Passadiço Ribeirinho de Loures é uma passarela de madeira, do tipo palafita, às margens do Rio Tejo, sobre uma zona de sapais e lodaçais, destinada a pedestres e bicicletas, com de 6,15 km de extensão. Começa em Bobadela, na Ponte Ciclo pedonal do Rio Trancão (a 1,5 km da Ponte Vasco da […]

        Brasília na Trilha – 10 anos

        Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos em registrar esta e outras viagens […]

          Diamantina – MG

          Brasília na Trilha – 10 anos Diário de viagem Há dez anos surgia a inspiração para a criação do blog Brasília na Trilha. A ideia nasceu quando estávamos a caminho de Diamantina – MG, para uma aventura em veículo 4×4, com minha esposa e nossos filhos, além de outros amigos também em carros 4×4. Pensamos […]

            Caminhada Costeira Coogee a Bondi – Sydney (Austrália)

            Coastal Walkway (caminhada costeira) é o percurso realizado a pé pela costa leste australiana entre as praias de Coogee e a badalada Bondi ou vice-versa (links de posts do Brasília na Trilha). O trecho de uma praia à outra é de 6 km, simplesmente fantástico, imperdível. Gastamos 3 horas para percorrer todo o percurso, parando […]

              Bondi Beach – Sydney (Austrália)

              Bondi (originalmente Boondi, pronuncia-se “Bon-dai”) dá nome ao bairro e à praia, uma das mais badaladas da região metropolitana de Sydney, localizada a apenas 7 km da área central da cidade. Bondi, North Bondi e Bondi Junction têm menos de 12 mil habitantes e formam um dos maiores centros comerciais e residenciais de Sydney. Há […]

                Coogee Beach – Sydney (Austrália)

                Coogee Beach foi a terceira e última praia de Sydney que conhecemos, em nosso quarto dia de Sydney (5 de setembro de 2023). Era inverno, mas o dia estava ensolarado, ótimo para caminhar pela praia, pela calçada da orla e para percorrer a costa entre Coogee e Bondi. Estava ventando menos e foi possível ficar […]